Nome Completo: André Moreira Neles
Alcunha: André Balada / André Guiné
Nacionalidade: Brasileira / Guinéu-Equatoriano
Local de Nascimento: Patrocínio - Minas Gerais / Brasil
Data de Nascimento: 4 de Janeiro de 1978
Posição: Avançado
Altura: 1,83m
Peso: 86Kg
.
.
Clubes:
2011 - América - 9 Jogos / 2 Golos
2010 - Icasa - 11 Jogos / 4 Golos
2010 - Oeste - 3 Jogos / 1 Golo
2010 - Chivas USA - ? Jogos / ? Golos
2010 - Botafogo - 22 Jogos / 5 Golos
2009 - Ceará - 2 Jogos / 0 Golos
2009 - Botafogo - 10 Jogos / 4 Golos
2008 - Grêmio Barueri - 1 Jogo / 0 Golos
2007 - Ipatinga - 3 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Al-Ettifaq - ? Jogos / 8 Golos
2005 - Fortaleza - 1 Jogo / 0 Golos
2004 - Figueirense - 5 Jogos / 1 Golo
2004 - Atlético Mineiro - 1 Jogo / 0 Golos
2003/04 - Marítimo - 5 Jogos / 0 Golos
2003 - Palmeiras - 5 Jogos / 1 Golo
2003 - Internacional - 5 Jogos / 3 Golos
2002 - Vitória Bahia - 20 Jogos / 10 Golos
2001/02 - Marítimo - 12 Jogos / 2 Golos
2000/01 - S.L.Benfica - 9 Jogos / 1 Golo
2000 - Atlético Mineiro - 12 Jogos / 3 Golos
1999 - Vila Nova - ? Jogos / 9 Golos
1999 - Uberlândia - ? Jogos / ? Golos
1998 - Anápolis - ? Jogos / ? Golos
.
.
Totais no S.L.Benfica: 10 Jogos / 1 Golo
(Campeonato 9/1 e Taça de Portugal 1/0)
.
.
Estreia: 10 de Janeiro de 2001, na Luz
(S.L.Benfica 1 - CSKA Sofia 1) - Jogo particular - Com Toni
.
Último jogo: 27 de Maio de 2001, no Estádio do Aves
(Aves 4 - S.L.Benfica 4) - Com Toni
.
.
Primeiro golo: 10 de Janeiro de 2001, na Luz
(S.L.Benfica 1 - CSKA Sofia 1) - Marcou o 1-0 aos 34'
.
Último golo: 27 de Maio de 2001, no Estádio do Aves
(Aves 4 - S.L.Benfica 4) - Marcou o 4-4 aos 89'
.
.
Selecção (Guiné Equatorial): 6 Jogos / 3 Golos
.
Estreia: ?
.
Último jogo: 8 de Fevereiro de 2011, no Nuevo Estadio de Malabo
(Guiné Equatorial 2 - Chade 0) - Com Henri Michel
.
.
Primeiro golo: 25 de Março de 2007, no Estádio Internacional de Malabo
(Guiné Equatorial 3 - Rwanda 1) - Qualificação CAN 2008 - Com Jordan de Freitas
.
Último golo: ?
.
.
Palmarés:
2 Campeonatos Mineiros - 1999 e 2000 (Atlético Mineiro)
1 Torneio Autonomia - 2001/02 (Marítimo)
1 Campeonato Baiano - 2002 (Vitória Bahia)
Melhor Marcador do Campeonato Baiano - 2002 (Vitória Bahia)
1 Campeonato Gaúcho - 2003 (Internacional)
1 Campeonato Brasileiro - Série B - 2003 (Palmeiras)
1 Campeonato Cearense - 2005 (Fortaleza)
2 Campeonatos do Interior Paulista - 2008 (Grêmio Barueri) e 2010 (Botafogo)
.
.
Curiosidades:
- André Neles chegou (com Roger) ao S.L.Benfica no "Mercado de Inverno" da Época 2000/01. Tinha 22 anos e um bom registo de golos ao serviço do Atlético Mineiro. A 10 de Janeiro de 2001 teve a sua estreia, a par de Roger, num amigável com o CSKA Sofia. Marcou um grande golo, que deixou os adeptos com as melhores expectativas. Expectativas essas que não confirmou.
- Não vingou na Luz e rumou à bonita ilha da Madeira, onde também não foi totalmente feliz. Regressou ao Brasil, onde representou mais 3 clubes e em 2004 voltou à Madeira durante mais 6 meses.
- Voltou ao Brasil onde prosseguiu a sua carreira até aos dias que correm, exceptuando duas curtas experiências na Arábia Saudita e nos Estados Unidos.
- Por volta de 2007 um empresário descobriu que o avançado tinha uma bisavó com ligações à Guiné Equatorial e o jogador foi representar aquela selecção africana, tornando-se colega de equipa de outro ex-benfiquista: Javier Balboa.
- Teve o passado marcado pelas noitadas, pelo álcool e pelas drogas - André garante que a dependência começou em 2002, no Brasil, mas as suspeitas já pairavam sobre ele na sua passagem pelo S.L.Benfica. Suspeitas injustificadas, lamenta: «No Benfica nunca consumi, mas não fiquei no clube porque fui acusado de comprar drogas. O presidente, Manuel Vilarinho, tinha nas suas mãos um cheque passado por mim, que lhe foi entregue dizendo que era para eu comprar drogas.»
- Depois de descobrir a religião, tornou-se cantor e é hoje um homem novo. A Igreja Evangélica permitiu como que o seu renascer. André Neles, cantor Gospel e não só, já lançou vários discos e aos 33 anos continua a jogar e a marcar golos. Neste ano de 2012 representará as cores do Clube Náutico Marcílio Dias. Boa sorte, André!
.
.
Veredicto: MARRETA!
22 comentários:
Chegou com Roger, marcou um golo "à Romário" na apresentação (foi exactamente assim que foi noticiado nos jornais) e depois pouco mais fez. Eclipsou-se.
Um marreta consagrado. E caro.
Caríssimo, 500 mil contos. Um golo apenas, foi na última jornada de 2000/01, contra o Aves (4-4). Flop, marreta.
Marreta. Nem no Marítimo conseguiu fazer algo de jeito.
Bem que personagem aqui está.
Sem duvida que só em pesadelos poderiamos pensar em tal craque mas é verdade tivemos este André no maior clube do Mundo um grandissimo MARRETA para ser simpático.
Curiosamente como acontece em muitos casos no Brasil até tinha algum cartel principalmente no Atletico Mineiro onde a Torcida aoi que se dizia gostava muito do grande Craque.
Estavamos no inicio de 2000 vivendo intensamente o Pesadelo que o nosso Glorioso estava. Mourinho tinha saído da maneira que se sabe, entra Toni começando com 1 derrota (Alverca) e empate (Gil Vicente) com promessas de reforços e mais reforços. Veio o tal Maradona do Brasil o Roger e para o lugar que deveria ser de Jardel esta joia desconhecida do André. como sempre apresentados como craques inter-planetários.
Para os apresentar dignamente arranjou-se no principio de Janeiro um jogo amigavel numa quarta-feira á noite se calhar para matar saudades das quartas europeias pois nos 2 anos seguintes foram miragem . Assim se estrearam e aparece o tal golo de sonho do dito cujo numa jogada individual magnifica como disseram um golo á Romário.
Mas quem ficou com água na boca certamente morreu de sede pois acabou logo aí o fabuloso craque. Nunca foi titular e quando entrava apenas atrapalhava tal era a sua categoria. Com João Tomas e Van Hooijdonk obviamente raramente calcava as botas mas rapidamente até o Toy lhe rouba o estatuto de 3º avançado. O unico golo foi na ultima jornada no empate a 4 na Vila das Aves.
Perante tal craque pensava-se que tinha sido a adaptação por isso roda-se 1 ano no Maritimo. Pois é a categoria era tanta que também aí falha sendo quase sempre suplente com 2 ou 3 golitos para amostra. Regressa ao seu Brasil vagueando do clube em clube acho que até hoje ainda joga.
André um belo MARRETA que no fundo foi a amostra do que era esses anos no clube. Hoje não tinha lugar na equipa dos juniores de 1º ano e estou a ser simpatico.
P.S- A foto está deliciosa para alem do craque André atrás está o fabuloso Escalona (quem fala mal do Emerson certamente não viu esta maravilha a jogar)e ao fundo o central maravilha do Ronaldo. Que equipa tinhamos nesse ano com 6º lugar a condizer. Á já me esquecia do brilhante titulo creio do Record depois do tal golo na apresentação "Na loja do Mestre André". O Pasquim já dava cartas na altura.
1995 a 2005 - Década em que passaram os piores jogadores de sempre no Glorioso.
Este foi mais um desse grande rol.
Marreta!
Deve ser tão mau que nem recordação tenho dessa merda ao contrário dos outros dois na foto. Obviamente Marreta
MARRETA.
Um "craque" trazido por Vilarinho depois de ganhar as eleições. O golo no amigável terá sido certamente o ponto mais alto da sua carreira.
MARRETA
Elah o grande Andre Neles (ou Andre Balada): flop, alcoolico, toxicodependente,cantor e se não me engano, pastor evangelico. Contudo, apesar de tudo isto, a sua coroa de glória é ser colega de selecção do Balboa!!! Parece que a meio de uma alucinação de lsd, descobriu que tinha descendencia da guine equatorial e vai dai tornou-se internacional pela selecção africana. Infelizmente para os guineenses, daquela terra africana não saem bons genes de jogador da bola. No SLB teve uma passagem à maneira: fez um golão na sua estreia num jogo particular, realizado apenas para o apresentar a ele e ao Roger e depois desapareceu ate marcar novamente num inacreditavel empate a 4 na vila das aves. Mesmo assim, Portugal provou que é um pais de crentes e o maritimo achou que havia ali potencial de jogador... muita poncha se bebia no funchal por esses tempos... ah, marreta, claro...
PS - juntar andre, escalona e ronaldo guiaro na mesma foto... mitico e inesquecivel. Se olharmos com atenção, vê-se a bola a chorar...
Quem?
Enquanto o Vilarinho passou a campanha toda a prometer um jogador fenomenal (Jardel), eis que no seu lugar veio este infeliz do André.
Ainda hoje me questiono qual era a especialidade dele, visto que não mandava uma para a caixa.
Mau demais. Puro marreta.
Encontrei e visitei o vosso blog hoje pela primeira vez... Achei interessantíssimo e muito valioso o vosso trabalho. Sobretudo para os adeptos do nosso Gloriosso estarem bem cientes de toda a "Marretada" que por cá passaram nas ultimas 2 décadas... Como foi possível?? - pergunto-me incredulo ao ver alguns dos marretas. Os actuais dirigentes deviam ter esta colectânea bem presente para que nunca mais se cometam certos erros crassos do passado! Jogadores banais às carradas? Nunca mais obrigado! Apostem na formação!
Deixo aqui uma sugestão para quem, como eu, visita o blog pela primeira vez: fazer uma lista de todos os marretas e vedetas na faixa lateral do blog para uma rápida e fácil consulta. Doutra forma é difícil e "chato" procurar na "time list" do blog.
Bem hajam! Obrigado
JSantos
Benfiquista de Braga
Na continuação do comentário anterior:
Outra hipótese seria criar etiquetas laterais com as épocas futebolisticas em que os flops chegaram ao Benfica.
JSantos
Caro JSantos,
Em relação à pesquisa de determinado jogador, temos na barra lateral um "Buscador de Vedetas e Marretas". Basta colocar o nome e/ou apelido e clicar em "Pesquisar".
Muito obrigado pela sua visita e pela sua opinião. Espero que volte mais vezes.
Um marreta de antologia!
Permitam-me só sublinhar a qualidade futebolistica da foto, tal como outros comentadores já o fizeram. De facto, André, Escalona e Ronaldo não lembra ao diabo!
Além de marreta é um cromo. Como já foi dito, também é cantor (já lançou cds inclusive) e é protagonista de episódios caricatos no Brasil, onde ainda joga. Exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=vGXFG9DfN_A
http://www.youtube.com/watch?v=D5_uImWRYOA
Tenho uma vaga ideia desta criatura... e do seu primeiro jogo no Benfica. Posso estar enganado mas foi num particular contra o CSKA Sófia? algo da laia... (...) e já não me lembro de mais nada lol. um marretão até não poder mais, só pode.
"No jogo do primeiro turno fiz um golo no São Caetano, lá em Ribeirão. Corro feliz da vida a comemorar e abraço o treinador. Mas não era o meu, era o deles, o Roberto Fonseca! Parece brincadeira. Eu sou assim, despistado."
http://www1.ionline.pt/conteudo/102808-andre-acontecem-coisas-sobrenaturais-comigo-voce-acredita
no comments...... :D
Uma personagem este André.
Um marreta do pior.
"Contagem" encerrada!
Marreta - TODOS os votos
Vedeta - 0 votos
Veredicto: MARRETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
A alcunha André balada já diz tudo.Nessa foto falta o paneleiro que jogava a central e era capitão.Que esses tempos nunca mais voltam.
Enviar um comentário