terça-feira, maio 31, 2011

Nº210 - Moretto

Nome Completo: Marcelo Moretto de Souza
Alcunha: Franguetto
Nacionalidade: Brasileira
Local de Nascimento: Eldorado / São Paulo - Brasil
Data de Nascimento: 10 de Maio de 1978
Posição: Guarda-Redes
Altura: 1,96m
Peso: 94Kg
.
.
Clubes:
2011 - Avaí - ? Jogos
2010/11 - Arka Gdynia - 14 Jogos
2010/11 - Olhanense - 13 Jogos
2009/10 - Wisla Kraków - ? Jogos
2009/10 - S.L.Benfica - ? Jogos
2008/09 - S.L.Benfica - 0 Jogos

2007/08 - AEK - 16 Jogos
2007/08 - S.L.Benfica - 0 Jogos
2006/07 - S.L.Benfica - 1 Jogo
2005/06 - S.L.Benfica - 19 Jogos
2005/06 - Vit. Setúbal - 15 Jogos

2004/05 - Vit. Setúbal - 8 Jogos
2004/05 - Felgueiras - 8 Jogos
2004 - 15 de Novembro - ? Jogos
2003 - Londrina - ? Jogos
2002 - Portuguesa - 3 Jogos
2002 - Brasiliense - ? Jogos
2001 - Sport Recife - 6 Jogos
2000 - Portuguesa - 10 Jogos
1999 - Portuguesa - ? Jogos
1999 - Londrina - ? Jogos
1998 - São José - ? Jogos
1998 - Portuguesa - ? Jogos
.
.
Totais no S.L.Benfica: 38 Jogos
(Campeonato 20, Taça de Portugal 2, Eurotaças 5, Taça da Liga 3 e Amigáveis/Torneios 8)
.
.
Estreia: 8 de Janeiro de 2006, Na Luz
(S.L.Benfica 2 - Paços de Ferreira 0) - Com Ronald Koeman
.
Último jogo: 24 de Julho de 2009, no ArenA, em Amesterdão
(S.LBenfica 2 - Sunderland 0) - Com Jorge Jesus
.
.
Competições Europeias: 5 Jogos
.
.
Estreia: 21 de Fevereiro de 2006, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Liverpool 0) - Com Ronald Koeman
.
.
Último jogo: 15 de Março de 2007, na Luz
(S.LBenfica 3 - PSG 1) - Com Fernando Santos
.
.
Palmarés:
1 Taça de Portugal - 2004/05 (Vit. Setúbal)
1 Torneio do Dubai - 2007 (S.L.Benfica)
1 Taça da Liga (Carlsberg Cup) - 2008/09 - (S.L.Benfica)
1 Torneio Guadiana - 2009 - (S.L.Benfica)
1 Torneio de Amesterdão - 2009 - (S.L.Benfica)

.
.
Curiosidades:
- Depois de iniciar a carreira no seu Brasil natal, chega a Portugal e ao Felgueiras no início da época 2004/05.
- Uma dúzia de boas exibições levam-no a Setúbal, onde conquista uma Taça de Portugal, vencendo na final do Jamor o S.L.Benfica campeão de Giovanni Trapattoni.
- Faz mais meia época em Setúbal, e com mais um punhado de boas exibições suscita a cobiça entre os grandes. A disputa Benfica / Porto é ganha pelo raide de Luís Filipe Vieira, mesmo ao virar o ano, e acaba de forma atribulada, no Aeroporto de Lisboa, com gordos, chapadas, seguranças e acusações de parte a parte.
- Estava garantido o guarda-redes que Ronald Koeman pedira. A estampa física invejável e as boas exibições que registara ao serviço dos sadinos fizeram com que os benfiquistas respirassem de alívio: estava encontrado "o" guarda-redes.
- Puro engano. A entrada apressada de Moretto na equipa viria a demonstrar-se ruinosa para o atleta e para o clube, com a alternância de boas exibições com erros clamorosos que o "3º Anel" nunca perdoou.
- Daí em diante a pressão intensificou-se, chegando-se ao cúmulo de, mesmo durante as sessões de aquecimento pré-jogo, o coro de assobios ser audível a muitas centenas de metros dos recintos de jogo.
- Inevitavelmente acaba por ser emprestado ao AEK durante meia temporada, e após mais quase 2 anos sem jogar resolveu o seu contrato com os encarnados (3 de Agosto de 2009).
- Na sua passagem pelo Estádio da Luz conheceu 6 treinadores: Ronald Koeman, Fernando Santos, Fernando Chalana, José António Camacho, Quique Flores e Jorge Jesus.
- Ainda passou pela Polónia, voltou a Portugal para meia temporada no Olhanense (2010), regressou à Polónia e actualmente, com 33 anos, mantém a forma nos brasileiros do Avaí.
.
 .
Veredicto: MARRETA!

30 comentários:

lj disse...

Marreta.

Mais marreta quem o contratou.

Mais marreta ainda quem o pos a jogar ao fim de meia duzia (se tanto) de treinos.

Zé daLuz disse...

Grande pose do marreta.

Lucho Cláudio disse...

Agarrou um pênalti do Ronaldinho... e só.

Marretaço!

Glorioso11385 disse...

Acreditei no seu potencial e pensei que seria jogador para afirmar-se no Benfica. Enganei-me. Verdadeiro MARRETA.

Anónimo disse...

Apoiei-o e achei que foi injustiçado pelos benfiquistas no início. Chegou a meio da temporada, depois duma contratação muito estranha. As expectativas eram muito altas.

Acabou por ser uma MARRETA, também fora de campo.

Anónimo disse...

Obviamente MARRETA !!! Entre ele e o Roberto ... ui ui ...

O GLORIOSO disse...

Isto parece que foi combinado T-REX. Quando se fala de GR por muito motivos que agora não interessa discutir (mas sempre ao lado do Presidente e do nosso Jesus), um nome bem polemico que gerou uns odios, uns "amores" entre Benfiquistas mas obviamente MARRETA mesmo numa opinião muito pessoal, com outra se calhar cultura e tranquilidade poderia ser ainda hoje o nosso GR, Marcelo Moretto.
Brasileiro veio na recente tradição de "goleiros" de qualidade que começou com Tafarrel. Andou por muitos clubes nas confusas divisões brasileiras. Chega a Portugal para o Felgueiras num daqueles camiões impingidos pelos empresários. A verdade é que dá nas vistas com um porte fisico de respeito, ser agil, grandes reflexos e com defesas "á Preud´homme". Sobe logo ao Setubal e imediatamente rouba o lugar á eterna esperança Marco Tabuas sendo propoderante na manutenção a ganha a Taça ao GLORIOSO CAMPEÃO Trapattoni com grandes exibições.
Em 2005 continua a sua saga com a figura do campeonato, como o grande GR no País. O Campeão era treinado por Koeman e de repente viu-se sem GR com as lesões de Moreira e Quim tendo o puto Nereu o que valeu por exemplo uma derrota com o Vilarreal. Assim Moretto foi a solução. Depois do jogo em Setubal onde faz uma exibição de gala (só Nuno Gomes no ultimo minuto bate a muralha que foi as suas defesas) tudo fica acertado. Como sempre o corrupto mete-se no meio e tenta desvia-lo com uma fortuna. Vieira vai ao Brasil e pessoalmente recambia-o pondo bofetadas (lembram-se).
Bem que começo não indicava nada de bom. Faz 1 treino e pumba, joga na Taça com o Tourizense. Essa decisão "mata" a epoca no plantel e Koeman perde o controlo derespeitando Quim que chegou a jogar lesinado. A verdade mesmo com desconfiança e a eterna paixão do Moreira (nunca compreendi essa "maluqueira" dos socios apesar de gostar muito dele) vai cumprindo com exibições de alta voltagem como em Anfiel com defesas astronómicas, ou os 2 jogos com o Barça onde safa uns 4 ou 5 golos muitos deles até oferecidos por ele proprio. Defende até um penalti do Ronaldinho e foi de facto importante na caminhada Europeia. No entanto nunca ganha a confiança quer dos adeptos, quer da propria equipa. O ultimo jogo em Paços foi a desgraça com um frango momumental e pode-se dizer aí assina a sua sentença no clube. No ano seguinte com o Engº Santos vê Quim jogar e pouco mais pois no jogo que calça as luvas mais uma vez tem culpas no golo de Pauleta. É obviamente emprestado ao AEK onde começa bem mas volta ao registo habitual do banco.
Com Quique tem oportunidades na taça da Liga e pouco mais, e o nosso Mestre Jesus em 2009 dispensa-o definitivamente indo para a Polonia. Ainda regressa este ano ao Olhanense mas pouco dura depois um exibição "fenomenal" na Catedral.
Repito Morreto tem condições fisicas e até tecnicas para ser um GR de Top mas nunca teve tranquilade e segurança para as poder mostrar e se calhar por culpa do proprio clube, tecnicos (Koeman) e porque não adeptos. Mas MARRETA sem ser o pior GR que cá esteve.

P.S- Já falei das exibições memoráveis na Champions em 2006 onde no jogo com o Barça aqui faz defesas incriveis sozinho perante Etoo, Van Bommel, etc muitas delas por má reposições feitas por ele proprio. Tinha problemas no jogo aereo para a sua altura e quando dava frangos era mesmo a serio. O ultimo foi na Luz "empurrando" para o golo o cabeceamento do Cardozo. Como vêm como benfiquista que se tornou ajudou á sua maneira.

P.S 2- Lamentavelmente e vergonhosamente no unico jogo que fez em 2007 com o PSG quando estava a ser assistido no relvado "leva" com o grito Moreira de muitos. Sem palavras para não insultar ninguém. Já agora as parecenças com Roberto (é muito melhor sem compração mesmo depois de tudo)são evidentes e leva á questão: Se Artur no primeiro jogo fizer um erro vão arrasa-lo? É assim que ajundam o Benfica? Ou só o Moreira pode dar os frangos que quiser?

Manuel disse...

Na minha opinião os adeptos têm muita culpa. Eu diria mesmo, a maior culpa.

Os adeptos só têm de apoiar e dar força a quem tem de desempenhar a posição mais difícil e ingrata no futebol.

Um avançado pode falhar com a baliza aberta ou um penalty, mas um guarda redes se dá um frango fica logo queimado. Não pode ser! O guarda-redes tem de ser sempre apoiado, mesmo quando dá frangos. Se quisermos que ele os evite depois.

Sinceramente, não sei se é marreta se não. Foi "bullied" pelos benfiquistas desde o princípio. Assim como o Roberto. Se tivesse sido apoiado provavelmente nunca teria dado os frangos que deu.

É a mesma coisa com os jogadores do Benfica quando vão jogar ao antro dos andrades. As pessoas dizem que eles ficam condicionados pela pressão da assistência, como aconteceu agora com a equipa de basket.

Pois com os guarda-redes e jogadores é exactamente a mesma coisa. Só que são condicionados pelos próprios adeptos, na própria casa! Incrível, não é?

E o que é mais engraçado é que esses adeptos não são suficientemente espertos para o entender.

Anónimo disse...

Apesar de tudo não o considero Marreta...talvez está naquele meio...talvez uma mini-vedeta...

Anónimo disse...

Depois dos golos que ele levou ao serviço do nosso Glorioso, considero-o MARRETA

Anónimo disse...

Vedeta

JDF disse...

piu

Sakana disse...

POLÍTICA E...CLARO, MAIS SAKANAGEM

www.sakanagem69.blogspot.com

Dâmaso disse...

Quase 2 metros de, MARRETA.

Pedro disse...

MARRETA sem dúvida!

Acusou o peso do manto sagrado.
Agora, não há dúvida que a sua chegada ao Benfica foi no mínimo estranha. Aquela cena do aeroporto e depois começa a jogar ainda sem ter tempo de pousar as malas. Muita coisa por explicar. Provavelmente, muita negociata manhosa aí no meio.

Relativamente ao que o Glorioso diz sobre Moreira estou de acordo. Embora o respeite e até simpatize com ele, acho que ele é apenas uma boa alternativa, não sendo GR para assumir a titularidade.
Quanto aos adeptos lembre-se do caso de Butt. O homem sempre foi odiado e depois saíu daqui para ser titular...do Bayern de Munique

Jorge disse...

Evidentemente que as condições em que chegou não ajudaram a tranquilizar o rapaz.
Mas o que é certo, é que em 12 ou 13 anos de carreira só teve duas épocas de nível (Felgueiras e Vitória), o que transforma este piteiro num enorme MARRETA.
De facto tem toda a pinta de GR, estampa, porte, e até arranca algumas defesas soberbas. Mas na hora da verdade, os tremeliques e o peso do Manto, deixam-no ficar mal. Na minha opinião, tal e qual o Roberto. Nem melhor, nem pior. Simplesmente sem categoria para vestir o nosso Emblema.

Saviola disse...

Grande exibição frente ao Barcelona, mas... Marreta, claramente.

Constantino disse...

Marreta, sem qualquer tipo de duvida e não me venham com tretas que os adeptos nunca o apoiaram. Era complicado apoiar um redes como ele, visto ser muito mauzinho tecnicamente e pior mentalmente.
Mesmo fazendo meia epoca absolutamente intragavel, conseguiu entrar na lista para a votaçao do melhor redes da Champions desse ano, sendo que o unico jogo bom que fez foi em camp nou, que aquele na Luz, tudo o que defendeu foi devido a erros dele. Basicamente tudo o que fez nesse jogo foi corrigir barbaridades que ia fazendo.

Rui disse...

Marreta, claro. A culpa não é dele. Mas também não é dos adeptos. É de quem traz artistas destes (e não são poucos) e da enorme rede de interesses que se encontra, cada vez mais, por trás destas contratações. Um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave ao longo dos anos, ao qual não se dá a devida importância.

Miguel disse...

Marreta.

E subscrevo inteiramente o comentário do amigo O GLORIOSO.

Kiki disse...

Marretaço, tipico guarda redes de equipa pequena, quando passa os jogos a ter de defender é quando faz os jogões. Os seus indices de concentração eram baixissimos. Um negócio tipico da tão "amada" direcção e do presidente Vieira... E concordo que nunca foi apoiado, mas também o Quim sempre foi o patinho feio dos adeptos, e também ouviu gritos pelo Moreira, e no entanto foi o melhor desde o Rei Michel

Hattori Hanzo disse...

Um dos maiores marretas que passou nos último anos pelo clube. Mesmo no Setúbal se tinha percebido que era fraquito. Concordo claramente com o Kiki nesta questão: se um jogador for claramente bom passará pelo desconforto e assobios que poderá receber dos adeptos, como foi o caso do Quim.

Chuva Ácida disse...

Boas.
Então vocês retiraram o
AMO-TE BEИFICA! ( http://amt-slb.blogspot.com/ )
da vossa lista de blogues?
Cumps.

Anakin Skywalker disse...

Marreta até não dizer mais

Shinfo. disse...

QUE MARRETÃO!

Papabimbos disse...

Marreta!

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 1,5 votos
Marreta - MUITOS votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

XerifBill disse...

Esse jogo contra o Barcelona na Luz, foi qualquer coisa de monstruosa, medonha, indescritível.
Borrei-me todo e como eu, toda a gente que estava na luz.
E Como menino com conhecimento de causa no assunto, deve saber que não é agradável, o cheiro de 65mil pessoas cagadas e sem uma muda de roupa à mão.


Por outro lado deu um nó cego ao Miccoli, ainda quando jogava no Setúbal.

Troll

sloml disse...

Concordo integralmente com os comentários do Constantino e do Kiki. Completo marreta.

Anónimo disse...

Marcelo moretto

Um higuita de coração, um matraquilho "deformação".

Guardião que gerou polémica e certo estava quem disse que nos iamos arrepender, gostamos tanto dele que fomos buscar um clone espanhol chamado Roberto Jimenez.

Conhecido por defender a conversão de uma grande penalidade de Ronaldinho Gaúcho, tal como Ricardo Rocha ficou conhecido por fazer marcação directa ao mesmo numa partida.

Conhecido por fintar o pequeno bombardeiro Fabrizio mi mi micolli.

Moretto protagonizou grandes lances de defesas espectaculares provocadas por erros individuais dele, defesas para a fotografia, o pentear do seu cabelo, calma e serenidade arrepiante após desastres de sua autoria, confiança extrema na sua falta de arte e sabedoria.

Moretto podia e devia fazer um documentário, da sua relativamente curta passagem de insucesso na luz.

A única mancha na sua ilustre carreira, foi após atingir Benfica, ter passado a vida, tal como superMário, a suspirar pela amarelinha.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker