segunda-feira, outubro 18, 2010

Nº197 - Laranjeira

Nome Completo: João Gonçalves Laranjeira
Alcunha: Rótulas de Plástico
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Alfama - Lisboa / Portugal
Data de Nascimento: 28 de Setembro de 1951
Posição: Defesa-Central
Altura: ?
Peso: ?
.
Clubes:
1982/83 - Amora - 17 Jogos / 0 Golos
1981/82 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1980/81 - S.L.Benfica - 20 Jogos / 1 Golo
1979/80 - S.L.Benfica - 14 Jogos / 1 Golo
1978/79 - Sporting - 24 Jogos / 0 Golos
1977/78 - Sporting - 29 Jogos / 1 Golo
1976/77 - Sporting - 30 Jogos / 0 Golos
1975/76 - Sporting - 13 Jogos / 0 Golos
1974/75 - Sporting - 0 Jogos / 0 Golos
1973/74 - Sporting - 9 Jogos / 0 Golos
1972/73 - Sporting - 20 Jogos / 0 Golos
1971/72 - Sporting - 20 Jogos / 1 Golo
1970/71 - Sporting - 6 Jogos / 0 Golos
"Formação"
1966->1970 - Sporting
Outros Clubes
Girondinos, Estrela Azul, Leões da Bica, Real Clube da Boavista e Arroios
.
Totais no S.L.Benfica: 60 Jogos / 2 Golos
(Campeonato 42/2, Taça de Portugal 8/0, Supertaça Cândido de Oliveira 1/0 e Eurotaças 9/0)
.
Estreia: 2 de Setembro de 1979, em Vila do Conde
(Rio Ave 0 - S.L.Benfica 3) - Entrou aos 80' a substituir Bastos Lopes - Com Mário Wilson
.
Último jogo: 12 de Fevereiro de 1982, em Guimarães
(Guimarães 1 - S.L.Benfica 0) - Com Lajos Baroti
.
Primeiro golo: 18 de Maio de 1980, em Braga
(Braga 1 - S.L.Benfica 1) - Marcou o 1-1 aos 89'
.
Último golo: 21 de Setembro de 1980, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Portimonense 0) - Marcou o 1-0 aos 14'
.
Competições Europeias: 9 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 20 de Agosto de 1980, em Esmirna
(Altay 0 - S.L.Benfica 0) - Com Lajos Baroti
.
Último jogo: 16 de Setembro de 1981, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Omónia Nicósia 0) - Com Lajos Baroti
.
Selecção: 13 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 11 de Junho de 1972, em Natal
(Equador 0 - Portugal 3) - Torneio da Minicopa - Com José Augusto
.
Último jogo: 17 de Dezembro de 1980, na Luz
(Portugal 3 - Israel 0) - Qualif. Camp. Mundo 1982 - Com Juca
.
Palmarés:
5 Taças de Portugal
1970/71, 1972/73 e 1977/78 (Sporting)
1979/80 e 1980/81 (S.L.Benfica)
2 Campeonatos Nacionais
1973/74 (Sporting)
1980/81 (S.L.Benfica)
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1980/81 (S.L.Benfica)
.
Curiosidades:
- Oriundo do bairro de Alfama, ainda bastante jovem, passou por diversas colectividades de menor dimensão até ser recrutado pelo Sporting. Em Alvalade fez todo o restante percurso evolutivo, tornando-se num dos mais cotados da sua geração e chegando à equipa A leonina com apenas 19 anos, lançado por Fernando Vaz.
- João Gonçalves Laranjeira cedo começou também a ser assíduo nas selecções jovens, tendo sido internacional junior (em 13 ocasiões) e Esperança (em 6 ocasiões).
- Em 1973, num jogo com o Belenenses, Laranjeira sentiu forte dor no joelho. Temeu-se o pior e chegou mesmo a ter a carreira em risco. Foi para Inglaterra e removeram-lhe a rótula, substituindo-a por uma artificial. Regressou aos relvados quase dois anos depois, decorria a temporada de 1975/76.
- Na época seguinte, após a saída de Vítor Damas para Espanha, tornou-se o capitão da equipa leonina. Ficaria em Alvalade apenas mais 3 temporadas.
- Apesar de ser sportinguista de coração não chega a acordo para renovar contrato e, em meados de 1979, num ano de anormais "trocas" entre os eternos rivais, acabaria por rumar à Luz juntamente com o guarda-redes Botelho. Eurico e Fidalgo fizeram o caminho inverso.
- Em Portugal ainda alinharia no Amora e terá encerrado a carreira nos Estados Unidos, onde fixou residência.
.

Veredicto: VEDETA!

16 comentários:

Anónimo disse...

Vedeta, se bem que este é um caso difícil de avaliar. Se não estou enganado este Laranjeira era um defesa central que foi formado e jogou toda a carreira no Sporting, onde era capitão e depois veio em fim de contrato para o Benfica onde jogou durante 2 ou 3 anos e, segundo já ouvi, ganhou mais títulos no pouco tempo que esteve no nosso clube do que em todos os anos que esteve no clube do WC. Mesmo assim, apesar do passado no clube submisso, enquanto jogou no Glorioso fê-lo bem. Por isso é vedeta.

O GLORIOSO disse...

Amigos Benfiquistas depois de mais um historico com ADN Benfica desde sempre, agora variamos para um jogador pelo contrario com historia triste e parva integrado no clube do Campo Grande mas que nos 3 anos que jogou com o Manto Sagrado ganhou tudo e muito mais que nos 9 anteriores. Tenho muitas duvidas mas se outros piores o foram então uma VEDETA, sem ser nada de extraordinário, o João Laranjeira.
Lisboeta de gema depois de jogar em alguns clubes de bairro vai para ao Campo Grande ficando logo jogador do Sportem. Era um defesa central de marcação com boa capacidade, certinho, eficaz, mas sem ser um portento, um bom central nada mais. Joga nas camadas jovens do WC e em 70 chega ao plantel principal. Começa no banco mas depois com a retirada com histórico José Carlos ganha o lugar e faz boas epocas. Até chega á selecção fazendo dupla com o nosso Humberto. Mas era titular do clube submisso o qual fez quase 200 jogos e isso era algo de evidenciar apesar de ter um titulozito em 74 (o tal ano do Yazalde) e creio 2 tacitas para amostra.
Em 79 o nosso Glorioso estava numa fase de mudança com pela primeira vez em 2 decadas perder 2 titulos consecutivos para o corruptos de Pedroto. Houve como que uma revolução pois para além da já anteriormente falava chegada do jogadores não Portugueses alguns jogadores sairam a mal do clube. Eurico e Fidalgo ambos suplentes (1 tinha o Bento a não dar hipotese, outro lesionado praticamente toda a epoca por vingança recusou-se a renovar) sencionalmente foram para o Campo Grande fazendo os patetas felizes com irem buscar jogadores ao Glorioso. A resposta foi pronta e terrivel para os submissos. Eles foram buscar 2 suplentes, o maior clube do mundo 2 titulares da ridicula equipa: o GR Botelho e o melhor central Laranjeira.
Assim em 79 entra Laranjeira no Glorioso. Pensava-se que iria pegar de estaca ao lado de Humberto, mas claro uma coisa é ser figura do Sportem, outra é jogar no Benfica. É uma questão de grandeza, obviamente. Apesar de ainda ir jogando a verdade é que Bastos Lopes nunca lhe deu grandes escolhas. Em 3 anos quase 50 jogos e mais 1 titulo e 2 taças. Ou seja em 3 anitos ganhou tanto como em 1 decada no outro clube onde esteve. Enfim repito não sendo um jogador historico e magistral era um bom central que também nos ajudou a ganhar titulos (pese a sua cor do coração), por isso uma VEDETA.

P.S- Tem acho uns 2 golos e alguns bons jogos (num ano beneficiando de lesões quer do Humberto, quer do Bastos Lopes) e talvez dos seus melhores jogos foi na final da taça em 81 com os corruptos fazendo dupla com o nosso Humberto num hat-trick do Néne.

P.S 2- A diferença dos clubes do Laranjeira foi obvia na "troca" desse ano. 2 suplentes do Benfica, ficaram figuras de destaque no WC, enquanto 2 titulares dessa equipa reforçaram o banco de suplentes da Catedral.

Anónimo disse...

VEDETA

Ze da Luz disse...

Forte no jogo aéreo e que raramente comprometia. Tivemos bem piores, muito piores. Pela regularidade e pela carreira - Vedeta.

Glorioso11385 disse...

O Glorioso já resumiu a sua carreira. VEDETA, pois era um bom jogador, apesar de ter brihado sobretudo no Sporting.

Constantino disse...

Este Laranjeira divide-me. Não era grande espingarda, longe disso e no SLB teve uma passagem um pouco fraquinha. É verdade que foi vedeta no carcavelinhos do lumiar, mas isso pode ser considerado um grande feito? O postiga também é considerado vedeta la no meio daqueles cepos todos e não joga um chaveco. Quantos dos jogadores que compoem a lista dos melhores 20 jogadores da história do carcavelinhos do lumiar teriam lugar na lista dos melhores 50 jogadores da história do SLB?
Assim, vou seguir o mesmo criterio utilizado para o seu colega de viagem Botelho e avalia-lo apenas pelos que fez de águia ao peito: Marreta.

vtitor ferreira disse...

um grande jogador . infeliz em alvalade por causa das lesoes ,nem sempre foi titular .foi dispensado pelo sporting. ganhou titularidade pelo benfica e foi uma vez campeao ,perdendo 2 titulos para o tambem grande clube de alvalade, foi para o benfica em fim de carreira . claro q foi uma vedeta . é um grande sportinguista

sloml disse...

Vedeta.

Anónimo disse...

Sem ter sido um jogador determinante, o Laranjeira foi VEDETA sem reservas.

Fico apenas surpreso com alguns
comentários menos positivos, uma vez que o Laranjeira deixou, em todos os clubes por onde passou, a imagem de um profissional exemplar, traído apenas pelas frequentes lesões nos joelhos.
Mas a experiência de vida diz-me que há pessoas que têm tanto de informadas e "gloriosas" como de arrogantes e mal-agradecidas...

miguel mesquita

Papabimbos disse...

No Benfica claramente marreta!

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 8 votos
Marreta - 2 votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

pcssousa disse...

Parece-me que não ficámos a ganhar, perder o Eurico e trazer o Laranjeira...
Vedeta das pequeninas...

Anónimo disse...

A contagem está encerrada, mas recordo com agrado a passagem do Laranjeira pelo Glorioso, que considero vedeta. E registo com satisfação que alguns adeptos do clube de alvalade vêm agora a este site dizer isso mesmo, depois de terem insultado o jogador em causa quando ele se transferiu para o Benfica. Nada de surpreendente, uma vez que até insultaram o Figo nos treinos depois de este ter assinado pelo Parma e depois pelo Barcelona.

Laranjeira era um bom central. Competente, bom profissional, chegou a fazer dupla com o grande Humberto Coelho. Tal como referiu o GLORIOSO, recordo muito bem aquele jogo no Estádio Nacional do hat-trick do Nené contra o porto. Tive a felicidade de assistir ao vivo a esse jogo inesquecível.

Não sei o que é feito do Laranjeira, espero que esteja bem e de saúde, pois envergou sempre com dignidade a camisola do Glorioso, e ganhou mais títulos em três épocas entre nós do que em 10 no seu clube anterior.

Vedeta !

Miguel

Pereira disse...

Insultar... tipo Maniche? Ou tipo João Pinto? Esse também ganhou tanto em 3/4 épocas no novo clube quanto o que ganhara nas épocas anteriores noutro clube. E o Laranjeira, que era Vedeta, nem sequer assinou contrato vitalício.

Anónimo disse...

Sim, contentai-vos lá com Caniche

Blogger disse...

WC, Submisso, Carcavelinhos do Lumiar, ...

Como diria o outro: "não havia nexexidade" :)

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker