Alcunha: Amaral / Zé do Caixão / O Coveiro
Nacionalidade: Brasileira
Local de Nascimento: Capivari / São Paulo
Data de Nascimento: 28 de Fevereiro de 1973
Posição: Trinco
Altura: 1,70m
Peso: 67Kg
.
Clubes:
2008 - Grêmio Barueri - ? Jogos / ? Golos
2007 - Santa Cruz - 14 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Pogón - 9 Jogos / 0 Golos
2005/06 - Pogón - 7 Jogos / 1 Golo
2005 - At. Mineiro - 18 Jogos / 0 Golos
2004 - Vitória - 9 Jogos / 0 Golos
2004 - Al-Ittihad- ? Jogos / ? Golos
2003 - Grêmio - 14 Jogos / 0 Golos
2002/03 - Besiktas - 11 Jogos / 0 Golos
2001/02 - Fiorentina - 25 Jogos / 0 Golos
2000/01 - Fiorentina - 8 Jogos / 0 Golos
2000 - Vasco da Gama - ? Jogos / ? Golos
1999 - Vasco da Gama - 16 Jogos / 0 Golos
1999 - Corinthians - ? Jogos / ? Golos
1998 - Corinthians - 18 Jogos / 0 Golos
1997/98 - S.L.Benfica - 5 Jogos / 0 Golos
1997 - Palmeiras - 22 Jogos / 0 Golos
1996/97 - S.L.Benfica - 19 Jogos / 0 Golos
1996/97 - Parma - 4 Jogos / 0 Golos
1996 - Palmeiras - 3 Jogos / 0 Golos
1995 - Palmeiras - 20 Jogos / 0 Golos
1994 - Palmeiras - 26 Jogos / 0 Golos
1993 - Palmeiras - 10 Jogos / 0 Golos
1992 - Palmeiras - ? Jogos / 1 Golo
.Totais no S.L.Benfica: 29 Jogos / 0 Golos
(Campeonato 24/0, Taça de Portugal 5/0, e Eurotaças 0/0)
.
Estreia: 22 de Dezembro de 1996, na Luz
(S.L.Benfica 0 - Marítimo 0) - Com Paulo Autuori
.
Último jogo: 2 de Maio de 1998, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Porto 0) - Com Graeme Souness
.
Competições Europeias: Não se estreou
.Selecção: 31 Jogos / 0 Golos
.Estreia: 27 de Setembro de 1995, no Minerão
(Brasil 2 - Roménia 2) - Jogo amigável
.
Último jogo: 31 de Agosto de 1996, no Amsterdam Arena
(Holanda 2 - Brasil 2) - Jogo amigável
.Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.Palmarés:
4 Campeonatos Paulistas - 1993, 1994 e 1996 (Palmeiras) e 1999 (Corinthians)
4 Campeonatos Brasileiros - 1993 e 1994 (Palmeiras) e 1999 (Corinthians) e 2000 (Vasco da Gama)
2 Torneios Rio - São Paulo - 1993 (Palmeiras) e 1999 (Vasco da Gama)
1 Copa Brasil/Itália - 1994 (Palmeiras)
1 Torneio Lev Yashin - 1994 (Palmeiras)
1 Torneio Euro-América - 1996 (Palmeiras)
1 Torneio Naranja - 1997 (Palmeiras)
1 Torneio Maria Quitéria - 1997 (Palmeiras)
1 Taça Governador de Goiás - 1997 (Palmeiras)
1 Copa Guanabara - 2000 (Vasco da Gama)
1 Copa Mercosul - 2000 (Vasco da Gama)
1 Taça de Itália - 2000/01 (Fiorentina)
1 Campeonato Turco - 2002/03 (Besiktas)
Medalha de Bronze Jogos Olímpicos Atlanta - 1996 (Selecção Brasileira)
.Curiosidades:
- Amaral foi sempre um dos jogadores mais queridos pelos demais jogadores das diversas equipas onde tem passado, quer pela sua humildade, pelas suas qualidades futebolísticas e ainda pelas hilariantes histórias que conta dos tempos em que era funcionário num cemitério. Desses tempos vêm também as alcunhas pelas quais é conhecido no Brasil e em Portugal: "Zé do Caixão" e "O Coveiro", respectivamente.
- Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, e ajudou o escrete a roubar a medalha de bronze... à Selecção Nacional Portuguesa. Ao lado de Ronaldo Guiaro e de Aldair, ajudou a derrotar os portugueses por 5-0. Nos seleccionados de Portugal estiveram 10 - 10! - antigos e futuros jogadores do S.L.Benfica. Confira aqui.
- Chegou ao S.L.Benfica pela mão de Paulo Autuori e foi empurrado porta fora por Graeme Souness.
- Na primeira época de águia ao peito, em 1996/97, conseguiu de tal modo cativar a massa associativa encarnada que logo surgiu a célebre campanha "Fica Amaral!". Não ficou porque Manuel José "não queria abdicar de um dos seus" para ficar com o médio-defensivo. Voltou ao Palmeiras para acrescentar mais alguns troféus à sua coleccção e em finais de 1997 regressa à Luz como grande trunfo de Vale e Azevedo. Debalde. Graeme Souness, como referiu o D'Arcy na caixa de comentários, preteriu-o quase sempre em função da (in)eficácia de Kandaurov e da (in)discutível classe de Michael Thomas...
- Após os empréstimos ao Corinthians e ao Vasco da Gama, João Vale e Azevedo revende-o por 600 mil contos à Fiorentina. Aí jogou com Rui Costa e Nuno Gomes conquistando também um troféu: A Taça de Itália 2000-01 que Nuno Gomes garantiu para os "viola", com um golo aos 65' do encontro realizado em Florença, no dia 13 de Junho de 2001 . Podem ver o golo aqui.
- Aos 35 anos Amaral "ainda mexe". Após passagens por Itália, Portugal, Turquia, Qatar e Polónia, regressou ao Brasil em 2007 para representar o Santa Cruz. Em 2008 prepara-se para dignificar a camisola do modesto Grêmio Barueri.
- Podem recordá-lo em acção no S.L.Benfica neste resumo dos 5-1 aos Dragões Sandinenses a contar para a Taça de Portugal 1996/97.
.
Veredicto: VEDETA!
36 comentários:
FICA AMARAL!!!!!
Para mim é VEDETA. Nunca percebi bem o que se passou na sua 2ª passagem pelo clube
Vedeta! Vedeta! Vedeta!
Ainda ontem comentei com um amigo o jeito que o Amaral dava!
O que se passou na 2ª vez na luz foi que encontrou um bêbado chamado Souness.
Amaral era bom jogador e sem dúvida que foi vedeta na Luz. A campanha Fica Amaral é um bom exemplo disso.
Vedeta. Não vale a pena lembrar a segunda passagem pela Luz, onde não lhe foi dada qualquer hipótese, já que era difícil tirar o lugar a jogadores com a classe de um Thomas.
Xiii este vou ter de comentar. O Amaral.
Entrou a meio do campeonato (Janeiro) e foi o melhor trinco desse campeonato pelo jornal Record (se não me engano) contando os pontos que se atribuem aos jogadores a cada jornada. Ou seja, fez mais em meia época que os outros trincos todos na época inteira...
Dos melhores jogadores que já vi no nosso clube. Completíssimo. VEDETA
O Coveiro bem metida pois ele foi coveiro no Brasil antes de se tornar jogador.
Amaral tenho que dizer apesar de passar na fase mais negra do clube dos famosos tempos Damasianos foi de facto dos poucos que se aproveitaram portanto uma VEDETA até por tudo aquilo que consegui-o encarnar, pelo espirito benfiquista.
Veio em Dezembro de 96 ainda com o mestre da tactica do pirilau Autuori para compensar as saidas do Helder e do Dimas (vejam sai 2 defesas compra-se 2 medios - também veio o marretissimo Glen Helder). Pegou de estaca (também era dificil tendo por concorrentes o Bruno Caires e o Jamir) e rapidamente se torna peça fundamental da equipa (ou pseudo equipa). Era um médio combativo, tacticamente muito inteligente, trabalhador, com raça e alguma qualidade tecnica. Pela sua forma de jogar rapidamente se torna coqueluche do 3º anel que até fazem um peditório "Fica Amaral" para comprarem o passe (vinha emprestado do Parma). Com o maior Manel Zé é pau para toda a obra de médio a defesa direito e está na final de taça perdida com o Boavista com golos do...Nuno Gomes.
Claro não fica (destoava dos outros era um bocadito bom), mas 4 meses depois reaparece como o 1ª grande contratação de Vale Tudo. Aí já era um jogador diferente até porque apanha o Souness que o detesta sem lhe dar a minima oportunidade (gostava mais do Kandaurov). Sai no fim da epoca tristemente.
Apesar de tudo uma VEDETA por aquilo que jogou e lutou.
P.S- Para alem de quase ser zarolho de 1 olho para 1 medio no futebol de hoje não marcava golos até porque tinha 1 remate para o fraco mas não se pode ter tudo
Enorme Amaral...
Tal era o seu valor que até se montou a tal "Operação Amaral"...
Só foi pena ter vindo num período tão miserável do nosso clube, porque um jogador como este merece títulos!
VEDETA!
Vi o Amaral fazer grandes jogos pelo nosso clube. Podiam acusá-lo de não ter grandes pés, mas era um jogador raçudo que deixava tudo em campo pelo Benfica. Creio que o melhor jogo dele foi um jogo contra o Sporting (um jogo em que o Andrade foi expulso, penso) e o Amaral era o pronto socorro para todas as alturas. O comentador espantava-se com a forma como o Amaral tão rápido estava no meio campo adversário quanto depois aparecia a ajudar os defesas.
Pessoalmente, tive pena que não se tivesse apostado mais nele. Acho que os nossos treinadores não tiram o máximo que podiam e o Amaral acabou por ser afastado sem honra nem glória... Não merecia!
Para mim, VEDETA!
VEDETA que foi injustiçado a quando da sua 2ª passagem pelo clube :(
Este foi VEDETA foi pena estar mal acompanhado senão teria feito história no Benfica.
Assim teve que ir embora sem titulos mas aquelas épocas foram tempos para esquecer ou relembrar conforme a nossa disposição, neste momento era bom que nos lembrassemos delas para não voltarmos ao mesmo...
FICA AMARAL!
FICA LÉO!
A alcunha está bem metida, mas o verdadeiro coveiro era o Michael Thomas. Com esse era sempre a enterrar.
VEDETA
Bom jogador, sem dúvida, inteligênica, entrega, uma lufada de ar fresco em tempos que ainda conseguiam ser piores que os de agora para o nosso clube.
Amaral, VEDETA
Vedeta, um dos bons trincos dos últimos 10 anos. Muito desengonçado mas com grande capacidade de passe. Faltava-lhe o remate para ser um trinco de enorme nível.
Da última vez que ouvi falar dele estava na Polónia. Algum tempo depois do Benfica penso que regressou a Itália, para a Fiorentina do Rui Costa.
Vedeta!
Grande coveiro, tinha de enterrar a merda que o colega do lado fazia...
VEDETA!
Amaral é a prova de que não só os títulos conquistados, quantidade de jogos disputados e golos marcados fazem com que os adeptos tenham um carinho enorme por um determinado jogador.
Amaral sem ser homem de manias e vedetices será para sempre recordado como VEDETA por todos os benfiquistas e simpatizantes do futebol.
Era engraçado ERA o gajo vir aqui comentar. :)
Este é daqueles que vieram numa má altura.. não tinha a pinta de craque q tinha por exemplo um Caniggia, mas a sua raça e dedicação fazem-me considera-lo uma VEDETA!
E quem diria que afinal o homem não se chamava Amaral. Esta não sabia.
Foi vedeta no Benfica. Dizer que era dos melhores quando passou pela Luz será redutor, pois não era muito difícil destacar-se (a foto de equipa no fim do post diz tudo). Mas teria sido um jogador à Benfica mesmo que tivesse tido a sorte de vestir o manto sagrado em qualquer outra altura. Esforçado, batalhador, inteligente na forma como ocupava os espaços e lançava os companheiros para o ataque não demorou a cativar o 3º anel. Não rematava muito, já se disse aqui, mas também sabia subir no terreno para provocar desequilíbrios nas defesas adversárias. Era bom, por isso voto vedeta, mas a campanha do "Fica Amaral" também demonstra que qualquer coisa não ia bem no Benfica. Afinal, apesar de todos os elogios que merece, era o Amaral, não estávamos a exigir a permanência do Eusébio.
PS - Pode ser por sugestão do nome, mas não acham o Amaral do belenenses (defesa direito) uma espécie de clone do Coveiro?
PS2 - Este "Dream Team" está completo, mas vem aí o nº 100! Quem será que terá a honra? O que me agrada mais é que até me consigo lembrar de alguns que mereceriam esta distinção. Mas o Rei é o Rei. Será?
Caso típico de um jogador que acabou por ser prejudicado pelas alturas em que passou pelo clube.
Na primeira passagem, Amaral pegou de estaca e tinha um treinador (Autuori) que lhe dava crédito. Trinco à antiga: batahador, "varria" a sua zona, pensava e executava simples e rápido e percebia de bola. Juntava-se muitas vezes aos centrais para permitir a subida dos laterias que, infelizmente, não tinham qualidade para aproveitar...
Na segunda passagem nunca conseguiu ser feliz mais por incompetência de Souness do que por culpa própria. Amaral era caro e não escondia a ninguém que gostava de ser bem pago pelo que fazia. Por isso acabou por sair, vergado à folha de Excel onde o Grande Shonas contabilizava as suas comissões.
Ah! Obviamente: VEDETA!
Caro águia de prata,
obviamente que o post Nº100 terá um significado especial. Para o blog e para os seus visitantes.
Como tal, um post algo diferente do que é habitual está já a ser preparado.
Só posso adiantar que teremos um convidado especial. ;)
Um abraço a todos.
Ficamos à espera.
Saudações Benfiquistas.
A única promessa cumprida do Vale e Azevedo. Uma segunda passagem muito fraca. O Tiago e o Calado estavam em boa forma e ele não.
Apesar disso, Vedeta.
Se estamos numa onda de alcunhas aqui fica mais uma bem apropriada para esta vedeta: Zarolho
Para mim...VEDETA!!!
Jogador razoável que cativou a massa adepta talvez mais pela sua jovialidade do que pelas suas eventuais extraordinárias competências futebolísticas. Para mim não merece o estatuto de vedeta mas está longe de grandes marretas que por aqui passaram. A Considerá-lo vedeta seria apenas e só devido à comparação deste com aquelas aberrações que já passaram pelo Benfica. Por outro lado considerar o Amaral vedeta não deixaria de ser injusto para tantos outros que pela Luz passaram com muito maior distinção. Tanta merda pra votar em branco
Devia ser proibido divulgar fotos como a última desta thread. Creepy!
O "Coveiro", bem metida!
Vedeta
Saudações desportivas
SLB 4EVER
VEDETA, sem hipoteses! Grande amaral, muito trabalhador! Bom trabalho T-Rex
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 24 votos
Marreta - 0 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Além de ser um grande jogador, Amaral também é engraçadíssimo.
Um vídeo que mostra uma das histórias vividas por ele:
http://detetivebarata.blogspot.com/2008/07/amaral-e-o-forr-do-grson.html
Um dos melhores trincos (jogadores) que vi jogar no Benfica. De uma grande disponibilidade, com óptimos pezinhos, deixou muitas saudades. Depois voltou mas acabou por se eclipsar devido à acção de alguém que percebia menos de futebol do que eu, que na altura tinha 9 anos. Grande vedeta.
Vedeta.Um dos jogadores que em termos de entrega e raça mais eu gostei de ver no Benfica.Veio emprestado pelo Parma a meio da horrivel época de 96-97 e pegou de estaca,arrumando com os toscos Bruno Caires e Jamir.Depois de confirmar toda a sua qualidade sai no final dessa época e regressa a meio da temporada de 97-98.Com souness pouco joga,primeiro devido a uma lesão num pé e na época seguinte é estupidamente dispensado porque o big balls tinha que ser titular.Infelizmente é um daqueles casos em que tinhamos um craque e esbanjámos todo o seu potencial.
tosco, estava a ler sobre o amaral e vim cá parar. O número de jogadores na seleção é de 10, sim, mas são do Sporting, não do Benfica, acho que estás enganado. No entanto, saliento que Amaral era mesmo craque.
Por acaso não são 10 mas sim 11 (ou 12 se incluirmos o treinador), os elementos que passaram pelo S.L.Benfica, caro anónimo:
[2]
KENEDY
[3]
RUI BENTO
[4]
PEIXE (-57')
[7]
Jose DOMINGUEZ
[9]
PAULO ALVES (-46' HT)
[14]
CALADO
[18]
DANI
[20]
NUNO AFONSO
Substitute(s)
[6]
LUIS ANDRADE
[15]
NUNO GOMES (+46' HT)
[16]
PORFIRIO
Coach
Nelo VINGADA (POR)
Grande Amaral. Daqueles jogadores que deveriam ter ficado por cá muitos anos, ao contrário de certos treinadores. Manuel José? Graeme Souness? Claro que é vedeta.
Enviar um comentário