domingo, janeiro 06, 2008

Nº97 - Paulo Sérgio Martinho Cabral



Quem não se recorda do Varzim-Benfica da primeira jornada da época 2001/02? Assim de repente talvez nem toda a gente se recorde de que jogo estou a falar, mas se disser que o resultado final foi 2-2, talvez muitos de vós se recordem que este foi o célebre jogo do "Deixem jogar o Mantorras". Além do avançado angolano, mais outros dois atletas ficaram marcados por esta partida, e ambos defesas. A malta se calhar é que já não se lembra tão bem, mas eu digo quem são: Alexandre, o capitão dos poveiros, aquela versão meio estrábica do Nuno Gomes, que era o marcador individual do nosso Mantorras e... o jogador que hoje me cabe apresentar, Cabral de seu nome. O que é que o nosso Cabral fez? No jogo de estreia, a titular, jogou todos os minutos da partida, e no nonagésimo, fez o golo na própria baliza que estabeleceu o resultado final.

Uma estreia azarada? Penso que sim. Não foi azelhice pura. O Pesaresi que vinha do calcio foi expulso aos 60 minutos. Na altura achei que o Cabal até não era mau. Mas também não sei se era bom. Não quero fazer este filme de forma anacrónica, mas tenho que dizer isto: para quem tem hoje o Luís Filipe...

Mas centremo-nos no nosso Cabral, que chega ao Benfica com 28 anos. É daqueles que um gajo pensa... se fosse mesmo, mesmo, mesmo bom não teria chegado antes? Jogou no Vianense, no Joane, no Tirsense, no Vizela, no Aves e chegou ao Belenenses, onde fez três épocas a titular. Na última delas começou a ter "boa imprensa" e foi chamado à selecção AA, fez um único jogo, em Novembro de 2000, substituindo Secretário nos últimos 10 minutos e... nunca mais foi chamado. No final dessa época, foi vendido ao nosso Benfica. Já como internacional AA, ora pois.

A culpa? Não quero parecer o Octávio Malvado mas meto-a toda no Oliveirinha! Quando os jornais começaram a falar bem do moço, o irmão do jaquim levou-o à selecção num amigável em Braga, com Israel, vitória por 2-1, num dia em que se estrearam também João Tomás, Delfim e Jorge Silva, guarda-redes do Salgueiros.

Chega ao Benfica na temporada 2001/02, após na época anterior o nosso Benfica ter conseguido a pior classificação de sempre do nosso clube num campeonato - o sexto lugar - e consequente ausência inédita das competições europeias. A Direcção (de Vilarinho) manteve Toni como técnico, que até deu a titularidade a Cabral no lado direito da defesa nas 10 primeiras jornadas. Faria pouco mais do que isso, e o último jogo até foi o último derby na velha Luz, o célebre 2-2 em que Jardel e Duarte Gomes brilharam. Depois disso Cabral nunca mais "calçou". Caneira foi adaptado à direita durante alguns jogos, e depois Armando Sá foi contratado ao Braga, fazendo o resto da época a titular. Se me perguntarem a mim, acho que o Cabral até era melhorzinho que o genro do Inácio, mas como tinha velocidade e tal...

Jesualdo ficou com o lugar de Toni após uma derrota no Bessa, mas não conseguiu melhor do que um quarto lugar e... ficámos novamente fora das competições europeias. Ao menos já não era inédito, mas o certo é que o nosso Cabral fica associado a esse período.

Na época seguinte, 2002/03, Cabral continuou no plantel, e Jesualdo ao leme. Cabral ainda faz o primeiro jogo do campeonato a titular, mas a defesa-esquerdo. Éder e Armando alternaram na direita, e mais tarde chegaria Camacho, que continuou a aposta de Chalana em Miguel para o lugar de lateral direito. Na esquerda uma aposta inicial em Cristiano deu lugar à adaptação de Ricardo Rocha. Cabral faria mais dois jogos para o campeonato (o último de encarnado a 1 de Junho no Jamor, novamente como lateral esquerdo, num vitória por 4-0 sobre o Guimarães) e pode também dizer que esteve em campo nos primeiros 45 minutos da derrota para a Taça com o Gondomar.

Segundo o almanaque do SLB, Cabral fez apenas 2 épocas na Luz, mas nalguns sites o seu currículo apresenta uma terceira temporada com o manto sagrado... presença no plantel em 2003/04, mas 0 jogos e 0 golos. Provavelmente tinha contrato mas não fez parte dos planos de Camacho. E nas revistas de início de época nem aparecia no plantel. Em 2004/05 voltou à actividade, e efectuou a sua última época de futebolista, ao serviço do Belém: uma dúzia de jogos, 3 amarelos e um vermelho.

Veredicto: MARRETA!

24 comentários:

Miguel disse...

Confirmo que o Cabral fez de facto 3 boas épocas no Belém antes de assinar pelo Benfica.
A regularidade era a sua melhor qualidade e a sua polivalência em ambas as laterais era uma virtude.

Acrescento que o Cabral transferiu-se a custo zero já que estava em final de contrato com o Belenenses e não quis renovar para ir para o Benfica.

Abstanho-me quanto ao veredicto porque Cabral não foi realmente uma vedeta nem tão pouco um marreta.

Bom ano!

JNF disse...

MARRETA MARRETA MARRETA MARRETA MARRETA MARRETA.

P-É-S-S-I-M-O

Legion disse...

não foi a maior marreta que já por aqui passou, mas não deixa de ser MARRETA...

Anónimo disse...

Quando veio criou algumas expectativas, mas à medida que os jogos se foram disputando começou a revelar algumas debilidades, chegando a dar uns valentes buracos naquele lado direito.

Apesar de nos últimos anos terem havido alguns laterais piores do que ele, o Cabral quanto a mim não mostrou qualidade para o Benfica, por isso voto marreta

Deusébio disse...

Concordo em parte com o que o miguel disse e ate acho que ele chegou a ir a seleçao durante essas boas epocas no belem (se é que ir a seleção só esta ao alcance dos bons jogadores...mas enfim).

Porém no competo geral penso q tem de ser considerado MARRETA! Claramente houve mto pior, mas penso que nao fez, nem de perto nem de longe, o suficiente para ser considerado uma vedeta!

falsolento disse...

MARRETA óbvio.

Glorioso11385 disse...

Como escreve o Pedro, apesar de ter havido laterais bem piores e de ter ficado a sensação de que o Cabral poderia ter sido mais utilizado, não pode deixar de ser considerado MARRETA.

Anónimo disse...

Marreta. Mais um caso de um jogador sem categoria para jogar no Benfica.

António C. Pereira disse...

Não foi dos piores mas ao dizer isto já tou a confimar a MARRETISSE do Cabral. Foi apenas mais um...

Anónimo disse...

N foi mau jogador,mas o período n foi o melhor!Como n era 1 craque,sofreu da conjuntura!Marreta,mas só por isso!

Anónimo disse...

Agora temos Luís Filipe, antes tivémos Cabral que foi outro marreta.

Unknown disse...

Mt mau.. ficou marcado por uma época em q vedeta só havia quem sentia a camisola ou quem tinha verdadeira qualidade para envergar o Manto Sagrado. Marreta

Eu disse...

amigos vamos falar passem por aki

http://slb_sempre.queroumforum.com

rsa disse...

Marreta lá virá o tempo em que conseguiremos que jogadores pareçam jogadores de top, por isso sendo um jogador mediano não conseguiu vingar.

Mário Manuel Furtado disse...

Boas épocas no Belenenses mas no SLB foi ..MARRETA

Anónimo disse...

Uma eventual duvida quanto à esclarecedora marretice deste senhor não é mais do que uma ofensa a todos os jogadores com um minimo jeito para a prática de futebol e em geral ao Benfica que apesar de tudo já teve alguns.

T-Rex disse...

Nome Completo: Paulo Sérgio Martinho Cabral
Alcunha: ?
Nacionalidade: Angolana e Portuguesa
Local de Nascimento: Luanda / Angola
Data de Nascimento: 24 de Junho de 1972
Posição: Defesa-Lateral
Altura: 1,78m
Peso: 72Kg

Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
2004/05 - Belenenses - 12 Jogos / 0 Golos
2003/04 - S.L.Benfica (B) - ? Jogos / ? Golos
2002/03 - S.L.Benfica - 3 Jogos / 0 Golos
2001/02 - S.L.Benfica - 13 Jogos / 0 Golos
2000/01 - Belenenses - 31 Jogos / 0 Golos
1999/00 - Belenenses - 28 Jogos / 2 Golos
1998/99 - Belenenses - 31 Jogos / 1 Golo
1997/98 - Desp. Aves - 27 Jogos / 3 Golos
1996/97 - Tirsense - 29 Jogos / 1 Golo
1995/96 - Vizela - 27 Jogos / 3 Golos
1994/95 - Tirsense - 3 Jogos / 0 Golos
1993/94 - Joane - ? Jogos / ? Golos
1992/93 - Vianense - 33 Jogos / 3 Golos
1991/92 - Vianense - ? Jogos / ? Golos
1990/91 - Vianense - ? Jogos / ? Golos
"Formação"
GD Cerveira e Vianense

Totais no S.L.Benfica: 19 Jogos / 0 Golos
(Campeonato 17/0, Taça de Portugal 2/0)

Estreia: 11 de Agosto de 2001, na Póvoa do Varzim (varzim 2 - S.L.Benfica 2) - Com Toni

Último jogo: 1 de Junho de 2003, no Jamor (S.L.Benfica 4 - Guimarães 0) - Com José António Camacho

Competições Europeias: Não se estreou

Selecção: 1 Jogo / 0 Golos

Estreia: 15 de Novembro de 2000, no Estádio 1º de Maio em Braga (Portugal 2 - Israel 1) - Com António Oliveira

Último jogo: 15 de Novembro de 2000, no Estádio 1º de Maio em Braga (Portugal 2 - Israel 1) - Com António Oliveira

Participações em Campeonatos do Mundo(0):

Participações em Campeonatos da Europa(0):

Palmarés: ?

Curiosidades:
- Realizou apenas 1 jogo pela Selecção Nacional, numa noite em que também se estrearam João Tomás, Delfim e Jorge Silva.
- Esteve prestes a representar Estugarda, Roosendaal, U. Leiria e Braga mas acabaria por rumar de novo a Belém, onde terminaria a carreira
- É frequente por estes dias ouvi-lo e vê-lo na televisão a comentar algumas partidas.

Anónimo disse...

Adorei o blog! Este blog é vedeta!

Mas o cabral é marreta total, :-)

Saudações gloriosas

Anónimo disse...

nao ha discussao....
MARRETA!!!

Unknown disse...

Eu sou de Joane, ele morava mesmo no cimo da minha rua e vi-o a jogar no início da carreira. Claro que na 3ª divisão era uma enorme vedeta, era defesa e médio-ala, não era preciso mais ninguém desse lado... o homem parecia uma locomotiva... Na altura com um visual bem mais excêntrico, umas longas tranças!

Uma vez, a rede tinha um furo e ele de ângulo reduzido, levava sempre a bola ao longo da linha de fundo, viu o buraco e meteu a bola no único sítio onde podia... (esta frase não soa lá muito bem :) O árbitro topou a habilidade e presenteou-o com o amarelo.

Na altura, numa terrinha de 8000 habitantes, digamos que a população era muito monocromática e um amigo meu de infância, na altura devia ter 8/9 anos, tinha um medo dele que se pelava todo! Então o Cabral soube e triste, disse que andava à procura dele pra falar com ele, bem... o puto aí até tinha medo de sair de casa! LOL.

Muito perseguido por lesões, pelo que me lembra e acho que ainda ninguém mencionou... mas entre vedeta e marreta, só pode levar a marretada...

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 0 votos
Marreta - Muitos votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

João Pedro disse...

Fora de concurso, marreta, mas com menos lesões as coisas podiam ter sido melhores.

Estive nesse jogo e senti-me triplamente roubado: pelo preço do bilhete (oito contos!), porque enfiaram os benfiquistas todos numa só bancada, a monte, e por causa desse jogo.
Estivemos a ganhar 2-0, com golos de Zahovic e Meira, e acabámos por empatar já nos descontos por infelicidade de Cabral.
Além do Pesaresi, também Porfírio acabou expulso, ao fim de 5 (!) minutos em campo. Era o início da "super-equipa"...

Anónimo disse...

O jogo do Varzim não foi, se bem me lembro, o do deixem jogar o Mantorras. Eles só fizeram essa conferência depois do jogo seguinte, em casa com o Salgueiros, onde Mantorras foi mais uma vez agarrado o jogo todo e impossibilitado de jogar. Cabral chegou com grande crédito, mercê dessa internacionalização muito recente e ao serviço do Belenenses, mas no Benfica foi uma autêntica nulidade. Armando mostrou muito mais serviço que Cabral. Grande marreta.

Unknown disse...

Ola a todos.Eu ao contrario de toda agente venho defender o cabral,porque eu adoro-o,e conheço-o pessualmente...e apenas estamos a falar de uma temporada menos ma da sua carreira.O cabral sempra foi um bom jogador,sempre lutor pela camisola que trasia ao peito...Nao pode-mos ver apenas o que ele fez no Benfica mas temos que ver tudo aquilo que ele fez na sua carreira,eu sou benfiquista e sei que o cabral lutou muito pra chegar aonde chegou...so que infelizmente ja o virao tarde de mais...Eu adoro o cabral, e quero-lhe agradecer por tudo aquilo que ele me deu.bj

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker