domingo, julho 22, 2012

Nº228 - Amaral

Nome Completo: Jorge Amaral Rodrigues
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: João Belo / Moçambique
Data de Nascimento: 1 de Junho de 1970
Posição: Extremo/Médio-Direito
Altura: 1,77m
Peso: 72Kg
.
.
Clubes:
2010/11 - Real SC (Treinador)
2009/10 - G.D. Peniche (Treinador)
2008/09 - G.D. Peniche (Treinador)
2007/08 - G.D. Fabril (Treinador)
2006/07 - Estoril (Treinador-Adjunto)
2005/06 - G.D. Peniche (Treinador)
2004/05 - Seixal (Treinador/Jogador)
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
2004/05 - Beira Mar Monte Gordo - ? Jogos / ? Golos 
2003/04 - Olhanense - 31 Jogos / 0 Golos
2002/03 - Olhanense - 18 Jogos / 0 Golos
2001/02 - Atlético - 21 Jogos / 7 Golos
2000/01 - Atlético - 19 Jogos / 2 Golos
1999/00 - Santa Clara - 13 Jogos / 1 Golo
1998/99 - Setúbal FC - 14 Jogos / 0 Golos
1997/98 - Setúbal FC - 17 Jogos / 2 Golos
1996/97 - Belenenses - 14 Jogos / 0 Golos 
1995/96 - Felgueiras - 23 Jogos / 4 Golos
1994/95 - S.L.Benfica - 11 Jogos / 1 Golo
1993/94 - Sporting - 5 Jogos / 0 Golos
1992/93 - Sporting - 13 Jogos / 0 Golos
1991/92 - Sporting - 5 Jogos / 0 Golos 
1990/91 - Sporting - 0 Jogos / 0 Golos 
1989/90 - Sporting - 6 Jogos / 0 Golos 
1988/89 - Ac. Viseu -  30 Jogos / 1 Golo
"Formação"
1983/84->1987/88 - Sporting
.
.
Totais no S.L.Benfica: 14 Jogos / 1 Golo
(Campeonato 11/1, Taça de Portugal 2/0, Supertaça Cândido de Oliveira 1/0)
.
.
Estreia: 10 de Setembro de 1994, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Setúbal 0) - Com Artur Jorge
.
.
Último jogo: 15 de Abril de 1995, na Reboleira
(Est. Amadora 0 - S.L.Benfica 0) - Com Artur Jorge
.
.
Primeiro golo: 23 de Outubro de 1994, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Chaves 0) - Marcou o 4-0 aos 67' - Com Artur Jorge
.
.
Último golo: 23 de Outubro de 1994, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Chaves 0) - Marcou o 4-0 aos 67' - Com Artur Jorge
.
.
Palmarés:
1 Campeonato do Mundo Sub-20 - 1989/Arábia Saudita (Selecção Portuguesa)
.
.
Curiosidades:
- Nascido em Moçambique, Amaral veio para Portugal ainda muito jovem, integrando os escalões de formação do Sporting.
- Registou diversas internacionalizações em Juvenis, Juniores e Sub-21.
- Fez parte da equipa que conquistou o primeiro título mundial para a Selecção Nacional Sub-20. Na Arábia Saudita, em 1989, marcaria mesmo o golo da vitória portuguesa frente ao Brasil, nas Meias Finais.
- Depois da glória de Riade passou pelo Académico de Viseu na condição de emprestado pelo Sporting. De 1989 a 1994 integrou os plantéis leoninos mas nunca conseguiu confirmar todo o potencial que lhe era reconhecido.
- Na temporada 1990/91 não chegou a alinhar em nenhuma partida oficial pelos leões, em virtude de um acidente de viação que lhe condicionou toda a temporada.
- Na temporada 1994/95 rumou à Luz pela mão de Artur Jorge mas também não se afirmaria na equipa encarnada. Registaria ainda passagens por Felgueiras, com Jorge Jesus, e ainda pelo Belenenses, Vit. Setúbal, Santa Clara, Atlético, Olhanense e Beira Mar de Monte Gordo.
- Tem o Curso de Treinador (3º Nível) e já orientou diversas equipas das divisões secundárias do nosso futebol.
- Em 16 Junho de 2009 Jorge Amaral e Pedro Valido foram dos primeiros ex-profissionais de futebol a terminar o 12º Ano ao abrigo do programa Novas Oportunidades.
- Foi operado sete vezes aos joelhos e esteve onze anos na primeira liga.
- "Os quarentões de Riade", excelente reportagem de Miguel Videira pode ser ouvida aqui.
.
.
Veredicto: MARRETA!

21 comentários:

Unknown disse...

marreta

Hattori Hanzo disse...

Veio do Sporting mais como forma de resposta ao que os lagartos nos tinham feito com Pacheco e Paulo Sousa. Pertencia à Selecção que foi Campeã Mundial de sub-20 em Riade, mas foi um claro marreta. Realce para o lance mais famoso com ele no nosso clube que foi um golo mal anulado numa Supertaça contra o Porto, onde quase toda a jogada deveria estar num manual de como (não se) arbitrar.

Anónimo disse...

MARRETA.

Pêro Botelho disse...

Um grande marreta!

O golo que o comentador Hanzo referiu foi de facto extraordinário. Um belo pontapé de fora da grande área. O único azar do rapaz foi ter sido contra o clube de contumil e por isso o maior momento da sua carreira de futebolista acabou por ser um não momento. De resto, uma bela mentafora para o que foi a sua passagem pelo Glorioso.

Por ter sido resgatado pelo Benfica ao zbordem e tido assim a possibilidade de jogar futebol num clube a sério, Amaral deverá estar infinitamente grato ao Glorioso. Também a largatagem deveria estar grata porque os livramos do rapaz. Provavelmente, o maior favor que o Benfica lhes fez, o que só mostra como somos de um clube magnânimo.

O GLORIOSO disse...

Já estavamos certamente com saudades de um bom MARRETA ainda mais este vindo da lagartagem para ser melhor e mais engraçado o Amaral.
Mais um da famosa e pouco aproveitada escola da Lagartada afinal o seu único tesouro que como clubeco nem isso sabe aproveitar. Amaral faz lá toda a formação e de facto na altura dava nas vistas como um valor seguro.
No 1º ano de senior vai emprestado para Viseu mas em 89 a sua vida muda como de todos da selecção junior. É Campeão do Mundo em Riade e um dos herois com golo ao Brasil que nos dá a final. Regressa mas talvez aí se descobre a sua verdadeira valia pois nunca se impõe no WC. Tem epocas em que é mais utilizado, outras que nem no banco está mas lá vai ficando eternamente no plantel.
Em 94 depois do titulo mais saboroso de muitos anos com Poeta Artur começa os desvario de jogadores. De 15 em 15 dias chegava 1. Amaral vem já em Agosto depois de rescindir com Sousa Cintra e na tentativa de Damásio responder ao Sousa e Pacheco 1 ano antes. Enfim por aqui se viu a categoria de Damásio.
A história depois é conhecida. Estreia-se na Luz com o Setúbal a defesa-direito (estive lá golo de Paneira no também 1º jogo de Cannigia) e logo aí revela a sua grande categoria com um jogo ridiculo. Curiosamente o Poeta encanta-se pelo homem e nos jogos difíceis lá está ele a titular normalmente no lugar de...Paneira (é verdade isto existiu na mente do Poeta). Joga em Guimarães e no WC entre outros jogos. Mas depois na 2ª volta simplesmente desaparece e nem convocado era. Claro rua no fim da epoca e começa a sua aventura de clube em clube. Do Felgueiras ao Belem, passando pelo Setubal até ao velhinho Atletico, enfim uma carreira sempre em grande.
Um MARRETA que em junior de facto dava uns toques mas no futebol adulto revelou o que era: um jogador banal que teve a sorte de jogar no maior clube do Mundo aproveitando uma parva e estupida resposta de Damásio.

PS 1- Já foi aqui contado o famoso golo anulado no Antro da Corrupção na Supertaça talvez num dos maiores roubos de sempre em Portugal. Ultimo minuto de depois da Baia como habitualmente defender com as mãos fora da area o golo de Cesar Brito a bola sobra para Amaral que remata mal para a baliza com Zé Carlos (cental Corrupto) a desviar para as malhas. Portanto foi autogolo anulado por fora de jogo posicional, brilhante com carimbo de Donato Ramos. Dos golos lembro-me de 1 ao Chaves na Luz (5-0) e curiosamente o melhor que talvez fez foi em Setubal ao Baía um grande golo mas esse valeu.

P.S 2- Na Lagartagem tinha um efeito curioso e expulsões eram com ele. 1 a mais famosa com os Corruptos ao espetar um soco no Jaime Magalhães no WC. Por isso até fiquei a simpatizar com ele. No Felgueiras trabalhou com o nosso JJ que o tentou fazer...Defesa Direito. Tentou pois passado 2 3 jogos desistiu e encostou-o para toda a epoca. Preferiu para a posição um miúdo chamado Sergio Conceição.

Sporting Comédia de Portugal disse...

Táticas à Damásio: na resposta do Verão Quente 93, decide descer ao nível do Sousa Cintra e lagartagem e vai buscar este MARRETA...
Acerca comentário do Glorioso, até me arrepiei quando li que o Rei Artur Jorge meteu este artolas no lugar do Paneira... CREDO!!!

Anónimo disse...

Lol! O gajo a quem faltava um dente!
MARRETA!!!

Rui disse...

Lagarto, lagarto, lagarto. Que marreta...

Blogger disse...

O comentador "GLORIOSO" poderia ser mais diplomático.

Expressões como "lagartagem", "clubeco""WC", "Antro da Corrupção", "cental Corrupto" não são nada felizes e não condizem com o epíteto de "GLORIOSO"

Tenha calma homem. Isto é só um desporto, não é uma guerra.

Anónimo disse...

É isso mesmo. Continuamos a ignorar a corrupcao. Já agora, a comunicacao social também devia deixar de chamar a mafia mafia e ter mais calma...

Papabimbos disse...

Só consigo lembrar da parte deste matarruano do golo anulado nas Antas por Donato Ramos - suposto fora-de-jogo. Do mais vergonhoso que se viu! Na altura estávamos no auge do sistema. O Bobby Robson, treinador na altura dos corruptos, que eu até tinha alguma consideração, entrou na cartilha dos corruptos afirmando de boca cheia que foi bem anulado.
Sendo um jogador contratado com o aval do Artur Jorge isto diz tudo.
Marreta!

Anti-Idiota disse...

N O V O B L O G

http://www.covildosidiotas.blogspot.com

Anónimo disse...

MARRETA

Pedro disse...

Cá está o famoso golo anulado

http://www.youtube.com/watch?v=Y57fhW4bDtc

Tiago Nogueira disse...

Marreta e com um cabelo feio

Lacobarlaventinense disse...

MARRRRETA!

Constantino disse...

O primeiro djalo que fomos buscar a alvalade... tinha velocidade e 2 pés esquerdos... por azar era destro.

Toda a sua qualidade ficou patente no golo anulado nas antas: com a baliza escancarada conseguiu rematar de forma a que a bola se dirigisse para a linha lateral, valendo no caso a presença do jose carlos para a meter lá para dentro (ele já sabia que o golo iria ser anulado e não lhe dava jeito um lançamento lateral tao perto da sua área).
Se não estou em erro fez um brilharete numa vitoria 5-0 contra o chaves no regresso pós cirurgico do artur jorge, tendo feito um golo e penso que 1 assistência. Quando saiu do SLB foi directamente para felgueiras e colocou-se aos erviço de jorge jesus.

Marreta de caras.

sloml disse...

Grande marreta. Nunca mostrou um pingo de qualidade.

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Marreta - 14 votos
Vedeta - 0 votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

DiVito disse...

Está aí um pequeno erro camarada. O primeiro ano de treinador do Amaral em 2004/05 no Seixal, foi também o último como jogador, visto que ele era treinador-jogador.
Cumprimentos do Seixal! :)

Anónimo disse...

Marreta.Foi nessa época de 94-95 apresentado como trofeu de caça pelo Damásio na sua tentativa de vingança pelas saidas do pacheco e do piolhoso um ano antes para os queques do lumiar.Para alem do golo anulado na suinicultura,não fez nada de relevante com o Manto Sagrádo,como seria de esperar.Foi aliás nesta época que se começou a assistir á entrada de pernas de paú no BENFICA,todas elas com a chancela do poeta infiltrado.Nomes de grandes craques como Paulo Pereira,Tavares,Nelo,Amaral,Paulão Coice de Mula,Akwá,Rui Esteves ou Clóvis ,aterraram no Estadio da LUZ nessa época que começou a marcar uma década de declinio do BENFICA.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker