terça-feira, julho 06, 2010

17º Treinador "Vedeta ou Marreta" - Jimmy Hagan

Nome Completo: James Hagan
Alcunha: Jimmy
Nacionalidade: Inglesa
Local de Nascimento: Washington - Tyne and Wear / Inglaterra
Data de Nascimento: 21 de Janeiro de 1918 (Faleceu a 26 de Fevereiro de 1998)
Posição: Treinador
.
Clubes:
1981/82 - Estoril Praia (1ª à 19ª Jornada)
1980/81 - Belenenses (12ª à 30ª Jornada)
1979/80 - Vit. Setúbal (1ª à 18ª Jornada)
1978/79 - Boavista (12ª à 30ª Jornada)
1977/78 - Boavista (17ª à 30ª Jornada)
1976/77 - Sporting
1975/76 - ?
1974/75 - Estoril Praia
1973/74 - Estoril Praia
1973/74 - S.L.Benfica (1ª à 3ª Jornada)
1972/73 - S.L.Benfica
1971/72 - S.L.Benfica
1970/71 - S.L.Benfica
1962->1970 - West Bromwich Albion
1958–>1962 - Peterborough United
.
Totais no S.L.Benfica:
120 Jogos (94 Vitórias / 14 Empates / 12 Derrotas)
339 Golos Marcados / 80 Golos Sofridos - (Campeonato 250/53, Taça de Portugal 60/17 e Eurotaças 30/14)
.Estreia: 13 de Setembro de 1970, no Jamor
(S.L.Benfica 1 - CUF 0) - Com Borges Coutinho - Capitão: António Simões
.
Último jogo: 23 de Setembro de 1973, no Estádio Almirante Américo Thomaz (Actual Estádio do Restelo)
(Belenenses 1 - S.L.Benfica 2) - Com Borges Coutinho - Capitão: António Simões
.
Competições Europeias: 17 Jogos (8 Vitórias / 4 Empates / 5 Derrotas)
.
Estreia: 16 de Setembro de 1970, no Centralni Stadion, em Ljubljana
(Olimpija 1 - S.L.Benfica 1) - Com Borges Coutinho - Capitão: António Simões
.
Último jogo: 19 de Setembro de 1973, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Olympiakos 0) - Com Borges Coutinho - Capitão: Eusébio
.
Palmarés:
3 Campeonatos Nacionais - 1970/71, 1971/72 e 1972/73 (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1971/72 (S.L.Benfica) e 1978/79 (Boavista)
1 Campeonato da 2ª Divisão - 1974/75 (Estoril Praia)
.
Curiosidades:
- Enquanto futebolista, ainda muito jovem, representou o Washington Colliery e o Usworth Colliery. Aos 15 anos mudou-se para o Liverpool, aos 17 passou para o Derby County e aos 20 anos assinou pelo Sheffield United. £2,925 da transferência e £7 por semana (com bónus de £1 por jogo disputado) eram valores de futebolista de topo, corria o ano de 1938.
- A II Guerra Mundial acabaria por ditar então um intervalo forçado na carreira de um dos mais prodigiosos futebolistas britânicos. Ambidextro e muito dotado tecnicamente, Jimmy Hagan ficou para sempre como um grandes ídolos dos adeptos de Bramall Lane. De 1938 a 1958 (com a época de 1946/47 de intervalo forçado) disputou 361 jogos no Campeonato, apontando 117 golos.
- Foi internacional (e capitão) inglês em 17 ocasiões e apontou 13 golos.
- Finda a carreira de futebolista tornou-se treinador. Peterborough United e West Bromwich Albion foram as etapas iniciais da viagem que traria Jimmy Hagan para Portugal.
- Chegado ao S.L.Benfica, conseguiu um feito jamais alcançado: Tornou-se o primeiro treinador a conquistar 3 Campeonatos consecutivos, sendo que na temporada 1972/73 de sagrou Campeão Nacional sem averbar uma única derrota!
- Contestado pelos atletas pela dureza que impunha nos treinos e conhecido por ser pouco afável para com a Comunicação Social, teve o dia 25 de Setembro de 1973 como o último do seu reinado na Luz: No apronto matinal Toni, Humberto Coelho e Nelinho não cumpriram com a programação estabelecida e Hagan riscou-os para o desafio a realizar à noite. Era "apenas" a festa de homenagem de Eusébio que estava em causa e os jogadores, inconsoláveis, procuraram o perdão através do Presidente Borges Coutinho. O Presidente tomou o partido dos jogadores, mandou-os equipar e Hagan, sentindo-se desautorizado, bateu com a porta. No dia seguinte apresentou a sua demissão.
- Continuou por Portugal e decide treinar o Estoril Praia, então na 2ª Divisão, ele que tinha acabado de conquistar o tri...
- Em 1976/77 treinou o Sporting mas, muito contestado, seria dispensado no final da época. Numa tirada infeliz João Rocha explicou: «Hagan só teria hipóteses de continuar como preparador físico do técnico que vamos contratar». A sucessão do britânico em Alvalade seria feita por Paulo Emílio e Rodrigues Dias com os resultados que se conhecem.
- Terminaria em Portugal a sua carreira, com passagens pelo Boavista, Vit. Setúbal, Belenenses e, de novo, Estoril Praia.
.

Veredicto: VEDETA!

24 comentários:

Zé da Luz disse...

Jimmy Hagan foi um dos melhores treinadores britânicos que passaram por Portugal com inumeros trofeus e acho que até uma Taça ganhou pelo Boavista. Antes de ser treinador foi também um avançado de grande valor. Vedeta do Shefield United e do Glorioso, claro.

Jorge disse...

É graças a este grande treinador, que somos o ÚNICO clube do país que foi Campeão invicto.

Anónimo disse...

vedeta!

provavelmente entre os cinco melhores treinadores da nossa história.

O GLORIOSO disse...

Amigos este é um bom regresso com um nome mítico do maior clube do Mundo, um nome que para sempre estará ligado a proezas fantásticas do Glorioso como o já referido título sem derrotas mas mais do que tudo como um homem Campeão foi honrado, honesto, intransigente, sr. de palavra, um mister autentico como mais adiante veremos, o mui famoso e grande CAMPEÃO Jimmy Hagan uma grande VEDETA do Benfica, eterno tri campeão.
Inglês de gema é obvio que novo começa a jogar futebol no clube da terra Natal nos anos 30 mas é no Sheffield United que faz quase toda a carreira sendo mesmo das grandes figuras de sempre do clube. Começa a seguir a carreira de treinador e com sucesso mesmo em clubes menores. No West Albion tem grande sucesso ganhando uma Taça de Inglaterra sendo considerado dos melhores do País. Era um técnico tipicamente britânico com disciplina férrea, onde a preparação física era essencial, determinado, um líder autêntico de grupo, muito respeitado mas muito pouco versátil tacticamente que era normal nos Ingleses.
Bem no Glorioso em 69/70 a época corre pessimamente com o 2º lugar a apenas a taça ganha aos submissos do WC (vejam isso era considerado uma época de rastos isto depois de um tri campeonato) com a saída de Otto Gloria e sendo José Augusto a ficar á frente da equipa. Houve muitas acusações com a geração Campeã Europeia a ser arrasada de má profissionalismo, eram os profissionais da "Bacalhauzada" entre outras coisas. Logo o grande Borges Coutinho decide contratar um técnico Inglês para pôr disciplina na equipa e no clube e assim entra o Jimmy Hagan.
Vem e estabelece várias regras (a tal disciplina), mas mais do que tudo recupera os míticos Campeões Europeus e lança bases com novos nomes como Néne, Humberto Coelho, Toni, Vitor Baptista, Jordão, Vitor Martins, Zé Henriques, Messias, Artur (o Russo), ou seja renova completamente a equipa Campeã Europeia tendo ainda o Simões e Eusébio como lideres e portadores da mistica, fazendo uma equipa mitica, incrivel, incomparável a que só faltou um título Europeu. Os seus treinos começaram a ficar famosos com os jogadores a irem para o 3º anel subir e descer as bancadas varias vezes para segundo ele fazer musculo. No 1º ano apesar de começar mal estando mesmo a 7 pontos dos submissos do WC por altura do Natal a partir precisamente do jogo com os queques na Luz (5-1) onde lançou Nene a titular com extremo faz uma recuperação fantástica e ganha com mais de 7 pontos sobre o 2º. No ano seguinte passeia tendo 1 derrota e no 3º apenas ganha 22 jogos seguidos sendo campeão em Março e só empatando na Tapadinha e no antro da corrupção com um penalti inventado a 5 minutos do fim quando ganhavamos 2-1. Um feito inigualável que dificilmente se vai repetir por alguma equipa.

CONTINUA

O GLORIOSO disse...

CONTINUAÇÃO:

Fatou a Europa onde caiu sempre aos pés da melhor equipa do Mundo na altura o Ajax de Cruijff que era a selecção da Holanda. Em 71 nas Meias - Finais por 1 golo depois de na Luz ter masacrado mas não conseguir ganhar e no ano seguinte nos oitavos aí mais cruel pois fomos dar 3-1 em Amesterdão na neve e depois também levamos a mesma dose na Luz, perdendo no 3º jogo de desempate. Mas mesmo aí demos um show fantástico da super-equica de Hagan por exemplo arrasamos o Feyenoord em que o tecnico gozou com "equipazinha portuga" com uns 5-1 num grande jogo de Jordão e 3 golos em 10 minutos que nos qualificaram. Enfim épocas míticas de uma equipa fabulosa.
Mais incrível foi a forma com sai do clube. Em 73 no começo da época o Benfica decide fazer um jogo de homenagem ao nosso Rei Eusébio com uma equipa Mundial de Estrelas. Na manhã do jogo como sempre Hagan marca um treino (para ele não havia amigaveis era profissional sempre como é hoje o nosso JJ) e Humberto e Toni atrasam-se nas corridas á volta do campo, até fazendo "corta-mato". Hagan não vai de modas e multa-os por falta de empenho e tira-os da convocatória. Bem estes arrasados vão ter com Borges Coutinho que fala com Hagan e acaba por perdoar a multa, mas jogar nunca. Já na bancada em lágrimas os jogadores recebem ordens do Presidente para se irem equipar e jogar. Pois ao saber disso Hagan vai ter com o presidente apenas se demite que não admite faltas de respeito mesmo sendo um jogo de festa, vai-se embora nem orienta a equipa. É assim um sr. de palavra, sem contemplações, como disse um lider, um verdadeiro Homem exemplar. Apesar de várias tentativas não volta atrás com a sua palavra e por isto se calhar perdemos hipóteses de ganhar uns 6/7 campeonatos seguidos.
Vivendo em Cascais por carolice vai treinar o Estoril e em 2 anos leva-o á 1º divisão. De facto era um treinador incrível, um líder, um senhor em todos os aspectos que muito nos orgulhou ter no nosso Glorioso. Uma figura eterna e mítica que tinha o ADN Benfica nas veias mesmo não sabendo, um Tri-Campeão, uma grande e eterna VEDETA. Já agora sinceramente acho que o nosso Jesus será o próximo Tri-campeão, Não acham?

P.S- Tinha um relação dificil com a comunicação social, ou melhor não tinha relação nenhuma. Ficou famoso os seus "No Coments" para comentar polémicas e mesmo jogos, era asssim irascível. Ganhou por nós ainda 1 taça no famoso hat-trick do Rei, ainda treinou o Boavista onde nos ganhou 1 taça e os submissos do WC mas aí é obvio que falhou o que é normal é uma questão de filosofia, de grandeza, é o Submisso do WC e está tudo dito.

Anónimo disse...

VEDETA.
Um Grande Senhor e Treinador do Futebol

sloml disse...

Grande vedeta.

Dâmaso disse...

Ganda VEDETA!

Constantino disse...

Finalmente o Jaime!! Tremendamente britanico, tremendamente eficaz. O unic campeao sem derrotas na historia do futebol portugues foi um dos 3 melhores treinadores da historia do SLB. Por incrivel que possa parecer, a festa do Rei Eusebio retirou ao SLB o nunca alcançado tetra-campeonato ao motivar a saida do camone. Se há coisa que retenho deste treinador são (como referiu o Glorioso) são as subidas e descidas no 3º anel, bem documentadas no filme do Rei Eusebio, bem como o enigmatico "No Comento" (eu acho que ele dizia comento em vez de comments).
Como é obvio, Vedetão.
Só para responder ao Glorioso: eu não acredito que o Jesus vai ser o proximo tri-campeoao no SLB, eu acredito que ele vai ser o primeiro Tetra-Campeao do Glorias.

Unknown disse...

O Excelentíssimo Senhor Jimmy Hagan não é vedeta nem marreta, é O TREINADOR.

Bola7 disse...

Rei e senhor!

JNF disse...

VEDETA.

Mas não acredito que JJ chegue ao tri, sinceramente. Eram outros tempos, hoje é muito mais difícil que o Benfica consiga tal proeza.

Glorioso11385 disse...

Um dos históricos do Benfica. VEDETA, claro!

Anónimo disse...

A Vedeta

pcssousa disse...

Acaso não se tem ido embora por causa daquela história passada aquando do jogo de homenagem ao Eusébio e teriamos mesmo ganho 7 campeontaos seguidos, o que seria uma marca quase impossível de alcançar...
Vedeta, com mau feitio ao que se diz, mas claramente vedeta e um dos treinadores históricos e míticos do nosso Benfica!

sloml disse...

Pcssousa, apoio a 100% o teu comentário e digo-te mais: os melhores treinadores são assim, e o Jorge Jesus faz parte desse lote. Só que esses treinadores também causam muitas invejas e mal-estar entre alguns jogadores mais mandriões que não gostam de trabalhar. E já há jogadores no plantel do Benfica que querem ver o Jesus pelas costas, devido ao seu "mau feitio". Por mim ficava lá para sempre. É de treinadores assim que gosto.

pcssousa disse...

Sem dúvida sloml

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - TODOS os votos
Marreta - 0 votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Constantino disse...

T-Rex-san,

Tenho uma dúvida: uma das fotos que aqui apresentas aparece o Jimmy com uma catrefada de lagartos e uma Taça de Portugal, mas nos trofeus conquistados só estão Taças pelo Glorioso SLB e pelo corrupto boavista. Não ganhou nada pelo belenenses do lumiar? A´foto é ilusão de optica? É que tambem não estou a reconhecer os jogadores como sendo do SLB mas tendo trocado o Manto pelo trapo no final do jogo.

T-Rex disse...

Olho clínico, Constantino. Ou quase.

Passo a explicar:

A foto não tem lagartos, Hagan não ganhou nada com eles e não é ilusão de óptica.

A mesma remonta à conquista da Taça de Portugal 1978/79, ao serviço do Boavista, onde aparece Jorge Gomes - entretanto postado neste blog - e Júlio, o marcador do golo da vitória axadrezada. Quanto às camisolas, era frequente haver troca no final dos jogos. Os vencedores acabaram por ter que se quedar com os trapos, efectivamente.

Anónimo disse...

Muito bom mas Bella Guttman foi e será sempre o melhor de todos.

Anónimo disse...

The excellent answer, gallantly :)

Da Velha Guarda disse...

Para mim um dos melhores treinadores do Glorioso. Nem com jogos aos "feijões" deixava de ser profissional. Não havia lugares marcados para a vedetas.
Um Senhor do mundo do futebol.

Minha Chama disse...

Hagan the man.

Excelente site este, parabéns

http://aminhachama.blogspot.pt/

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker