quinta-feira, dezembro 06, 2007

Nº92 - Pedro Benje Neto

Ora cá estou eu, um dos benfiquistas com mais mau feitio da blogosfera, a lançar o predecessor (será assim que se escreve?) de Adelino "Neno" Barros ou Zach "quarter back" Thornton... sei apenas o que me contam dele, que era espectacular e não sei que mais... mas não posso dizer nada, porque não vi. Sei que ele tem praí uma estórinha engraçada sobre ser o melhor do mundo ou da europa, mas isso fica pra mais adiante... para já digo-vos que é o actual treinador de guarda-redes do Farense e que tem dois filhos que também são futebolistas, Túlio e Marco, mas nenhum deles é guarda-redes... são ambos mais atacantes. Um joga no Messinense, e o outro no Farense. Vão lá dizendo da vossa justiça sobre este antigo guardião que tanta gente tem em tão boa conta.....
.
Nome Completo: Pedro Benje Neto
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa e Angolana
Local de Nascimento: Luanda / Angola
Data de Nascimento: 21 de Agosto de 1942
Posição: Guarda-Redes
Altura: ?
Peso: ?
.Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1980/81 - Portimonense - 0 Jogos
1979/80 - ?
1978/79 - ?
1977/78 - Est. Portalegre - ? Jogos
1976/77 - Leixões - 23 Jogos
1975/76 - Farense - 15 Jogos
1974/75 - Farense - 28 Jogos
1973/74 - Farense - 21 Jogos
1972/73 - Farense - 4 Jogos
1971/72 - Farense - 8 Jogos
1970/71 - Varzim - 7 Jogos
1969/70 - Varzim - 25 Jogos
1968/69 - Varzim - 16 Jogos
1967/68 - Sanjoanense - 22 Jogos
1966/67 - Varzim - 25 Jogos
1965/66 - Varzim - 11 Jogos
1964/65 - S.L.Benfica - 2 Jogos
1963/64 - S.L.Benfica - ? Jogos
1962/63 - S.L.Benfica - ? Jogos
Outros Clubes:
FC Luanda
.Totais no S.L.Benfica: 2 Jogos / 3 Golos Sofridos
(Campeonato 2/3, Taça de Portugal 0/0 e Eurotaças 0/0)
.Estreia: 2 de Maio de 1965, na Luz
(S.L.Benfica 11 - Seixal 3) - Com Elek Schwartz
.
Último jogo: 8 de Maio de 1965, em Guimarães
(Vit. Guimarães 1 - S.L.Benfica 2) - Com Elek Schwartz
.Primeiro golo sofrido: 2 de Maio de 1965, na Luz
(S.L.Benfica 11 - Seixal 3) - Carvalho aos 24'
.
Último golo: 2 de Maio de 1965, na Luz
(S.L.Benfica 11 - Seixal 3) - Cambalacho aos 84'
.Competições Europeias: 0 Jogos
.Estreia: Não se estreou
.
Último jogo: Não se estreou
.
Palmarés:
1 Campeonato Nacional - 1964/65 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- Chegou ao S.L.Benfica vindo do F.C. Luanda mas Costa Pereira, o titular da baliza encarnada, não lhe deu qualquer possibilidade de brilhar.
- Elek Schwartz, o romeno que na altura comandava a nau benfiquista, deu-lhe a titularidade nos 2 últimos jogos do campeonato Época 1964/65, como "prémio de consolação" pelo seu trabalho.
- Nos seus tempos de Varzim tinha um colega que era o seu eterno suplente. Inconformado, até porque o saudoso Joaquim Meirim lhe garantia que seria na altura "O melhor guarda-redes da Europa", questionava sistematicamente o seu treinador: Porque razão não jogava? A resposta de Meirim era simples: Benje era, naquela altura, o melhor guarda-redes do mundo!
- No dia seguinte ao desaparecimento desta grande figura do futebol português, Benje terá dito à reportagem do JN: "Meirim foi um homem que marcou a minha carreira desportiva. Tinha uma relação muito próxima, pois era também meu compadre. O futebol português perdeu um grande condutor de homens e um treinador de méritos reconhecidos, que era um verdadeiro campeão nos aspectos psicológicos".
- Pedro Benje terá disputado os últimos desafios de futebol no Estrela de Portalegre, onde acumulava as funções de jogador e de treinador principal, mas alguns registos indiciam que 3 anos mais tarde ainda fez parte dum plantel do Portimonense.
- Foi fiscal de obras da C.M de Faro, onde em 2005 foi acusado de corrupção passiva. Em causa estaria a oferta de um pequeno expositor com cinco garrafas de vinho, feita por um construtor civil. As declarações do próprio : “Disseram-me que uma carta anónima me acusava de ter recebido um expositor com cinco garrafas de vinho e vinte euros de um construtor civil” e “ É verdade que, pelo Natal, recebi um expositor, de pouco valor, mas as garrafas comprei-as eu e até eram de fraco valor, pois a mais cara nem cinco euros custou...”
- Na temporada 2005/06 trabalhou no A.D. Messinense como treinador-adjunto.
- Na presente temporada (2007/08) faz parte da equipa técnica do S.C. Farense, liderada por Carlos Costa, desempenhando as funções de treinador de guarda-redes.
.
Veredicto: VEDETA!

33 comentários:

Anónimo disse...

Bem parece que sou o 1º Pedro Benje foi uma especie de 3º GR da decada de ouro de 60. O titular era o Costa Pereira depois havia o pequenino Melo e depois o Pedro Benje.
Fez poucos jogos 2/3 em 4/5 anos mas pelo que ganhou merece claramente VEDETA até porque creio foi formado no clube

jsbmj@clix.pt disse...

consta que era soberbo de agilidade, li algures

T-Rex disse...

Welcome aboard, melga!
Obrigado por teres aceite o convite. É uma honra.

PS:O "predecessor" está óptimo. Dá um toque... chic à coisa!

PS2:Fica já combinado que o post do Nuno Gomes vai ser feito pelo António C. Pereira. ;)

Um abraço.

Rafeiro Perfumado disse...

Fosca-se, isto é que é amor ao Glorioso. Ia chorando ao entrar aqui, pá! Continuação do excelente trabalho!

Anónimo disse...

Tenho 49 anos, vi o Benje jogar, com a camisola do nosso glorioso, bom rapaz mas tapado pelo Costa Pereira e penso que também tapado(já não tenho a certeza) pelo Zé Gato que foi o grande guarda-redes do Benfica após o Costa Pereira. O Melo, embora fosse o segundo guarda-redes, era um frangueiro de 1ª categoria.

HuGuiTu disse...

Se fazia parte da equipa dos anos 60... só pode ser VEDETA

eichpo97 disse...

Algo mais sobre ele...

http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=20164

Glorioso11385 disse...

Apenas o vi jogar no Farense e do que me lembro (era eu uma criança) era um guarda-redes muito bom. Ainda tenho várias colecções de cromos com ele. No Benfica, não fez carreira, pelo que não sei se poderemos considerá-lo vedeta.

Anónimo disse...

Reza a lenda que era um redes muito elástico assim tipo gato voador. Não é do meu tempo, não consigo avaliar.

Paulo disse...

Não sei. Sinceramente não sei responder. Será VEDETA?

Anónimo disse...

Deve ser o primeiro que não tenho noção do seu real valor. Pelo que vi nos comentários permaneco na dúvida... desta vez não voto;) Saudações Gloriosas.

rsa disse...

Não voto não sei quem é portanto abstenho-me

Anónimo disse...

Até agora parece que há mais informação sobre os filhos dele que do próprio Benje.
Apesar de alguma qualidade foi um eterno suplente, como é comum serem alguns guarda-redes, mas ninguém da década de 60 pode ser considerado marreta. É que naquela altura não se ganhavam rios de dinheiro como hoje e no entanto dava-se o litro em todos os jogos (ao ponto de sermos os melhores da Europa). Tenho ideia de que era o 2º guarda-redes, o Melo só apareceu depois (será???), mas com o Costa Pereira na baliza...
Voto vedeta.

BENFICA FC disse...

Se não me lembro dele, nem de razões que o lembrem, é Marreta.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Anónimo disse...

ióó..cumpadre Melga tamém posta aqui...
como se pode concluir se foi Marreta ou Vedeta ao serviço do SLB num jogador que fez tão poucos jogos??
E também nunca o vi jogar,ouvi foi os mais velhos a dizer,com convicção e entusiasmo , que se tratava de um G.R. dos melhores de SEMPRE em Portugal....
VEDETA ,pela carreira..

Anónimo disse...

Quem????

melga mike disse...

Pá... jogou pouco no SLB mas nos clube sonde passou mais tempo, FArense e Varzim, dizem que era alta vedeta...

Anónimo disse...

Os colegas eram muito bons e até se sagrou campeão mas será que isso é suficiente?

Um indivíduo que faz apenas 2 jogos não passa de marreta.

falsolento disse...

É pá, tenham juízo, o tipo fez dois jogos pelo Benfica e sofreu três golos. Pode ser muito bom rapaz (deu-me pena a história das garrafas de vinho, coitado...) e até muito bom guarda-redes mas nunca poderá ser uma Vedeta do Glorioso, na minha modesta opinião.

Como tal, MARRETA.

Anónimo disse...

Hummmmm... parece que o Benje vai a caminho da marretada. Ele até pode só ter feito 2 jogos e ter sofrido 3 golos num deles (num 11-3 nem me parece muito relevante), mas era bom guarda-redes e, contrariamente a outras "vedetas", tinha a categoria que esperamos sempre encontrar num jogador do Benfica. Mas admito que essa do melhor guarda-redes do mundo só mesmo vindo de um compadre.

Anónimo disse...

Deste não faço a mais pequena ideia.

Anónimo disse...

Teve algum azar por ter Costa Pereira à sua frente mas na minha opinião isso não explica a curtíssima carreira de encarnado.
Marreta.

Ninja disse...

Um jogador que passa pelo GLORIOSO e não joga só pode ser MARRETA.

Aqui julgo os jogadores pelo que fizeram no BENFICA, não me interessa os outros clubes.

Francisco Miguel Valada disse...

Nem vedeta nem marreta. Deveria haver uma categoria intercalar. Benje (é assim que surge no Almanaque do Glorioso) fez dois jogos (11-3 contra o Seixal e 2-1 contra o Guimarães), presumindo que foi suplente pelo menos num deles pois "só" sofreu três golos ao serviço do Benfica. Nem vedeta nem marreta. Discordo absolutamente das más opiniões sobre o Neno. E compará-lo ao Zack... Vai lá vai.

Francisco Miguel Valada disse...

Já agora, uma adivinha, o que têm os seguintes jogadores em comum, para além do facto de terem jogado, ou ainda jogarem, no Benfica? GUARDA-REDES Moreira (desde 2001), Fonseca 69-72 DEFESSAS Raul Machado 62-69 Ângelo 52-65 Humberto Coelho 68-75 77-84 Sergio Nunes 99-01 MÉDIOS Angreja 61-62 Tavares 94-95 Serafim 63-66 Caiado 5259 Nandinho 98-99 NELO 94-95 Petit 2002-, Miranda 88-89 Tiago 96-98 AVANÇADOS Néné 68-86 João Pinto 93-2000 Artur jorge 69-75 Julinho 42-51,52-53 Nuno Gomes 97-2000, 2002-. Daria um excelente plantel, com excepções. Desafio um Vedeta - Marreta para os que ainda não foram avaliados. O Petit não consta desta lista, mas poderia, não fosse um pequeno pormenor.

Francisco Miguel Valada disse...

CORRECÇÃO

Já agora, uma adivinha, o que têm os seguintes jogadores em comum, para além do facto de terem jogado, ou ainda jogarem, no Benfica? GUARDA-REDES Moreira (desde 2001), Fonseca 69-72 DEFESAS Raul Machado 62-69 Ângelo 52-65 Humberto Coelho 68-75 77-84 Sergio Nunes 99-01 MÉDIOS Angreja 61-62 Tavares 94-95 Serafim 63-66 Caiado 5259 Nandinho 98-99 Nelo 94-95, Miranda 88-89 Tiago 96-98 AVANÇADOS Néné 68-86 João Pinto 93-2000 Artur jorge 69-75 Julinho 42-51,52-53 Nuno Gomes 97-2000, 2002-. Daria um excelente plantel, com excepções. Desafio um Vedeta - Marreta para os que ainda não foram avaliados. O Petit não consta desta lista, mas poderia, não fosse um pequeno pormenor. PRONTO, ASSIM ESTÁ MELHOR.

T-Rex disse...

São todos nascidos na zona do Grande Porto, certo? ;)

Francisco Miguel Valada disse...

Não há como um blogger benfiquista profissional para arrumar com a minha adivinha dez minutos depois de eu a lançar. ;-) Brilhante! Distrito do Porto.

Pedro Neto disse...

Não sabia que há um homónimo meu, que já esteve no Benfica. Estamos sempre a aprender! :)

Anónimo disse...

VEDETA, sem dúvida.
Podia exagerar um pouco na defesa "para a fotografia", mas é sem dúvida um dos guarda-redes históricos do futebol português. Só uma pessoa sem o mínimo de conhecimento sobre a sua história pode sugerir que o Benje fosse um "marreta".
Fez poucos jogos pelo Benfica, é certo, mas só pode jogar um guarda-redes, e ter a concorrência de um Costa Pereira ou de um Zé Gato não é para todos.

Ou podemos pensar ao contrário, o Benje era vedeta q.b. para se julgar que pudesse render uma lenda como o Costa Pereira.

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 7 votos
Marreta - 4 votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Anónimo disse...

Não sei se sabem mas na altura o plantel do glorioso não era constituido por 22 ou 23 jogadores mas sim por perto de 40 pois o benfica na altura possuia recursos para adquirir qualquer jogador que fosse quer portugues quer das colonias para o seu plantel e se num plantel de perto de 40 onde tinha cerca de 5 guarda redes e onde na altura se jogava tb reservas se fez ainda que seja 2 ou 3 jogos é porque valor para tal o tinha.

Anónimo disse...

Sinceramente, como é possível considerarem um jogador que fez 2 jogos pelo clube em 3 épocas vedeta, por muito bom que fosse? Que critérios da treta, desculpem lá. Marreta porque isso não chega para mostrar nada.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker