quarta-feira, junho 22, 2011

Nº211 - Marchena

 
Nome Completo: Carlos Marchena López
Alcunha: ?
Nacionalidade: Espanhola
Local de Nascimento: Las Cabezas de San Juan/ Sevilha - Espanha
Data de Nascimento: 31 de Julho de 1979
Posição: Defesa-Central
Altura: 1,83m
Peso: 79Kg
.
.
Clubes:
2011/12 - Villarreal - ? Jogos / ? Golos
2010/11 - Villarreal - 28 Jogos / 1 Golo
2009/10 - Valência - 24 Jogos / 2 Golos
2008/09 - Valência - 26 Jogos / 1 Golo
2007/08 - Valência - 28 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Valência - 22 Jogos / 0 Golos
2005/06 - Valência - 25 Jogos / 0 Golos
2004/05 - Valência - 32 Jogos / 2 Golos
2003/04 - Valência - 31 Jogos / 2 Golos
2002/03 - Valência - 26 Jogos / 0 Golos
2001/02 - Valência - 16 Jogos / 1 Golo
2000/01 - S.L.Benfica - 20 Jogos / 2 Golos
1999/00 - Sevilha - 32 Jogos / 0 Golos
1998/99 - Sevilha - 18 Jogos / 1 Golo
1997/98 - Sevilha - 17 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Sevilha
.
.
Totais no S.L.Benfica: 23 Jogos / 2 Golos
(Campeonato 20/2 e Taça de Portugal 3/0)
.
.
Estreia: 19 de Agosto de 2000, nas Antas
(Porto 2 - S.L.Benfica 0) - Com Jupp Heynckes
.
Último jogo: 20 de Maio de 2001, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Salgueiros 1) - Com Toni
.
Primeiro golo: 15 de Outubro de 2000, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Belenenses 0) - Marcou o 1-0 aos 32' - Com José Mourinho
.
Último golo: 7 de Janeiro de 2001, em Vidal Pinheiro
(Salgueiros 1 - S.L.Benfica 2) - Marcou o 1-1 aos 60' - Com Toni
.
.
Selecção:  69 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: 21 de Agosto de 2002, no Estádio Ferenc Puskás, em Budapeste
(Hungria 1 - Espanha 1) - Com Iñaki Sáez
.
Último jogo: 7 de Junho de 2011, no Estádio Olímpico General José Antonio Anzoátegui - Puerto la Cruz / Anzoátegui - Venezuela
(Venezuela 0 - Espanha 3) - Com Vicente del Bosque
.
.
Primeiro golo: 8 de Junho de 2005, no Estádio Mestalla
(Espanha 1 - Bosnia-Herzegovina 1) - Marcou o 1-1 aos 90' - Com Luis Aragonés
.
Último golo: 22 de Agosto de 2007, no Estádio Toumba, em Salónica
(Grécia 2 - Espanha 3) - Marcou o 1-1 aos 37' - Com Luis Aragonés
.
.
Participações em Campeonatos do Mundo(2):
Alemanha 2006 - 1 Jogo / 0 Golos
África do Sul 2010 - 3 Jogos / 0 Golos
.

Participações em Campeonatos da Europa(2):
Euro 2004 / Portugal - 2 Jogos / 0 Golos
Euro 2008 / Áustria e Suiça - 5 Jogos / 0 Golos
.
.
Palmarés:
1 Campeonato do Mundo Sub-20 - Nigéria / 1999 (Selecção Espanhola)
1 Medalha de Prata Jogos Olímpicos Sydney / 2000 (Selecção Espanhola)
2 Ligas Espanholas - 2001/02 e 2003/04 (Valência)
1 Taça UEFA - 2003/04 (Valência)
1 Supertaça Europeia - 2003/04 (Valência)
1 Copa del Rey - 2007/08 (Valência)
1 Campeonato da Europa - Áustria e Suiça / 2008 (Selecção Espanhola)
1 Campeonato do Mundo - África do Sul/ 2010 (Selecção Espanhola)
.
 .
Curiosidades:
- Natural da Andaluzia, cedo demontrou qualidades para a prática do futebol, sendo cliente habitual das selecções jovens espanholas.
- Envergou por diversas vezes a camisola da Selecção Andaluza e conseguiu 69 internacionalizações A pela Espanha, sagrando-se Campeão da Europa e Campeão do Mundo.
- Chegou ao S.L.Benfica para assinar contrato a 6 de Junho de 2000. Custou 900 mil contos.
- Esteve uma época em Lisboa e no ano seguinte rumou a Valência. Num negócio avaliado em cerca de 1,2 milhões de contos, Zahovič faria o caminho inverso.
- Foi eleito para a equipa do Europeu de 2008, num lote de 23 elementos, onde figuravam também José Bosingwa e Pepe, internacionais por Portugal.
- Prestes a completar 32 anos, com uma carreira consolidada e recheada de troféus, avança agora para a 2ª temporada ao serviço do Submarino Amarelo de Vila-real.
.
 .
Veredicto: VEDETA!

21 comentários:

Dogus disse...

Vedeta!

JDF disse...

Nem uma coisa nem outra.

Anónimo disse...

Trocámos um jovem com muito potencial por Zahovic. Foi mau negócio.
Este Marchenna era craque.

Shinfo. disse...

Vedeta...

Krak disse...

Bom jogador que fez força para se meter a milhas...

Hattori Hanzo disse...

Vedeta. Pena só ter ficado um ano. Viu-se logo que era bom jogador, no meio de muitos marretas. Quis logo sair e acabámos por o meter no negócio do Zahovic.

O GLORIOSO disse...

Um regresso T-Rex com um nome digo dificil de classificar talvez mesmo dos mais dificies. Falta aqui uma classificação intermédia mas para ser coerente vou pelo MARRETA no Glorioso o que contradiz a sua carreira em que foi Vedeta.
Carlos Marchena é um espanhol que desde cedo aparece com rotulo de qualidade emergente a nova geração espanhola de craques brilhantes e que apenas produz o actual Barça e claro os Campeões da Europa e do Mundo. É formado no Sevilha e cedo é referência das camadas jovens "rojas". É central ou trinco e ambas com muita qualidade quer técnica, quer posicional, com bom jogo de cabeça, enfim um grande esteio de qualquer equipa. Cedo pega de estaca no Sevilha onde até era médio de marcação. Em 2000 com 20 anitos era das revelaçõs de La Liga com os grandes já de "olho".
O nosso Benfica estava nas ultimas do pesadelo negro Vale Azevediano. O defeso é traumático com a dispensa do Menino de Ouro e a venda do Nulo Gomes desculpem Nuno. Para acalmar Vale Tudo paga(?) 1 milhão por Pierre van Hooijdonk e 1,5 por Marchena antecipando-se ao Valencia.
Assim entra Marchena na Catedral com muita espectativa. Começa sem grande relevancia como toda a equipa fazendo dupla com Ronaldo (já viram o estroncio que lhe arranjaram como parceiro?) descomandado por Heynckes. Mas com a vinda de Special One cresce e mostra a sua grande categoria com grande jogos. A dupla agora é com Meira e por exemplo anula Acosta e JVP no famoso 3-0 na Luz. Depois com Toni na parte inicial ainda vai jogando com qualidade mas como todos afunda-se complectamente na equipa sem classe, garra, qualidade, enfim a do 6º lugar.
A verdade é que como sempre a maioria dos socios e adeptos vai na cantiga da imprensa que o classifica de barreta espanhol. É muto criticado e assim sem surpresa quer sair. Assim Vieira para apresentar Zahovic e sem dinheiro aproveita-o e troca realizada e 1,5 milhões a arder. Hoje todos poem as mãos na cabeça na altura tudo aplaudiu.
Obviamente revela-se o grande jogador que é sendo suporte muitos anos da equipa campeã com Benitez e ...Pablito Aimar. Presença habitual na Selecção desde então ganha titulos e prestigio com grande um defesa de grande classe.
Enfim teve no pior pesadelo de sempre do clube com 3 treinadores, com colegas como Rojas, Bossio, Escalona, Rui Baião, etc com um 6º lugar e foi na onda pouco mostrou por isso MARRETA o que é incrivel num grande jogador com uma grande carreira desde que saiu do pesadelo que era aquele Benfica. Uma pena isso sim pois poderia ser mais um Javi Garcia do nosso Glorioso.

P.S- Não marcou muitos golos aliás acho que foi só o da vitoria ao Belem na Luz ainda com Mourinho num pontapé de 1º depois de 1 livre aliviado pelo Marco Aurelio.

Constantino disse...

Sinceramente? Marretaço no SLB e vedeta no valencia. Quem viu jogar este tipo sabe que o negocio zahovic na altura foi muito bem esgalhado. Não mostrou 1 pingo de motivação no SLB, justificou mais o apelido de soneca do que o Geovanni.

Anónimo disse...

VEDETA, fez uma grande dupla com Meira e o seu melhor jogo foi provavelmente nos 3-0 contra o Sporting. Pena só ter ficado 1 ano.

Dâmaso disse...

Já dizia o filosofo grego, não existe água morna, ou esta fria ou quente. Logo este cromo tem que ser MARRETA! Só vale para critério, o que fez no Glorioso, e este fez muito pouco, podem dizer que foi d aépoca, da conjuntura, dos colegas, etc, mas fez pouco, embora com potencial reconhecido para ter sido uma vedeta. Conclusão: MARRETA.

Papabimbos disse...

Marreta!

Kiki disse...

Sendo o principal central da equipa no ano em que ficámos em 6º, tem que ser considerado marreta. Não interessa se depois foi campeão mundial ou europeu, no Benfica, foi um jogador mediano. Longe de ser vedeta, no entanto bem melhor que Sidneis, Jardeis e Léos Kanus...

Anónimo disse...

Que eu saiba, o Léo Kanú ainda não jogou pelo Benfica.

joão carlos disse...

Vedeta embora vedetinha mas quem considerou laranjeira ou Carlos pereira como vedeta tem de considerar Marchena vedeta já que sempre que jogou foi considerado dos melhores em campo mesmo tendo falhado no inicio muitos jogos já que esteve nos jogos olímpicos estranhamente por alturas de Março Abril Toni tira-o da equipa e foi precisamente nessa altura que a equipa ainda caiu a pique até então estava em quinto a seis pontos do primeiro acabou em sexto a mais de vinte pontos do primeiro com Marchena a titular 12V3E6D sem Marchena a titular a equipa fez 4V8E4D acho que é esclarecedor.
Constantino concordo contigo que não o conseguiram motivar, aliás ele percebeu o pântano onde veio parar e depois tinha a Espanha inteira atrás dele, agora dizer que foi um bom negocio deitar 1.3 milhões de contos para o lixo por um jogador conflituoso, corrido de vários clubes, e que só tinha duas velocidades parado e paradinho é de facto uma anedota.

Pedro disse...

Vedeta
Naquela época e com aquela equipa era difícil fazer melhor. Estava em início de carreira e era um jogador promissor, pena ter tido como colegas de equipa alguns dos nomes já aqui citados, dos quais se destacava por mostrar alguma qualidade.
Na altura fiquei feliz com a troca pelo Zahovic. Hoje não tenho a mesma opinião.

Ze da Luz disse...

Podeia ter feito melhor? Sim. Podia ter ficado mais tempo? Sim.
Agora marreta não foi de certeza.

Anónimo disse...

VEDETA

Rui disse...

Vedeta

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 11 votos
Marreta - 5 votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Manniche disse...

É inegável que tinha qualidade, mas infelizmente a sua atitude deixou muito a desejar. Nitidamente andava com a cabeça noutros sítios...

Mas para mim é vedeta, apesar de tudo. Acabou por ser dos melhorzitos naquela temporada absolutamente horrível...

sloml disse...

Direi vedeta, mas muito pequenina.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker