quinta-feira, junho 18, 2009

14º Treinador "Vedeta ou Marreta" - Josef 'Jupp' Heynckes

Nome Completo: Josep Heynckes
Alcunha: Jupp Heynckes / Jupp 'Osram' Heynckes
Nacionalidade: Alemã
Local de Nascimento: Mönchengladbach / Alemanha
Data de Nascimento: 9 de Maio de 1945
Posição: Treinador
Altura: 1,81m
Peso: 77Kg
.Clubes:
2009/10 - Bayer Leverkusen
2008/09 - Bayern Munique
2007/08 - Sem Clube
2006/07 - Bor. Mönchengladbach
2004/05 -> 2004/05 - Sem Clube
2003/04 - Schalke 04
2001/02 -> 2002/03 - At. Bilbao
2000/01 - S.L.Benfica (Da 1ª à 4ª Jornada)
1999/00 - S.L.Benfica (Da 1ª à 34ª Jornada)
1998/99 - Sem Clube
1997/98 - Real Madrid
1995/96 -> 1996/97 - CD Tenerife
1994/95 - Eintracht Frankfurt
1992/93 -> 1993/94 - At. Bilbao
1987/88 -> 1991/92 - Bayern Munique
1979/80 -> 1986/87 - Bor. Mönchengladbach
.Totais no S.L.Benfica: 48 Jogos
(27 Vitórias, 8 Empates e 13 Derrotas)
.Estreia: 22 de Agosto de 1999, em Vila do Conde
(Rio Ave 1 - S.L.Benfica 1)
.
Último jogo: 18 de Setembro de 2000, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Est. Amadora 1)
.Competições Europeias: 7 Jogos
(2 Vitórias, 1 Empate e 4 Derrotas)
.Estreia: 16 de Setembro de 1999, na Luz
(S.L.Benfica 0 - D. Bucareste 1)
.Último jogo: 14 de Setembro de 2000, em Halmstad
(Halmstad 2 - S.L.Benfica 1)
.Palmarés:
2 Campeonatos da Alemanha - 1988/89 e 1989/90 (Bayern Munique)
1 Liga dos Campeões - 1997/98 (Real Madrid)
.Curiosidades:
- Heynckes foi um avançado de excelentes recursos. Jogou no Borussia Mönchengladbach de 1965/66 a 1966/67 e de 1970/71 a 1977/78. Representou também o Hannover 96 (onde passaram Robert Enke e Abel Xavier) de 1967/68 a 1969/70. Na Bundesliga disputou um total de 369 partidas e apontou 220 golos, sendo apenas superado por Gerd Müller (365 golos) e por Klaus Fischer (268 golos).
- No Borussia Mönchengladbach foi campeão em 1970/71, 1974/75, 1975/76 e 1976/77. Ganhou a Taça da Alemanha em 1972/73.
- Representou a Selecção Alemã em 39 ocasiões, averbando 14 golos. Pela Mannschaft sagrou-se Campeão Europeu em 1972 e Campeão Mundial em 1974. Estreou-se no dia 22/02/1967 em Karlsruhe (Vitória sobre Marrocos por 5-1 - Marcou 1 golo) e realizou a última partida no dia 17/11/1976 em Hannover (Vitória sobre a Checoslováquia por 2-0).
- Iniciou-se como treinador na Alemanha, passou por Espanha (At. Bilbao, CD Tenerife e Real Madrid) e chegou a Portugal para orientar o S.L.Benfica no início da temporada 1999/00.
- Sem sucesso na Luz - a "tragédia de Vigo" é mesmo um dos episódios mais vergonhosos da história do clube, regressou Espanha para mais 2 temporadas no País Basco. Em 2003/04 voltou à Alemanha.
- Depois de orientar o Schalke 04 esteve inactivo durante 2 temporadas. Voltaria então ao "seu" Bor. Mönchengladbach em 2006/07 mas no ano seguinte esteve de novo inactivo.
- Na temporada transacta assumiu o comando técnico do Bayern Munique no decorrer do campeonato, em substituição do seu compatriota Jürgen (Kata)Klinsmann. Na próxima época será treinador do Bayer Leverkusen.
.
Veredicto: MARRETA!

34 comentários:

TonyPesegueiro disse...

MARRETÃO!
Lembro-me dum jogo da taça Uefa em que a perder a eliminatória tira o poborsky pra meter o sérgio nunes. Sem contar com a participação que teve na dispensa do João Pinto...

Renato Rodrigues disse...

MARRETA!

Um homem que acha que é boa ideia dispensar o João Pinto devia ser... Qualquer coisa acabada em 'ado' a sangue frio, pela selecção de râguebi da Nova Zelândia! Empalado por exemplo (tavam a pensar em quê? :)

E nem se fale de UEFA, porque... foi este não foi? Daquele jogo?

JNF disse...

MARRETA, claramente.

Nunca percebeu o futebol português. O caso do João Pinto... enfim, merecia nunca mais treinar ninguém.

TonyPesegueiro disse...

pois é... já nem me lembrava da tragédia de vigo... é SUPER HIPER MEGA MARRETA!!!

O GLORIOSO disse...

Bem neste tempo de eleições, de treinadores (já agora não sou fã, não gosto minimamente da figura mas a partir de ontem o JJ será para mim o melhor treinador do mundo) vem este especime Alemã o mui famoso Jupp Heynckes o tal que era campeão da europa, era campeão Alemão enfim retulado de tudo e mais alguma coisa que tão bem MARRETA fez no nosso pobre campeonato.
Eram tempos como sabem de Vale Tudo e o furacão que isso representou no clube que quase acabou. Depois de Souness que despediu mentido-lhe nos olhos (palavras do proprio), vai buscar este famoso alemão figura como jogador Mönchengladbach e também como treinador campeão no Bayern e em Espanha Campeão Europeu no Real Madrid em 98. Como se vê os creditos eram muitos e a esperança fundada.
Começa com um estilo tipico Alemão e arrogante com o "João Pinto tem de marcar 15 golos", vai buscar o Bossio para a baliza (com Enke como suplente) sendo o bendito passaporte a dar a baliza ao seu compatriota. Estreia-se atendendo ás circunstacias bem com um empate no Rio Ave a jogar com 9. Depois tem vitorias seguidas que dão a liderança mesmo com exibições pessimas mas a epoca muda numa semana a final de Novembro de 99. Vai á Antas e como é habito perdemos (aqui nem foi preciso nenhum Antonio Costa ou Proença levamos baile do Jardel) e depois esse dia negro em Vigo na 5ª feira seguinte onde diz que "tinhamos las pilas carregadas" fara se não tivessem.
A partir daí a relação com todos adeptos, jogadores e até direcção fica negra. Recebendo em Janeiro o Sabry e o grego Machairidis (um dos piores jogadores que vestiu o manto sagrado, nem esforço fazia) por inepcia do Engº Santos nos corruptos mantem-ne até Abril na luta do titulo mas derrotas na Amadora (3-0 contra....Jesus), em Braga e na Luz com os pasteis amigos dos corruptos com a assinatura de Bossio (a lesão nessa fase do Enke acabou com as poucas esperanças) deita tudo a perder e o 3º lugar fica como lugar reservado.
Mas o melhor vem no fim da epoca com a lista das dispensas. Pois é numa lista em que estava o Nuno Santos, o Sousa e o Luis Carlos tambem aparecia o "menino d´ouro". Foi a machadada final (já disse aqui o que penso do sr. João Pinto mas ser dispensado a custo 0...não há palavras) e claro a partir daí era contar os dias que aguentava. Foram mais 2 mesitos e mesmo na vitoria milagrosa com o Estrela na Luz não o salvou.
Foi mais 1 que passou nos anos negros ainda mais associado ao Vale que pouco fez por perceber o ambiente, o campeonato as equipas portuguesas a cultura do clube depois essa lista de dispensas. Enfim um MARRETA mesmo com as credencias que tinha. Pena, Pena foi o seu sucessor ter estado pouco tempo no clube (onde teriamos chegado), mas isso é outra história.

P.S- Tem graça quer aquele jogo nas Antas foi o unico que perdeu com os grandes (tirando a taça), chegando a ganhar na Luz aos Corruptos num golo a meias do Sabry e João Pinto e a tal vitoria no WC em festa onde iriam humilhar o maior clube do Mundo. Acabou por ser a vitoria da epoca pela semana que passamos e tendo os "seus meninos" que ele tanto gostava a jogar: o Rojas, o Sergio Nunes, o Andrade, o Kandaurov de facto como uma equipa destas era possivel ser campeão?

IM disse...

Este tipo tinha sido Campeão Europeu pelo Real Madrid, é certo, mas nessa época os madrilenos acabaram em 7º ou 8º na Liga.

Por isso, por ter posto o meu Atlético de Bilbao a jogar uma miséria e por meter o Ronaldo a defesa-essquerdo (para não dizer "a titular") merece é levar com uma marreta na cabeça.

Já agora, é o novo treinador do Bayer Leverkusen. Pensei que se teria reformado.

Ruben Alves disse...

Sim Renato Rodrigues, foi ele foi! Grande treinador da historia de certo clube da Galiza. Aliás ultimamente li que o Karpin, o Mostovoi e o McCarthy consideram-no o treinador mais influente das suas carreiras. =|

Marreta... o que é que mais podia ser!

O Micróbio II disse...

Verdadeiro marreta!

Glorioso11385 disse...

MARRETA, claro!

Anónimo disse...

Já disseram praticamente tudo. Um palmarés invejável, reputação fantástica, mas 0 de conhecimento do nosso campeonato, 0 de construir 2!!! plantéis em condições, os 7 em Vigo, a dispensa do João Pinto... é de mais. Um dos maiores marretas que já passou pelo banco do Benfica.

Anónimo disse...

Obviamente que é marreta. Foi culpado, mas também vítima. O plantel era muito fraco, principalmente lá atrás, uma defesa com Rojas, Ronaldo, Madeira e Bruno Basto nunca poderia ser campeã. Mesmo assim ainda lutou até Abril pelo título
E depois a dispensa de João Pinto a custo zero - eu até concordaria com uma venda, mas dispensa nunca.
Apesar de alguns marretas que trouxe - Bossio, Rojas, Escalona, Okunouwo, Dudic, o grego... também levou para a Luz bons jogadores como Meira, Van Hooijdonk, João Tomás e Marchena.
Para não falar de Vigo... um marretaço este treinador, com grande crédito mas que falhou totalmente na Luz, mas tb com aquela direcção era díficil ganhar alguma coisa.

Miguel disse...

MARRETÃO!!

zé da luz disse...

O homem que trouxe Tote o tal que tinha 'goles en las botas'. O homem que dispensou JVP a mando de Vale Azevedo. O homem que levou 7 em Vigo. Dizer mais o que?

Marreta.

Bakero disse...

É preciso dizer que apanhou o pior presidente da História do Benfica e (provavelmente) o pior plantel que o nosso clube alguma vez teve.

E dadas essas circunstâncias, tirando Vigo, a passagem dele não foi completamente desastrosa (foi apenas medíocre).

De qualquer maneira, Vigo e a dispensa do João Pinto retiram quaisquer dúvidas que tivesse entre colocá-lo nos marretas, ou num patamar intermédio entre marretas e vedetas (vedeta é que ele nunca poderia ser, claro).

Voto marreta.

José Leite disse...

Não ponho um dedo por ele

Constantino disse...

Foi o homem de vigo, do bossio, do joao pinto, do tote, das pilas etc etc etc, mas o que mais me leva a considera-lo marreta foi o facto de ter sido o unico treinador no mundo que viu um potencial bom marcador de livres no paulo madeira. A partir desse momento deixei de ter respeito por ele.

Anónimo disse...

Ainda hoje vivo traumatizado pelo que ele fez ao Benfica. Mais marreta é difícil (só o Artur Jorge).
Abraço,
Zé Amaral

Red-Falcon disse...

Logicamente... "Marreta"

Anónimo disse...

Um treinador que perde 7-0 em Vigo teria que ter ganhado muitos títulos para escapar ao rótulo de "Marreta". Como tal não sucedeu está encontrado o rótulo!

Tiago

Anónimo disse...

Marreta!! ficou ligado à maior humilhação do nosso clube na taça uefa!

Unknown disse...

Vigo + dispensa do menino de oiro = MARRETA

Marreta disse...

Foda-se Marreta sou eu! Este é hiper-Marreta!

Saudações do Marreta.

JDF disse...

Marreta!

Pedro disse...

No início da época 2000/2001, quando lhe perguntaram qual o objectivo do Benfica, respondeu que o Benfica era uma equipa em construção. Nessa altura caíu-lhe em cima o carmo e a trindade por não ter dito que o Benfica ía ser campeão. O que é facto é que o Benfica teima em não ter um projecto sólido, que vá crescendo com o passar do tempo e de facto teima em não se construir.
Jupp Heynckes teve os piores planteis de que ha memoria no Benfica. Os resultados foram o que se sabe...

Marreta

Helio C. disse...

Pena nao haver espaço na votaçao para "so ABATIDO"
O pior dos MARRETAS.

Rui Magalhães disse...

Marretão...

antonioarcorreia disse...

MARRETA

Já falaram de Vigo, JVP.. falemos agora do substituito de Saint Michel

O homem que trouxe Bossio, o pior guarda-redes da historia do Benfica e o colocou frente ao Bayern Munchen, jogo de despedida de Michel Preud'Homme... Logo nesse jogo deu um perú de todo o tamanho... eu estava lá e só pensei: Volta Michel!!!

Tivemos sorte que houve um problema no certificado do Bossio... e ele teve de lançar o Enke... ou ainda tinha sido pior este longo pesadelo...

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 0 votos
Marreta - TODOS os votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Anónimo disse...

Embora já não conte, não gostaria de deixar passar esta oportunidade para mandar um grande MARRETA a este grande marreta. Do pior que tivemos, se exceptuarmos talvez o poeta Artur. Somos mesmo grandes para termos aguentado isto tudo sem ir parar à 2ª divisão.
Jorge.

Zé Maria (ou não) disse...

É incrível como conseguiu manter-nos tanto tempo na luta pelo título tendo à disposição uma das equipas mais fracas de que há memória. Só de não ter descido de divisão com uma defesa com Ronaldo, Paulo Madeira, Rojas e Okwnowo, merecia ser, no máximo, um pequeno marreta.
Só que as enrabadelas com o Halmstad e especialmente com os galegos e a dispensa do João Pinto são imperdoáveis.

Em termos de treinadores, este foi o maior MARRETAÇO que tivémos na segunda metade dos anos 90. Pior que 3 Manuéis Josés juntos...

Anónimo disse...

Marrata autêntico como o Manuel "eu sou o maior" José, o rei Artur ou Graeme "big balls" Souness.
Basta olhar para o banco para ver a razão do insucesso deste marreta.
Prefere o Bossio que o Moreira.
Prefere o Machairidis que o Maniche.
Prefere o Cadete que o Nuno Gomes.

Alexandre disse...

Marreta.Este nazi fez-me passar por uma das maiores humilhações quando levamos 7 em Vigo.Foi ainda o responsável pelas vindas de marretas como Bossio,Rojas,Tote,Machairidis,Okunowo,Uribe,Chano,Dudic,Sergio Nunes ou Nuno Santos.A dispensa de J.V.P.é mais outro episódio que retrata bem o que este asno percebia de futebol.

Hydao disse...

Pois é, o senhor Heynckes acabou de se sagrar campeão europeu de clubes pela 2ª vez.

Não acho que ele tenha sido marreta no Benfica. Com jogadores daqueles era impossível fazer melhor.

Artigos antigos/interessantes:

http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=49031

http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=18114

http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=13030

Anónimo disse...

Ao ler estes posts de Record e outros, e sabendo do Benfica que era na altura, ter ficado em 3º foi um autentico milagre.

"Não acho que ele tenha sido marreta no Benfica. Com jogadores daqueles era impossível fazer melhor." Bem o dizes.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker