Nome Completo: Carlos Eduardo de Deus Pereira
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Lisboa / Portugal
Data de Nascimento: 25 de Dezembro de 1962
Posição: Defesa-Direito
Altura: 1,76m
Peso: 73Kg
.Clubes:
1990/91 - Olhanense - ? Jogos / ? Golos
1989/90 - Farense - ? Jogos / ? Golos
1988/89 - Farense - 20 Jogos / 0 Golos
1987/88 - S.L.Benfica - 20 Jogos / 0 Golos
1986/87 - Farense - 24 Jogos / 1 Golo
1985/86 - S.L.Benfica - 0 Jogos / 0 Golos
1984/85 - S.L.Benfica - 0 Jogos / 0 Golos
1983/84 - S.L.Benfica - 0 Jogos / 0 Golos
1982/83 - S.L.Benfica - 5 Jogos / 0 Golos
1981/82 - S.L.Benfica - 1 Jogo / 0 Golos
"Formação"
1980/81 - S.L.Benfica (Juniores)
1979/80 - S.L.Benfica (Juniores)
1978/79 - S.L.Benfica (Juvenis)
1977/78 - Sporting (Juvenis)
1976/77 - Sporting (Iniciados)
.Totais no S.L.Benfica: 34 Jogos / 0 Golos
(Campeonato 26/0, Taça de Portugal 3/0, Supertaça Cândido de Oliveira 3/0 e Eurotaças 2/0)
.Estreia: 8 de Novembro de 1981, no Restelo
(Belenenses 1 - S.L.Benfica 4) - Com Lajos Baroti
.
Último jogo: 1 de Junho de 1988, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Varzim 2) - Com Toni
.Competições Europeias: 2 Jogos / 0 Golos
.Estreia: 23 de Outubro de 1985, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Sampdoria 0) - Com John Mortimore
.Último jogo: 16 de Setembro de 1987, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Partizani Tirana 0) - Com Ebbe Skovdahl
.Palmarés:
1 Campeonato Nacional - 1982/83 (S.L.Benfica)
1 Taça de Portugal - 1982/83 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Europeu - 1987/88 (S.L.Benfica)
Finalista Vencido da Taça de Portugal - 1989/90 (Farense)
.Curiosidades:
- Jogador a quem muitos perspectivavam uma carreira de grande sucesso, registou diversas internacionalizações nos escalões de Juvenil, Júnior e Esperança.
- Estudou na Escola Secundária de Gil Vicente e formou-se em Direito.
- Como empresário, tornou-se também conhecido pelo Restaurante Papa 24, em Faro.
- Foi presidente do Farense de 2002 a 2003.
- De 2005 a 2008 desempenhou as funções de Vice-Presidente da Direcção da Associação de Futebol do Algarve.
- Em 2009 foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Farense, pela lista de António Barão.
.
32 comentários:
Bem sendo o 1º e ainda para mais já tranquilo depois de mais um passo importante para mais um titulo vamos a 1 nome dos anos 80 sem grande relevância é verdade, mediano mas que ganhou titulos e taças por fazer parte de grandes planteis o Carlos Pereira sejamos justos um MARRETA.
Vem muito novinho para o clube e creio que joga nas camadas jovens. Era defesa principalmente na direita (apesar de dar também uma perninha na esquerda ou a medio) certinho, defendia bem, subia regularmente a até a cruzar não destoava. Hoje era um regalo de grande lateral naquele tempo com Veloso e Pietra pouco podia fazer.
Sobe ao plantel em 81 claro para suplente do Veloso e Pietra e pouco ou nada joga situação que se mantem nos anos seguintes com Erikson, com Csernai e Mortimore. De facto tendo 2 "monstros" miticos á sua frente e ainda com o Álvaro na esquerda dificilmente poderia fazer mais a curiosamente é no meio campo que joga uns joguitos. Pelo meio é emprestado ao Farense onde faz uma epoca fantástica sendo mesmo considerado uma dos melhores do campeonato.
No ano seguinte regressa (1987) mais uma vez para suplente de Veloso numa equipa que é apenas vice-campeã Europeia. Mas a meio dessa epoca numa lesão um pouco grave do Veloso tem finalmente a sua grande oportunidade. Joga bons jogos formando com Dito, Mozer e Álvaro uma defesa forte. Por exemplo na Luz com os corruptos faz uma execelente exibiçao anulando tudo pelo seu corredor ainda mais tendo Chiquinho á sua frente que pouco defendia. No entanto e apesar de até pôr Veloso no banco uns jogos volta ao seu normal do banco ou bancada. Foi esse o seu grande momento no Glorioso e no fima dessa epoca sai definitivamente para Faro onde fica grande figura chegando inclusivé á final da taça então na 2ª divisão.
Como disse um jogador que hoje seria se calhar titular de caras (o Maxi é bom mas o Carlos Pereira nos seus bons tempos seria titular) que teve o azar de apanhar com Imortais nas laterais que lhe retiraram a possibilidade de afirmação mas com um palmarés de respeito como Campeão, vencedor de taças e Vice-Campeão Europeu o que não é para todos. Mesmo assim MARRETA.
P.S- Não me lembro de nenhum golo mas possivelmente marcou alguns. Em Faro teve as suas grande epocas e lembro-me que o Pacheco detestava-o pois dava-lhe cabo do juizo se calhar por o conhecer bem como marca-lo. Sei que continua um Benfiquista.
P.S 2- Obrigado por todas as referências aos meus comentários no Post anterior.
Desta vez tenho que discordar do GLORIOSO, cujas sábias e deliciosas palavras mereciam mais o nóbel que o Saramago, mas se outros como o Zhaovic e etecetras, que representaram os nossos rivais, melhor do que o nosso clube foram considerados vedetas, então este também tem que ser. Senão vejamos, esteve várias épocas, não me lembro quantas, ao serviço do Benfica,éstá bem que foi sempre uma segunda escolha, mas estava lá quando era preciso e quem me dera ter sempre alguns suplentes no plantel, sem vir para a imprensa reclamar e sempre à espera de uma oportunidade. Por isso voto VEDETA(inha).
Concordo com o António porque o Enorme Benfica também se fez um Campeão com elementos pouco vistosos mas sempre prontos para a luta. Por outro lado também concordo com O Glorioso e apesarm de Erickson lhe vaticinar uma grande carreira acabou por não o confirmar. Por mim fica marreta.
vedeta
gdx
por mim MARRETA, concordo com o que foi dito pelo antónio, mas temos que ser um pouco mais exigentes, acho eu.
Marreta, pelo que foi dito...
Marreta. Prometeu muito, chegou a fazer bons jogos, mas acabou por não conseguir afirmar-se na primeira equipa do Benfica. Não creio que mesmo hoje fosse titular. No tempo do Dudic ou do Marinho, por exemplo, sim! Hoje, não. O Maxi Pereira e o Ruben Amorim são melhores.
Ora aqui está um blogue que desconhecia mas que transborda de Benfiquismo por todos os lados.
Parabéns e continuação de bom trabalho.
Saudações Gloriosas e vai de seguida para os link's do nosso blogue.
http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/
nem sei bem quem é. marreta.
Não conhecia este nome, e pelo que li, talvez uma vedeta muito pequenina...
Vedeta! Não teve foi muitas oportunidades para brilhar, mas defendeu-nos sempre com muito brio. Mereceu vestir o manto!
vedeta
Vedeta
Acho sempre injusto que se considere marreta alguém que foi sempre um profissional dedicado, mesmo que sem grande brilho, como o Carlos Pereira. Das pequeninas, mas VEDETA.
Marreta. Elevar os padroezinhos de exigência, isto é o Benfica, não o Farense.
Muito bom, talvez dos melhores laterais do futebol português. Talvez na sombra de Pietra mas sem dúvida melhor que Veloso e muito melhor que Álvaro. Nas épocas em que foi titular o Benfica fez sempre épocas brilhantes. VEDETA sem dúvida!
Falar de um jogador passado 3 décadas é sem dúvida um tiro no escuro. As opiniões são sem dúvida falaciosas, pois não têm a capacidade e a competência para analisar jogadores de futebol.
Factos:
-Dezenas de jogos pela selecção portuguesa.
-Carreira estável e jogador de performance fiável.
-Jogador do Benfica quando a sua glória ofuscava a glória do Benfica de hoje.
Meus amigos, não falem do que não sabem.
Jogadores assim são vedetas.
Disse!!!
Apesar de lembrar-me pouco dele custa-me considerá-lo marreta. Era de facto um suplente de bom nível e so há grandes equipas com bons elementos no banco, como se viu ainda ontem. Eu voto VEDETA.
É com satisfação que vejo a inversão desta tendência, para vedeta, como já anteriormente votei. Apenas quero salientar, que un dos trunfos dos Corruptos, ao longo de duas décadas, foi, para além da "fruta" e do "café com leite", terem sabido gerir e bem as expectavivas dos jogadores ditos suplentes. É com base nessa ideía que eu considerei o Carpos Pereira vedeta, segunda escolha mas sempre disponível e motivado, como outros que tivemos naquela época. Já não fui a tempo, pois só há pouco tempo "achei" este blog, mas na minha opinião "Argel Zhaovic e Futre nunca seriam vedetas do GLORIOSO.
O Carlos Pereira foi crack. Benfica de peito cheio era um orgulho vê-lo jogar. Vedeta pois.
Vedeta
Vedeta
VEDETA!!
O ilustre Carlos Pereira tem um curriculum invejável: Atleta, Futebolista de 1ª categoria, Presidente da SAD do Farense, Empresário, Professor Universitário, Advogado do Olhanense e de inúmeras empresas conceituadas, Mestre em Direito Desportivo, etc.
Se isto não é ser VEDETA, então somos todos uns MARRETAS!
Vedeta!!!
Ainda não houve um lateral direito ao nível do Carlos Pereira neste milénio... será preciso mais argumentos?
Um jogador rápido que seria mais valorizado nos dias de hoje por ter um estilo de jogo que mais se adaptava ao estilo de jogo actual mais rápido, mais táctico mais inteligente e mais técnico... teve azar de jogar numa altura dava-se mais cacetada do que se jogava à bola.
À frente do seu tempo sem dúvida...
Vedeta!!!!!
P.S. ganha pontos por nunca ter usado um bigode ridiculo como o do Veloso. Bigodaça dá logo direito a marreta:)
Vedeta ou Marreta? Caramba! Este pessoal não perdoa! Já está esta malta toda tranquila com suas barrigas desportivas, sentados num sofá vivendo a fase dos "Tinhas" e toma lá com um Carimbo Marreta, que é para não te esqueceres que eu não me esqueci daquela "porrada" que levei já em periodo de descontos junto à bandeirola de canto. Carlos Pereira daquilo que me recordo e do que vou vendo na RTP Memória foi um jogador fino dentro e fora de campo, sempre disponível mesmo quando a injustiça seria grande! Para mim voto em VEDETA, até porque nunca fui grande fã de Veloso e o seu estilo empurra de bigode pela linha. Carlos aliava a velocidade a uma técnica bastante requintada e foi pena não ter sido no Benfica, mais vezes a primeira opção, o que teria sido de todo justo.
O homem foi vedeta porra! alguma dúvida.
Vedeta
Conheço bem este jogador, como outros da sua geração.Grande lateral, rápido, boa técnica, foi capitão das equipas jovens do clube e creio ter sido o capitão mais jovem da equipa principal sénior na história do n/clube.Alguém me pode confirmar este dado ?foi internacional em todas as categorias incluindo esperanças. Jogador c/personalidade forte nunca se idenfificou com o denominado grupo do Barreiro( liderava o balneário na altura) e isso condicionou a sua ascensão no futebol Benfiquista.Soube agora que é advogado, professor universitário, empresário, o que só engrandece o n/clube que indepentemente da vertente desportiva, também na sua formação prepara os jogadores para outras actividades profissinais.
Que é preciso mais para o classificar de VEDETA ?
marco r, ainda vivemos numa democracia e este blogue dedicou-se às opiniões diferentes, todas legítimas se forem bem explicadas.
se o senhor acha que ter uma opinião diferente da sua é "falar de coisas das quais não sabemos nada", então está no sítio errado.
Não sei se ainda vou a tempo, mas voto VEDETA, sem sombra de dúvida.
Os meus votos neste blogue não têm apenas em conta os minutos jogados, também tenho em consideração aquilo que os jogadores deram ao grupo. E este senhor deu muito.
O Carlos é vedeta pá! Qual é a dúvida? Lateral muito à frente no seu tempo... Só consigo ver o Miguel correr mais do que o Carlos Pereira! Ainda para mais é um senhor. É um homem culto que não se ficou pelo seu histórico enquanto atleta e marca hoje um timbre muito nobre na advocacia portuguesa. Tenho a honra de já o ter conhecido pessoalmente. Abraço
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 20 votos
Marreta - 7 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Gloriosos cumprimentos,
Conheci pessoalmente o Carlos numas férias de verão, talvez em 1980, numa deliciosa terrinha chamada Santo Varão. Aí partilhamos 1 ou 2 semanas de férias! Nunca mais voltamos a ter contacto (não havia telemóveis nem facebooks ;) ) mas como o Carlos já jogava nas camadas jovens do Glorioso fiquei a acompanhar a carreira com atenção!
Obviamente a minha opinião é enviesada fruto do relacionamento pessoal, mas sempre achei que em determinados momentos da época, nas baixas de forma do Veloso, deveria ter jogado mais!
Na altura faziam-se muito menos jogos que agora. 30 para o campeonato, mais 5/6 para a taça e outros tantos para a Europa e para a selecção.
Voto Vedeta (eu sei que já não conta) nem que não seja pelo exemplar percurso após a carreira de futebolista!
E Pluribus Unum
Enviar um comentário