segunda-feira, março 08, 2010

Nº177 - César

Nome Completo: César Martins de Oliveira
Alcunha: ?
Nacionalidade: Brasileira
Local de Nascimento: São João da Barra - Rio de Janeiro / Brasil
Data de Nascimento: 13 de Abril de 1956
Posição: Ponta-de-Lança
Altura: 1,73m
Peso: 72Kg
.
Clubes:
1987 - Pelotas - ? Jogos / ? Golos
1986 - São Bento - ? Jogos / ? Golos
1985 - Palmeiras - ? Jogos / ? Golos
1984 - Grêmio - 3 Jogos / 1 Golo
1983 - Grêmio - 10 Jogos / 2 Golos
1982/83 - S.L.Benfica - 3 Jogos / 0 Golos
1981/82 - S.L.Benfica - 11 Jogos / 1 Golo
1980/81 - S.L.Benfica - 28 Jogos / 11 Golos
1979/80 - S.L.Benfica - 12 Jogos / 8 Golos
1979 - América RJ - 16 Jogos / 13 Golos
1978 - América RJ - 24 Jogos / 4 Golos
1977 - América RJ - 19 Jogos / 4 Golos
1976 - América RJ - 10 Jogos / 1 Golo
"Formação"
Fluminense de S. João da Barra e Americano de Campos
.
Totais no S.L.Benfica: 87 Jogos / 24 Golos
(Campeonato 54/20, Taça de Portugal 14/1, Supertaça Cândido de Oliveira 3/1 e Eurotaças 16/2)
.
Estreia: 30 de Dezembro de 1979, em Portimão
(Portimonense 0 - S.L.Benfica 2) - Com Mário Wilson
.
Último jogo: 23 de Janeiro de 1983, em Paços de Ferreira
(Paços de Ferreira 1 - S.L.Benfica 5) - Com Sven-Göran Eriksson
.
Primeiro golo: 5 de Janeiro de 1980, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Marítimo 0) - Marcou o 1-0 aos 12'
.
Último golo: 8 de Novembro de 1981, no Restelo
(S.L.Benfica 4 - Belenenses 1) - Marcou o 0-1 aos 20'
.
Competições Europeias: 16 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: 20 de Agosto de 1980, em Esmirna
(Altay Esmirna 0 - S.L.Benfica 0) - Com Lajos Baroti
.
Último jogo: 8 de Dezembro de 1982, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Zurique 0) - Com Sven-Göran Eriksson
.
Primeiro golo: 3 de Setembro de 1980, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Altay Esmirna 0) - Marcou o 4-0 aos 70'
.
Último golo: 1 de Outubro de 1980, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Dinamo Zagreb 0) - Marcou o 2-0 aos 56'
.
Palmarés:
Melhor Marcador Campeonato Brasileiro - 1979 (América RJ)
2 Campeonatos Nacionais - 1980/81 e 1982/83 (S.L.Benfica)
3 Taças de Portugal - 1979/80, 1980/81 e 1982/83 (S.L.Benfica)
1 SuperTaça Cândido de Oliveira - 1980/81 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Taça UEFA - 1982/83 (S.L.Benfica)
1 Copa Libertadores - 1983 (Grêmio)
1 Taça Intercontinental - 1983 (Grêmio)
.
Curiosidades:
- Depois de Cirillo Miramon (14 de Novembro de 1909) e de Jorge Gomes (11 de Agosto de 1979), César foi o 3º jogador estrangeiro de sempre a representar o Sport Lisboa e Benfica.
- Jogador de baixa estatura mas de excelente sentido posicional e bom jogo de cabeça, teve o seu grande momento de águia ao peito no dia 7 de Junho de 1980. Segundo o próprio, o golo que marcou ao FC Porto (o tal golo apelidado de "Golo da curva da banana") acabou por salvar a época e a sua própria carreira na Luz.
- Nas 3 temporadas e meia em que permaneceu em Portugal arrecadou 6 troféus. Regressou ao Brasil e continuou uma carreira muito digna que terá dado por concluida em 1987.
- No dia 5 de Abril de 1995 passou o dia a tratar de assuntos em Belém do Pará. À noite, no Estádio Olímpico Monumental, jogo dos tricolores. Tinha corrido a notícia de que César tinha morrido 2 dias antes. Mil e quinhentos adeptos gritaram em coro seu nome, enchendo de comoção o minuto de silêncio feito em sua homenagem. Apenas na manhã seguinte se desfez o equívoco: O falecido César chamava-se na realidade João Chedid, tinha 43 anos e supostamente havia jogado nos escalões de formação do Grêmio. Por ter feições semelhantes às do avançado, recebeu o nome do herói gremista como alcunha.
- No dia 14 de Setembro de 2009 a sua marca ficou eternizada no cimento da Calçada da Fama Gremista - Memorial Hermínio Bittencourt. César Martins de Oliveira, o herói da Copa Libertadores 1983 conquistada pelos tricolores de Porto Alegre.
.

Veredicto: VEDETA!

19 comentários:

Dogus disse...

Acho que este decidiu uma vez uma Taça de Portugal contra os tripeiros... Só por isso quase que me apetece chamar-lhe Vedeta. Mas de resto nunca me lembro do nome dele... Vou esperar pelas estórias d'O Glorioso

Glorioso11385 disse...

VEDETA! Não posso esquecer-me do golo na final da Taça de Portugal de 1979/1980, frente ao FC Porto. Na época seguinte, com Lajos Baroti, foi importante na excelente campanha do Benfica (vitórias no campeonato nacional e na taça; presença na meia-final da Taça das Taças). Em 1982/1983, com a chegada de Filipovic, passou a ser menos utilizado e acabou por sair.

Anónimo disse...

VEDETA, na altura ainda não haviam muitos brasileiros, mesmo o César não foi um falhanço, mas sim uma boa contratação.

Constantino disse...

Não foi o primeiro estrangeiro, mas foi o primeiro bom jogador estrangeiro, que aquilo do Jorge Gomes foi só a fuçanguice de ir buscar um que não fosse portugues. Vedeta

Anónimo disse...

vedeta.

O GLORIOSO disse...

Cá estamos para mais um histórico talvez por ser dos primeiros estrangeiros a vestir o manto sagrado (o 1º foi o Jorge Gomes) numa altura que o Glorioso voltava aos grandes momentos depois de 2 anos (na altura uma eternidade) de seca. Cesar, Brasileiro claro uma VEDETA sem ser obviamente um portento.
Por isso mesmo os 2 anos de seca numa assembleia histórica em 79 abre-se o clube a jogadores não Portugueses. O 1º foi o Boavisteiro Jorge Gomes e pouco depois vem este avançado brasileiro Cesar então com algum cartel no seu País. Era um tipico ponta de lança de area, alto, forte, bom posicionalmente, com facilidade de remate e bom de cabeça.
Começa um pouco perro dando nas vistas mais pela sua altura e alguns golos falhados num ataque com Néne. Mas no fim mais adaptado começa finalmente a mostrar serviço com golos e alguns de grande qualidade (1 fantástico creio ao Braga na Luz). Essa equipa fica em 3º mas chega á final da taça com os Corruptos do Pedroto. Foi talvez a ultima vez que os queques do Campo Grande então campeões realmente apoiaram o Glorioso contra aquele que hoje é o seu "patrão" numa estrategia de união promovida pelo ultimo real presidente queque João Rocha. O jogo foi equilibrado mas decidido com um golão do Cesar onde á entrada da area remate em arco ao ângulo, um golo de bandeira. Esse golo coloca-o como uma das grandes figuras da equipa e titular absoluto.
No ano seguinte numa equipa de sonho faz uma grande epoca com golos fundamentáis como no WC no 1-1. É campeão volta a ganhar a taça e quase chega á final da taça das taças. Depois começa a eclipar-se e até perder o lugar na equipa. Ainda faz uma boa epoca em 81-82 com alguns golos mas na seguinte e bela já com Erikson quase não sai do banco e a grande epoca do Filipovic faz o resto saindo no final da epoca.
Enfim como se vê um bom jogador que nos 4 anos que cá esteve fez o seu trabalho sem ser brilhante mas claramente VEDETA mas diga-se o nosso Tacuara é bem melhor.

P.S- o golo da final da taça é o seu expoente máximo mas para mim o melhor golo foi no WC num jogo da Supertaça num pontapé de 1ª fantástico

ARQUIVO CFEL disse...

VEDETA!
Pelo golo da final da Taça em 79/80 e por ser o 1º jogador estrangeiro de algum valor do SLB

Zé da Luz disse...

Vedeta no América, Vedeta no Glorioso e Vedeta no Grémio.
Não era jogador de selecção mas marcou a história destes clubes todos. Deu-nos uma Taça de Portugal e uma Copa Libertadores aos homens de Porto Alegre que choraram a sua falsa morte num episódio caricato que aqui deveria ser aprofundado.

T-Rex disse...

Amigo Dogus,

embora o comentário encerre 2 (pequeníssimas) falhas, todos nós esperamos ansiosamente pelos fabulosos relatos d' O Glorioso, verdade? ;)
Assim de cabeça, e porque já estou a preparar o resto do post, o César media 1,73m e não foi o 2º estrangeiro a representar o glorioso: Cirillo Miramon foi o primeiro (embora não esteja referido oficialmente) e Jorge Gomes o segundo. ;)


Amigo Zé da Luz,

vou investigar sobre a tal "falsa morte" que refere.

Um abraço a todos.

Moustache Mo disse...

E já és fan dos bigodes pró mundial???
VOTEM NOS BIGODES!!!

sloml disse...

Já tinha ouvido falar, mas não conhecia os seus feitos na Luz. Depois de tudo muito bem explicado acima, vedeta.

Dâmaso disse...

Cumprimentos a todos e parabéns por esta iniciativa, que descobri por acaso e não mais deixarei de visitar com a maior frequência possível. Quanto ao Cézar, voto VEDETA, lembro-me bem dele e em particular deste "cromo" que colecionei e ainda guardo em casa. Sem ser um jogador genial, também não era tão lento como a maioria dos jogadores brasileiros, pelo que teve uma dapatação razoável ao nosso campeonato. Houve alguem que disse uma vez (se não me engano o tripas Pedroto), que uma equipa portuguesa deveria ter "um" jogador brasileiro, apenas um, mais do que isso era um samba! Esta máxima funcionou com o benfica daquela época e em particular com o Cézar. Para terminar, recordo que era um jogador baixo, mas que jogava razoavelmente de cabeça. Em resumo VEDETA.

JNF disse...

Vedeta!

José de Sá disse...

vedeta

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - TODOS os votos
Marreta - 0 votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Anónimo disse...

Estou atrasado, mas cá deixo o meu voto: VEDETA, sem dúvida!!

Tive a alegria de estar no Estádio Nacional quando marcou o golo contra os corruptos - na superior sul, e César marcou esse grande golo na baliza da superior norte, como tão bem o nosso amigo GLORIOSO descreveu. Já não me consigo recordar do golo no 1-1 no WC, infelizmente. Mas vi jogar o César bastantes vezes, e era um avançado que acabou por se adaptar bem ao futebol europeu, com as naturais dificuldades ao princípio. Bom tecnicamente e excelente remate. Não tenho qualquer hesitação: VEDETA.

PS: Já agora: em que pelado foi tirada esta magnífica foto? Parece incrível, mas estes grandes jogadores desta Gloriosa equipa batiam-se com unhas e dentes em campos que eram batatais... A malta ouvia estes jogos pela rádio e era uma emoção do caraças quando marcávamos !...

Saudações Gloriosas a todos.

T-Rex disse...

Caro anónimo,

a foto foi descaradamente roubada do blog Rui Pioneiro (http://ruipioneiro.blogspot.com/), grande benfiquista e radialista. O campo julgo ser o Estádio da Avenida em Vila do Conde.

Anónimo disse...

Caro T-Rex,

Muito obrigado pela informação.

Grande foto - esta equipa traz-me memórias muito gratas!

Saudações Benfiquistas e parabéns pelo excelente blogue.

Miguel

Anónimo disse...

O Cesar não era nenhum Van Basten, nem um Romário mas era um jogador e homem honesto e por isso deixou o seu nome marcado no futebol. Das camionetas completas de brasileiros que têm chegado a Portugal poucos têm ou tinham as suas qualidades futebolisticas e humanas. Um senhor e só por isso merece a distinção: Vedeta.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker