domingo, fevereiro 28, 2010

16º Treinador "Vedeta ou Marreta" - Pál Csernai

Nome Completo: Pál Csernai
Alcunha: ?
Nacionalidade: Húngara
Local de Nascimento: Pilis / Hungria
Data de Nascimento: 21 de Outubro de 1932
Posição: Treinador
Altura: ?
Peso: ?
.
Clubes:
1994/95 - FC Sopron
1993/94 - Coreia do Norte (Seleccionador)
1992/93 - Coreia do Norte (Seleccionador)
1991/92 - Sem Clube
1990/91 - Hertha BSC Berlin
1989/90 - BSC Young Boys
1988/89 - Eintracht Frankfurt
1987/88 - Fenerbahçe SK Istanbul
1986/87 - Sem Clube
1985/86 - Borussia Dortmund
1984/85 - S.L.Benfica
1983/84 - PAOK Salónica
1978/79->1982/83 - Bayern Munique
1977/78->1978/79 - Bayern Munique (Treinador-Adjunto)
1977/78 - Eintracht Frankfurt (Treinador-Adjunto)
1973/74->1976/77- North Baden Football Association
1972/73 - Sem Clube
1971/72 - Royal Antwerp FC
1970/71 - SSV Reutlingen
1969/70 - Wacker 04 Berlin
1968/69 - Wacker 04 Berlin
.
Totais no S.L.Benfica: 45 Jogos (29 Vitórias, 7 Empates e 9 Derrotas)
(Campeonato 18-7-5, Taça de Portugal 7-0-0, Supertaça Cândido de Oliveira 1-0-3 e Eurotaças 2-0-2)
.
Estreia: 26 de Agosto de 1984, em Guimarães
(Vizela 1 - S.L.Benfica 2)
.
Último jogo: 10 de Junho de 1985, no Jamor
(S.L.Benfica 3 - FC Porto 1)
.
Competições Europeias: 4 Jogos (2 Vitórias e 2 Derrotas)
.
Estreia: 19 de Setembro de 1984, em Belgrado
(Estrela Vermelha 3 - S.L.Benfica 2)
.
Último jogo: 7 de Novembro de 1984, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Liverpool 2)
.
Selecções(1): Coreia do Norte (19 Jogos - 9 Vitórias, 3 Empates e 7 Derrotas)
.
Estreia: 24 de Agosto de 1992, no Workers Stadium / Pequim - 60.000 Espectadores (20h30m)
(Coreia do Sul 1 - Coreia do Norte 1) - II Marlboro Dynasty Cup 1992 - Fase de Grupos
.
Último jogo: 28 de Outubro de 1993, no Qatar SC Stadium / Doha - 4.000 Espectadores (16h15m)
(Coreia do Sul 3 - Coreia do Norte 0) - Qualificação Campeonato do Mundo USA/1994 - Fase Final AFC
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Palmarés:
1 Amateur States' Cup - 1973 (North Baden Football Association)
2 Campeonatos da Alemanha - 1979/80 e 1980/81 (Bayern Munique)
1 Taça da Alemanha - 1981/82 (Bayern Munique)
Vice-Campeão Europeu - 1981/82 (Bayern Munique)
1 Taça de Portugal - 1984/85 (S.L.Benfica)
.
Curiosidades:
- Pál Csernai foi um jogador (centrocampista) de pouco sucesso. Na Hungria representou o Csepel Sc de Budapeste desde a formação até chegar aos séniores (de 1948 a 1955), tendo inclusivé sido chamado para representar a selecção magiar em duas ocasiões.
Após a "Primavera de Budapeste" em 1956, à semelhança de muitos compatriotas seus, emigrou para a Alemanha. Jogaria no Karlsruher SC (na 1ª Divisão alemã) de 1956 a 1958,
no FC La Chaux-de-Fonds (Suiça) em 1958/59, no Stuttgarter Kickers (da 2ª Divisão alemã) de 1959 a 1965 (Em 1962 tornou-se mesmo herói ao marcar um golo que salvou a sua equipa
da despromoção para a 3ª Divisão), no FC Zürich (Suiça) em 1965/66 e ainda no FC La Valetta (Malta) em 1966/67.
- Terminada a carreira de futebolista obteve o diploma de treinador durante a temporada 1967/68. Começou por treinar na Alemanha, passou pela Bélgica e regressa à Alemanha para o seu melhor desempenho: 5 temporadas ao serviço do Bayern de Munique.
- Grécia, Portugal, Turquia, Suiça, Coreia de Norte e Hungria foram os outros países onde trabalhou mas sem alcançar sucesso.
- Da sua passagem por Portugal ficou a imagem de um indivíduo algo rude, pouco próximo de tudo e de todos e com alguma fragilidade emocional.
- Muitos se recordarão do seu mau relacionamento com atletas, jornalistas e outros agentes desportivos.
- Na memória de todos ficou também o inesquecível episódio da final da Taça de Portugal 1984/85. Relembrado aqui por Diamantino, Pietra e Carlos Manuel.
.

Veredicto: MARRETA!

25 comentários:

Águia Açoreana disse...

Lembro-me bem de Pal Csernai, nesse ano ganhamos só a Taça Portugal ao Foculporto por 3-1.
Visitem o meu blogue aguiacoreana.blogspot.com

Anónimo disse...

marreta.

acabou por ser destronado pelos jogadores.

Zé da Luz disse...

Marreta e bebado.

Legion disse...

hmm... considerando a equipa que teve à disposição e que apenas conquistou uma Taça de Portugal, tenho que votar Marreta...

Diz-se que a equipa titular da final com o Porto foi decidida pelo Carlos Manuel e pelo Pietra. Alguém me pode confirmar esse rumor?

Força Benfica!

O GLORIOSO disse...

Bem quando o nosso Glorioso está a regressar á sua genese vencedora e gloriosa ainda mais com um tecnico notavel o qual digo já será um dos melhores de sempre do Clube (o nosso JJ) aqui aparece um personagem intrigante, alemão, arrogante, mal criado, parvalhão, bebado que por acaso era treinador de futebol e treinou o glorioso, o Pál Csernai um MARRETA que passou por cá.
Estavamos em 84 nas epocas de sonho de Erikson. Este apesar de renovar a meio dessa epoca (83/84) é obvio que sai para Italia (Roma) e com ele vai o Chalana e o Stromberg, lá conseguindo o pedreiro Martins dinheiro para fechar o 3º anel. A epoca é preparada de forma ridicula primeiro com Ivic que faz praticamente toda a pré-epoca e depois saí por não querer receber em escudos e no desespero vem este personagem famoso na Alemanha por ser campeão no Bayern (grande feito não há duvida perante os grandes clubes alemães).
Rapidamente se percebe quem era e o seu caracter tipicamente arrogante faz com que quase todos os jogadores estivessem contra o seu proprio treinador. Toni adjunto? quase foi esquecido e até enxovalhado. Dos jogadores não se fala quase todos tiveram problemas com ele (só o Carlão é que ele gostava) enfim foi uma epoca incrivelmente quase vergonhosa. Tacticamente nunca se percebeu bem o que queria e dava a impressão que nem conhecia as equipas adversárias pois gostava mais da boa pinga e do Bairro Alto. Depois inventava como pôr o Zé Luis a trinco e ignorar complectamente o Sheu. Obviamente o titulo foi uma miragem perdido logo em Janeiro quando os Corruptos cá vieram ganhar (dessa vez merecidamente). A salvação foi a taça onde lá fomos andando até á final como sempre com os Corruptos. Nesse jogo inesperadamente muda quase toda a equipa, lança o Sheu no meio e o resultado foi o que se viu. Um banho complecto aos Corruptos então campeões numa exibição de gala com golos o Nunes e 2 do Maniche. Só depois se soube que afinal tinha sido o Pietra e o Carlos Manuel que "fizeram" a equipa a que ele aceitou com os resultados que se viram. Aliás a festejar veio com a frase que era mentira o que dizeram, que eles deviam era estar "tocados" pelo muito Champagne que beberam. Enfim no fim da epoca foi despachado e voltou-se ao velho Benfica mas sinceramente quem pensou em tal Marreta devia ser tao bebado como ele. Só pode.

P.S- Para além de tudo produzia declarações sobre o País vergonhosas como se vivesse no 3º mundo e principalmente sobre a futebol português. Ridicularizou a selecção que ia jogar contra a sua Alemanha excepto o Carlão que depois lhe deu a resposta em Estugarda. Foi talvez o unico treinador que numa Assembleia Geral do clube foi arrasado pelos socios que pediram a sua demissão (tentou-se uma votação) mas Fernando Martins lá o aguentou até ao fim.

Éter disse...

O Glorioso, ele não era alemão, mas sim húngaro.

Marreta.

JNF disse...

MARRETA, bêbedo, burro, enfim, há muitos "elogios" para este treinador. O pior dos 80's

sloml disse...

Marreta, claramente.

António Gouveia disse...

Este não é Marreta. Segundo os benfiquistas é "O" Marreta!

António Gouveia disse...

Este não é Marreta. Segundo os benfiquistas é "O" Marreta!

falsolento disse...

Lembro-me que essa época foi horrível, depois de dois anos brilhantes com o Eriksson. Acho que terminámos o campeonato desse ano em 3º ou 4º lugar.

MARRETA, obviamente.

Anónimo disse...

Arrogante, e MARRETA

Marreta disse...

Marreta, sem dúvida!

Saudações do Marreta.

neto disse...

Este era considerado um treinador muito exigente, daqueles que andavam de chicote na mão nos treinos (era a reputação dele na Alemanha). Mas como o Veloso disse, numa entrevista poucos anos depois de ele ter saído, Csernai no SLB era um zero como treinador, e como homem era arrogante e insuportável.

Marretão

Glorioso11385 disse...

Conceituado pelo trabalho feito no Bayern Munique, revelou-se um perfeito MARRETA. Era tão grande o seu desrespeito pelos outros que tratava o Eusébio por Joseph. Como treinador, um zero, com "magníficas" ideias: José Luís a 'trinco', Oliveira a defesa-esquerdo, entre outras.

Anónimo disse...

@ o glorioso: de facto, o título com o bayern foi mesmo um grande feito, sem ironia nenhuma. o bayern tinha passado uns anos em jejum e estava longe dos tempos de beckenbauer e ca. isso foi realmente um grande feito.

agora na luz foi marreta, sem dúvida nenhuma.

Constantino disse...

Este tem que agradecer ao Damasio e ao Vale e Azevedo o facto de não ser considerado El Marreta Numero Uno, que estes 2 quase presidentes tambem conseguiram arranjar com cada anedota, mesmo tendo em consideração que este Pal tinha um plantel à maneira. Para mim o topo da Marretice ainda é o Autuori, independentemente do que fez noutras equipas. Construiu o plantel mais bronco da historia apesar de ter tido muito tempo para o fazer, e tentou ser campeao com uma tactica que nao lembrava nem ao carvalhal. Mas o Pal é marreta com certeza.

joão carlos disse...

Eriksson quando sai para a Roma recomenda a Fernando Martins um treinador, Toni, que é sabedor dessa indicação mas Fernando Martins receoso da pouca experiencia deste contrata Ivic que chega a estar quinze dias á frente da equipa, sendo inclusive o treinador do jogo de apresentação aos sócios, mas acaba por se ir embora na rocambolesca cena de querer receber em Marcos e não em Escudos, Fernando Martins vira-se para Toni, a quem faz convite, mas este declina por não ter sido a primeira escolha depois de alguma indecisão a escolha finalmente recai sobre o Húngaro Pál Csernai.
Este rapidamente entra em ruptura com a comunicação social e arranja uns amigos para a vida.
Treinador de chicote na mão trata tudo e todos mal. O caso já aqui indicado do tratamento a Eusébio levou a que este simplesmente lhe deixa de falar ou ligar aquilo que ele diz. Culpa os jogadores publicamente pelas derrotas nos jogos, sendo um caso flagrante a derrota do Benfica por 3-2 contra o Estrela Vermelha, depois do Benfica ter estado a vencer por 0-2, a recuperação dos jugoslavos no entanto acabou por começar num penalty, de todo escusado é verdade, cometido por Álvaro o que levou Csernai publicamente a apontar o jogador como sendo o exclusivo responsável pela derrota, e caso como este aconteceram com vários jogadores.
Noutro caso num treino Silvino acabou por lesionar, com gravidade mas sem intenção, Veloso Csernai acusa Silvino de lesionar intencionalmente Veloso e Silvino só não agride o treinador porque foi segurado por diversos colegas.
Csernai rapidamente embirra com Álvaro, António Bastos Lopes, Nené e Nivaldo e tem em Carlos Manuel e Wando os seus predilectos sendo este ultimo o menino bonito de Csernai.
Das invencionices de Csernai alem das já citadas contam-se Sheu a defesa esquerdo, Sheu a extremo esquerdo e José Luís a extremo esquerdo.
Para este estado dos acontecimentos, manutenção do treinador durante a época toda, muito contribuiu o facto do capitão da Equipa, o Humberto Coelho, com muita influencia junto de Fernando Martins não treinar com ela, ele fazia a sua recuperação no estado nacional com os médicos e preparadores da seleção nacional por se ter lesionado ao serviço desta.

Não sei se foi o maior Marreta da década de oitenta, não nos podemos esquecer de Ebbe Skovdal, mas foi de certeza o Marreta que mais tempo se aguentou na equipa.

Sem duvida Marretão.

dezazucr disse...

marreta... nunca simpatizei.

gadanhax disse...

Nasceu na Húngria mas tinha nacionalidade alemã. Era uma verdadeiro MARRETA!!!!!

Anónimo disse...

Não tinha, não. Vivia na Alemanha desde 56 ou 57, deixando a Hungria comunista, mas como jogador só foi internacional húngaro, e após a queda da antiga união soviética e dos seus estados satélites, voltou a budapeste, onde está há cerca de 15 anos.

JDF disse...

Marretinto!

José de Sá disse...

Marreta

Anónimo disse...

Muita parra, pouca uva. Marreta.
Só era vedeta nos copos. Muito sofreu o Pedro Magro com este senhor.

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Marreta - TODOS os votos
Vedeta - 0 votos


Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker