Alcunha: O Menino / O Eterno Jovem
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Bissau / Guiné Bissau
Data de Nascimento: 3 de Agosto de 1966
Posição: Defesa
Altura: 1,78m
Peso: 75Kg
.Clubes:
1995/96 - Tirsense - 8 Jogos / 0 Golos
1995/96 - Guimarães - ? Jogos / 0 Golos
1994/95 - Guimarães - 11 Jogos / 0 Golos
1993/94 - Guimarães - 14 Jogos / 0 Golos
1993/94 - Odivelas - ? Jogos / 0 Golos
1992/93 - S.L.Benfica - 4 Jogos / 0 Golos
1991/92 - Boavista - 34 Jogos / 0 Golos
1990/91 - S.L.Benfica - 10 Jogos / 0 Golos
1989/90 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 0 Golos
1988/89 - S.L.Benfica - 14 Jogos / 0 Golos
1987/88 - S.L.Benfica - 7 Jogos / 0 Golos
1986/87 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1985/86 - S.L.Benfica - 27 Jogos / 0 Golos
1984/85 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 1 Golo
1983/84 - S.L.Benfica - 0 Jogos / 0 Golos
"Formação"
S.L.Benfica
.Totais no S.L.Benfica: 159 Jogos / 2 Golos
(Campeonato 117/1, Taça de Portugal 23/1, Supertaça Cândido de Oliveira 6/0 e Eurotaças 13/0)
.
Estreia: 30 de Dezembro de 1983, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Chaves 0) - Com Sven-Goran Eriksson
.
Último jogo: 29 de Novembro de 1992, em Loulé
(Louletano 0 - S.L.Benfica 1) - Com Toni
.Primeiro golo: 20 de Janeiro de 1985, em Braga
(Braga 2 - S.L.Benfica 2) - Marcou o 0-1 aos 11'
.
Último golo: 9 de Dezembro de 1989, em Vila do Conde
(Rio Ave 1 - S.L.Benfica 4) - Marcou o 1-4 aos 75'
.Competições Europeias: 13 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 3 de Outubro de 1984, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Estrela Vermelha 0) - Com Pal Csernai
.
Último jogo: 30 de Setembro de 1992, em Izola
(Belvedur Izola 0 - S.L.Benfica 5) - Com Tomislav Ivic
.Selecção: 5 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 4 de Setembro de 1991, nas Antas
(Portugal 1 - Áustria 1) - Com Carlos Queiroz
.
Último jogo: 7 de Junho de 1992, em Massachussets
(Portugal 0 - Rep. Irlanda) - Com Carlos Queiroz
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.Palmarés:
3 Campeonatos Nacionais - 1986/87, 1988/89 e 1990/91 (S.L.Benfica)
5 Taças de Portugal - 1984/85, 1985/86, 1986/87 e 1992/93 (S.L.Benfica) e 1991/92 (Boavista)
2 Supertaças Cândido de Oliveira - 1985/86 e 1989/90 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Europeu - 1989/90 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- Na temporada 1983/84, época da sua estreia nos séniores, era o capitão dos juniores encarnados (Foto acima).
- Na sua passagem pela Luz, e durante 9 temporadas, conheceu 6 treinadores: Estreou-se com Sven-Goran Eriksson, viu depois entrar Pal Csernai, John Mortimore, Ebbe Skovdahl, Toni e ainda Tomislav Ivic.
- No Boavista, para onde "saiu para rodar" durante 1 temporada, conquistou uma Taça de Portugal, alinhando com diversos outros ex-benfiquistas como João Vieira Pinto, Ricky, Fernando Mendes e Tavares. Mais tarde, em Guimarães, viria também a jogar com outros ex-atletas encarnados como são os casos de Dimas, Paulo Bento, Brassard, José Carlos, Zahovic, Vítor Paneira, Neno e Quim Berto.
- Esteve pré-convocado para o México 1986 mas não chegaria a disputar esse torneio.
- No final da sua carreira representou alguns clubes das divisões inferiores do futebol português, como por exemplo o Sport Lisboa e Fanhões, uma das diversas filiais do Sport Lisboa e Benfica no concelho de Loures.
- Actualmente estará ligado ao ramo da restauração e é visto com regularidade nas diversas iniciativas relacionadas com as velhas glórias encarnadas.
.
Veredicto: VEDETA!
28 comentários:
Samuel , acho eu
Vedeta!
Se atentarmos ao palmarés que conseguiu no Benfica, quase mais do que o actual plantel todo junto ao serviço do Benfica, não poderemos deixar de considerá-lo como vedeta.
Se fôr o Samuel, Vedeta!
Não me lembro muito dele, mas pelo pouco que vi dele Vedeta sem dúvida.
Era um defesa central rapidissimo, que muitas vezes foi utilizado igualmente a lateral.
O Samuel é vedeta!
VEDETA. Samuel era rapido e com bons dotes de marcaçao.
Umas vezes tapado por vedetas maiores, outras sacrificado inexplicavelmente em detrimento de outros que não tinham a qualidade dele, o Samuel era um bom central que teve uma carreira de altos e baixos. Acho que não vão haver dúvidas quanto ao facto de ser vedeta, porque apesar de ter sido uma eterna esperança que nunca chegou a afirmar-se totalmente (apesar de ter jogado um número considerável de jogos a titular) o Samuel era um central rápido, certinho e com bons pés. Um lance dele de que me recordo é de num dos jogos com o Marselha na meia-final da Taça dos Campeões Europeus ter feito um atraso de cabeça ao Silvino que ia resultando num chapéu, mas que ele ainda conseguiu cortar (também de cabeça) em cima da linha. Esta é a prova de que era muito rápido.
Vedeta
Ainda hoje é uma promessa do futebol portugues, apesar de ter deixado a bola, na próxima época é que se vai afirmar. Terá sido mais vitima da concorrência do que defeito dele, apanhar Ricardo, Mozer e Aldair não deixa grandes hipóteses. Ficou também smepre uma imagem de rapaz humilde. Pelo palmarés que conseguiu no SLB só posso classificar o defesa esquerdo de Viena como VEdeta
Apesar da concorrência de jogadores de outra "pedalada", Samuel sempre cumpriu com distinção quando lhe deram oportunidades, logo é VEDETA!!!
Eu gostava muito de ver o Samuel jogar. Tinha uma rapidez impressionante. A minha irmã chamava-lhe Tracy Chapman, por achá-lo parecido com a cantora. Infelizmente, a sua carreira no Benfica acabou por ficar aquém das suas potencialidades. Apesar disso, VEDETA.
Samuel de facto uma eterna esperança do futebol português. Tinha já 30 anos e ainda falava-se o grande central de poderia ser apesar de uma boa carreira com titulos e finais europeias.
Veio ainda junior para o clube nos principios dos 80 e rapidamente foi para o plantel principal. Como já disseram era um central forte na marcação (a sua grande especialidade), bom sentido posicional, bom de cabeça, com os pés também não se atrapalhava, e de facto muito rápido, ou seja tinha tudo para se tornar um central de referência mas a concorrência forte, uma timidez visivel e depois o ser pau para toda a obra( fazer todos os lugares da defesa e até dar uma perninha a médio) prejudicou-o muito.
Começou tapado pelo Oliveira e Bastos Lopes, depois com a reforma do mitico irmão Lopes ganha o lugar. Faz uma boa epoca e até chaga á selecção. No ano seguinte 86 chega o Dito e Edmundo, volta a eterna esperança entrando aos bocadinhos já para todas as posições da defesa o desenrasca para qualquer situação. As coisas pioram nos anos seguintes com a vinda do Mozer, do Ricardo e depois do Aldair. Fica o suplente para todas as situações complicadas, castigos, lesões, etc, mas curiosamente era sempre e sempre convovado. Em 89/90 no meio da epoca tem uma grande oportunidade com a lesão do Aldair pondo este no banco alguns jogos. Mas lá está faltava sempre qualquer coisa para se afirmar. Com o castigo do Veloso e com a besta do Fernando Mendes e o grande Álvaro é o defesa esquerdo da final de Viena com o Milan para o qual o Erikson o prepara durante 1 mês. Joga bem não dá hipoteses ao Gullit como sempre muito certinho.
Mas começa a jogar cada vez menos e num jogo na Luz com os Lagartos (1 semana depois dos bis do Cesar Brito nas Antas) faz um jogo péssimo (leva baile do Litos e Balakov) sendo assim emprestado ao Boavista. Vinga-se com 3 grandes jogos contra o Glorioso e o lirico Ivic faz regressa-lo em 92. Joga a trinco a defesa esquerdo, direito, Libero, enfim era o preferido da grande imaginação de Ivic. No fim da epoca sai para sempre perdendo-se depois.
Pelos anos que esteve no clube, pelo que ganhou, pelo caracter e porque não pelo seu grande benfiquismo uma VEDETA mesmo não sendo brilhante.
Já agora não acham que hoje seria titular de caras?
Titular de caras, sem dúvida. Como acho que deveria ter sido quando jogávamos com a dupla Edmundo/Dito. Com o Ricardo e o Mozer a história era outra, a melhor dupla de centrais do Mundo não lhe dava muitas hipóteses. Em contrapartida, foi sem dúvida o melhor central de sempre do Odivelas...
E do Sport Lisboa e Fanhões não, caro Águia de Prata? ;)
VEDETA!
Sem dúvida que é o Samuel...
Este foi sem dúvida Vedeta não jogou mais pela concorrência e depois foi apanhado pelo turbilhão dos ultimos 15 anos.
Vedeta.
Estranhei que em 92/93 não tivesse agarrado o lugar. Tinha feito uma enorme temporada no Boavista no ano anterior.
Vedeta!
VEDETA
Não sendo um fora de série, a nossa Tracy foi VEDETA.
Já nao e do meu tempo, mas pelo que ouvia falar dele, deve ter sido Vedeta!
VEDETA
Jogou, pelo menos que eu tenha visto, a central, a lateral esquerdo e a lateral direito.
Na final com o Milan em 90 foi o lateral esquerdo
Eterna esperança adiada. Fez um grande trabalho no jogo da meia-final com o Marselha, ficando responsável pela marcação ao Papin. Vedeta.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - TODOS os votos
Marreta - 0 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
este gajo a marcar penaltis, metia medo, muito medo. Mas lá os ia marcando :) :)
amcslb
Vi muitas vezes o Samuel jogar. Era um jogador rapídissimo,que em boa forma era insuperável, líbero à antiga. Era dos jogadores-atracção, que à época ia-se ao estádio também para vê-lo. Hoje seria titularíssimo, absolutamente indiscutível. Era um jogador de grande craveira, que o ser franzino era a desculpa que todos os trienadores utilizavam para o meter a suplente... Mas podem ter a certeza, era um jogador de primeira!
Samuel Quina foi sem duvida um central de grande qualidade que se tivesse uma personalidade mais "marcante" talvez hoje em dia fosse recordado de uma forma diferente.Inesquesivel o jogo contra o milão a defesa esquerdo onde o grande gullit não passou uma unica vez e antes grande marcação a papin. Dos centrais com mais classe que vi actuar .
p.s sou adepto do f.c.p
Vedeta por tudo o que disseram aqui. Não cheguei a vê-lo jogar, mas sei bem de quem se trata.
Enviar um comentário