Alcunha: O Menino D'Oiro
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Bairro do Falcão - Porto / Portugal
Data de Nascimento: 19 de Agosto de 1971
Posição: Médio-Ofensivo
Altura: 1,72m
Peso: 66Kg
.Clubes:
2007/08 - Sp. Braga - 9 Jogos / 1 Golo
2006/07 - Sp. Braga - 24 Jogos / 2 Golos
2005/06 - Boavista - 31 Jogos / 9 Golos
2004/05 - Boavista - 26 Jogos / 2 Golos
2003/04 - Sporting - 26 Jogos / 5 Golos
2002/03 - Sporting - 25 Jogos / 8 Golos
2001/02 - Sporting - 33 Jogos / 9 Golos
2000/01 - Sporting - 31 Jogos / 6 Golos
1999/00 - S.L.Benfica - 29 Jogos / 3 Golos
1998/99 - S.L.Benfica - 28 Jogos / 4 Golos
1997/98 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 6 Golos
1996/97 - S.L.Benfica - 28 Jogos / 6 Golos
1995/96 - S.L.Benfica - 31 Jogos / 18 Golos
1994/95 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 4 Golos
1993/94 - S.L.Benfica - 34 Jogos / 14 Golos
1992/93 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 7 Golos
1991/92 - Boavista - 34 Jogos / 8 Golos
1990/91 - At. Madrileño - ? Jogos / ? Golos
1989/90 - Boavista - 11 Jogos / 3 Golos
1988/89 - Boavista - 6 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Bairro do Falcão, Águias da Areosa e Boavista
.Totais no S.L.Benfica: 302 Jogos / 89 Golos
(Campeonato 220/64, Taça de Portugal 30/14, Supertaça Cândido de Oliveira 8/0 e Eurotaças 44/11)
.
Estreia: 30 de Agosto de 1992, em Santo Tirso
(Tirsense 1 - S.L.Benfica 2) - Com Tomislav Ivic
.
Último jogo: 6 de Maio de 2000, em Alvalade
(Sporting 0 - S.L.Benfica 1) - Com Jupp Heynckes
.Primeiro golo: 30 de Agosto de 1992, em Santo Tirso
(Tirsense 1 - S.L.Benfica 2) - Marcou o 1-2 aos 47'
.
Último golo: 30 de Abril de 2000, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Guimarães 0) - Marcou o 2-0 aos 38'
.Competições Europeias: 44 Jogos / 11 Golos
.
Estreia: 16 de Setembro de 1992, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Belvedur Izola 0) - Com Tomislav Ivic
.
Último jogo: 25 de Novembro de 1999, em Vigo
(Celta 7 - S.L.Benfica 0) - Com Jupp Heynckes
.Primeiro golo: 30 de Setembro de 1992, em Izola
(Belvedur Izola 0 - S.L.Benfica 5) - Marcou o 0-3 aos 56'
.
Último golo: 25 de Novembro de 1998, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Kaiserslautern 1) - Marcou o 2-0 aos 69'
.Selecção: 81 Jogos / 23 Golos
.
Estreia: 12 de Outubro de 1991, no Luxemburgo
(Luxemburgo 1 - Portugal 1) - Com Carlos Queiroz
.
Último jogo: 14 de Junho de 2002, em Incheon
(Portugal 0 - Coreia do Sul 1) - Com António Oliveira
.Primeiro golo: 20 de Novembro de 1991, na Luz
(Portugal 1 - Grécia 0) - Qualificação Camp. Europa 1992 - Com Carlos Queiroz
.
Último golo: 06 de Setembro de 2001, na Luz
(Portugal 5 - Estónia 0) - Qualificação Camp. Mundo 2002 - Com António Oliveira
.
Participações em Campeonatos do Mundo(1):
Mundial 2002 Coreia/Japão - Fase de Grupos / 21ºLugar
.
Participações em Campeonatos da Europa(2):
EURO 1996 - Quartos-de-Final
EURO 2000 - Meias-Finais
.Palmarés:
2 Campeonatos do Mundo Sub-20 - 1989/Arábia Saudita e 1991/Lisboa (Selecção Nacional)
2 Campeonatos Nacionais - 1993/94 (S.L.Benfica) e 2001/02 (Sporting)
4 Taças de Portugal - 1991/92 (Boavista), 1992/93 e 1995/96 (S.L.Benfica) e 2001/02 (Sporting)
1 Supertaça Cândido de Oliveira - 2000/01 (Sporting)
3x Jogador Português do Ano (CNID) - 1992, 1993 e 1994 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- Contratado ao Boavista (500 mil contos) por Jorge de Brito, João Pinto passou 8 anos de águia ao peito, cinco delas como capitão. Jogou 302 partidas oficiais, marcando 89 golos.
- A 14 de Maio de 1994, em pleno Estádio José de Alvalade, destruiu completamente as esperanças leoninas da conquista do título máximo do futebol português: Rubricou a "exibição perfeita" (Nota 10 d'A Bola) e com um fantástico "hat-trick" guindou os encarnados a uma vitória inesquecível (por 3-6).
- Depois do sonho e da glória, o pesadelo: um pneumotórax, detectado antes de um jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol de 1994 com a Escócia, ameaça arruinar-lhe o sonho. Refeito do susto prossegue uma fulgurante carreira que ainda hoje não deu por finda.
- O dia 5 de Maio de 2000 marca definitivamente a carreira do atleta e do clube: No Hotel Radisson, num clima de enorme tensão, acompanhado por Carla Pinto (sua esposa à data dos acontecimentos), José Veiga, Alcino António e Jorge Baidek, João Pinto dá uma conferência de imprensa onde anuncia o final da relação com o clube encarnado. Ou a prova de que os "contratos vitalícios" também têm um termo...
- Esta onda de choque, que durante dias e dias, semanas após semanas, deixou arrasados muitos milhões de benfiquistas espalhados pelos quatro cantos do mundo, fora causada pela passagem de Graeme Souness e Jupp Heynckes pelo clube. Um porque considerava que a influência de JVP na equipa não era significativa, outro que, com apoio de João Vale e Azevedo, lhe cobrava um mínimo de 20 golos por época. Os 500 mil contos/ano tinham obrigatóriamente que ser traduzidos em golos.
- Em 2002, em pleno Mundial Coreia/Japão é protagonista de um episódio que precipitaria o fim da sua carreira a nível de selecções: No 3º jogo da Fase de Grupos (Portugal 0 - Coreia do Sul 1) João Pinto faz falta sobre Park Ji-Sung aos 26' e o árbitro argentino Ángel Sánchez expulsa-o. De cabeça perdida, o pequeno génio aplicou um soco no ventre do árbitro, atitude que lhe valeu uma suspensão de toda a actividade desportiva por 6 meses.
- João Manuel Vieira Pinto foi, e será sempre, um ídolo para a maioria dos benfiquistas. Nem a ida para os eternos rivais, plantados do lado errado da 2ª Circular, apaga da memória os lances de génio, a alma, a alegria, a raça e a genica própria de quem vive o Sport Lisboa e Benfica. Infelizmente é mais um dos grandes nomes do clube que, por via dos seus dirigentes, a Instituição Sport Lisboa e Benfica não soube respeitar.
.
Veredicto: VEDETA!
59 comentários:
Este é vedeta sem margem para duvidas. O JVP foi dos melhores jogadores que por cá passaram nos ultimos anos, apesar da sua ida para Alvalade.
O melhor dos que eu vi jogar com o manto sagrado!
VEDETISSIMA... às vezes com tiques mesmo disso, quando se mandava pó chão!
Mas era um jogador fenomenal e um grande lider! Não percebo porque não regrssou após ter saído do Sporting! Será por já ser "velho"?!
Quanto à saida da luz nem falo... pq já foi muito falado... enfim...
Uma das minhas referências futebolisticas e (venha quem vier) será sempre um simbolo do clube!
Tenho 23 anos. Lembro.me de Paneira Isaias Rui Costa Magnusson etc. mas terei que admitir João Vieira Pinto foi o melhor jogador que vi jogar até hoje no nosso glorioso
O meu ídolo...
O meu nº8
O meu jogador preferido
O jogador que enquanto teve o mesmo espaço de evolução era mais jogador que o Figo e o Rui Costa
O jogador que me fez chorar de alegria a 14 de Maio de 1994, enquanto rebolava no chão a rir da suprema ironia do que estava a acontecer
O jogador que piscou o olho ao Queirós nesse mesmo dia (imagem que nunca mais irei esquecer)
O jogador que recebeu nota 10 d'A Bola
O jogador que com o Michel carregou uma equipa miserável às costas anos a fio
O jogador que afrontou o míserável presidente que tínhamos e pagou por isso (espero que a história não se repita lá para o final desta época...)
Enfim, uma vedeta!
VEDETA!
Uma das figuras dos anos 90 do clube!
Não sei se terá sido o melhor da sua altura devido a vedetas como Preud'Homme ou Poborsky, mas seguramente foi um deles!
Não consigo encontrar na net um golo que ele marcou na champions em 98/99 depois de uma jogada genial do Poborsky, se alguêm souber do que estou a falar que escreva aqui o link por favor
VEDETA!!!
Acho que nem é preciso dizer mais nada, os comentários anteriores explicam porquê.
Por muitos anos que via acho que nunca vou perceber porque é que o dispensaram...
Pedro,
O golo a que se refere só pode ser este (Ver a partir dos 00m55s): http://br.youtube.com/watch?v=igJVZGUlW4Q
Já agora quem se lembra do adversário e do resultado? ;)
Vedeta sem duvida! Um ícone do benfica! Era uma das bandeiras do slb antes de ser dispensado.....
T-Rex, sem ver, só pode ser o 2-1 ao Kaiserslautern :)
Em resposta ao T-Rex, Benfica-PSV, 2-1(o gajo que leva a nozada do JVP é o Marcos que jogou no Rio Ave e creio que também passou pelo zbording).
Quanto ao João Pinto, sem dúvida uma das maiores vedetas que passou pelo Benfica. Se tem ido para o estrangeiro noutra altura tenho a certeza que teria mais reconhecimento que o que tem o Rui Costa ou o Figo. Um jogador genial que soube ser um símbolo do clube enquanto representou o Benfica, que mais que evidenciar-se em planteis medíocres conseguía fazer com que a equipa não parece-se tão fraca tal a dimensão do seu futebol. Maradona disse um dia que João Pinto era o jogador com mais classe do futebol mundial. "Tem classe até a andar", dizia o astro argentino. José Henriques, mítica figura do Benfica, disse que era difícil compará-lo com os jogadores da sua altura, mas garantiu que tinha lugar em qualquer equipa. Artur Correia, o "Ruço", também o coloca na linha dos grandes jogadores que representaram o Benfica, lamentando que a dureza de alguns caceteiros por vezes não lhe permitisse jogar futebol. António Simões destaca aquela que eu também penso que foi a grande valia do João Pinto: "pensa mais rápido que os outros". E acrescentou: "Por isso, mas não só por isso, é melhor que os outros".
Perante os comentários dos consagrados, será difícil que alguém não o considere vedeta. Apesar da saída para a alvalade (que fez correr muita tinta) ou da atitude (e esta sim eu censuro) de não querer fazer qualquer comentário quando se ia realizar o último no jogo no velho e magnífico estádio da Luz.
Como será sempre visto como personagem principal do 3-6 em alvalade vou contar uma história (que tenho a certeza que é falsa, mas que está muito bem imaginada) que ouvi do Artur Semedo. Dizia este grande benfiquista, que aborrecido por depois do empate o Benfica ter permitido que a lagartada passasse novamente para a frente do marcador se foi deitar e pediu à vizinha para que, se houvesse algum golo, batesse com o cabo da vassoura na parede para o avisar. Ora, depois de se deitar... foi só paulada na parede. (hehe)
Vedeta (das grandes)
VEDETÃO. O melhor que vi jogar com o manto sagrado. Melhor que Rui Costa, até.
Salvou-nos (ele e também o Preud'Homme), no final da última década. Sem eles, teria sido uma desgraça ainda maior. Quando for jogar com o Braga à Luz, espero que os nossos adeptos tenham o bom senso de aplaudi-lo e não de assobiá-lo como já fizeram muitas vezes. GRANDE JVP
Sem dúvida VEDETA!!
O meu jogar preferido de sempre, ainda hoje o é, juntamente com o Rui Costa...
Penso que é dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, e merecia ter tido uma saída mais airosa do Glorioso, ou até que nem sequer tivesse saída, não me ia importar.
T-Rex,
Era precisamente esse o lance de que estava a falar, obrigado!
Ah, claro que este tem que ser vedeta.
Tudo bem que ter ido para o Sporting não foi muito agradável e teve lá umas quantas atitudes que não me cairam bem.
Mas fica acima de tudo o seu grande futebol, e a luz de esperança que representou em grande parte da triste e sombria 2ª metade da década de 90.
Fica marcado pelos 2 golos na final da Taça de Portugal 95/96, mas acima de tudo pela fenomenal partida que fez no 6-3, talvez o maior e mais importante jogo da História do Benfica, a seguir às 2 finais europeias de 61 e 62.
Quase me vieram as lágrimas aos olhos, na altura em que o JVP saíu do SLB, por causa de uma declaração de um adepto Benfiquista na TV, que a chorar compulsivamente com o seu filho pequeno ao colo a dormir disse: 'O que é que eu lhe vou dizer agora? Para ele o João Pinto era o Benfica!' VEDETA das maiores que vi jogar no nosso Glorioso e dos que me deu maiores alegrias.
Dos melhores que algumas vez vi!!! Grandes golpes de cabeça que ele mandava (tipo no euro 2000!!!). Era cada cabeçada. E fintas??? Cada uma.
Figo, Rui Costa e João Pinto os meus preferidos. Tive pena que tivesse ido para o Sporting e sempre pensei que quando saiu do Sporting regressa-se ao Benfica, tinha qualidade para isso e ainda podia ser muito útil, mas a direcção do Benfica não mostrou vontade nisso, paciência!
Ainda me lembro de dizerem que o João Pinto era como as melancias, verde por fora mas vermelho por dentro!!! (Na altura que ele jogava no Sporting)
Vedeta!!!
VEDETA, sem espinhas!
Um dos melhores jogadores que vi envergar o manto sagrado!
quantas vezes carregou este homem uma equipa de marretas às costas...
Muito mal tratado pela direcção e ainda gostaria de saber realmente o que se passou...
O PANTERA NEGRA está muito bem acompanhado no ataque!
acho que não regressou por causa do Nuno Gomes.
VEDETA! Por tudo o que aqui já foi dito...
Foi sem duvida dos melhores jogadores q vi jogar no BENFICA...só tive pena que ele nao regressa-se a casa dps de ter saído da lagartada...
Vedeta!
Foi um digno representante do clube ao longo de muitos e muitos anos. Deu tudo o que tinha e o que não tinha e carregou, muitas vezes, a equipa às costas. Infelizmente, graças aos primórdios do apito dourado, também foi muito massacrado, quer com faltas (e consequentes lesões), quer com má arbitragens que o impossibilitaram de ganhar títulos (já nem falemos das picardias com o Paulinho Santos...).
Saiu, antes do Euro-2000, de forma muito estranha e ainda me lembro do que chorei quando ouvi a notícia (semelhante ao que viria a chorar quando o Mourinho saiu). Um jogador tão digno não merecia ter sido despachado com a leveza com que o Jupp Heynches o fez.
Ainda na época passada me recordo da forma como o menino d'ouro saiu da luz, depois do benfica-braga. Debaixo de ovação e com o estádio de pé. Também ele nos aplaudiu... A relação de carinho é mútua.
Fica-me na memória o grande jogo dos 3-6. Aquele dia 14 de Maio de 94 jamais será esquecido e foi uma página do clube escrita a ouro. Guardo o jogo em vhs e o jornal do dia seguinte... Foi uma exibição inacreditável.
VEDETA... e um muito obrigado!
Bem estava á espera deste sr. para dizer algumas verdades e realidades sobre aquilo que realmente é o sr. João Manuel Vieira Pinto.
Pelo que já li vai ser elevado a martir e glória do clube sendo seu simbolo. Não, para mim não o sr. João Pinto é simplesmente um bom jogador que esteve no clube 8 anos foi pago principescamente por isso e se virmos bem as coisas ganhou pouco no clube como em toda a sua carreira. Claro que não está em causa o facto de ser VEDETA mas nunca o considerei e o considero um simbolo, um jogador mitico do clube esse espaço está reservado para o grande Eusébio, Coluna, Simões, Espirito Santo, etc, etc, como será também para o nosso Rui Costa.
Todos conhecem a história formado no Bessa, casado e pai aos 16 anos á força cedo revelou a sua qualidade. Era (é)um misto de nº 10 e avançado com uma tecnica primorosa, um bom remate, bom jogo de cabeça e uma inteligencia incrivel e unica. Apareceu no famoso Mundial de Riade em 89 e deu logo o salto para Madrid no pobre Atletico do Futre e mais 10. Claro não jogou regresou 1 ano depois com mais um titulo de sub 20 na Luz. Faz uma grande epoca do começo do Boavistão do Manel Zé (ganha a taça). Tem assim em 92 os grandes aos seus pés. Como é habito na sua carreira (dar o dito pelo não dito) estabeleçe acordo com o Cintra (que vai ao Canadá para assinar) mas ao regressar faz um pequeno desvio e á noite em casa do Jorge de Brito vem para o Glorioso. Começa intermitente com o lirico Ivic e depois tem o tal pneupotarax na seleção perdendo toda a 1ª volta. Volta e acaba em grande com Futre, Rui Costa e compª na melhor equipa do glorioso nos ultimos 20 anos. Em seguida mais uma bela atitude rescinde com o glorioso, recebe dinheiro dos lagartos, vai de ferias para Terremoinhos, mas a sua mulher Carla não se conforma fala ao Major Valentão que avisa Jorge de Brito que o resgata novamente (digno de Hollywood, de grande caracter). Tem assim a epoca da sua vida (93-94) e o dia 14/05/94 muda o seu destino com os tais 3 golos no wc e é elevado a Imortal e 1 ano depois a capitão.
Nos anos seguintes ainda dá sohw por exemplo marcando 18 golos em 96 com mais 1 taça com 2 golos aos lagartos (era tradição levavam sempre), mas a partir de 97 desce, desce (pese a culpa não ser só sua com os companheiros que tinha) em todos os niveis ainda para mais depois do famoso contrato vitalicio com Damasio. Com Vale Tudo tem o epilogo depois de 1 epoca para rir com 3/4 golitos quando queria pelo menos 15. É dispensado e como "grande benfiquista" vai para os lagartos com os resultados que se conheçem. Lembro-me da choradeira que nunca compreendi da sua saída fiquei triste só acreditem por ser de borla (pior ainda tivemos que lhe pagar) pois repito nunca foi um jogador que considera-se da familia benfiquista, nunca para mim teve caracter de grande homem e jogador (por exemplo não foi capaz de admitir que agrediu o arbitro no Mundial de 2002 nem para ler um reles comunicado feito para si soube fazer), foi durante 6 anos um capitão sem influencia e força no balneário (vide o caso do comunicado depois de Vigo), enfim para ser correcto nunca o considerei heroi e simbolo de nada, nunca gostei da sua atitude e caracter nada condisentes com o grande talente que tinha e o facto de acabar a carreira num simples Braga confirma tudo isso comparado com os seus colegas Figo ou Rui Costa. É VEDETA claro mas nunca um jogador genuino e grande do Sport Lisboa e Benfica como é o nosso Maestro.
P.S 1- Tem golos muito bonitos (então o 2º no WC em 94) mas curiosamente há 2 jogadas que não dão golo mas são divinais onde á Maradona passa por 5 jogadores mas falha na conclusão com a Alamanha na Luz e os Lagartos em 97.
P.S 2- Já agora só uma referencia para o benfiquismo do pseudo menino d´oiro. Gostava tanto do clube que com meia Europa atrás de si foi enfiar-se no WC por exemplo o Paneira também dispensado recusou e preferiu o Guimarães parecido não acham?
Outra bonita história foi uma entrevista onde lhe perguntaram qual tinha sido o seu melhor jogo? sabem o que disse foi buscar o Portugal-Inglaterra de 2000.
Agora tirem as vossas conclusões.
Vedeta!
Vedeta....um dos melhores que já vi a pisar relvados portugueses bem como a vestir a camisola das quinas!!
VEDETA! Depois de ser corrido do Benfica pela besta Vale e Azevedo, por que não haveria de jogar numa equipa da dimensão do Sporting, se lá lhe pagavam o que queria? Sinceramente, não percebo este raciocínio. É certo que me doeu vê-lo com aquela camisola às riscas, mas tratou-se de uma opção profissional de quem estava desempregado. Nunca perdoarei as deserções de Rui Águas, Dito, Paulo Sousa e Pacheco, mas não sou capaz de criticar o João Pinto neste aspecto. Para aqueles que dizem que já estava em declínio, as temporadas que efectuou em Alvalade são a resposta mais adequada. Não nos esqueçamos de que, em várias temporadas no Benfica, era ele, o Preud'homme e mais nove.
Não vou fazer um julgamento do seu carácter, pois não o conheço pessoalmente. Ao longo da carreira, teve atitudes que merecem condenação, como o que se passou no Mundial da Correia/Japão. No entanto, há algo que devemos ter em conta: mesmo depois de ter sido corrido da Luz, não me lembro de uma única entrevista, uma só declaração deselegante em relação ao Benfica. Mesmo quando estupidamente foi assobiado na Luz, com a camisola do Boavista. Compreendo que ninguém o aplaudisse quando vestia de verde e branco (cheguei mesmo a irritar-me algumas vezes com coisas que fez nesses jogos), mas só na época passada, quando da visita do Braga à Luz, lhe foi feita a justiça de ovacioná-lo quando foi substituído.
A sua permanência de oito temporadas na Luz fica marcada por aquele mítico jogo de Alvalade. Tive a felicidade de presenciá-lo 'in loco', ao serviço do jornal do Benfica. A crónica desse jogo foi uma das peças que mais prazer me deram escrever. Isso e um texto de opinião, saído na mesma edição do jornal, com o título "Um grande gozo". Sem o João Pinto, provavelmente não teria tido oportunidade de escrevê-lo.
PS - No domingo, o Braga virá à Luz. O João Pinto é hipótese para esse jogo? Sabem dizer-me se está lesionado?
Vedeta!
como já li aqui muita coisa e concordo, também quero deixar a minha parte! tenho 25 anos e foi mesmo das melhores referências de futebol que vi jogar, só tem um pequeno problema, tem muito mau-perder e depois torna-se agressivo e depois, leva amarelos e depois vermelhos e depois é castigado e depois ..... mas por isto tudo não deixa de ser o homem que é como futebolista, grande ídolo na década de 90 em que me afirmava como benfiquista, hoje me dia isso já não acontece, cresci mais um pouco e vi que o futebol apenas são €€€€€ já ninguém joga pela camisola, é um facto que na década de 90 também, não, mas agora está muito pior. Como disse ao Chico, desde que vejo futebol é mesmo o melhor jogador que vi em portugal!
vedeta
MARRETA. Oh o que eu me ri quando o menino de oiro leu o comunicado do perdoa-me depois dos 7 de Vigo!
Ah ah ah ah ah ah
Depois dele, só o Simão esteve ao seu nível... VEDETA!
Sr glorioso, não contesto o seu texto, mas deixe-me que lhe diga que o Paneira não é melhor, em benfiquismo, que o JVP só porque decidiu ir para o Guimarães do que para os verdes. A prova disso mesmo chega-nos a casa, todas as semanas, através da SPORTTV, onde o Paneira não consegue assumir uma posição em defesa do Benfica, mesmo quando todos vimos que o árbitro errou. Nisso, o Carlos Manuel é muito mais consciente e claramente benfiquista.
Um benfiquista não tem de ser cego ao jogar mal da equipa, mas deve, pelo menos, não andar a beijar o chão por onde passam tripeiros, como PC, Joaquim Oliveira, Rui Orlando and so on...
O meu ídolo de infância. O jogador em quem o Benfica encarnava nos 90's. João Pinto foi um jogador genial, que esteve no clube na hora errada. Acho que devia ter saído em 96/97, para ter uma carreira internacional de acordo com o seu valor.
PS: Tenho essa jogada contra a Alemanha, onde passa por 5 adversários, em VHS.
Menina Cristina não deixo de concordar consigo até porque no Desporto Televisivo quem não disser mal do glorioso está literalmente lixado.
Referi o Paneira como exemplo porque a verdade é que também ele foi dispensado e teve um convite dos lagartos mas rejeitou-o. Versões diferentes para a mesma situação.
Repito o sr. João Pinto é VEDETA mas nunca, nunca, nunca será referencia pelo menos do meu Benfica que sou sócio desde 86.
Referências é neste momento o nosso Maestro e será sempre referencia pelo verdadeiro benfiquismo patenteado sempre e sempre.
P.S- Em 93 Rui Costa como João Pinto foi aliciado por Sousa Cintra. Pois é 1 ficou com o dinheiro e só voltou atrás porque lhe ofereceram a mesma quantia. Outro rasgou o contrato já preparado á frente dos dirigentes lagartos. Ttenho dito
vedetíssima
mais uma estupidez na gestão desportiva do Benfica
em gerações recentes, nem Simão (que foi um magnífico jogador e um símbolo inesquecível) se lhe equipara
JVP era um jogador completíssimo, demorará décadas até aparecer outro assim no Benfica
ainda agora no Braga, quando nos seus dias, mostra genialidade futebolística nuns traços quase perfeitos de futebol jogado
VEDETÍSSIMA, ainda que desperdiçada
um jogador que deveria ensinar os jovens jogadores da Luz o que é o Benfica, como se sente e se joga pelo Benfica, e acima de tudo o que se sente quando se deixa de jogar lá...
ainda nas ultimas épocas, quando JVP era assobiado na Luz, eu tinha vergonha de ser Benfiquista: como é possível que o tenham assobiado?... enfim...
À boa maneira "Vedeta ou Marreta", parece que temos mais um post "dinâmico":
João Pinto nos Estados Unidos para estudar proposta
Ver aqui: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=917752&div_id=1468
Pois, parece que não vamos ter oportunidade de o aplaudir no fim de semana... É pena!
T-Rex: a última foto é para chorarmos? :|
Por acaso também fiquei arrasado a ver a última foto...
Caramba, aquilo é que é o Benfica! Aqueles jogadores, aquelas camisolas, aquele vermelho...
Neno; Schwarz, Mozer, William, Veloso; P. Sousa; Futre, R. Costa, J. Pinto, V. Paneira; R. Águas
Que equipa!
Sinceramente, tenho muita pena que o JVP não esteja na Luz no domingo. Era a despedida por completo agora que pensa em emigrar.
A última foto é brilhante, mas, tendo em conta o momento actual, só dá vontade de suspirar e desejar um futuro mais auspicioso...
VEDETA, claro.
Responsável, entre outras, pela grande alegria dos 3-6 em Alvalade. Assisti ao vivo, completamente encharcado, e foi a única vez que ri à gargalhada no meio de um jogo de futebol. Nunca vou esquecer esse dia. Nem que fosse só por isso, VEDETA.
VEDETA, sem dúvida. Mas devo associar-me a algo que disse o glorioso. Quando JVP foi para o Sporting - e sim, a culpa (nessa altura) não foi dele - eu pensei: à terceira, foi de vez. Pois, é verdade, JVP já estivera duas vezes com um pé em Alvalade. Agora, deixemo-nos de arranjar símbolos à força. JVP está indissociavelmente ligado a oito anos da história do Benfica, mas não é o Eusébio nem o Rui Costa, nem precisa de ser. É um profissional, com mais talento que a maioria. Agradeçamos-lhe as alegrias que nos deu, mas não o elevemos a rei. VEDETA, tão só
P.S.1- Garanto-vos que, no lugar dele, quando saíu, como pirraça, teria ido para o Porto e não para alagartada. Só para afinar o Vale e Azevedo (mais uma das dele)
P.S.2: Para lançar mais umas achas: e então o Rui Águas? Símbolo ou não? Não compreendo o Glorioso11385 , como pode perdoar a JVP que por DUAS vezes só não foi para o sporting por dinheiro e não perdoa o Águas por ter ido para o fcp. Afinal que coerência é essa? São profissionais ou não?
Rui Águas: filho do grande José Águas, uma das maiores referências da história do Benfica, grande estrela do Benfica 1987/88 (não nos esqueçamos de que tinha sido o autor dos dois golos frente ao Steaua que nos permitiram jogar a final da Taça dos Campeões Europeus). O Benfica pretendia a sua continuidade. Durante algum tempo, deu a entender que iria jogar para o estrangeiro, sendo o Benfica compensado. Afinal, foi para o grande rival. É certo que foi só para ganhar mais dinheiro, mas foi. E não me esqueço do que senti nessa altura. Fui atraiçoado e, durante dois anos, passou a ser o "irmão da cantora". Assim que pôde (e no Benfica lhe ofereceram o salário que pretendia), regressou. Não se sentia bem lá em cima, onde os colegas lhe dedicavam constantemente a música "Pássaros do Sul". Voltou a dar-nos alegrias e, no último jogo do campeonato de 1990/91, frente ao Beira-Mar, deu por mim a vibrar com o golo que lhe permitiu conquistar a "Bola de Prata". A bom rigor, até pode dizer-se que acabei por perdoar-lhe. Mas não esqueci.
João Pinto: despedido do Benfica por Vale e Azevedo, aceitou o convite do Sporting.
Há comparação entre estas duas situações? É óbvio que não. Não referi as anteriores peripécias que ditaram a vinda para o Benfica do João Pinto ou a sua permanência, nem comparei o carácter de ambos. Limitei-me a referir duas situações que dificilmente são equiparáveis. O que não invalida que, por exemplo, Rui Águas seja bem mais benfiquista do que João Pinto. Mas que, a determinado momento da sua carreira, nos traiu é evidente. Do João Pinto não pode dizer-se o mesmo.
PS - Para que não haja dúvidas, simpatizo mais com o Rui Águas do que com o João Pinto. Mas ficará sempre aquela mágoa.
Fiquei esclarecido. Concordo consigo que o Rui Águas é "bem mais benfiquista do que João Pinto", aliás, na minha opinião, o Rui Águas (tantas boas memórias!) É benfiquista. A passagem pelo fcp é um pesadelo, mas pelo menos nunca nos marcou golos (aliás, lembro-me de um escandaloso, mas bendito, falhanço num 0-0 nas Antas. Só não concordo quanto ao carácter de ambos, pois este tem de estar em causa. Eu não critico a ida do JVP para o Sporting, critico é as duas vezes anteriores em que esteve para ir, o que o iguala em termos de "fidelidade" ao clube. A saída do JVP do Benfica pode comparar-se à saída do Gomes do fcp também para o Sporting.
Fica-me também a mágoa de o ter visto de dragão ao peito, mas recompenso com as imensas alegrias que me deu de vermelho e branco vestido.
Lembro-me, na altura de uma contradição (o futebol está cheio delas) entre os sócios do GLORIOSO: o Dito nunca mais o quereriam ver na frente, mas o Rui se quisesse voltar, seria bem-vindo. Enfim, ainda bem que acabou por vir.
Como muito bem diz, perdoa-se, mas não se esquece. A diferença entre os dois é que eu jamais esperaria que o Águas fosse para o fcp, mas (desde a novela) estive sempre à espera do dia em que o JVP iria para o WC.
Saudações benfiquistas.
Vedeta.
Quando o ano passado estava no Boavista a fazer a epoca que se sabe. Li num Jornal que todos os adeptos de Futebol em Porttugal deviam a gradecer ao JVP o facto de nunca ter saido de Portugal.
O melhor jogador do campeonato portugues dos ultimos 15 anos.
Foi dos poucos jogadores a cima da media no benfica nos anos negros. Quantas equipas do Benfia nao eram JVP e Michel mais 9. Ou JVP mais 10.
A meu ver o JVP e a razao pela qual mesmo nesses anos o Benfica nao ficou pior que terceiro. No ano a seguir a ele ser empurrado pelo na altura muito amado Vale Tudo o benfica foi sexto.
Para mim nem é marreta nem vedeta.
é um HEROI!!
Depois de tudo o que passou no benfica foi OBRIGADO a despir a camisola. O resto são conversas!
Obrigado JVP pelos bons momentos!
é VEDETA por tudo o que fez no benfica...
Ora, andei à procura duma que ele fez num jogo da selecção com a alemanha... pilhou 2 ou 3 alemães e o guarda-redes (acho q era o illgner) defendeu...
mas a jogada foi linda! se alguém achar meta aí nos comentários! :)
comparar o João Pinto à Simone? tenham dó, por favor...
Viram só a birrinha que a Simone fez qd deram a braçadeira de capitão ao Hélder? Para não falar de outras coisas....
Vedeta. Para mim será sempre vedeta, independentemente do que tenha feito depois de ser afastado do Benfica. A época dele de 1993/94 foi das mais brilhantes que já vi um jogador fazer no Benfica. Não foi só o 6-3, foram jogos e jogos seguidos de recitais, incluindo o famoso 4-4 de Leverkusen (aquele passe para o Kulkov marcar o quarto golo é algo que eu posso rever mil vezes sem me cansar). Depois disso, andou com o Benfica às costas praticamente sozinho durante alguns dos anos mais negros da nossa história. Para além disto não sou um ingrato, e nunca poderei voltar as costas a um jogador que me deixou a chorar de alegria num estádio de futebol.
JVP é uma enorme vedeta para mim, e aplaudi-lo-ei sempre que entrar na Luz, seja com que camisola for.
VEDETA
O João,foi e ainda é um jogador ke admiro.
Vedeta c/todas as letras!
Saudações desportivas
SLB 4EVER
"Contagem" encerrada!
Vedeta - MUITOS votos
Marreta - 1 voto
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
just one word - vedeta
o único a quem perdoei tudo...................
Sinto-me indignado como alguém que se diz benfiquista de sempre, sócio desde 1986 como o sr glorioso consiga dizer as barbaridades que diz do João Pinto. 1º - pago principescamente? Meu amigo, ele recusou contratos milionários por diversas vezes na carreira para poder estar para sempre no Benfica. O João tinha amor ao Benfica como nunca nenhum de nós vai ter. Não de pequenino, porque nasceu e cresceu no Porto, e consequentemente era portista, mas aprendeu a ser benfiquista e ainda hoje quando fala do Benfica os seus olhos brilham de uma forma que só quem ama este clube verdadeiramente pode perceber. È claramente um símbolo para todas as gerações de benfiquistas. Pergunte ao Eusébio a ver o que ele lhe diz do nosso menino de oiro. Esteve para ir para o Sporting no Verão quente? Era um miúdo, estava há um ano no Benfica, tem o direito a errar. O que interessa é que reconsiderou e ficou no que havia de se tornar o seu clube de sempre. Deu-nos magia, as maiores alegrias durante anos a fio. Se não fosse ele tínhamos amargado muitos 6ºs, 7ºs, 8ºs lugares, muitos anos seguidos fora da Europa, como logo a seguir à sua saída se pôde verificar por 2 anos seguidos. Inesquecíveis os 6-3, os grandes jogos que sempre fazia com o Porto e Sporting, muitas vezes sendo dos poucos a remar contra a maré e a combater o sistema, a final da taça de 96, toda essa grande época, os golos magníficos, as combinações com Poborsky, Valdir, Nuno Gomes, Isaías (quem não se lembra do grande Isaías), Caniggia, Edilson, todos passaram mas JVP ficou sempre lá, a aguentar o barco para este não afundar de vez. Foi para o Sporting depois de ser dispensado? E então? Muito bem fez ele, para mostrar em Portugal e perante os seus detractores que estava ali, bem, vivo, melhor que nunca. Além disso, como ele já disse muitas vezes, nunca teve espírito de aventura, por isso não quis o estrangeiro, e tinha a vida estabilizada em Lisboa. Tendo uma boa oferta do Sporting, depois de escorraçado do clube do coração, porque não ir? E que tem dizer que o seu melhor jogo/golo foi o Portugal-Inglaterra? Provavelmente é mentira, pois no benfica viveu momentos mais marcantes, mas a ser verdade só prova o seu patriotismo e outra camisola que defendeu sempre nos limites: a do nosso país. João Pinto é e será sempre um dos maiores símbolos do benfiquismo puro, de raça, de querer ganhar contra corrupções, jogadas de bastidores, caceteiros e tudo mais. Não leu nenhum comunicado a pedir desculpa ao árbitro argentino? E que interessa isso? Isso ia deixar quem feliz ou infeliz? Por favor. Os detractores, quando querem só conseguem inventar as maiores estupidezes possíveis. Nunca foi um bom capitão no Benfica? Pois não, caso contrário teria saído bem mais cedo, tal era a balbúrdia que existia naquelas equipas da década de 90. Foi um herói, deu tudo pelo clube e foi posto na rua como um cão. Pois para mim, foi o melhor jogador de futebol que vi jogar. Não houve, não há nem nunca haverá nenhum como ele. Foi a vê-lo jogar que me interessei por futebol e que ganhei o gosto ao futebol e ao Benfica. Foi com ele que percebi o que é o querer ganhar, o ter raça, o ter a mística benfiquista. JVP deu-me tudo no futebol. Para mim será sempre o maior. Rui Costa como jogador não lhe chegava aos calcanhares. Pode parecer um sacrilégio o que estou a dizer, mas não é. João Pinto tinha tudo o que um jogador pode ter. Só pecava na finalização, por vezes. Mas inteligência táctica, qualidade de passe, de remate, de fintas, uma capacidade técnica fantástica, e uma dose q.b. de indisciplina e de loucura próprias dos verdadeiros génios, que todavia era o que o distinguia dos outros que se arrastavam em campo. João Vieira Pinto era, é e sempre será o Verdadeiro Artista. O menino de oiro. O nosso menino de oiro.
Grande JVP. Espero que continue benfiquista. Foi um dos simbolos do clube e um dos melhores jogadores que vi vestir o manto.
Olhe sr. Bruno só agora vi o seu comentário mas passado este tempo não tenho pachorra para responder.
O caro deve ser dos anos do menino d´ouro dos belos titulos que ganhamos, eu prefiro o presente com o nosso Jesus e por exemplo do Saviola que tem o tripo da classe e categoria do tal menino.
Ele que fique como está a tentar comentar e dizer banalidades com o parolo do freitas lobo.
Já agora no jogo da pobreza na Luz nãp fez falta nenhuma
Banalidades? Claro. É só o melhor comentador de futebol em Portugal. Você não percebe nada de futebol, desculpe que lhe diga. O JVP foi o melhor jogador do Benfica durante anos. Teve apenas o azar de só ter equipas desastrosas nesses anos e treinadores, minha nossa. Você não percebe pevas disto.
Caro sloml o sr. é que é um craque em futebol não é?
Leia o que escrevi. O João Pinto foi o melhor jogador do Benfica desses anos isso ninguém discute.
Agora o que não acho é eleva-lo a simbolo do clube porque para mim sócio desde 86 nunca o foi e nunca o será. Poderia ser o melhor jogador do mundo mas nunca quis realmente trabalhar para isso, nunca evoluio como o Figo ou Rui Costa. Repito a forma como acaba a carreira é reflexo da mesma dispensado do Braga enquanto outros foram campeões no Inter e tiveram 60 mil na Luz a dar-lhe o nosso adeus eterno.
Quanto aos comentários para mim diz banalidades como o seu companheiro das tacticas o parolo Freitas Lobo mas se acha que é muito bom é lá consigo.
Glorioso, não sei se sou um craque em futebol, mas que para mim o JVP foi um prodígio, um jogador extraordinário, foi. E discordo completamente que não tivesse querido evoluir. Claro, o pesetero do Figo é que esteve bem. O JVP nunca procurou dinheiro, procurou apenas estar bem consigo e proporcionar boas condições à família, espalhando sempre a sua classe pelos nossos relvados (e ainda bem que assim foi). Parece-me é que você tem um ódio crónico contra o JVP, e isso não sei nem quero saber porquê. Fique lá com as suas ideias completamente enviesadas sobre um dos melhores jogadores portugueses de sempre.
Quanto aos comentários, claro, ele e o Freitas Lobo são só os únicos comentadores em Portugal que falam (e bem) única e exclusivamente de futebol. Já agora, o Glorioso deve ser de uma moral elevadíssima para chamar parolo a quem não conhece. Se fosse a si, com a idade que diz ter, tinha vergonha de dizer tanta barbaridade e acima de tudo de insultar terceiros.
Olhe sloml não estou interessado em prolongar esta discussão.
O sr. como a maioria do que aqui escrevem são dos tempos do João Pinto elevado a Deus por isso é normal que o vejam como tal e quase o consideram o proprio Benfica representado. Compreendo já disse até porque se devem lembrar dos muitos titulos ganhos na altura. Já sei a culpa não é dele o que concordo em parte mas João Pinto poderia ter dado muito mais e já agora veja os numeros dele do golos, assistencias, etc nos seus ultimos 4 anos como grande jogador da equipa e por exemplo os numeros do Simão dos 6 anos que cá esteve.
Eu sou de outro tempo de titulos, de taças, dos anos do Erikson, do Bento, do Humberto, do Nene, o Diamantino, do Maniche, do Mats, do Carlos Manuel, etc, esses sim simbolos do clube. Pois é amigo nesse tempo havia classe, amor á camisola, paixão esse era o verdadeiro Benfica o qual cresci (já agora o nosso JJ está recriar esse tempo). O Benfica que ia a finais da taça Uefa que vi na Luz, ou a finais da Champions que perdemos inclusivé nos penaltis. Esse é o meu Benfica e nesse Benfica não havia parvoiçes de meninos d´ouros e tal.
Por fim essa afirmação de: "O JVP nunca procurou dinheiro" deve ser para rir não?
Em 92 com tudo acordado com os Queques do Sousa Cintra veio para o Glorioso porque o grande Jorge de Brito ofereceu-lhe um melhor contrato;
Em 93 rescindiu contrato e só voltou porque mais uma vez Jorge de Brito ofereceu-lhe mais que os Lagartos;
O tal contrato Vitalicio do Damásio dava-lhe aumentos de 50% do ordenado todos os anos sabia?;
Na ida para o WC para além de ficar a ganhar ainda mais que ganhava na Luz recebeu como se sabe 300 mil euros nunca declarados isto de 1 jogador que era livre;
Em 2004 não renovou contrato com os Lagartos porque se recusou a baixar o ordenado como outros o fizeram inclusivé o capitão de equipa - lixou-se que pensava que tinha o mundo a seu pés acabou no Boavista;
Enfim e muitos mais de facto este João Pinto coitadinho não gostava de dinheiro.
Uma coisa tem razão nunca quis sair do País porque medo essencialmente se calhar de trabalhar no duro e a serio como os seus colegas Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, etc. Por isso basta ver a sua carreira e a carreira deles.
Caro fique bem e vamos mas é apoiar o nosso Glorioso na caminhada para o Titulo.
Eu também não estou minimamente interessado em discutir com ninguém. Mas há coisas com as quais não posso concordar.
Numa coisa tem razão: sou do tempo em que o JVP carregava com a equipa às costas, apesar de já ter lido e visto grande parte da nossa história e das façanhas muito anteriores às épocas negras (em que foi, digo mais uma vez, JVP que deu a cara e carregou o nosso clube às costas durante anos). E digo-lhe uma coisa: comparar a qualidade futebolística do João Pinto com o Simão é como do dia para a noite. João Pinto tinha particularidades de verdadeiro prodígio, um jogador de futebol de eleição. Simão é "apenas" um muito bom jogador. Eu sei bem o que via de cada um deles em campo.
Sobre essa questão de ele querer dinheiro, digo-lhe só uma coisa: o João casou e teve um filho, o Tiago, com apenas 16 anos. Foi obrigado a crescer e a assumir um tipo de responsabilidades muito diferentes de todos os seus colegas. Como tal, compreendo e aceito perfeitamente que quisesse melhorar a vida da família, pois sempre foi uma pessoa muito ligada à família. Se veio para o Benfica porque ia ganhar mais do que no Sporting, óptimo. Se, depois de vestir durante uma época a nossa camisola, ia para o Sporting porque ia ganhar mais, seria um erro tremendo, mas muito menos grave do que o que fizeram Paulo Sousa, que foi formado cá, ou Pacheco, que estava na Luz há 6 anos. E o próprio JVP já assumiu que teria sido um grande erro ter ido para o Sporting nessa altura e que se arrepende dessa indecisão. Por mim, está desculpado.
Se foi ganhar bem para o Sporting em 2000, que se lixe, melhor para ele. Acredite que se tivesse ido para o Chelsea, Newcastle ou Porto, que o queriam, ia receber muito, muito mais.
Em 2004 realmente recusou renovar pelo Sporting a ganhar menos. No entanto, foi para o Boavista para terminar a carreira no primeiro clube que representou, e não por não ter tido mais ofertas (acredita mesmo que ele não arranjava melhor? claro que arranjava, mas mais uma vez o coração e a estabilidade falaram mais alto).
Mais uma vez, volto a dizer: não quis nunca ir para o estrangeiro pelo conforto e estabilidade da família cá, que pôs sempre em primeiro plano. Agora, depois de deixar o Braga, teve propostas das Arábias, dos EUA e México onde ia ganhar muito. E rejeitou, para não perturbar a estabilidade familiar com a Marisa e o filho recém-nascido. Tem dúvidas que se alguma vez tivesse ido para fora, JVP teria sido um jogador de eleição? Eu não tenho. Para mim, vê-lo jogar tantos anos em Portugal foi um regalo. E foi melhor que Paulo Sousa, Rui Costa ou Figo. Eu sei o que vi todos eles fazerem em campo, e João Pinto era de outra categoria. Era um fenómeno. Como disse o melhor de sempre, JVP tinha classe até a andar. Mais palavras para quê? Aconselho a ler esta entevista:
http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2009/12/entrevista-joao-vieira-pinto.html
No último ponto tem razão: vamos apoiar o nosso clube a conquistar os 3 troféus em disputa.
Para acabar sloml cada um tem a sua opinião e deve-se respeitar isso mesmo. Acha o João Pinto é maior de todos. Eu não tenho outro tipo de ideia prefiro jogadores com mais classe que vi jogar como o Luvas Pretas, o Valdo, ou o Diamantino mas cada um tem a sua referencia. Só tenho pena que não tenha vivido os anos 80 e por exemplo ter ficado sem falar horas por ver o Glorioso a perder uma Champions nos penaltis, não por ter ganho um derbyzeco qualquer com um hat-trick de 1 jogador. Esse repito é o meu Benfica o Benfica das finais da Champions não o que leva 7 em Vigo com João Pinto a capitão.
Por fim sinceramente menosprezar o Simão para elevar o JVP também é demais. Simão digo-lhe já fez mais em 6 anos que o seu menino em 8. Foi mais decisivo e importante.
Basta recordar que sendo ele extremo e não avançado como JVP foi sempre o melhor marcador da equipa nunca teve epocas com 3/4 golitos para amostra. Era o jogador dos momentos decisivos e nunca se escondeu marcava livres e penaltis enquanto o JVP nunca o quis fazer mesmo sendo o melhor jogador da equipa (marcou 1 penalti em 8 anos ao Braga quando já havia 2-0 e 1 livre ao Maritimo quando havia 4-0) o que nunca entendi pois pelos vistos até tinha qualidade para isso mas escondia-se sempre ou era o medo de falhar? Assim tivemos de levar com os brilhantes livres do Paulo Madeira.
Portanto e digo já admiro e acho muito mais jogador Simão que JVP. Mas como disse são opiniões agora não faça disto uma bicho de sete cabeças.
Como disse vamos deixar de palermices de apoiar o Glorioso nas 3 competições principalmente para o Titulo em Maio. Todos têm de estar com o JJ e os nossos rapazes.
VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA
Enviar um comentário