Alcunha: Tintin / O Canhão Louro
Nacionalidade: Holandesa
Local de Nascimento: Zaandam / Holanda
Data de Nascimento: 21 de Março de 1963
Posição: Treinador
Altura: 1,81m
Peso: 82Kg
.Clubes:
2007/08 - Valência
2007/08 - PSV Heindhoven
2006/07 - PSV Heindhoven
2005/06 - S.L.Benfica
2004/05 - Ajax
2003/04 - Ajax
2002/03 - Ajax
2001/02 - Ajax
2000/01 - Vitesse
1999/00 - Barcelona (Treinador-Adjunto)
1998/99 - Barcelona (Treinador-Adjunto)
1997/98 - Selecção Holandesa (Treinador-Adjunto)
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1995/96 a 1996/97 - Feyenoord - 61 Jogos / 19 Golos
1989/90 a 1994/95 - Barcelona - 191 Jogos / 67 Golos
1986/87 a 1988/89 - PSV Heindhoven - 98 Jogos / 51 Golos
1983/84 a 1985/86 - Ajax - 64 Jogos / 23 Golos
1980/81 a 1982/83 - Groningen - 89 Jogos / 33 Golos
.Totais no S.L.Benfica:
56 Jogos (33 Vitórias / 12 Empates / 11 Derrotas)
.
Estreia: 10 de Junho de 2005, na Suiça
(FC Sion 1 - S.L.Benfica 2)
.
Último jogo: 7 de Maio de 2006, em Paços de Ferreira
(Paços de Ferreira 3 - S.L.Benfica 1)
.
Competições Europeias: 10 Jogos (4 Vitórias / 3 Empates / 3 Derrotas)
.
Estreia: 14 de Setembro de 2005, na Luz (S.L.Benfica 1 - Lille 0)
.
Último jogo: 5 de Abril de 2006, em Camp Nou (Barcelona 2 - S.L.Benfica 0)
.Seleccções(1):
Holanda - Treinador-Adjunto de 1997 a 1998
.Palmarés (Treinador):
3 Campeonatos da Holanda - 2001/02 e 2003/04 (Ajax) e 2006/07 (PSV Heindhoven)
1 Taça da Holanda - 2001/02 (Ajax)
1 Johan Cruijff-Schaal - 2002/03 (Ajax)
1 Supertaça Cândido de Oliveira - 2005 (S.L.Benfica)
.Palmarés (Jogador):
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus - 1987/88 (PSV Heindhoven) e 1991/92 (Barcelona)
1 Campeonato da Europa - 1988 (Selecção Holandesa)
4 Campeonatos da Holanda - 1984/85 (Ajax) e 1986/87, 1987/88 e 1988/89 (PSV Heindhoven)
3 Taças da Holanda - 1985/86 (Ajax) e 1987/88 e 1988/89 (PSV Heindhoven)
4 Campeonatos de Espanha - 1990/91, 1991/92, 1992/93 e 1993/94 (Barcelona)
1 Taça de Espanha - 1989/90 (Barcelona)
3 Supertaças de Espanha - 1991/92, 1992/93 e 1994/95 (Barcelona)
1 Supertaça Europeia - 1992/93 (Barcelona)
2 Taças da Catalunha - 1990/91 e 1992/93 (Barcelona)
.Curiosidades:
- Enquanto jogador Ronald Koeman marcou 193 golos em 533 jogos a contar para os respectivos campeonatos nacionais. Sendo defesa, tal como Daniel Passarella outro defesa goleador que marcou por 134 vezes em 451 partidas, tornou-se no melhor marcador do mundo de sempre entre os seus colegas de sector.
- Ronald Koeman disputou 78 jogos e marcou 14 golos pela "Laranja Mecânica". A sua estreia aconteceu no dia 27 de Abril de 1983.
- O Barcelona, clube que representou durante 7 anos, considera-o uma das suas lendas. Ver aqui.
- Abandonou o S.L.Benfica e rumou ao PSV Heindhoven no final da Época 2005/06. Com contrato válido por mais uma época, acabaria por render alguns "cobres" aos encarnados.
- Actualmente treina o Valência, onde operou uma verdadeira "limpeza" no balneário che, dispensando por exemplo Cañizares, Albelda, Angulo e ainda Manuel Fernandes que havia treinado no S.L.Benfica.
.
Veredicto: VEDETA!
36 comentários:
Deixou um bocado a desejar internamente, apesar de ter ganho a Supertaça, mas aquela caminhada europeia foi magnífica e assinalável.
Ainda tive que pensar duas vezes, mas a minha resposta é vedeta.
Koeman... decisão difícil...
Creio que o seu grande erro foi apostar na Liga dos Campeões, preterindo as competições internas.
Digo que foi um erro porque o Benfica tinha todas as condições de revalidar o título de campeão:
- a estrutura directiva manteve-se, com Vieira e Veiga
- a espinha dorsal da equipa campeã permaneceu, com jogadores influentes como Simão, Petit, Luisão, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes e Quim a manterem-se no clube
- os reforços de Verão - destaco Miccoli Leo, Nelson, Anderson e Alcides - justificaram, no cômputo geral, o investimento realizado
O que falhou, então? A aposta na Champions.
Foi uma boa caminhada, mas pelo menos para mim, teria sido muito mais importante sermos bicampeões do que chegarmos aos oitavos, quartos ou mesmo meias finais da Champions.
Os reforços de inverno - Moretto, Robert e afins - não geraram qualquer valor acrescentado para a equipa; quando muito apenas a desestabilizaram, veja-se o caso de Moretto, e a relegação de Quim para o banco de suplentes...
Volto a dizer, foi uma boa caminhada, mas o saldo final das competições internas, com apenas uma Supertaça conquistada, é muito pouco.
O veredicto é difícil, dada a sua dicotomia - Koeman nunca será tão Vedeta quanto Jimmy Hagan; mas não merece ser tão Marreta como Souness...
Assim sendo, acabo por votar Vedeta, pois embora a época não tivesse sido tão bem conseguida quanto todos gostaríamos, ainda a recordo alguns momentos como as derrotas dos andrades (no dragão e na luz) e os jogos contra o Liverpool, Manchester e Barcelona com nostalgia...
Vedeta
Por tudo o que disseram atrás... Vedeta!
Pode parecer surpreendente mas partilho as opiniões anteriores porque nos últimos tempos nenhum outro conseguiu tamanho brilharete na europa. Quanto a mim saiu prematuramente sem se perceber bem porquê. Em 4 anos foi campeão 3x na Holanda e só cá falhou o que seria o bi-campeonato.
Internamente no campeonato poderia ter feito melhor mas não acho nada que se possa chamar de marreta.
Vedeta pela carreira na Champions.
É difícil dar um veredicto quando se trata do Koeman: esteve tão bem nas competições europeias e tão mal internamente.
Se analisasse só o trajecto dele nas competições europeias, teria de dizer VEDETA, sem dúvida nenhuma! Fez um trabalho fantástico,apesar de, em alguns jogos, nomeadamente com o Lille, ter apostado pouco. Tão cedo a nação benfiquista não esquecerá as vitórias fantásticas contra o Man United (e eu estava lá na Luz!!), as duas vitórias com o Liverpool (cada vez que as vejo vêm-me as lágrimas aos olhos e fico toda arrepiada) e mesmo os dois jogos com o Barcelona.
No primeiro, sofremos muito, mas fomos roubados num penalty escandaloso e o Ricardo Rocha esteve imbatível a 'tapar' o Ronaldinho Gaúcho. No Camp Nou, fomos roubados num penalty que, graças a Deus, não teve consequências e depois cedemos... O Simão, infelizmente, não encontrou forças para fazer o 1-1 já no final, e levamos o 2-0.
Porém, a nível interno, o Koeman foi um autêntico marreta. Perdemos pontos nos campos mais impensáveis, não apresentávamos a mesma emoção europeia e fomos cedendo... Ganhámos a Supertaça,sim, mas por 1-0 contra o Setúbal!! A única coisa de que recordo neste ano, a nível interno, são as vitórias ao Porto. Jogámos muito bem das duas vezes e anulámos por completo os Ciganos, os Luchos, os Meireles e tudo o resto. Há tanto tempo que não íamos lá ganhar...
No cômputo geral, e tendo em conta outros treinadores que passaram pela Luz, dou o benefício da dúvida ao Koeman: VEDETA! - Só lhe pedia que tivesse assumido claramente que queria as competições europeias.
Bem concordo que é uma decisão dificil perante o trabalho de Koeman no clube.
Analisando todas as condições que teve e o trabalho e provas ganhas muito sinceramente tenho de o classificar de MARRETA.
Vejamos veio em 2005 depois do titulo de Trapattoni com a equipa feita sem nenhuma saida importante (só o bêbado do Miguel da forma que foi) e com os reforços de qualidade Nelson, Leo, Anderson, Karagounis e o nosso bombardeiro Micolli. No ultimo dia de transferencias ainda "ganhou" o Simão ao Liverpool e perante isto ganhar apenas a Supertaça ao Setúbal pese a excelente Champions é pouco.
Começou por inovar com os 3 defesas centrais (Luisão, Anderson e Ricardo Rocha) mas perante os resultados (apesar da 1ª parte de sonho com o Gil na Luz) de 1 ponto em 3 jornadas abandonou a ideia. Esse inicio péssimo marca a equipa que era muito superior aos rivais como o provou ao dar um banho de bola no Dragão e também na Luz aos Andrades desgovernados por esse lirico do Adrianse. Assim ainda se compreende menos termos ficado em 3º perante um titulo que era facil de ganhar. Em Janeiro recuperamos mas com a derrota na Luz com os Lagartos (em que foi anjinho e ingenuo tacticamente) desliga-se completamente do campeonato e aponta tudo para a Champions.
De facto fizemos uma Champions de sonho eliminando no grupo o Manchester (vitoria por 2-1 na Luz) e depois nos oitamos o na altura Campeão Europeu Liverpool onde deu um banho tactico no Rafa Benitez. Com o Barça discutimos a eliminatória até ao minuto 89 da 2ª mão mais uma vez brilhante tacticamente mas sem sorte (aí aquele falhanço do Simão a 10 minutos do fim no Camp Nou) e sem o peso dos senhores da Uefa (lembram-se da mão do Motta na Luz que nos dava a vitoria). Fez-nos vibar outra vez com o grande Benfica Europeu, deu-nos muitas alegrias e orgulho mas isso foi pouco porque repito tinhamos de longe a melhor equipa e ganhariamos o titulo sem grandes problemas, até porque me pareceu que estava cá de passagem queria mostrar-se na Europa para sair para um grande e rico Europeu por isso desvalorizou o campeonato quase fazendo um frete. Assim custa-me até porque o acho um bom treinador é MARRETA.
P.S 1- Tinha uma obecessão doentia do Beto, ou seja quase toda a epoca jogavamos com 10 (o golo ao Manchester foi um oasis).
Talvez o que realmente "matou" a equipa foi o mercado de Janeiro com o Morreto e Robert para além dos inuteis Manduca e Marcel. Minou o balneário, foi cruel para Quim que chegou a jogar lesionado perdeu a coesão de equipa os resultados viram-se.
P.S 2- Está neste momento a esfrangalhar o Valencia com as suas belas loucuras de dispensar jogadores como o Albelda, Angulo e outros (um tal de Fernandes concordo até fiquei muito feliz) e com resultados dignos da 2ª liga Espanhola, ou seja, berevemente estará como o Special One.
Pelo trajecto europeu e pelas vitorias ao fcp VEDETA não fez mais porque tinha uma fixação pela Europa e as contratações de Janeiro foram para esquecer inclusive a aposta em Moretto.
Este é difícil...
Na pré-época chegámos a ver um ou outro momento de bom futebol com ele, e acabaríamos por conquistar a supertaça num jogo difícil contra o Setubal.
O início de campeonato foi mau, os golos não apareciam, tentou trazer um novo sistema táctico para a equipa mas acabou por desistir dele, mas depois a equipa começou a responder, Miccoli começou a fazer a diferença, Nuno Gomes começou a marcar e Nelson a fazer brilharetes no lado direito, se bem que este último depois viria a mostrar a sua irregularidade, que já nos habituou.
Na fase de grupos das champions, é de admirar a sua coragem, quando foi jogar a França com uma equipa muito defensiva para apostar tudo no jogo contra o Man Utd, e de facto ganhou a aposta, o Benfica fez um dos melhores jogos que me lembro de ver nos últimos anos.
Em Janeiro chegou então aquele molho de "reforços", daqueles que infelizmente já nos vamos habituando, e aí, dando-lhe toda a minha credibilidade por ser ele treinador, confesso que não percebi como é que jogadores daqueles que nem vale a pena estar a citar nomes entraram de caras na equipa. Daqui acho importante salientar o caso de Moretto, uma daquelas contratações feitas num cenário muito esquisito como todos se lembram, e que chegou à equipa e foi logo titular sem sequer ter tempo de pousar as malas quando Quim estava a dar grande segurança, aqui ninguem me tira da cabeça que houve mão divina para esta alteração na baliza do Benfica, quem sabe se o Moretto não poderia até ter dado um bom guarda-redes...
De resto as suas opções eram um pouco estranhas, não percebo como é que um jogador como o Ricardo Rocha, para mim sem dúvida o melhor central depois do Gamarra, fica no banco, ou o porquê da aposta em Beto (apesar de tambêm não haver grande alternativa).
A taça de Portugal deixou muito a desejar, o campeonato foi aquilo a que nos habituámos, de facto valeu-nos a Liga dos Campeões, com os inesqueciveis jogos contra o Man Utd e o Liverpool, e mesmo os jogos contra o Barcelona, em que não me esqueço da impiedosa marcação do Ricardo Rocha ao Ronaldinho, e do jogo em Camp Nou em que se notou claramente a diferença entre as equipas, mas em que o Benfica realmente deu tudo para conseguir as meias-finais, mesmo depois do lance do 1º golo em que o Beto ridicularizou a imagem do Benfica.
Confesso que fiquei contente por ele ter saído, mas penso que agora não pensaria o mesmo, visto que cada vez me parece mais evidente o inferno que é ser treinador do Benfica, onde se querem fazer campeões europeus com as tais barras de chumbo que Humberto Coelho fala.
Por este último parágrafo, pela supertaça, e pela boa caminhada na champions digo que o Koeman foi uma vedetita
Tenho de votar Marreta. Sem dúvida que fez uma boa campanha europeia, mas isso parece-me curto. Deu para animar, andávamos de peito feito depois de eliminar o Man Utd e o Liverpool, mas foi doloroso como uma facada no peito ver o Benfica a jogar em Lille com 6 (!!!!) defesas e 2 trincos. A insistência no Beto também exasperava qualquer um e no campeonato foi mesmo muito fraquinho. Aquele senhor italiano, de cabelo branco e ar de magnata da bolsa, com o Leo (em vez de Fyssas ou Dos Santos) e o Karagounis (que tinha pedido na época anterior ao que parece), chamava-lhe um figo. Não que a equipa fosse de sonho, mas ele tinha provado que não era preciso que fosse na época anterior. Depois veio o episódio Moretto que serviu para mostrar que não saber gerir o plantel (e foi teimoso quando o Moretto dava frango atrás de frango). O Robert também teve mais oportunidades que as que merecia e até acho que jogou mais no Benfica do que no Levante.
Por tudo isto e por ter conseguido um 3º lugar quando se exigia o 1º, Marreta.
Não é difícil, ao contrário do que se tem dito. Foi o responsável pela saída de bons suplentes (Dos Santos, João Pereira entre outros). Depois dele nunca mais tivémos um bom banco. A sua carreira na Champions apesar de brilhante, temos de dizer que houve uma boa dose de sorte. Preparava pessimamente os jogos com as equipas pequenas (Naval, Gil Vicente, entre outras). Hoje em dia destrói excelentes equipas.
É MARRETA!
Na minha opinião, Koeman foi VEDETA. Acima de tudo por meter a equipa a jogar com um esquema equilibrado, mesmo com umas invenções à mistura (estou assim de repente a lembrar-me da estreia do carlitos no Glorioso, a titular e contra os lagartos!) mas mesmo assim conseguindo grandes feitos na Champions, revelando ainda assim um ultra-conservadorismo que sendo evitado nos poderia levar ainda mais longe... E tudo isto associado a um plantel de luxo a comparar com o que tinhamos na época em que fomos campeões nacionais, mantendo a espinha dorsal da equipa e reforçando convenientemente o grupo, exceptuando o marreta beto. No valência deve de estar a ser o mesmo de um artur jorge no benfica, deve haver ali qualquer coisa por trás! =P VEDETA
Na liga dos campeões? Vedeta.
No campeonato? Marreta.
Veredicto: Não voto ;)
A sua capacidade de comunicação é nula, em vez de motivar os seus jogadores, sempre que abria a boca, antes dos jogos, acabava por motivar os adversários, principalmente nos derbys...
Tacticamente era bom, e tinha um excelente adjunto, que quando estudava os adversários, fazia-o muito bem...
Resumindo, uma decisão dificil, mas digo VEDETA, principalmente por causa dos jogos contra o Liverpool, e o Manchester, e
Barcelona em casa...
Vedeta. Pela estrutura mental com que abordou a europa.
Epá está-me a fazer espécie...
A campanha na Champions foi uma campanha assinalável, boa, não brilhante... Eliminaram o Liverpool tudo bem mas não são dois jogos que fazem uma época. Repito a campanha na Liga dos Campeões foi satisfatória e é exactamente por se assumir uns quartos de final como brilhante que a fasquia se mantem coladinha ao chão.
Uma Supertaça? A Supertaça encontra-se num patamar acima das taças da amizade tão célebres nos anos 90 e pouco mais. Ninguem é vedeta por ter no currículo uma Supertaça, até o Rui Barros tem uma no unico jogo como treinador que fez pelo Porto.
O Benfica fez uma época sofrível no campeonato com um plantel bastante simpático. Faz-me comixões no alto do cucuruto ver este senhor vedetizado sinceramente.
Que MARRETA dos grandes. Não tinha astúcia nas substituições, não tinha garra durante o jogo ou no balneário, tinha aquele esquemazito lá dele e enquanto o Micolli não estivesse lesionado a coisa ía...
MARRETA MARRETA MARRETA MARRETA MARRETA.
Ganhem juizo pela vossa e pela minha sanidade.
Pelo percurso na Liga dos Campeões: VEDETA
MARRETA. Não consigo classificar como positiva a sua presença no Benfica. Nas provas nacionais, a carreira da equipa foi fraca: 3.º lugar no campeonato e eliminação em casa, para a Taça de Portugal, diante do V. Guimarães (com um golo ilegal, é certo!). Na Europa, a coisa correu bem, mas perante um sub-Manchester e um Liverpool que veio defender o 0-0 na Luz, para depois ganhar em Inglaterra. Tramou-se com os golos do Luisão, em Lisboa, e do Simão, em Liverpool. Com o Barcelona, estivemos a discutir a eliminatória até aos 89 minutos da segunda mão, mas tudo poderia ter ficado logo decidido em Lisboa, se os futuros campeões europeus tivessem aproveitado metade das oportunidades de golo que tiveram. Foi bom, encheu-nos de satisfação, mas não serviu para apagar a desilusão que sentimos no final da época. Também lhe critico a forma inábil como lidava com os jogadores. Todos nos lembramos da questão Moretto/Quim, já aqui referida. Não me deixou saudades.
O Koeman pôs o Carlitos a jogar a titular com os lagartos? Oi? De que jogo se trata? Os únicos jogos que eu me lembro do Carlitos são na era do VEDETA Trapattoni.
Uma supertaça, um belo sonho europeu, e 2 enrabadelas valentes aos tripeiros, uma delas ainda por cima no curral (quanto tempo vamos esperar até isso voltar a acontecer) sobrepõem-se à má campanha interna, por isso: Vedeta!
Não é meu treinador favorito e considero que com ele o Benfica jogou um jogo pobre no campeonato (salvo o bis ante o FCP).
Seus contratos foram, ademais, medíocres
(Laurent Robert,qualidade, mas no final de sua carreira, e o GR Marretto digo Moretto -LOL-).
Pelo contrário, em Europa o fez bem, ninguém tinha chegado tão longe com o Benfica desde o 94 e não se lhe deve restar mérito.
Ademais pese a não conseguir mais do que um magro 3º posto no campeonato nacional conseguiu mais pontos do que a equipe de Trap o ano anterior.
Por tudo isso, mas tendo em conta que o SLB teve treinadores piores, acabarei votando vedeta, com v minúsculo.
Saudações desde Málaga (Espanha) onde jogam o Paulo Jorge e o Edgar.
É difícil. A vitória no Dragão, a SuperTaça, os Quartos-de-Final da Champions, e a internacionalização do Benfica quase que lhe davam o estatuto de Vedeta.... mas cometeu muitos erros. O final da época foi desastroso.
Demorou quase dois meses a meter o Léo a titular, tirou o Quim da baliza e meteu um horror chamado Moretto, metia o Manduca a falso #10, e depois da eliminação da Champions estava-se a borrifar para isto... até em Paços o Benfica foi humilhado. Marreta, mas quase no outro lado.
É verdade, na 2ª jornada meteu o Carlitos a titular em Alvalade. Que desastre!
A inenarrável aposta no Beto confirma a minha escolha.
Pedro, o Léo "pegou de estaca" no onze titular, não demorou os tais dois meses que falas, e o jogo em Alvalade foi na 3ª jornada
bem... se a minha humilde opinião contar... MARRETA!!!
foi a época de pior futebol que me lembro, até a equipa com o trappatoni jogou melhor!
opções esquisitas (o beto...), a arrogância (dizer à comunicação social que não admitia críticas ao modo como escolhia a equipa porque ele é que mandava) e o tratamento quase obsceno ao Quim.
O valência vai pelo mesmo caminho, manda o capitão de equipa e o subcapitão embora com a desculpa de "limpeza de balneário"... é à artur jorge...
Marreta do pior!
se eu encontrasse este gajo na rua fazia-lhe o mesmo que o os super dragões fazem às estações de serviço...
Não tenho opinião sobre o Koeman porque me fez sonhar muito lá fora, mas foi desilusão cá dentro, daí a minha abstenção.
Quanto à questão do Léo. É verdade que não começou a titular, mas isso foi porque ele contraiu uma lesão muscular num jogo de pré época contra o Estoril, e dava um certo jeito recuperar ;)
Brilhante como jogador, péssimo como treinador. Logo...MARRETA! Nem me quero lembrar de alguns jogos que vi o Benfica realizar(?)com este gajo no banco, foda-se...
Para mim, um bluff como treinador, e uma grande desilusão também. Um bom percurso europeu, sem dúvida, mas um campeonato nacional penoso, principalmente nas últimas jornadas, com um plantel melhor que o de Trapattoni. Mau a preparar jogos contra equipas mais pequenas (Naval, Gil Vicente...) , as invenções tácticas, as substituições que não eram o seu forte, irregularidade exibicional , alguma inabilidade no tratamento com a imprensa , a situação do Quim / Moretto e o Beto a titular, para mim não há percurso europeu que apague tudo isto. Tenho a sensação, aliás, de que deu tudo pelas competições europeias, para sua promoção pessoal e para sair do Benfica o mais depressa possível. Marreta, pois então!
Acho que o Sr. Koeman fez um ótimo trabalho no Benfica.
Marreta não. Vedeta de categoria intermédia.
Não das maiores, mas claramente Marreta.
Principalmente porque teve em mãos, este sim, o "melhor plantel do Benfica nos últimos 10 anos", pegou num Benfica campeão, em alta e com todas as condições para levar o clube a, aí sim, um novo ciclo no futebol português.
O Benfica nesse ano tinha obrigação de ter sido campeão, porque tinha a melhor equipa (basta ver que ao FCPorto, no confronto directo, demos 3-0).
De qualquer maneira, o 2-0 no Dragão, o 2-1 ao Man Utd e a dupla vitória sobre o Liverpool são dos momentos mais altos do Benfica nos últimos 20 anos e nisso ele merece mérito.
O Ricardo Rocha fez vários jogos a defesa-esquerdo, com o Léo no banco. Vários.
Era isso e meter o Alcides a titular, com o Nélson a vegetar.
Vedeta mercenária... para ele, o campeonato parecia ser cagativo. Mas essa campanha na liga dos campeoes foi algo de promissor.
Uma época é muito pouco
vedeta pela champions, mas marreta pelo Beto e pela Superliga
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 15 votos
Marreta - 9 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Estou siderado. Como é possível considerarem este homem vedeta por ter chegado aos quartos-de-final da Champions e ter ganho uma supertaça? O resto não conta? O fernando Santos na época seguinte com menos 4 jogos fez o mesmo número de pontos! O Koeman tinha um plantel muito melhor que o do Trappatoni e estragou-o por completo. Depois de Janeiro a equipa acumulou desastres que só os jogos com o Liverpool e a vitória em casa com o Porto esconderam. Ele estragou a equipa por completo. Os reforços foram pedidos ou pelo menos avaliados por ele (Manduca, Marco Ferreira, Moretto, Marcel, Robert) e acham-no uma vedeta do Benfica? Jogar com o Lille com 9 jogadores de características defensivas é bom? Acabou por ter a sorte do golo caído do céu do Beto ao Man Utd, mas nada mais. Apostar em jogadores que fizeram do Benfica alvo de chacota em todo o campeonato (Beto e Moretto) é ser bom? Isto é um sacrilégio. Abençoado Fernando Santos, que era tão melhor treinador.
Um homem que tinha ao seu dispôr Quim, Léo, Ricardo Rocha, um grande Anderson, um grande Nélson, Luisão, Manuel Fernandes, Karagounis, Petit, Simão, Geovanni, Miccoli, etc, tinha de ser campeão! O que eu vi foi uma prestação ridícula, ao nível do que fez o palhaço do escocês (só que este com Paulos Madeiras, Gary's Charles' e afins). Geriu pessimamente o balneário aquando das contratações de Inverno e teimava em apresentar um meio-campo com 3 médios defensivos (Petit, M. Fernandes e o insubstituível... Beto! Porquê, meu Deus?! PORQUÊ?!). Fez uma boa prestação na Champions, é certo, mas só quem perdeu a total noção das prioridades é que permite que esta apague a triste figura feita no campeonato.
Se tivermos em conta a relação resultados-plantel, o Koeman foi o treinador mais ridículo que tivémos nos últimos 20 anos (se não mais).
MARRETA
De todos os posts que li até agora, este é o primeiro com o qual não concordo nada com o veredicto final. Secalhar por aparecer aqui 5 anos depois pode ter muita influências, pois os meus padrões relativamente ao que é ser treinador do Benfica subiram, mas acho incrível considerarem o Koeman Vedeta, quando terminou o campeonato em 3º, sendo o Porto do Co Adrieense campeão. Reparem, o Porto tinha uma equipa bastante inferior (basta lembrar que vencemos no Dragão e na Luz para o campeonato) e ainda por cima, o Porto jogava numa táctica suicida (3 centrais, k Koeman também tentou usar mas não deu resultado). Claramente Koeman não foi feito para treinar um clube como o Benfica, pois só conseguia preparar a equipa para os jogos de grau elevado, depois contra equipas pequenas foram pontos desperdiçados de forma ridícula. Não deixou saudades, e a prestação na Liga dos Campeões não é suficiente para ser considerado vedetinha. MARRETA!!!
Enviar um comentário