sexta-feira, novembro 17, 2006

Nº29 - Miklós Fehér


Nome Completo: Miklós Fehér
Alcunha: Miki
Nacionalidade: Hungara
Local de Nascimento: Tatabanya / Hungria
Data de Nascimento: 20 de Julho de 1979 (Faleceu no dia 25 de Janeiro de 2004, em Guimarães - 23h10m - Hospital da Senhora da Oliveira).
Posição: Ponta-de-Lança
Altura: 1,86m
Peso: 84Kg
.
.
Clubes:
2001/02 - FC Porto B - 3 Jogos / 1 Golo
2000/01 - SC Braga - 26 Jogos / 14 Golos
1999/00 - Salgueiros - 15 Jogos / 5 Golos
1999/00 - FC Porto - 5 Jogos / 1 Golo
1998/99 - FC Porto - 5 Jogos / 0 Golos
1997/98 - Györi Eto FC - 25 Jogos / 13 Golos
1996/97 - Györi Eto FC - 29 Jogos / 8 Golos
1995/96 - Györi Eto FC - 8 Jogos / 2 Golos
.
Totais no S.L.Benfica: 37 Jogos / 8 Golos
(30 Jogos / 7 Golos no Campeonato Nacional, 3 Jogos / 0 Golos na Taça de Portugal e 4 Jogos / 1 Golo na Taça UEFA)
.
.
.
Último golo: 15 de Outubro de 2003 (Foto acima)
.
Competições Europeias: 4 Jogos / 1 Golo
.
.
.
Selecção Húngara: 25 Jogos / 8 Golos
.
Estreia: 10 de Outubro de 1998, com uma vitória sobre o Azerbaijão (4-0).
.
Último jogo: ?
.
Palmarés:
1 Campeonato Nacional - 1998/99 (F.C.Porto)
1 Supertaça Cândido de Oliveira - 1998/99 (F.C.Porto)
2 Taças de Portugal - 1999/00 (F.C.Porto) e 2003/04 (S.L.Benfica)
.
Curiosidades:
- A "carta de despedida" lida pela mãe do malogrado jogador durante a cerimónia fúnebre pode ser recordada aqui.
- Vídeo do site construido em sua homenagem, aqui.
- Foi alvo de inúmeras homenagens, tal como a do passado dia 01/11/2006 da responsabilidade dos adeptos do Celtic de Glasgow. Ver notícia aqui.
- Duas das muitas páginas que procuram homenagear e perpetuar a sua memória podem ser vistas aqui (Maisfutebol) e aqui (Myspace).
.
O Eterno Nº29
Para Sempre Nos Nossos Corações !

42 comentários:

Sir disse...

É com muito orgulho que sou o primeiro a dizer: Vedeta. Por tudo o que representa para o Benfica, não pelo jogador que é.

Não esqueceremos o seu sorriso. Bela homenagem, T. Bem lembrado.

T-Rex disse...

Obrigado, sir.

O Nº29 só poderia ser dedicado ao Miki.

Obviamente que neste post não procuro o (habitual) "veredicto", pois não faria qualquer sentido...

É apenas a minha singela homenagem (e de todos os que o quiserem fazer, utilizando para o efeito esta caixa de comentários) ao grande homem e atleta que morreu a fazer o que gostava e em defesa das nossas convicções.

BENFICA - SEMPRE! MIKLÓS FEHÉR - NUNCA SERÁ ESQUECIDO!

Um abraço.

Anónimo disse...

Que descanse em paz.

Anónimo disse...

a vedeta que deu a vida em campo. momento antes de morrer assistiu fernando aguiar para um golo que deu vitoria 1-0... morreu com o manto vestido...

Cassiano disse...

Não consigo abordar o tema Fehér sem me arrepiar totalmente. Qualquer video que veja, fotos e homenagem que lhe é feita provoca em mim e todos os que assistiram em directo à trágica morte um torbilhão de emoções inexplicáveis.

Nunca me hei-de esquecer, tinha acabado de assistir Fernando Aguiar para o 1-0 em Guimarães, eu estava radiante por mais 3 pontos conquistados, até tudo se desvanecer. Fiquei incrédulo, fiquei horrorisado ao ver os jogadores em pânico em pleno relvado. Quando o Álvaro Magalhães começa aos saltos perto de onde o Hungaro caiu, saltei, saltei como nunca saltei por um golo, respirava de alívio, a esperança renascia. A crueldade é assim mesmo, horas mais tarde confirmou-se a tragédia.

29 o número eterno. Fehér, o seu último sorriso marcou todos os benfiquistas e muitos adeptos de desporto. Aquele minuto de silêncio no jogo seguinte na Luz, frente à Académica foi qualquer coisa de indescritivel, o Benfica vencia, não se gritava golo, gritava-se Fehér, pois o imortalizado 29 nunca será esquecido.

Obrigado por esta homenagem T-Rex.

Miklos Fehér - Sorriso eterno

Glorioso11385 disse...

Também eu estou a arrepiar-me. Foi a única vez em que este grandioso clube de que somos adeptos e/ou associados me fez chorar... Pouco mais consigo escrever. Há coisas que são eternas... Até sempre!

antitripa disse...

Um homem que iria tornar-se sem grandes dúvidas numa grande vedeta. Incrivel é a ironia do destino fez com que postasses o 29 no dia do desaparecimento do Puskas........

Anónimo disse...

Pouco há a dizer do nossso Miki.
Foi dos dias mais arrepiantes da minha vida ao vê-lo tombar no Afonso Henriques. Acho que não haverá um único benfiquista que não sinta pelo Miki a saudade e gloria nos nossos corações.
Ele é eterno, não nos deixou pois lá em cima continua ajudar-nos sempre com o sorriso que o caracterizou.
Para além disso não há melhor adeus do que estar a vestir a a lutar com a nossa camisola com o orgulho de sempre.
Obrigado Miki por tudo o que nos deste serás sempre o nosso 29, estarás sempre nos nossos corações, festejarás sempre as nossas vitórias que também são as tuas, ou seja, serás sempre um da nossa eterna familia.
ETERNO FEHER. A VEDETA ETERNA

P.S- Como jogador tinha as suas qualidades, sem ser um predestinado, poderia ter sido mais utilizado para ganhar confiança. Camacho gostava dele e não permitiu que fosse emprestado. Lembro-me do seu grande jogo curiosamente com o Guimarães no Jamor onde marcou 3 golos. Sempre eterno Miki.

Anónimo disse...

Nunca caminharás sozinho - eterno Féher!

Anónimo disse...

Acredito que ainda teria muito pra dar ao Benfica e que "ajudou" no ano do título, mas será sempre uma vedeta nos nossos corações. Nunca serás esquecido Miki, sangue, suor, lágrimas e a vida pelo SLB!!

Pedro Neto disse...

Já desconfiava que seria o Fehér a preencher o #29, o Rex nestas coisas não falha. :)

É, de facto, um marco de tristeza e saudade que toca a todos de formas diferentes. Ainda hoje não consigo deixar de ficar emocionado quando vejo videos dedicados ao Miki.

Foi uma grande tragédia, nunca me vou esquecer do momento em que o caixão chega à Luz e é rodeado pelos colegas que choram compulsivamente. Esse foi, talvez, o momento que mais me marcou nisto tudo.
Ver a malta que admiramos a chorar e em profunda tristeza é algo que não nos lembramos todos os dias mas que nunca esquecemos quando o assunto Fehér vem à baila.

Gosto muito deste video.

PS: Como jogador foi bastante útil sem ser um predestinado, o último golo que apontou pelo Benfica - frente ao La Louvière, para a UEFA - é um hino ao Futebol.

Anónimo disse...

Infelizmente desaparecido quando a sua vida parecia começar a encarrilar. Com casamento marcado para o início do Verão de 2005, adiou não só uma vida nova mas também uma carreira que certamente viria a rechear-se dos títulos que perseguia e merecia.
Que descanse em paz (R.I.P.)

Daniel disse...

acho bem que o post número 29 tenha sido mesmo o feher!
o eterno 29 do benfica só podia ser associado com este número! e este é dos tais que nunca iria receber justiça em qualquer veredicto que lhe fosse feito!

é uma das piores recordações que tenho do meu glorioso! não por ele mas pela imagem que ainda tenho dele a cair... estava em guimarães no estádio...

ELIZA disse...

Será sempre lembrado por todos os Benfiquistas, é o momento da história do nosso clube que eu mais senti, será sempre um pedaço dos mais preciosos deste grande clube que é o Benfica...
Hoje amanhã e sempre Feher!!!

Pedro Neto disse...

Totalmente offtopic, e desculpa lá, Rex:

Quando tiveres tempo aparece no "Mar Vermelho" e faz-me aquele favorzito do video "manhoso" que puseste no aniversário da inauguração da Luz.

Tem havido alguns problemas com o blog, nomeadamente na caixa de comentários, e desconfio que será disso. Mete uma cena do YouTube, se quiseres!

Um abraço

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, quero dar os meus sinceros parabéns ao T-Rex por ter escolhido para o nº29, o Miklós Fehér... Não acrescentaria muito mais ao que já foi dito aqui, mas aquelas horas e dias foram a coisa mais triste da minha vida enquanto benfiquista... ainda hoje, nao me atrevo a ver os videos sobre o Féher... não consigo mesmo... aquele jogo com a Académica entrou no meu coração, foi a coisa mais bela que o Benfica fez... aquela união dos jogadores... foram de facto momentos emocionantes... sobre o jogador em si, lembro-me que, falava-se do seu empréstimo para o Marítimo e Braga, e Camacho não autorizou, concordei na altura com a decisão, pois achava que era um jogador em evolução e que tinha de ficar no plantel... Miklós Fehér, o eterno nº29 és GRANDE! Para sempre nos Nossos Corações! Um grande Abraço do André Garcia

PS - Peço desculpa pela extensão do comentário.. mas tinha de desabafar

último! disse...

Foi um dos principais inspiradores para o último campeonato ganho pelo glorioso, o plantel fez tudo para lhe dedicar essa vitória.

Como jogador parecia poder explodir a qualquer momento pois tinha "cabedal" para isso infelizmente faleceu cedo demais.

Anónimo disse...

Ao que consegui apurar:
Primeiro jogo de Feher na Europa:
Lazio 3 - 1 Benfica
http://www.record.pt/noticia.asp?id=291420&idCanal=11

O ultimo jogo pela Europa:
Benfica 1 - 0 La Louviére
http://www.record.pt/noticia.asp?id=328934&idCanal=11

Primeiro jogo com a "manta sagrada" na 1ª Liga:
Benfica 3 - 0 Marítimo
http://www.record.pt/noticia.asp?id=173196&idCanal=6

Um abraço

Anónimo disse...

Na terra ou no céu estaras smp conosco morres-t com a nossa camisola vestida morres-te a "lutar" por nós e nós cantamos agora por ti!!

El Angel Exterminador disse...

Como o tópico é de homenagem, não comento então a valia futebolística do malogrado jogador.

João Tomaz disse...

Poderia vir a ser vedeta.

Anónimo disse...

Pouco há a acrescentar ao que o pessoal por aqui já escreveu. Quando parecia ter recuperado a alegria de jogar, a vida teve para com ele uma vil e inesperada entrada à margem da lei.
Será sempre um dos nossos. MIKI - ETERNO 29.

sherlock holmes

SusumuBenfica disse...

Sempre Presente!!!

#29

Anónimo disse...

Estava com dificuldade em impôr-se no Glorioso e talvez viesse mesmo a ser emprestado, mas sem dúvida nenhuma que era um avançado goleador!

...VEDETA

Anónimo disse...

Miklos Feher! Miklos Feher! Miklos Feher!

rsa disse...

Nunca caminharás sozinho - eterno Féher!

tma disse...

Não tinha ocorrido que o jogador #29 TINHA DE SER o Miklós Fehér.
É uma justíssima homenagem.
No futebol (e na vida, de um modo geral) tantas vezes se perde a cabeça por coisas que na altura parecem relevantes, mas comparadas com o que se passou com o Fehér, não são nada...
E por isso, não só a imagem do Fehér a desfalecer e a cair inanimado é difícil de esquecer como também a da reacção dos jogadores, que desataram a chorar assim que perceberam a gravidade da situação, ainda para mais numa altura em que as emoções estavam à flor da pele (o Benfica tinha acabado de marcar).

Apesar de este post não ter como objectivo nenhum veredicto, considero que o Fehér era um bom jogador (não esqueço que fez uma época muito boa no Brga), e que tinha potencial para render mais do que o que rendeu no Benfica. Talvez não tinha tido as oportunidades necessárias para se adaptar melhor. Infelizmente, a vida não lhe permitiu ter mais oportunidades...

Pedro disse...

Aquele sorriso....incrivel..por muitas vezes q veja a imagem...aquele sorriso arrepia.

Grande Miklos.

Quetzal Guzman disse...

Grande homenagem, com a foto do último golo marcado pelo Glorioso, curiosamente em casa, curiosamente no Bessa, onde viríamos a conquistar o título para lhe dedicar.

T-Rex disse...

Nem mais, quetzal! ;)

Anónimo disse...

Nem vedeta nem marreta, é um "anjo" do Benfica

Anónimo disse...

Será que ainda não repararam que neste post não vai haver "veredicto"?

Descansa em paz Miki.

Sempre Atento! disse...

Caros combloggers.

Feher. Micklos Feher. Miki para uma nação de benfiquistas e de desportistas por este universo fora.

Miki vai ficar sempre, não só nas nossas recordações, mas essencialmente nos nossos corações. Aquele sorriso é a imagem que guardo dele. O resto tento esquecer, apesar de ser muito difícil. Quem é desportista ainda hoje se arrepia quando houve falar do caso do Miki, bem como de outros semelhantes. Chorei. É verdade. E quando ganhamos a taça naquele ano e o campeonato no ano seguinte, lembrei-me sempre de Miki. Foi ele que nos deu uma forcinha.

OBRIGADO MIKI, ONDE QUER QUE ESTEJAS. NÓS ESTAMOS SEMPRE CONTIGO.

Vedeta é pouco para o classificar. Chamaria-lhe HERÓI. É isso.

T-Rex, muito bem por teres colocado esta lembrança de um dos nossos, logo nunca o esquecemos.

Saudações

Matadragão

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Eterno é o seu veredicto
Nunca esqueceremos o Homem que morreu de camisola encarnada ao peito

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

pah,ja gostava dele quando estava no Porto e tenho muita pena que ele tenha falecido tao cedo, senti uma tristeza grande quando ele morreu e ensinou-me que o amanha nao é uma garantia, mas daí a dizerem que ele era alto craque, já é ser idiota.

desculpem a franquesa.

Anónimo disse...

Não vou então falar dele enquanto futebolista. De resto já tudo foi dito. Choro sempre que vejo estas imagens. Que dor tremenda.

Unknown disse...

Do nada, ontem me deu uma saudade incrível de Miklós Fehér. Uma coisa inexplicável, pois sou brasileira e estava muito longe na hora em que aconteceu a tragédia e só via o jogo porque sou apaixonada por futebol, seja ele do Brasil ou de qualquer lugar do mundo. Estava em minha casa, em Belém, norte do Brasil, quando, de repente, após aquele lindo sorriso, a queda fatal. Acompanhei tudo pela TV e algumas horas depois veio a notícia que ele não resistiu e faleceu. Gostava de ver ele jogando, apesar de que temos jogadores bem melhores do que ele, mas ainda assim, dava muitas alegrias ao torcedor a admiradores do futebol como eu.
-

Anónimo disse...

Quem morre em batalha,não é vedeta mas sim um herói.aquele ultimo sorriso,dava-nos a esperença de que o proximo golo seria do Miki.mas que sorriso maldoso que logo em seguida,fez-nos jorrar lagrimas, e que o eco das nossas vozes continuarão a clamar por ti nosso herói.Miki,Miki,Miki te amamos muito

Anónimo disse...

IMORTAL.ETERNA SAUDADE DO NOSSO NUMERO 29.

Rui Oliveira disse...

o Feher e meu idolo tenho muitas fotos com a esrarua de aaprcio o feher ate o meu avo o aprecia


Rui Oliveira disse...

O Miklos Feher e o meu idolo desde pequeno nasci em 2002 pasado 1 ano o meu jogador morre :D

Rui Oliveira disse...

Miklós Fehér descansa em paz do teu primeiro fã Rui Pedro Bessa Oliveira

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker