Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Portimão
Data de Nascimento: 1 de Dezembro de 1966
Posição: Extremo-Esquerdo
Altura: 1,74m
Peso: 70Kg
Clubes:
2006/07 - ?
2005/06 - ?
2004/05 - Portimonense - Treinador + Treinador-Adjunto + Treinador
2003/04 - Portimonense - Treinador-Adjunto + Treinador
2002/03 - ?
2001/02 - Atlético - Treinador
2001/02 - Atlético - Treinador
2000/01 - Atlético - Treinador
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1999/00 - Atlético - ? Jogos / ? Golos
1999/00 - Atlético - ? Jogos / ? Golos
1998/99 - Atlético - 16 Jogos / 5 Golos
1998/99 - Santa Clara - 8 Jogos / ? Golos
1997/98 - Santa Clara - ? Jogos / ? Golos
1994/95 - Sporting - 3 Jogos / 0 Golos
1993/94 - Sporting - 32 Jogos / 3 Golos (20/1 no Campeonato)
1989/90 - S.L.Benfica - 30 Jogos / 4 Golos (+1 Golo na "Champions" 1989/90)
1987/88 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 5 Golos
1986/87 - Portimonense - 23 Jogos / 0 Golos
1985/86 - Torralta - ? Jogos / ? Golos
"Formação" - Portimonense
Totais no S.L.Benfica: 219 Jogos / 48 Golos
(162/30 no Campeonato, 25/11 na Taça de Portugal, 28/7 nas Eurotaças e 4/0 na Supertaça Cândido de Oliveira)
.
Estreia: Época 1987/88, 3ª jornada - 06/09/1987 - Portimonense 1 - Benfica 2 (Substituído por Wando aos 61')
.
Último jogo: Época 1992/93, 33ª jornada - 30/05/1993 - Estoril 0 - Benfica 0 (Substituiu Paneira aos 64')
Competições Europeias: 28 Jogos / 7 Golos
Estreia: Taça dos Campeões Europeus 1987/88 - Benfica 4-Partizan Tirana 0 - 1ª eliminatória, 1ª mão, 16/09/1987 (Substituíu Carlos Pereira aos 45')
.
Último jogo: Taça UEFA 1992/93 - Benfica 2-Juventus 1 - Quartos de Final - 1ª mão, 04/03/1993 (Subsituíu Yuran aos 65')
Selecção: 6 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 15 de Fevereiro de 1989 (Portugal 1-Bélgica 1) - Qualificação Campeonato do Mundo
.
Último jogo: ?
Palmarés:
2 Campeonatos Nacionais - 1988/89 e 1990/91 (S.L.Benfica)
1 Taça de Portugal - 1992/93 (S.L.Benfica) e 1994/95 (Sporting)
1 Supertaça Cândido de Oliveira - 1989/90 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Europeu - 1987/88 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Europeu - 1989/90 (S.L.Benfica)
Curiosidades:
- No início da época 90/91, revoltado pela condição de suplente, fez afirmações públicas que punham em causa a táctica, o estilo e a preparação da equipa. Eriksson perdeu a cabeça, puniu-o no imediato, mas recuperou-o a tempo de o tornar uma peça fundamental na conquista do título nacional. Numa entrevista há alguns anos atrás Eriksson recordou esse "episódio", em que chegou ao ponto de filmar o treino e entregar a cassete a Pacheco. Reacção? Segundo Eriksson, Pacheco terá dito:
.
"Sabia que era preguiçoso, mas não pensava que fosse tanto..."
.
- Polémico como jogador, polémico como treinador. Ver aqui.
- Em 16 de Maio de 2005, teve uma "premonição":
.
.
E foi mesmo!
.
- Foi dele a assistência para o último golo do jogo que marcou a despedida de Shéu Han (S.L.Benfica 2-Boavista 2) e que valeu a Bota de Prata à VEDETA Vata Matanu Garcia.
- No célebre "Verão-quente" de 1993 "desertou" com Paulo Sousa para o grande rival da 2ªCircular, e iniciou aí o fim da sua carreira de futebolista ao mais alto nível.
.
Veredicto: VEDETA!
63 comentários:
António Pacheco tinha um excelente pé esquerdo. É verdade que é um "traidor" mas sem dúvida que é VEDETA. Por vezes temos que deixar um pouco o clubismo de lado para ser um pouco realista... Ainda jogou no futebol Italiano no Reggiana.
pacheco foi VEDETA com todas as letras. sim, traiu-nos, mas isso foi o fim dele. fim muito precoce.
grande jogador que era. quem ficou a perder foi ele, que nós fomos campeões à mesma.
pé esquerdo, arranque... quem sabe nao teria andado ele na seleçao em vez do folha...
mas com as lesoes que veio a ter ainda bem que saiu...
vedeta, vedeta, vedeta
Tinha duas cabeças. Uma com cérebro, outra vazia. Era imprevisível que cabeça ele levaria em cada jogo. Depois há a história das botas. Lembro-me que quando apareceu houve quem lhe começasse a chamar Pachana tal eram os dribles estonteantes que fazia em velocidade.
Diz-se que passou de 500 para 5000 cts mês. Foi um péssimo negócio para o sportem...
Mesmo com a traição, vedeta!
Nos exames que lhe foram feitos efectivamente não encontramos cérebro, mas também todos sabemos que qualquer VEDETA é normalmente desprovida do mesmo.
Pacheco? Puta q o pariu.
É dificil fazer a análise a este (e no futuro ao outro) sem ter em conta a traição. Mas como já chegámos a acordo sobre o q importa é o q ele fez no SLB então é claramente VEDETA. Muito bom jogador, rápido e tecnicista. Fica a alegria de q qd foi para o clube dos queques desapareceu...mamou-lhes a guita e puff...
O que está em causa aqui é a qualidade futebolística. Como tal, vedeta. Burro como tudo, ao sair do Benfica quando já era um dos capitães, para ir matar a carreira em Alvalade. Mas vedeta.
apesar de ser um grande fdp, alinho pela opinião dos restantes, vedeta, burro mas vedeta.
Apesar dos pesares... vedeta. Com "v" minúsculo.
Vedeta!
Grande jogadore, partia tudo na ala esquerda e fazia grandes cruzamentos. ele na esquerda e o paneira na direita é uma imagem que deixa saudades...
spencer
Não é bem do meu tempo, mas a julgar pelo seu futebol - vedeta.
Devo ser o único a discordar mas que se lixe: MARRETA! Para mim um jogador que sai do nosso clube como mercenário irá ser sempre ser um rato traidor, como tal discordo totalmente que seja vedeta. Como jogador era muito bom, mas traidor para mim, é e será sempre MARRRRRRREEEEEETTTTTTAAAAA!
Assim sendo, já sabem o meu veredicto para jogadores Paulo Sousa, Miguel, Edgar, Hugo Leal entre mais alguns ratos traidores (poucos) que sairam em litigio do clube.
Marreta como homem, mas VEDETA indiscutível como talento-jogador. Fez o seu hara-kiri futebolístico ao passar-se para os lagartos, numa altura onde era habitué das caboiadas ribatejanas por V.F.Xira.
Ainda me recordo do seu início (veio com Augusto - o que será feito dele? - do Portimonense) que coincidiu com o regresso do "pequeno genial". Aos 15 minutos já o 3ºanel chamava por Chalana. Mas rapidamente se adaptou, o 3ºanel adoptou-o e teve 7 anos de grande nível.
para quem reparou: o tribunal do trabalho condenou o hugo leal esta semana a indemnizar o benfica
Caro anonymous,
a decisão é passível de recurso...
PS:O Hugo Leal tem reservado o Nº113.
De cabeça é um Marreta, não lhe perdoo, com os Pés teve tudo para ser Vedeta, faltou um bocadinho assim...
penso que só por causa do verão quente este homem devia ser colocados nos marretas
este e o paulo sousa
Vedeta...mas pouco! Como homem não vale um peido.
Pelo que fez no Benfica, voto vedeta. Desde que foi para o Sporting, é um facto que a qualidade do seu futebol decresceu assustadoramente. Mais que o clube em si, os efeitos das noitadas acumuladas terão tido influência no decréscimo da sua produção, que já se fez sentir no seu último ano no Benfica.
marreta... pelo seu pequeno cerebro
Qualquer gajo que traia o Glorioso é um MARRETA.
Gostava imenso dele como jogador, achava que ele tinha sempre lugar no Benfica e para mim ele era uma vedeta. Tudo isso mudou num dia no Verão de 93.
Ao menos este veio a mostrar arrependimento coisa que os outros traidores não fizeram
Vedeta pelo que fez no Benfica foi pena pela sua traição mas também pagou por isso a sua carreira a partir desse momento foi sempre a decrescer.
É daqueles que nem Vedeta nem Marreta. No entanto como temos que escolher um: Vedeta.
É verdade que não deu muito no Sporting, poucos jogadores são felizes nestas mudanças, ou para um lado ou para outro.
filho da puta vedeta
Antonio Pacheco, sinceramente não sei como classifica-lo. Por um lado uma Vedeta e das grandes um extremo á moda antiga rápido, tecnica apurada, cruzamentos e condiser, enfim um jogador de qualidade acima da média veio por momentos fazer lembrar Chalana. No entanto como profissional era do pior que existia. Digo mesmo que se tivesse cabeçinha, não fosse um borgas, etc, teria tido uma carreira ao estilo por exemplo de Paulo Futre mas era uma autentico calão como por exemplo o episodio com Ericksson bem retrata. Aliás na altura lembro-me de quando saía á noite era raro o dia que não o visse mesmo tendo treinos na manhã seguinte.
Fez jogos fenomenais e marcou golos fantásticos, mas um dos que tenho na memória foi com os Andrades no seu 1º ano (em 87 se não estou em erro) empatamos 1-1 e simplesmente deixou complectamente de rastos o João Pinto (lateral Andrade) então a jogada do golo de Diamantino é incrivel pois senta o "prognosticos só no..." e cruza atrazado de génio. Foi também essencial como o Marselha pois a sua entrada foi decisiva (ganhou o canto do golo do Vata).
No entanto fica sempre marcado pelo Verão de 93. Lá está não tinha cabeça e pode-se dizer que a sua carreira praticamente acabou nesse momento. Na altura não era titular (havia o Futre), mas ao sair começou a sua auto-destruição até porque pouco depois encontrou o Queiroz que o arrumou defenitivamente. É a velha história do quem tudo quer...
Fiquei feliz depois com o seu percurso pois foi a paga de tão bela atitude. Sei que hoje está arrependido de ter saído e continua a ser benfiquista, mas fica como exemplo do que acontece a quem trata como ele o fez o Glorioso. Por isto, porque mais do que a qualidade futebolistica o caracter de saber respeitar o MAIOR CLUBE DO MUNDO sempre e sempre MARRETA.
P.S- Mas o melhor jogo que vi da carreira do Pacheco foi em 14/05/1994 em que curiosamente até começou no banco, mas entrou na 2ª parte para o lugar de Paulo Torres. Bem que jogo fartou-se de jogar, certamente um dos dias mais felizes da sua carreira.
Caros combloggers e voyeurs unicelulares.
Como já foi referido, para além de ter sido um "vendido e traidor", tenho que admitir que este foi dos últimos bons extremos esquerdos puros do futebo, português. Deu muito ao serviço do nosso GLORIOSO. Para mim o veredito é VEDETA.
Eh pá, desculpa mas este não comento. É este e o paulo sousa....
Nunca lhe perdoarei a deserção para Alvalade, mas era bom jogador. Assim que o vi no Portimonense, pareceu-me estar ali um bom jogador, melhor do que o Augusto, que era extremo-direito e veio de Portimão com ele. Confirmou-se.
Quanto à história das botas na final de Estugarda, a culpa não foi dele, mas sim de quem resolveu que o Benfica tinha de jogar com meias novas, que não 'agarravam' as chuteiras. Ele não foi o único a perder as botas.
VEDETA.
Pelo que jogou, vedeta com um "v" minúsculo.
Pelo que fez, TRAIDOR!!!!!!!!!!!!!!
Este é dos polémicos, sem dúvida. Mas, por aquilo que jogou, acho que merece ser Vedeta. Pôrra, se o Argel foi vedeta, o que dizer deste gajo?? (não penses que me esqueci :-) )
Foi decisivo nos 6-3 e só por isso seria uma grande Vedeta. :)
Um jogador extraordinário, um dos últimos grandes extremos-esquerdos que passaram pelo Benfica nos últimos 15 anos... melhores só Simão e, claro, Paulo Futre.
Depois de 93 auto-destruiu-se, tenho muita pena já que era um atleta daqueles que dá gosto em ver actuar.
Mesmo assim, e tentando esquecer a traição, é claramente uma vedeta e está nos 100 melhores jogadores de sempre do Benfica.
Um traidor que teve a sua paga. Caiu no esquecimento. Se não fosse este post não me lembraria facilmente dele.
Vedeta, mas com boa vontade.
sherlock holmes
Ah! Para responder ao pedro neto:
100 melhores?
Esqueceste que já tivemos Simões, Chalana e Futre (ainda que este último só tenha estado um ano)?
sherlock holmes
Já que os jogadores aqui são avaliados pela marca que deixaram no Benfica... Vou voltar atrás no tempo e estacionar nesse verão de 93...
Traidor dum car... M A R R E T A
Vedeta!
O problema d'pacheco é ke já era Vedeta antes d'esta votação...
Não posso deixar d'votar VEDETA por mt ke me custe!
Saudações desportivas
SLB 4EVER
Bom dia Prezados lampiões!!!
Só hoje descobri esta "casa" e tenho pena de não ter acontecido antes... "Shôr T-Rex", bonito blog...os meus parabéns.
Sendo eu LEÃO dos sete-costados gostava também de dar a minha opinião e do que me lembro, e para mim, este pelo menos no "Benfas" foi VEDETA mesmo....está dado o meu veredicto.
Abraço Leonino e que esta semana ganhe o meu Sporting (não levem isto como provocação pois não o é, ok?!) mas acima de tudo que seja um bom jogo......
AHhhhhhh.......e Boa sorte para Manchester....
1º jogo:
Época 87/88, 3ª jornada 6/9/87 Portimonense 1 Benfica 2, tendo sido substituído por Wando aos 61'
Último jogo:
Época 92/93, 33ª jornada 30/5/93
Estoril 0 Benfica 0
Substituiu Paneira aos 64'
(fonte: Almanaque do Benfica de Rui Tovar)
Classificação: VEDETA PALHAÇO (*)!!!
(*) o senão para todos os sacanas que se passaram para o lado do inimigo.
Há dias vi na RTP Memória um grande golo dele, a passe do Rui Costa no jogo com o Katowice/Polónia para a Taça das Taças.
Nas competições Europeias:
1º Jogo
Taça dos Campeões Europeus 87/88
Benfica 4 Partizan Tirana 0
1ª eliminatória, 1ª mão 16/9/87
Substituíu Carlos Pereira aos 45'
Último jogo
Taça UEFA 92/93
Benfica 2 Juventus 1
Quartos de Final - 1ª mão 4/3/93
Subsituíu Yuran aos 65'
Total golos marcados na Europa: 6
(fonte: Almanaque do Benfica de Rui Tovar)
vedetazinha acho que fica bem para este perde-botas. Traidor, também ficava bem, mas feitas as contas ele nem fez um serviço assim tão mau ao Benfica quando saiu para o Sporting
Correcção. total golos na Europa: 7 (desculpa, foi o dedo que escapou para a tecla errada :))
Correcão2: o seu a seu dono, o golo foi Paneira e não o Pacheco que marcou. Foi a onda dos "P". Podes riscar aquele dislate, T :))
Velocidade e dribles estonteantes eram a sua imagem de marca.
Cruzava à esquerda como Paneira à direita e aí eram decisivos.
Pelo que fez no Glorioso já lhe perdoei a traição. Afinal o que ganhou ele com isso?
O meu veredicto é VEDETA.
ps:urra apre, seguindo os links do post contabilizei 7 golos.
Já corrigi, Barão, foi mesmo culpa da fdp da tecla LOOL
Para mim é TRAIDOR VEDETA.
Ora aqui está um caso, que o clube faz o jogador, depois de sair do Benfica o Pacheco foi ZERO, só foi bom no Benfica, por isso :
Jogador do Benfica - Vedeta
Fora do Benfica - Marreta
Como Homem - MARRETA
Vedeta 1 - Marreta 2
Por isso é MARRETA
Apesar de ter sido um grande FDP, o Pacheco foi um bom jogador.
Fica a nobreza de ter reconhecido o erro.
Bom jogador, cérebro de doninha. Era da idade. Muita testosterona, dinheiro nos bolsos e gajas e copos a rodos, queriam o quê?
Vedeta e mais nada!
Primeiro 2correcoes, nao sei que futebol voces viam ! porque confundir em 2 jogos o pacheco com o Grande PANEIRA..enfim
primeiro o golo na polonia ao katowice..é de paneira de cabeça...1-1 permitiu a passagem e depois aquela jornada gloriosa com o leverkusen !
a 2correcao é a um comment q ele jogou no 6-3 ele nao jogou nesse jogo, alias já fazia parte do plantel dos lagartos...tanto que o paulo sousa jogou esse jogo a titular pelos lagartos ! quem fez sim um grande jogo foi paneira para variar...tá em 3golos..2 arracandas pelo lado direito que acabam em centros para golos de isaias e helder.
Quanto ao Pacheco, para mim não é marreta, e essa logica do traidor tambem nao percebo, o simão para nos é vedeta e concordariam q os lagartos dissessem que ele era marreta ? o futebol é feito destas coisas, foi uma opção errada para ele, ainda bem !
Vi um jogo da lagartagem em glasgow na 1ºepoca dele, e por mais q me custe admitir o celtic levou um banho de bola e vi pormenores do pacheco e do Cherbakov q acabou numa cadeira de rodas muito bons
Primeiro 2correcoes, nao sei que futebol voces viam ! porque confundir em 2 jogos o pacheco com o Grande PANEIRA..enfim
primeiro o golo na polonia ao katowice..é de paneira de cabeça...1-1 permitiu a passagem e depois aquela jornada gloriosa com o leverkusen !
Antes dos teus 2 primeiros (que no fundo falam do mesmo, não sei para que é a redundância), PRIMEIRO, talvez fosse bom leres todas as msgs até ao fim antes de ficares tão ofendido com um simples engano. No entanto é sempre bom saber que existem pessoas perfeitas. Se não fosses tu...
Já agora, se me permites uma ÚLTIMA correcção após esse jogo do empate com o Katowice ainda houve 1 elimatória com o CSKA de Sófia e após essa sim, permitiu-nos passar aos 4ºs de final
MARRETA
Foi dos melhores extremos do futebol português, mas tapado na selecção pelo Futre.
Mas aproveitar a situação de crise financeira que o Gloriso atravaessava, para fugir que nem um rato é imperdoável.
Para ser VEDETA do Benfica é necessário ter espinha dorsal!
a 2correcao é a um comment q ele jogou no 6-3 ele nao jogou nesse jogo
Consulta as fichas de jogo e vê quem substituiu o Paulo Torres ao intervalo...
E o Paneira fez essas 3 brilhantes assistências precisamente porque teve a liberdade no lado direito do ataque... pareceu-me uma "piada" ao alcance de todos! :)
Respondendo ao Sherlock Holmes, realmente o Pacheco faz parte de várias listas dos 100 melhores jogadores do SLB, incluindo a feita pelo grande João Malheiro e a do tal Almanaque do Rui Tovar que o Urra mencionou. São dois grandes livros, por sinal, tenho os dois e consulto regularmente!
Elementar, meu caro Watson... não resisti. :)
O meu voto terá em conta apenas as suas qualidades futebolísticas, por isso: vedeta.
No Estádio da Luz, as suas qualidades começaram a revelar-se ao serviço do... Portimonense. Na época anterior a vir para o Benfica, fez, pelo clube algarvio, um grande jogo na Luz tendo criado grandes dificuldades à defesa do Benfica. O resultado foi 1-1...
Não era um tecnicista "puro", mas tinha obviamente boa técnica e acima de tudo, conseguia utilizá-la muito bem em função da velocidade e rapidez de execução. E outra grande qualidade é que tinha sempre a preocupação de jogar para a frente. Na final de Estugarda, perceu-me ser o único jogador do Benfica inconformado com a monotonia do futebol praticado pelo BEnfica (mas aquele episódio das botas a saltar...)
DEpois veio a traição e o completo declínio... Mas isso não apaga o facto de ter sido um dos melhores extremos esquerdos portugueses dos últimos 25 anos e dos que mais gostei de ver jogar. Depois dele, nunca mais tivemos nenhum extremo esquerdino de jeito.
Boa noite, caríssimos.
Pois é. Parece que a traição não foi esquecida pela esmagadora maioria mas o veredicto será obviamente Vedeta.
O episódio das botas a saltar foi realmente curioso, ou nem por isso! Consta que os equipamentos do Benfica foram convenientemente feitos desaparecer por alguém nas operações aeroportuárias. Rapidamente a marca Adidas se disponibilizou para colocar equipamentos novos à disposição da equipa o que se revelou um desastre. Quem jogou futebol sabe como se comportam meias e botas novas a estrear e percebe do que falo. Notou-se mais no Pacheco que foi o mais irrequito da partida e a cada arrancada: Bye bye, bota!
MARRETA Traidor...
o pacheco foi decisivo para o titulo de 91 com a vitoria 2-0 nas antas: foi ele que foi substituido pelo cesar brito lol
todo o traidor é marreta...?
entao e o veredicto
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 32 votos
Marreta - 10 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
nimguem trabalha degraca o bemfica nao pagava eles mudaram-se para o meu sporting
O Pacheco chegou a jogar no GD ESTORIL PRAIA em fim de carreira. vozestorilista.blogs.sapo.pt
vEDETA
Traidor
Vedeta pelo que fez no Benfica. No Sporting ainda fez um bom início de época 93/94. O Queiroz acabou com a sua carreira. Não devia gostar do seu estilo de jogo. Podia ter sido um caso sério do futebol português, talvez bem melhor que o Folha.
Enviar um comentário