.
Nome Completo: Petrus Ferdinandus Johannes Van Hooijdonk
Alcunha: Pierre / Pi-Air
Nacionalidade: Holandesa
Local de Nascimento: Steenbergen-Welberg
Data de Nascimento: 29 de Novembro de 1969
Posição: Avançado
Altura: 1,93m
Peso: 88Kg
Clubes:
2006/07 - Feyenoord - 6 Jogos / 1 Golo
2005/06 - Feyenoord - 11 Jogos / 3 Golos
2005/06 - NAC Breda - 17 Jogos / 5 Golos
2004/05 - Fenerbahçe - 19 Jogos / 8 Golos
2003/04 - Fenerbahçe - 34 Jogos / 24 Golos
1999/00 - Vitesse Arnhem - 29 Jogos / 25 Golos
1994/95 - NAC Breda - 16 Jogos / 10 Golos
1993/94 - NAC Breda - 31 Jogos / 25 Golos
1992/93 - NAC Breda - 33 Jogos / 26 Golos
1991/92 - NAC Breda - 35 Jogos / 20 Golos
1990/91 - Roosendaal - 37 Jogos / 27 Golos
1989/90 - Roosendaal - 32 Jogos / 6 Golos
"Formação" - Steenbergen, SC Welberg e NAC Breda
Totais Em Portugal:
36 Jogos / 23 Golos em todas as competições (30 / 19 no Campeonato, 4 / 2 na Taça de Portugal e 2 / 2 nas Eurotaças)
.
.
Último jogo: D. Aves 4 - 4 Benfica (34ª Jornada) ( 1 golo)
Competições Europeias: .
Estreia: Halmstads 2 - 1 Benfica (1 golo)
.
Último jogo: Benfica 2 - 2 Halmstads ( 1 golo )
Selecção Holandesa: 46 Jogos / 14 Golos
.
Estreia: 14/12/1994 - Holanda 5 - Luxemburgo 0
.
Último jogo: ?
.
Participações em Campeonatos do Mundo (1):
França 1998 (Meias-Finais - 4º Lugar) - 3 Jogos / 1 Golo
Participações em Campeonatos da Europa (2):
Bélgica/Holanda 2000 (Meias-Finais)
Portugal 2004 (Meias-Finais)
Palmarés:
Melhor Marcador do Campeonato Escocês - 1996 - (Celtic Glasgow)
1 Taça UEFA - 2001/02 - (Feyenoord)
Melhor Marcador Taça UEFA - 2001/02 (Feyenoord)
Melhor Marcador Campeonato Holandês - 2001/02 (Feyenoord)
Finalista da Supertaça Europeia - 2001/02 (Feyenoord)
Finalista da Taça da Holanda - 2002/03 (Feyenoord)
2 Campeonatos da Turquia - 2003/04 e 2004/05 (Fenerbahçe)
Curiosidades:
- Em 30/09/2006 atingiu a impressionante marca de 200 golos no campeonato holandês. Ver aqui e aqui .
- Esteve nos célebres 3-0 ao Sporting com José Mourinho aos comandos da nau benfiquista e João Tomás também em grande destaque. Ver aqui.
- Em muitos jogos parecia que quase sozinho era capaz de derrotar as equipas adversárias, tal como neste e neste.
- Os fãs do Feyenoord gravaram o fantástico single (que podem ouvir no início do post) chamado "Put your hands up for Pi-Air" em sua homenagem, ainda antes da final da Taça UEFA 2001/02 que viriam a vencer. Ouvir aqui.
- Anunciou há poucos dias (18/10/2006) o fim da sua carreira de futebolista, que coincidirá com o final desta temporada futebolística.
.
"It is not every day that players have the chance to join a fantastic club like Benfica, which is known all over Europe. I did not hesitate. I had other clubs interested in me, but as soon as my agent told me about this, I did not have any doubts about my choice."
.
Veredicto: VEDETA!
47 comentários:
VAN DON DONG (como ouvi um dia alguém chamar-lhe, no antigo estádio :-) )
Clara VEDETA, era um excelente jogador. Marcava muito bem os livres directos, apesar do seu típico físico o tornar um bocado tosco.
Sem hipótese....vedeta e que VEDETA!
Sem discussão..que saudades desta...VEDETA!
Sem espinhas VEDETA.
A marcar livres era soberbo, foi queimado por ter sido contratado no tempo de Vale e Azevedo foi pena o pouco tempo que esteve no Benfica na altura um dos melhores jogadores do plantel mal dispensado.
Vedeta, sem dúvida. Dos melhores a marcar livres que já vi passar no Benfica.
O principal defeito era a falta de mobilidade, mas sabia posicionar-se mto bem e a estatura também ajudava, fazendo dele uma verdadeira referência no ataque.
Com o João Tomás fez uma das duplas atacantes mais eficazes que me lembro (no Benfica, claro), mas infelizmente, isso foi "descompensado" pela defesa mais ineficaz de sempre da história do Benfica.
Ui... vedeta, e que vedeta! Foi pena só ter ficado cá um ano. No ano seguinte estava no Feyenoord a ganhar a UEFA.
Pouco tempo para mostrar o que valia (só um ano), mas VEDETA, sem dúvida. Grande marcador de livres. A sua saída foi ditada pela necessidade de dispensar tudo (ou quase) o que fizesse lembrar o vígaro Azevedo. Foi um erro correr com ele. Acabaram por vir dois jogadores que justificavam esperanças, mas que estiveram muito tempo lesionados: Mantorras e Sokota.
Ainda sobre a eficácia atacante da dupla van Hooijdonk-Tomás: normalmente diz-se que não importa sofrer 3 golos, desde que se marque 4.
Mas com estes dois e com a defesa que o Benfica infelizmente tinha na altura, não importava que o Benfica marcasse 3, pois acabava por sofrer 4... Enfim, um desperdício...
Vedeta mas acho que a sua dispensa teve algo a ver com a sua relação com o Roger e o Balneário acho que não era flor que se cheirasse mas... podiam ser boatos!
lol
Que música brutal!!!!
Mais uma vedeta que passou pelo glorioso, mas que saiu porque era "demasiado caro" para os cofres do Benfica.
Negociatas de pseudo empresários.
vedeta... foi pena ter ido embora no ano em que veio o simão. E essa questão do Roger com o Van hoijdonk deveu-se, segundo o Mourinho ao facto de ele ter um espirito de vitória e o Roger ser um deixa andar, daí a dificuldade na coabitação entre eles.
Vedeta, avançado dos melhores que passaram por Portugal na era do futebol Moderno! VEDETA...
VEDETA e das grandes. Não o conhecia e no seu primeiro jogo pelo Benfica, contra o Beira-Mar observei-o com muita atenção e há um lance q me convenceu logo da sua elevada qualidade: um lançamento comprido q ele toca de peito imediatamente para a desmarcação de Carlitos q não compreende e o lance perde-se. VH explica a Carlitos onde devia estar. Fiquei impressionado. E depois foram 19 golos e 16 assistências na pior época desportiva da história do Benfica.
Ele saiu pela mesma razão q o Jardel não entrou: para não ofuscar a conqueluche de Luis Filipe Vieira, Mantorras.
Claramente uma VEDETA dos livres
um grande VEDETA
foi uma vedeta, sem dúvida.a sua pujança, os seus golos e os seus livres maracaram uma fase do benfica.pena ter saído tão cedo do glorioso
Este sim, fazia falta este ano... Ao lado do Miccoli, devia ser uma dupla... VEDETA, é claro. Pena que o Vilarinho o tenha despachado apenas (!) por ter sido contratado pelo Vale e Azevedo...
Confesso que fui algo crítico no início da sua prestação no Benfica. Parecia algo alheado da equipa, lento e até displicente, e custou bastante até marcar golos e a jogar bem de forma regular.
Talvez porque eu já era um grande fã dos tempos em que jogou na Premier League, no Nottingham Forest, estava um pouco mais atento à sua qualidade!
Quando "explodiu", depois de Dezembro, rebentou com tudo. Muito alto, apesar de não ser grande coisa de cabeça, mas com uma técnica e uma presença na área das melhores dos últimos anos. Terá sido, porventura, o melhor ponta-de-lança do Benfica nos últimos 10 anos.
O melhor cobrador europeu de livres da última década, a par de Sinisa Mihajlovic. Impressionantes as bombas com colocação, grande golo na Final da UEFA!
Continuo a ser um grande admirador. Tenho alguma nostalgia principalmente pelo facto de se saber que vai abandonar a competição no final do ano.
Put your hands up for Pi-Air... está brutal!
PS: Particularmente espectacular a forma como cobrou e celebrou o 1-0 de penalty, frente à lagartagem - dos tais 3 secos. Coroado, pateticamente, mandou repetir e sujeitou-se ao gozo, um dos melhores momentos do holandês no Benfica.
PPS: Há alguns videos no YouTube.
Esqueci-me de deixar o VEDETA! :)
Claramente vedeta. Depois do Rui Águas e do Magnusson foi o unico ponta de lança de qualidade superior que passou pelo Benfica, pena é que tenha sido na altura em que o Benfica deveria ter a pior defesa da sua história.
E a marvar livres não havia ninguem como ele em Portugal, mesmo na Europa eram poucos.
Não passa um dia em que eu não pense que deviamos ter um avançado como ele no nosso clube.
Grande VEDETA, claro.
O próprio Mourinho no seu livro rasga grandes elogios ao seu profissionalismo
No tempo em que esteve ao serviço Benfica, era o meu jogador preferido, meninos como Roger deviam ter-lhe dado mais atenção. Sr. VEDETA!
Vedeta sem qualquer dúvida.
Um ponta de lança fabuloso, dotado de uma técnica invejável para quem tem 1,93m. Exemplar marcador de livres, e exímio nos penalties (não me lembro de ter falhado um). Formou com João Tomás uma das últimas duplas de avançados verdadeiramente temíveis na Luz, os de verde devem lembrar-se bem. Merecia um plantel com mais categoria, sobretudo uma defesa mais sólida.
Foi muito mal dispensado, supostamente porque ganhava demais, mas verdade seja dita, era dos poucos que justificava o salário.
Muito jeito nos dava um Pierre Van Hooijdonk no actual plantel. É um grande jogador que esta época se retira e deixa saudades nos clubes onde passou.
Que saudades...
Pedro Neto, também me lembrei logo da forma como celebrou o penalty contra a lagartagem!
Pena não ter ficado mais tempo... Um desperdício :(
Claramente VEDETA!
VEDETA
apesar de n partilhar do entusiasmo generalizado.
A ideia com q fiquei é q era exímio a marcar livres, mas um jogador apenas razoável como ponta-de-lança propriamente dito. Mas admito tb q n estava lá mto bem acompanhado.
Para mim a grande vedeta deste ano foi o João Tomás, na altura praticamente desconhecido, foi a arma secreta:saía do banco sempre na 2ªparte e marcou 17 golos!! fantastico
Na sua chegada ao Benfica não me parecia grande jogador.Uma forma de correr um pouco atabalhoada e meio tosco parecia... Parecia e ainda bem que era só o parecer. Veio a revelar-se grande jogador.
Vedeta.
VEDETA!!! Grande vedeta.
VEDETA!! como eh possivel o benfica deixar ir embora o melhor marcador da equipa...
Eheh, grande música!
Vedeta!
Vedeta, Claro.
Jogador de classe e esclarecido numa altura em que Benfica era um deserto de ideias à procura de identidade.
Falar do facto de ter sido mal vendido (dado) e de ter saído do Benfas para o Feeyenoord para fazer a melhor época da sua vida (carreira fabulosa na Taça Uefa, sendo considerado um mvp da competição) seria ter que insistir na falta de visão e estratégia desportiva (tinha custado um milhão de contos) do nosso clube (fica para outras sedes).
Prefiro recordar o seu profissionalismo e a sua tendência para fazer a diferença. Fossem todos como ele...
Saudações de glória
Estreia de Van Hoijdonk no Campeonato:
FC Porto 2 - 0 Benfica (1ª Jornada de 2000/2001);
http://www.record.pt/noticia.asp?id=50161&idCanal=4
Último jogo: D. Aves 4 - 4 Benfica (34ª Jornada) ( 1 golo)
http://www.record.pt/noticia.asp?id=93733&idCanal=11
Estreia na UEFA: Halmstads 2 - 1 Benfica (1 golo)
http://www.record.pt/noticia.asp?id=53978&idCanal=11
Último jogo na UEFA: Benfica 2 - 2 Halmstads ( 1 golo )
http://www.record.pt/noticia.asp?id=56143&idCanal=11
Um abraço
Vedeta
Boa malha, andré!
Muito obrigado!
Um abraço.
Vedeta ! Obviamente vedeta . Pena nao ter sido melhor aproveitado .
http://catedraldapalavra.blogspot.com
O famoso Vonhonho é sem dúvida alguma VEDETA.
Vedeta!!
Vedeta em todo o lado onde passou. Não há um único clube onde não tenha deixado saudades.
Excelente cobrador de livres e um assistente mortífero. Não era móvel, mas isso até era trunfo. Os defesas tinham uma certa tendência para se afastar e ele sabia cair bem sobre os flancos. E cruzava muito bem. Não tinha velocidade para ultrapassar os laterais, mas tinha um toque curto que lhe permitia desembaraçar-se deles com relativa facilidade. Aquele pé direito era fabuloso!
Lembro-me como se fosse ontem do 1º jogo oficial na Luz. Três sexagenários que passaram a primeira parte a dizer mal do "preto do cabelo esquisito. O gajo não remata à baliza". Lembro-me que o Benfica estava a jogar pessimamente e teve quatro oportunidades de golo. Todas a partir de assistências do Pierre. Mas não valia a pena discutir com os gajos, que eles já tinham a cabeça feita. Na segunda parte, decidiu largar uma bomba do meio da rua que deu a vitória ao Benfica. Os velhos lá deram a mão à palmatória. "Temos craque!" :D
Uma coisa que procuro há muito tempo e que talvez algum dos visitantes do blog tenha. As fotos da celebração do Van Hooijdonk frente à lagartagem, em que fez um gesto muito simpático ao Coroado (que o mandara repetir o penalty). A Bola ainda fez capa com o gajo de língua de fora, mas sem o dedo médio em riste.
Essa foto também eu queria, Quetzal Guzman...
Pode ser que alguma "alma caridosa" possa fazê-la chegar por mail. ;)
Um bom jogador que teve a infelicidade de ter chegado numa altura muito conturbada da história do Benfica.
Ponta de lança que rareia nos dias de hoje.
VEDETA.
VEDETA DAS GRANDES.
olhar para o palmares deste gigante é ficar pasmo com o numero de golos que marcou ao longo da carreira...
vedeta...
foi vendido supostamente por causa dos vencimento altos.
30 mil contos por mês era o salário.. se era caro ou não tudo é relativo..
este era vedeta das grandes
Muito bom jogador, mesmo que gostasse de acompanhar o Dani em noitadas. :)
Vedeta, sem dúvida.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 40 votos
Marreta - 0 votos
Veredicto: VEDETA !
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Vedeta. Mais um dos que mais pena tive de ver abandonar o clube. Só erros de gestão no meu clube, até me faz doer a alma...
Grande jogador o Van Hooijdonk. Que saudades dele.
Vedeta.Talvez o ponta de lança de maior qualidade que passou pelo Benfica desde o saudoso Magnusson.
Enviar um comentário