segunda-feira, novembro 24, 2014

Nº259 - Pedro Mantorras

Veredicto: A publicar.

39 comentários:

Anónimo disse...

Este mantorras e o Cardozo sao o Benfica de lfv.
Sao miragem da qualidade quando faltam tomates e um presidente.
Foi o novo Eusébio na pre epoca contra o Guimarães.
Foi Benfica de lfv em Varzim e no Bessa contra os Paulos turra.
Vedeta.
Seria um Weah.

Huey

Anónimo disse...

Olha quem ele é! O Mantorras é um caso de um jogador que foi grande, mas podia ter sido enorme.

A história é conhecida. Deu nas vistas em Angola e chegou a estagiar no Barcelona, onde era visto como um jogador com potencial. Não ficou, alegadamente por não haver espaço no plantel. Veio para Portugal e assinou pelo Alverca, na altura na 1ª divisão e com uma equipa forte. Começou a dar nas vistas e o ponto alto foi aquele jogo em que humilhou completamente a defesa do Sporting e marcou 3 golos. No ano seguinte o LFV trouxe-o para o Benfica, na altura com 19 anos, agarrou a titularidade e manteve um bom nível, numa equipa remodelada, que procurava recuperar dos anos negros. Muito se falou no verão de 2002 no interesse do Barcelona e do Inter e dos 18M de contos (equivalente a 90M€) que o Benfica pedia por ele. Não saiu e começou a época 2002/2003 a um bom nível, até se lesionar com gravidade, também fruto da pancada constante que levava e que tantas vezes passava impune (lembro-me na 1ª época do Mantorras terem sido contabilizados 8 penalties sobre ele por marcar, fora as faltas fora da área). Esteve 1 ano e meio parado e a partir daí a carreira promissora acabou. Mesmo assim, lutou sempre contra as adversidades e mesmo com muitas limitações físicas e a não poder jogar muito tempo, foi um dos grandes obreiros do campeonato de 2005, com golos decisivos. Era um jogador que não podia jogar muito, mas dava tudo o que tinha, muitas vezes envergonhando os que estavam em plenas condições físicas. Claro que conquistou os adeptos e tornou-se num ídolo.

Começou a perder espaço com o correr dos anos e com a chegada de bons jogadores para a posição dele (Cardozo, Suazo, Saviola...), acabando por deixar o futebol em 2012, 10 anos depois de chegar ao Benfica.

Sem dúvida VEDETA. Quer pelo que fez, quer pela postura de nunca ter desistido e ter aceitado as limitações físicas, sem nunca as usar como desculpa. Foi um dos jogadores mais populares que tivemos no séc. XXI e um exemplo de um grande desportista.

Zé Maria disse...

Das histórias mais mal contadas da era LFV. Que o departamento médico lhe arruinou a carreira ninguém tem dúvidas; mas afinal, até que ponto ia a suposta invalidez do Mantorras para que tenha desaparecido dos sucessivos plantéis da maneira que se conhece, isto quando era sabido que 15 minutos de jogo eram-lhe suficientes para marcar? Só o Trapatonni o levou verdadeiramente a sério e tirou o proveito que se sabe... porque é que mais ninguém o fez? O que é que se passava verdadeiramente com o Mantorras, se o próprio afirmou em directo para a televisão que a tal história dele ser coxo era falsa?

Tenho muita pena pelo que lhe fizeram, poderia ter sido um dos maiores. Mesmo já depois da lesão, com a tal lenda de que ele só podia jogar meia-hora, tantas vezes nos salvou a honra quando já tudo parecia perdido. Era uma força da natureza, um lutador, e muito provavelmente o avançado com melhor média de golos por tempo jogado que havemos de ter por muitos anos. A maioria de nós idolatra os Messis e os Ibrahimovic desta vida, mas para mim são jogadores como o Mantorras que fazem tudo valer a pena - ele sim, para mim, é um ídolo.

Vedeta

da Costa disse...

Talvez o jogador mais sobrevalorizado de sempre no Benfica. Tinha qualidades físicas interessantes e finalizava bem mas não passava disso. Sempre com os olhos no chão, alheio ao que estava em seu redor, Mantorras nunca poderia vir a ser um jogador de top. A lesão só o ajudou, na medida em que só assim, jogando apenas uma época, poderia ficar eterno na memória dos benfiquistas.

Hoje em dia, com a falta de espaço existente no campo e com a velocidade com que se joga, as suas debilidades ficariam bem à vista.

Por isto, Marreta.

ps: o actual Jonas é infinitamente superior ao angolano, por exemplo.

Ego Mentis disse...

O Mantorras não cabe bem em nenhum dos vereditos. Fica a meio caminho. Uma coisa ele era de certeza: trapalhão. Muito voluntarioso, às vezes os pés não jogavam aquilo que ele queria e fintava-se a ele próprio. Claro que a garra e a vontade de vencer muitas vezes superam os handicaps técnicos. Por isso o Mantorras conseguiu ser decisivo no campeonato do Trappatoni. Acho piada aos Vieira haters que até do Mantorras fazem arma de arremesso. Não há pacorra.

Em conclusão, e se quisermos apreciá-lo só pelo aspeto futebolístico, tenho que votar MARRETA.

Rui disse...

Tive que pensar. Voto marreta, e já vi que não estou sozinho. Um dos jogadores mais irritantes que vi jogar no Benfica.

Paulo Lisboa disse...

Lembro-me bem do Mantorras, veio para o SLB em 2001, a troco, salvo erro de 1milhão de contos (5milhões€). A esta distância temporal, até pode parecer pouco, mas à época, era muito dinheiro. Tal justificou-se porque se dizia que era um novo Eusébio e coisas do género e ainda porque o SCP também estaria interessado nele.

De início fez uns jogos interessantes e promissores, mas as constantes lesões arruinaram-lhe a carreira. Ainda assim marcava golos em períodos curtos de tempo. Lembro-me de um dele no Estádio da Luz contra o Boavista que o SLB venceu por 4:0, ele entrou a 10 minutos do fim e nos descontos marcou o último golo do jogo.

Podia não ser tecnicamente bom, e ter um estilo feio e desengonçado.
Mas fazia golos em
espaços apertados e com poucos minutos em campo.

O Mantorras pode ter tido uma relação jogo/golo para um avançado própria de marreta.

No entanto, o que eu vou guardar na memória é que se não se tivesse lesionado, teria sido um fora-de-série.

Por tudo o que se disse, e pelo que eu escrevi, o meu veredicto é: Vedeta!

Andre Pereira disse...

Era um trengo!

Talvez seja a melhor definição para o Pedro. TRENGO!

Mas tinha um coração. Uma entrega. Uma vontade de jogar e de ajudar o Benfica fora de série.

A lesão ou lesões prejudicaram a carreira e, se tal não fosse, poder-se-ia ter corrigido toda aquela 'trenguice' e daria um jogador FABULOSO.

Mas por aquilo que ele fez PELO BENFICA... VEDETA!

Abraços a todos!

Minha Chama disse...

O Pedro Mantorras é um caso difícil, muito complicado.

Era vedeta mas a lesão transformou-o em marreta. Como decidir?

O título de 2004 2005, também se deve a ele...

Neste caso, vou optar pelos melhores momentos dele:

Veredicto: Vedeta.

Mas compreendo que vote o contrário!

Captain Kid disse...

VEDETA

Papabimbos disse...

Já sei que me vão espetar com os números do que ele fez no Benfica não foi nada de transcendente, que era um jogador banal, entre outras coisas mas para mim ele é VEDETA!
Chega ao Benfica depois de termos batido no fundo na época 2000/2001, ficámos num 6º lugar, a pior classificação de sempre. Vale e Azevedo foi derrotado nas eleições por Vilarinho, que traz como assessor da SAD Luís Filipe Vieira, presidente da SAD do Alverca, para ficar como gestor do futebol.
De Alverca vem também Pedro Manuel Torres, mais conhecido por Mantorras - nome que surgiu na adolescência depois de uma vez ter despejado sobre si uma panela de sopa e ter ficado bastante queimado. Com 18 anos, tinha brilhado com mais intensidade numa goleada aos lagartos por 4-1 (nesse jogo fez 1 hat-trick, partindo toda a defesa). Espantou mais na altura os números da transferência - 5 milhões de euros, na altura por 50% dos direitos económicos e desportivos.
Os adeptos estavam órfãos do menino de oiro – João Vieira Pinto, escorraçado para os nossos eternos rivais e encontram em Mantorras o novo herói: corria, discutia cada bola como se fosse a última, fazia pressão sobre os adversários, em suma, esforçava-se bastante. Na altura simbolizava o Benfica, alguém com muito potencial mas que estava na mó de baixo, que se tentava erguer, que nunca desistia, que lutava contra tudo e contra todos. Ainda se lembram quando era chamado do banco para aquecer parecia que tínhamos marcado um golo?
No 1º ano marca 13 golos, nada mau para um miúdo de 18 anos acabado de chegar. Lembro-me de um livre directo à Eusébio (ou um frango do Marco Tabuas, se preferirem) na 4ª jornada do Campeonato Nacional de 2001/02, 25 de Agosto, Estádio da Luz: Benfica, 3 – Vitória de Setúbal, 2 com um hat-trick de Mantorras.
Com marcações impediosas dos adversários, principalmente num Varzim-Benfica que acabou 2-2 em que o central do Varzim de seu nome Alexandre, por pouco não arrancou as pernas ao Mantorras, surge a célebre frase na conferência de imprensa depois do jogo por Luís Filipe Vieira: “Deixem jogar o Mantorras!”, até para publicidade aproveitaram.
Não admira que tenha começado o calvário com uma lesão no joelho nessa época (sofre uma entorse no joelho direito), num jogo com o Sporting. A princípio falava-se em 6 meses de paragem, mas os 6 meses foram-se prolongando e acabou em 2 anos e meio só para recuperar.
Passa por 4 intervenções cirúrgicas, vários tratamentos e volta aos relvados em 2004/05, tornando-se decisivo na conquista desse campeonato pelo Benfica de Trapattoni marcando 5 golos decisivos, todos eles dando vitórias ao clube na recta final das partidas.
Recordo na 27ª jornada do Campeonato de 2004/05, o Benfica recebe o Marítimo na Luz. Depois de estar a vencer por 3-1 (Nuno Gomes 2 e Miguel), o jogo está empatado a 3-+3. Ao minuto 87 Mantorras faz o 4-3 final e mantém o Benfica na rota do 31º título. Também com o Estoril marcou o golo do 2-1, nessa época fez 1 golo em cada 71 minutos.
Nunca mais recuperou da maldita lesão de 2001, em 2007 na sua biografia acusou Bernardo Vasconcelos, médico do Benfica, de ter infiltrado o joelho para jogar, piorando a lesão. Acabou para o futebol precocemente aos 30 anos.
Só para verem a fama de Mantorras, no blog serbenfiquista tem quase 1000 páginas de comentários…

Tentatio Vetitum disse...

Boas a todos.
Sem dúvida uma grande vedeta! Até quando ficou coxo era melhor que todos os outros que por lá andavam!

Anónimo disse...

Benfica - Marítimo, 2005

Estadio da luz a rebentar pelas costuras, os adeptos viam pela primeira vez numa década a luz ao fundo do túnel. Nao jogávamos a ponta dum corno, de semana em semana saímos com um resultado sofrido... tínhamos um grande senhor no banco mas um plantel limitadissimo. Nesse dia, pq fui daqueles que pela primeira vez desde o fim da era damasiana acreditou que o título era possível, levei pela primeira vez o meu miúdo a ver a bola ao vivo.

O jogo corria bem, tinhamos um confortavel 3-1, mas como tantas vezes nesse ano deixámo-nos empatar já perto do fim. O meu filho, que tinha 10 anos na altura, desatou a chorar no meu colo quando foi o 3-3, disse que não valia a pena ser adepto, que nunca na vida haveria de ver o Benfica campeão... e eu nem conseguia falar, eu próprio achei que o sonho tinha acabado ali.

Depois veio o Mantorras, a dois minutos do fim. Golo, 4-3. O estádio praticamente ruiu, o meu miúdo voltou a chorar, desta vez de alegria, e até eu nao pude deixar escapar umas lágrimas. Foi o momento mais emotivo que tive no futebol, e quem o proporcionou foi o Mantorras - sim, SÓ ELE, como as coisas estavam SÓ ELE seria capaz, nenhum outro jogador tinha aquela alma para dar a volta a situação.

Respeito todas as opiniões, por isso espero que respeitem a minha por muito polemica que seja. Quem diz que o Mantorras não é vedeta não pode ser benfiquista.

Anónimo disse...

Falar do Mantorras é recordar algumas das melhores memórias que tenho enquanto Benfiquista. Já foi dito praticamente tudo sobre ele, acrescento apenas duas coisas:

Até hoje celebrei 3 títulos, o de 2005, 2010 e 2014. Todos foram especiais, mas o de 2005 tem um lugar de honra nas minhas recordações de adepto. Há muitas razões. Foi o primeiro que festejei, foi o que quebrou os 11 anos de enguiço, etc. No entanto a principal foi a forma sofrida e atípica como foi ganho e a raiva que deixou em todos os rivais e antis. O JJ é uma figura extremamente controversa, no entanto quer o campeonato de 2010, quer o deste ano reuniram consenso entre a maioria, mesmo os antis. Fomos superiores, tínhamos melhor equipa, parabéns a nós. O de 2005 não foi nada assim. Isso deu ainda mais regozijo. Ora falar do campeonato de 2005 é falar obrigatoriamente no Mantorras, portanto, na minha opinião, logo isso faz dele VEDETA.

Houve vários jogos memoráveis do Mantorras e não foi só em 2005, embora os mais marcantes fossem nessa época. Entre eles está o do 4-3 ao Marítimo que o comentário acima descreveu. Além desse houve outro que me lembro bem:
Estava eu num jantar com amigos num restaurante pequeno, mas cheio de Benfiquistas. Faltavam 6 jornadas para o fim e vínhamos de uma derrota com o Rio Ave. Éramos líderes com mais 3 pontos que o Sporting e 6 que o Porto. O adversário era o Leiria e o jogo era na Luz. Começámos a perder cedo e não havia maneira da bola entrar. O guarda-redes deles era o Costinha e defendia tudo. O desespero ia aumentando, porque assim se o Sporting ganhasse apanhava-nos no 1º lugar. A derrota parecia inevitável e o sentimento era de desilusão. Até que aos 90+3 o Mantorras marca após um desvio. Foi a loucura completa. Foi mais de 1 minuto aos berros. O restaurante quase ia abaixo. Já o jogo tinha acabado e um amigo meu, completamente fanático pelo Benfica, ainda estava de pé a gritar golo e berrar alto e bom som que íamos ser campeões. Ainda tenho essa imagem bem presente e lembro-me como também acreditei profundamente que sim, íamos mesmo ser campeões e ninguém nos ia parar. De referir que este jogo foi apenas 2 semanas depois do 4-3 ao Marítimo. Era assim o Benfica de 2005. Vitórias sofridas, memoráveis e um sentimento de optimismo como raramente se vê. O Mantorras foi quem mais personificou esse sentimento. Foi o Mantorras que nos fez celebrar uma lufada decisiva rumo ao título e não um empate em casa com o Leiria e o encurtar de distância para o segundo classificado. Foi esta magia que fez do Mantorras um jogador memorável.

Anónimo disse...

Eu já vi mais uns poucos títulos que o comentário precedente e não tenho dúvidas em afirmar que o Mantorras é uma das maiores vedetas do Benfica deste século, talvez só o Luisão o acompanhe (não estou a falar de qualidades em si, e por isso excluo o Simão e outros) - simplesmente porque Mantorras carregava aquele empolgamento típico do Benfica, aquele benfiquismo de lutar até ao fim.

Isto é, notava-se que é benfiquista e carregava em campo nem que fosse por 1 minuto toda a mística do Benfica.

Ao ver o Mantorras a jogar eu lembrava-me do Isaías nas Antas em 1993, do JVP em Alvalade em 1994, do Águas em 1988, e etc., e ainda por extensão, aquelas ganas todas que fazem a corrente do Benfica, desde o Toni, Chalana, Shéu, as infiltrações no Eusébio, e aquela malta toda desde 1904, incluindo o pessoal que ajudou a pagar a antiga Luz no princípio dos anos 1950, às vezes com bastante sacrifício pessoal.

Mantorras é a mística do Benfica.

(Também não sei se sem ele Vieira teria aguentado tantos anos sem nada ganhar, mas isso é especulação minha lol)

Vedeta, pois. ;)

Stôr da Bola disse...

Muito e bem foi dito do Mantorras. E digo sem rodeios VEDETA! Existe de fato um Mantorras antes e depois da lesão. Ambos seriam vedetas. O primeiro pelo jogador fantástico, cheio de talento e potencial. O segundo por ser a melhor imagem que representava o Benfica de 2004/05. Uma equipa limitada e remendada, mas que nunca desistia. Obviamente que após esse título os pés assentaram no chão e aí s im, surgiu o Mantorras trapalhão, com muita vontade mas pouco nexo no seu jogo. E sim, passou a ser irritante ver o Mantorras jogar. Mantorras acaba por ser Vedeta, mas com aquele sentimento agridoce de pensar no que se tornaria aquele jogador não fosse aquela maldita lesão.
PS: Deixo uma história curiosa. Quando Van Gaal treinava o Barça, um dos seus membros da equipe técnica foi a Angola observar jovens talentos e escreveu: "Descobri um George Weah de 16 anos." De quem se falava? Pedro Mantorras. Quem falava de Mantorras? Um tal de José Mourinho.

Unknown disse...

Vedeta, vedeta, vedeta!!! Continuem o bom trabalho, pessoal!!! Este blog é o Number One em informações sobre o "Glorioso" ;)

André Cunha disse...

Pela promessa incrivelmente entusiasmante que foi e pela história de sacrifício, de emoção e de BENFIQUISMO em que se tornou, este senhor, Pedro Mantorras, é Vedeta. Tantas vezes gozado maldosamente pelos nossos rivais por causa de problemas físicos (resultantes do facto de os defesas adorarem bater impunemente no menino que tinha um talento com o qual eles nem conseguiam sonhar)... Mesmo a coxear, o Mantorras foi determinante para a história recente do Benfica. Eu era miúdo, não me lembrava do último título do Benfica, tinha-me habituado a que o Porto limpasse tudo e até tinha visto o SCP quebrar o seu jejum anos antes. Quando parecia que aquela equipa com pouco talento e poucos recursos ia finalmente ceder, que íamos perder, que mais uma vez íamos voltar a ver navios, aparecia o Pedro. Foi quando ele fez aquele golo ao Marítimo que por fim pensei para comigo mesmo "se calhar é desta!" Vedeta? Palavra pequena para o Mantorras. "Obrigado" é aquela que lhe faz justiça.

Marco disse...

Man"co"torras é VEDETA!

Anónimo disse...

VEDETA

Anónimo disse...

VEDETA

Fez golos importantíssimos!

Miguel

Anónimo disse...

Quando sair o veredicto já devo andar de muletas!!!

Anónimo disse...

Vedeta.

Anónimo disse...

LENDA!!!!!

RZ

Anónimo disse...

Já não atualizam mais o blog?

Osvaldo Manso disse...

Talvez excessivamente endeusado pelos adeptos, mas ainda assim um dos melhores avançados que tivemos a jogar de cabeça (aspeto que ninguém referiu).
Vedeta!

Anónimo disse...

É uma pena este blog estar parado à meses.

Luis disse...

Vedeta!

Unknown disse...

ja algumas vezes vim dar uma visita ate este blog.

ja foi enorme,se bem que agora ta um bocado acabado,morto :s

espero que o T-Rex meta novamente isto a andar..

ora bem, [b]deixem jogar o [i]MANTORRAS[/i][/b] para mim foi uma vedeta,com garra,apesar de muito trapalhao,mas a atitude dentro de campo escondia esse lado mau.
teve um futuro promissor,nao fosse a lesao e outras coisas ou fatores que o afetaram na altura.
ainda me lembra num dos ultimos jogos dele(creio o da despedida) que o via a jogar mesmo quase aos tropeçoes,mas mesmo assim corria..

veredito:vedeta

ps:onde anda o roger?procurei por tudo e nao o encontrei :\

com o passar dos anos deveras ter ja muito mais documento para escrever,jogadores que ja por ca passaram na ultima decada.
abraço!

sloml disse...

Já tudo foi dito acima. O Mantorras podia ter sido um caso sério do futebol mundial, mas as lesões não deixaram. Ainda assim, foi absolutamente decisivo no título de 2004/05, com a alma que empregava em cada lance que disputava e com os golos que marcou ainda nesse ano - e mais à frente, embora cada vez mais debilitado, continuava a marcar. Vedeta óbvia.

PS: Estive presente no seu último jogo de águia ao peito, em Monsanto, para a Taça de Portugal. Foram os seus únicos minutos com Jorge Jesus.

PS2: Por favor, T-Rex, não deixes morrer este blog. Sempre foi um regalo para todos os amantes de futebol, não só os benfiquistas. Sei que dá trabalho, muito trabalho, mas por favor continua. Um abraço.

Stôr da Bola disse...

O que podemos fazer para manter este blog activo?
T-Rex, de que precisas?

Anónimo disse...

É uma pena depois de tantos anos de actividade o blog estar parado. Será que a escolha do Mantorras foi mesmo para o final? Espero que seja apenas uma pausa e que um dia regressem em força.

FrenziedPanda disse...

Angolano de gema
Trabalhador incansável
este para mim nem e tema
VEDETA incontestável

Tantos momentos de alegria proporcionou
antes ou depois da maldita lesão
nem mesmo essa o parou
do seu destino de campeão.

T-Rex disse...

Vamos voltar em breve. Estejam atentos! ;)

Anónimo disse...

T-Rex, está muita gente a contar contigo!
Mantém o blog vivo!
Se precisares de ajuda avisa.
benficashirts.blogspot.com

Anónimo disse...

Espero que este blogue volte a ativa. Velhos e bons tempos

Mistico disse...

Vedeta. Isto está parado há tempo demais.

Anónimo disse...

Pedro Mantorras ou ti Pedro para os amigos...merecia uma estátua em latão ao lado do rei...pedro o príncipe.

Sou do tempo de o ver a viajar no enta rumo aos treinos na catedral da cerveja.

Comprou a carta de condução e o seu maior feito foi ter sido comido pela Filipa Gonçalves.

A sua mulher era mais feia do que a sola de um sapato e batia-lhe.

Actualmente vive da esmola do homem dos pneus.

Um angolano de gema que viveu na sombra pesada de Mendonça.

No dia 1 de abril foi noticiada a sua saída para os galácticos de madrid, numa verba a rondar os 18 milhões de contos, actualmente quase 16 biliões de Kwanzas.

Teve o privilégio imenso de privar laboralmente com nomes sonantes da esfera encarnada, Paulo Lopes, bruno aguiar, Fernando aguiar, carlitos entre outros colossos do futebol de rua.

Nesta época 2001-2002, desastrosa, era dos inconformados mais sofredores, com uns estonteastes tanto quanto surpreendentes 13 tentos em 30 jogos, sendo ainda um menino de 20 anos, ficando à frente na lista dos melhores marcadores do matador helder postiga e não sendo marcador de pénalties..só tinto.

Jardel era o rei dos golos e penalties cavados pelo menino de ouro joni pintas.

Mantorras tinha o potencial, a raça e o carisma.

Jogador veloz, forte, remate fácil, repentista, jovem; porém os adversários indisciplinados, árbitros de aviário e o departamento clínico encarnado, depressa lhe assinaram a certidão de óbito.

Uma carreira de excelência que não vingou, um craque que se perdeu; o mais próximo de Eusébio que algum dia poderemos chegar.

Autor de golos importantes, fintas bonitas e incendiava as bancadas da luz, não como os vândalos de alvalade.

Carreira de marreta, época de vedeta e potencial de galáctico.

Podia disputar de igual para igual durante uma década o prémio de melhor jogador africano contra samuel eto, didier drogba, zé kalanga e António Mendonça.

Morph3us disse...

Muita pena que o blog tenha sido descontinuado. Ainda hoje consulto para descobrir mais sobre este ou aquele jogador que vem à baila numa conversa ou leitura pois tenho apenas 25 anos como benfiquista e muita coisa me escapou.
1904!

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker