
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Trofa / Portugal
Data de Nascimento: 4 de Julho de 1975
Posição: Médio-Centro
Altura: 1,74m
Peso: 73Kg
Clubes:
2010/11 - CD Trofense - 11 Jogos / 0 Golos (Época a decorrer)
2009/10 - CD Trofense - 28 Jogos / 0 Golos
2008/09 - U. Leiria - 29 Jogos / 0 Golos
2007/08 - U. Leiria - 25 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Boavista - 23 Jogos / 0 Golos
2005/06 - Boavista - 29 Jogos / 0 Golos
2004/05 - Boavista - 28 Jogos / 1 Golo
2003/04 - U. Leiria - 17 Jogos / 1 Golo
2003/04 - FC Porto - 3 Jogos / 0 Golos
2002/03 - FC Porto - 22 Jogos / 1 Golo
2001/02 - U. Leiria - 28 Jogos / 0 Golos
2000/01 - U. Leiria - 33 Jogos / 2 Golos
1999/00 - CD Tenerife - 29 Jogos / 0 Golos
1998/99 - Rayo Vallecano - 22 Jogos / 1 Golo
1997/98 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 1 Golo
1996/97 - S.L.Benfica - 3 Jogos / 0 Golos
1996/97 - Marítimo - 16 Jogos / 0 Golos
1995/96 - Marítimo - 20 Jogos / 0 Golos
1994/95 - Famalicão - 30 Jogos / 2 Golos
1993/94 - Famalicão - 14 Jogos / 0 Golos
"Formação"
1986/87 a 1992/93 - CD Trofense
Totais no S.L.Benfica: 30 Jogos / 1 Golo
(Campeonato 24/1, Taça de Portugal 4/0 e Eurotaças 2/0)
Estreia: 5 de Abril de 1997, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Sporting 0) - Com Manuel José
Último jogo: 17 de Maio de 1998, na Luz
(S.L.Benfica 7 - Leça 1) - Com Graeme Souness
Primeiro golo: 1 de Março de 1998, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Braga 0) - Marcou o 1-0 aos 19'
Último golo: 1 de Março de 1998, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Braga 0) - Marcou o 1-0 aos 19'
Competições Europeias: 2 Jogos / 0 Golos
Estreia: 16 de Setembro de 1997, em Bastia
(Bastia 1 - S.L.Benfica 0) - Com Manuel José
Último jogo: 30 de Setembro de 1997, na Luz
(S.L.Benfica 0 - Bastia 0) - Com Mário Wilson
Selecção (Sub-21): 2 Jogos / 0 Golos
Palmarés:
2 Campeonatos Nacionais - 2002/03 e 2003/04 (FC Porto)
1 Taça de Portugal - 2002/03 (FC Porto)
1 Taça UEFA - 2002/03 (FC Porto)
Curiosidades:
- Tiago foi formado no CD Trofense, aos 18 anos assinou pelo Famalicão e 2 temporadas depois experimentou os ares da Madeira, apesar das aterragens que muito lhe custavam.
- No Marítimo começou a dar nas vistas, aguçando o apetite dos clubes grandes. Rumou à Luz pela mão de Manuel José, saíu com Graeme Souness.
- Estreou-se oficialmente de águia ao peito num S.L.Benfica 5 - Dragões Sandinenses 1, a contar para a Taça de Portugal, realizado no Estádio da Luz a 2 de Abril de 1997.
- Aventurou-se por Espanha e dois anos depois regressou a Portugal, assinando pela U. Leiria. Faz 2 épocas de bom nível e José Mourinho leva-o para o FC Porto, onde enriquece o seu palmarés.
- Depois da aventura de cerca de 18 meses nas Antas, regressa a Leiria para mais 1 temporada. Seguidamente volta à cidade do Porto para 3 temporadas no Boavista, volta a Leiria para mais 2 épocas e na temporada passada regressou a casa. Vai na 2ª temporada no CD Trofense.
- Foi Internacional Sub-21 em duas ocasiões.
Veredicto: MARRETA!
27 comentários:
Marreta. Daquilo que me lembro dele foi um dos muitos marretas que tivemos no tempo do Manuel José/Souness. Acho que foi dispensado e depois andou pelo Boavista, Leiria e penso que chegou a ser contratado pelo Porto (como era hábito naquela altura) para depois ser emprestado. Agora joga no Trofense.
Curiosamente cerca de 5 anos depois, voltamos a ter um médio chamado Tiago, mas em comum só tinham mesmo o nome, porque em qualidade eram opostos.
A classe, o virtuosismo, a cultura táctica!
Três características que se juntaram e decidiram que não iriam para este jogador.
MARRETA caceteiro.
O tal marreta que tinha medo de andar de avião.
Tiago prometeu mas não confirmou os créditos. Marreta.
Pfui o homem que tinha medo de voar para a Madeira (se bem que nunca se tenha recusado a ir lá como adversário). Tinha 2 pés que pareciam 2 barrotes. Logo quando chegou fez um grande jogo com a tripalhada (ainda eraaquela tesão do mijo de chegar ao Maior), numa altura em que a equipa do SLB era mais de destruir jogo do que de construir. Depois quando começou a ser preciso jogar à bola como fazem os... jogadores, o tiaguito deixou de calçar. Pelos vistos tinha uma incompatibilidade com a bola. Tinham feitios muito diferentes. Daí à dispensa foi um passinho. Passado uns anos ainda foi substituir o paulinho santos no braga b, nessa nobre arte de distribuir fruta. Mas afinal aquele que nós julgamos como sendo um caceteiro sem nível, revelou-se um betinho à vista dos padrões pelos quais se rege o caceteirismo tripeiro. Mais que marreta e matreco.
ainda espalha magia (cacetada...) no Trofense...
Marreta.
Marreta caceteiro. E tal como todos os marretas caceteiros ou aspirantes foi jogar para o clube de bairro que veste de Azul. Mas aí era um menino, no meio de tantos trauliteiros de renome!
Depois de um Monstro Sagrado, um monstro da cacetada e porrada.
Muito já foi dito deste personagem que nos "brilhantes" anos Damasianos nos atormentou, Tiago mais conhecido como o parte pernas do Bessa (quando lá esteve), obviamente um MARRETA e ainda por cima caceteiro de 1ª.
Vindo do Norte da bela Trofa talvez foi aí no Trofense que aprendeu as praticas Karatecas de disputar a bola. Estreia-se na 1ª divisão no mítico Famalicão, do Tanta, do Menade e dos 8-0 na Luz. Desce de divisão mas até dá nas vistas e o Maritimo vai busca-lo. Engraçado para um individuo que tinha medo de voar (já lá vamos). Faz então um bom ano como um médio de destaque da equipa de Manel Zé. Era o tal que disputava todas as bolas, dava umas belas porradas, usava bem os cotovelos, enfim de facto lutava muito.
Bem o nosso Glorioso estava optimo como se sabe nos belos anos Damasianos. Entramos em 97 com o titulo perdido (derrota 2-1 na Luz com os Corruptos) com o Jorge Soares, o Bermudez, o Jamir, o Pringle, o Gleen Helder e com Autuori que sai depois de perder em Guimarães. A solução do grande Presidente foi Manuel José pelo qual se pagou a rescisão ao Maritimo. O 1º reforço exigido foi mesmo este Tiago seu artifice do meio-campo. A forma encontrada para a rescisão foi "inteligente". Tinha medo de voar pois a pista do Funchal era muito pequena e fazia muito vento, até entrevistas deu contando o seu grande receio. Era assim o Benfica de Damasio ia nestas belas atitudes, o que provoca uma guerra com o Maritimo. Estreia-se creio logo num derby (onde foi o costume nesses anos: golo de João Pinto, exibição salvadora de S. Michel) e ganha o lugar fazendo dupla com Amaral o coveiro brazuca. A verdade é dos poucos que se salva pois ao menos lutava o que naquela altura já não era mau.
No ano seguinte seria uma peça nuclear da equipa do rei do Egipto mas dura pouco tempo como se sabe. Vem Souness mas talvez por falta de soluções fica na equipa. Faz talvez aí o seu melhor ano com boas exibições ao lado de Calado e até é reconhecido pelo 3º anel. Exibições grandes nos 4-1 do WC e os 3-0 aos Corruptos, Tiago até começa a ser falado para equipas de nomeada vejam bem. Em 98 quando se pensava que seria a sua confirmação é dispensado ainda no estagio de pré-temporada para a vinda do inesquecivel Big Balls Thomas. Foi a sua pouca historia no clube pois vai para Espanha e só regressa ao Leiria já com Mourinho que até o leva para a Corrupcção onde aí se torna um belo seguidor do incrivel Paulinho Santos.
No Boavista e com Jaime Pacheco está nas suas 7 quintas. Porrada, Porrada, entradas a matar, cotovelos a saltar, enfim um fartote.
Enfim como se vê um MARRETA de 1ª que para mim trabalhado e com outra cultura seria um jogador de qualidade pois o seu ano com Calado foi talvez o seu melhor da sua carreira com excelentes jogos, mas... depois perdeu-se e estando nos clubes que teve é obvio que deu naquilo que chegamos a ver. Acho que ainda joga no clube da terra.
P.S- Tem alguns golos e lembro-me bem de 1 bem bonito na Luz ao Braga (ao Quim) com o Estádio quase cheio no seu grande ano 97/98. Quanto á porrada são tantas as entradas que segue bem as pisadas da besta corrupta. Quem não se lembra de 1 entrada ao Simão no Bessa num ano de Camacho em que quase lhe parte a perna.
P.S 2- Amigo T-Rex só um aparte sem importancia: não arranja melhor que a besta do Pedro Henriques a falar do Glorioso quando acedemos ao Blog?
Ainda me lembro, era eu cachopo, de receber um autografo deste marreta (e tirar uma foto com o João Pinto) num dia em que eles tiveram em Genebra.
Mesmo apesar de ser novinho, sempre me apercebi da marretice que este jogador emanava...
Marreta
Um dia deu-me uma camisola dele... de treino.
Um marreta e um marreta portista e que até chegou a jogar com aquele imundo trapo azul e branco...
Lembro que chegou ao clube como... Tiaguito, quem se lembrava desta?
M-A-R-R-E-T-A
Nos primeiros tempos parecia ter muita qualidade e até ser um jogador muito razoável tecnicamente (tal era a nossa equipa da altura). Acabou por perder espaço na equipa e o resto da carreira revelou o seu potencial. Muito mais de quebrar do que de torcer. Marreta.
se bem me lembro até era um jogador querido pelo 3°anel... MARRETA.
MARRETA
entre eu e ele, apesar de partilharmos o mesmo nome não vejo grandes diferenças no jeitinho com os pés :) Marreta!
Apesar de ser portista e deste jogador no meu clube, até ter ganho uns títulos, nunca vi grande talento nele...
Se é que o meu voto conta: MARRETA !
T-Rex: A foto do futegrafia.com, tiveste que a pagar ?
Saudações desPortistas.
A foto do Futegrafia.com está online no site pessoal do Fernando Correia e não foi paga. Até hoje não tive problemas com direitos de autor porque sempre que existe uma marca de água ou referência ao seu autor, obviamente não a apago disfarço. A foto é dele, a respectiva referência está lá e julgo não haver qualquer problema.
De qualquer forma e como está explícito no final na barra lateral do blog:
"Blog de cariz lúdico e sem qualquer fim lucrativo. As fotos utilizadas foram obtidas em diversos sites, jornais online e publicações diversas. Às entidades que se julguem lesadas pela utilização das mesmas agradeço um contacto no sentido de corrigir a eventual irregularidade."
Se alguém se sentir prejudicado, claro que a foto será removida mas tal como não ganho nada com isto e o faço apenas por paixão ao futebol (e ao Sport Lisboa e Benfica em particular) também não tenho possibilidade de pagar as quantias exorbitantes que pedem em muitos sites de fotografia.
Não me parece que esteja a prejudicar alguém, mas se tal se vier a verificar, também me parece fácil de resolver.
Eu apenas perguntei, porque tem lá duas fotos que gostaria de usar para o meu blog...
Não faço parte da ASAE ou de outra identidade controladora. Está tranquilo.
E partilho da tua opinião, não estás a prejudicar ninguém, uma vez que não ganhas nada com este blog. Assim como eu, com o meu.
Por mim tudo bem, caro Raúl.
De qualquer forma (shame on me) já poderia ter entrado em contacto com o Fernando Correia, e tenho que fazê-lo em breve. Depois logo deixo o feedback.
Como guardaste as fotos ? Print scream e depois paint ? É que carregando mesmo na foto não aparece a opção "guardar imagem como..."
Sim, também tou a pensar em entrar em contacto com o Homem e pedir. Se não quiser ceder as imagens, tudo bem na mesma.
Não considero o Tiago marreta. Sempre foi, e ainda é, um exemplo de profissionalismo, além de ser um benfiquista dos sete costados. Se estivesse na equipa de agora talvez as coisas fossem diferentes. E a sua carreira prova a sua qualidade tendo sido titular em todos os clubes por onde passou. Um vedeta pequenina, mas ainda assim VEDETA.
"Contagem" encerrada!
Marreta - MUITOS votos
Vedeta - 1 voto
Veredicto: MARRETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
T-Rex, como conseguiste guardar a foto ?
Desculpa a insistência.
Da forma normal. IE, Opera ou Mozilla, botão da direita e "Guardar imagem como...".
Apenas isso.
De qualquer forma, já entrei em contacto com o autor das fotos e as mesmas serão retiradas em breve.
Mais um passo para que em breve venha a dar como concluido este projecto. É muito tempo investido, já muito dinheiro gasto em material que adquiri (em especial em leilões e na Feira da Ladra) e (quase) sem ajudas. Não é fácil arranjar material de qualidade e começa a cansar.
Boas Festas a todos.
Obrigado.
O Homem colocou entraves foi ? Ele não percebe, que não fazes dinheiro com o blog, logo não estavas a prejudica-lo, aliás, até estavas a publicitar o trabalho dele ? Enfim...
Mas a culpa, no fundo, é minha. Desculpa o incoveniente, ou como lhe queiras chamar.
Bom Natal.
Não tens culpa de nada. A culpa é toda minha e vou ter que tratar de remover as fotos que publiquei desse senhor, logo que me seja possível. Um pouco de solidariedade e compreensão muitas vezes seriam o suficiente para que muitos projectos neste país não ficassem a meio mas a razão está, inquestionavelmente, do lado dele e posso eventualmente estar a prejudicá-lo, logo só tenho é que tratar do assunto.
Lamento. E, continuo a pedir desculpa.
Espero que não desistas do blog. Tens feito um trabalho espectacular. Aguenta firme. :)
Enviar um comentário