domingo, novembro 14, 2010

18º Treinador "Vedeta ou Marreta" - Fernando Riera

Nome Completo: Fernando Riera Bauzá
Alcunha: El Tata
Nacionalidade: Chilena
Local de Nascimento: Santiago do Chile
Data de Nascimento: 27 de Junho de 1920 (Faleceu a 23 de Setembro de 2010)
Posição: Treinador
Altura: ?
Peso: ?
Clubes (Treinador):
1988->1989 - Monterrey (México)
1985->1988 - Univ. Chile
1983/84 - Everton (Chile)
1978->1982 - Univ. Chile
1977/78 - Monterrey (México)
1977 - Palestino (Chile)
1975/76 - Monterrey (México)
1974/75 - Sporting
1973/74 - Marselha (França)
1973/74 - Deportivo La Coruña (Espanha)
1972/73 - FC Porto
1971/72 - Boca Juniors (Argentina)
1969/70 - Espanyol (Espanha)
1968 - Univ. Católica (Chile)
1967/68 - S.L.Benfica
1966/67 - S.L.Benfica

1966 - Nacional (Uruguai)
1963->1965 - Univ. Católica (Chile)
1962/63 - S.L.Benfica
1957->1962 - Selecção Chilena
1954->57 - Belenenses
1954 - FC Rouen (Juniores)
Clubes (Jogador):
1953/54 - FC Rouen (França)
1953 - Deportivo Vasco (Venezuela)
1952 - Rouen (França)
1950/51 - Stade de Reims (França)
1939->1950 - Univ. Católica (Chile)
1937–>1939 - Unión Española (Chile)
"Formação"
Unión Española

Totais no S.L.Benfica:
92 Jogos (69 Vitórias / 12 Empates / 11 Derrotas)
240 Golos Marcados / 76 Golos Sofridos - (Campeonato 159/46, Taça de Portugal 55/9, Taça Intercontinental 4/8 e Eurotaças 22/13)
Estreia: 21 de Outubro de 1962, no Restelo
(Belenenses 1 - S.L.Benfica 4) - Com Fezas Vital - Capitão: Mário Coluna
Último jogo: 5 de Novembro de 1967, em Santo Tirso
(Tirsense 0 - S.L.Benfica 0) - Com Vieira de Brito - Capitão: Mário Coluna

Competições Europeias: 15 Jogos (6 Vitórias / 6 Empates / 3 Derrotas)
Estreia: 31 de Outubro de 1962, em Norrkoeping
(Norrkoeping 1 - S.L.Benfica 1) - Com Fezas Vital - Capitão: Mário Coluna

Último jogo: 30 de Novembro de 1967, em Saint-Étienne
(Saint-Étienne 1 - S.L.Benfica 0) - Com Vieira de Brito - Capitão: Cavém

 
Palmarés:
Medalha de Bronze (3º Lugar) no Campeonato do Mundo - 1962 (Selecção Chilena)
3 Campeonatos Nacionais - 1962/63, 1966/67 e 1967/68 (S.L.Benfica)
3 Taças de Honra AFL - 1962, 1966 e 1967 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Taça Intercontinental - 1962 (S.L.Benfica)
2X Vice-Campeão Europeu - 1962/63 e 1967/68 (S.L.Benfica)


Curiosidades:
- Fernando Riera, filho de pais espanhóis, nasceu em Santiago do Chile e cedo começou a jogar futebol. Jogava preferencialmente como Extremo-Esquerdo ou Avançado.
- Formado na Unión Española, aí debutou na 1ª divisão, em 1937, contava apenas 17 anos. 3 anos mais tarde passaria a representar a Univ. Católica.
- Em 1950 rumou a França (foi o primeiro futebolista chileno a rumar à Europa) onde representou o Stade Reims e o FC Rouen, com uma passagem intermédia pelo Dep. Vasco de Caracas, na Venezuela.
- Terminada a carreira de futebolista e com o curso de treinador tirado em França, ruma a Portugal onde o Belenenses foi o seu destino. Nos azuis do Restelo quase ganhava um campeonato (1954/55), não fosse Martins (do Sporting) a empatar o último jogo do campeonato (2-2 aos 86') e a entregar o título aos encarnados.
- Chegou à Luz na temporada 1962/63 com a espinhosa missão de render Béla Güttmann, o treinador bi-campeão europeu, após ter conseguido um brilhante 3º Lugar aos comandos da Selecção Chilena, no Mundial de 1962 realizado no Chile.
- Estreou-se a orientar a equipa principal do S.L.Benfica em 21 de Agosto de 1962, numa das habituais digressões de início de temporadas, desta vez à Escandinávia.
- Sagrou-se Campeão Nacional mas perdeu a Taça Intercontinental para o Santos de Pelé e a Taça dos Campeões Europeus para o AC Milan e acaba por regressar ao seu país. Voltou 3 anos mais tarde, novamente para suceder a Béla Güttmann e consegue mais 2 Campeonatos Nacionais.
- A 1 de Dezembro de 1967, a Direcção do S.L.Benfica decidiu puni-lo com uma pena de suspensão por três anos, por indisciplina, devido a declarações públicas, consideradas inoportunas - Riera denunciara que existiam atrasos no pagamento de salários e prémios de jogo aos atletas.
- Em Janeiro de 1968, quando se preparava para regressar ao Chile, teve uma grande surpresa: Eusébio, Torres, Simões, Cruz, Augusto Silva, Jacinto, Cavém e Costa Pereira foram ao aeroporto despedir-se dele. Era a derradeira homenagem, e reconhecimento, ao homem e ao treinador.
- Depois de Portugal, Chile e Uruguai, treinaria ainda em Espanha, Argentina, França e México. Pelo meio deste percurso contou ainda com 2 regressos a Portugal, para treinar o FC Porto e o Sporting, sem grande sucesso.
- Faleceu aos 90 anos, vítima de ataque cardíaco, na localidade de Anunciación (Santiago do Chile) na noite de 23 de Setembro de 2010, Fernando "El Tata" Riera, o treinador chileno com maior cartel no futebol mundial e um dos grandes nomes do Sport Lisboa e Benfica.

.
Veredicto: VEDETA!

11 comentários:

JNF disse...

VEDETA, um imortal da história do nosso clube.

Anónimo disse...

Vedeta. Foi um grande jogador, mas foi como treinador que veio para Portugal e fez um óptimo trabalho no Benfica. Sem dúvida um dos grandes nomes da história do nosso clube e do futebol português.

Éter disse...

Enorme vedeta.

Anónimo disse...

VEDETA, nossa e do chile.

O GLORIOSO disse...

Caros, depois de mais uma boa vitoria um nome Mitico no nosso Benfica que teve uma grande carreira quer como jogador, quer como treinador e que no nosso Glorioso apenas ganhou 3 campeonatos (apesar de 1 não ter acabado a epoca) e apenas faltou a Champions para se equivaler a um Guttman mas claramente um grande sr. do nosso Clube, Fernando Riera uma grande e eterna VEDETA.
Chileno, foi um grande jogador da sua epoca os anos 40 tendo mesmo jogado em França na famosa equipa do Stade Reims. A carreira de treinador começa precisamente no Belem que então era um dos chamados grandes. Com grandes jogadores Matateu e compª faz uma campanha fantástica e quase é campeão. No ultimo jogo precisava de ganhar aos parvitos do WC em casa mas o clube submisso fez talvez a sua unica utilidade da sua reles existencia com Martins a empatar a 4 minutos do fim e a dar-nos o titulo com Otto Glória. Ficou logo a ideia de ser um treinador de qualidade, inteligente e com as suas equipas sempre viradas para o ataque. Faz ainda 2 epoca de azul para depois voltar a seu país para preparar a selecção na disputa do seu Mundial em 62. Faz aí também um trabalho brilhante com um 4º lugar incrivel.
Bem a melhor equipa da Europa em 62, Bicampeã da Europa estava atarantada pela despedida de Bella Gutman que pedia fortunas á Mourinho para renovar. A solução foi precisamente Riera um dos treinadores mais conceituados do Mundo. Veio e referiu logo que queria ser a "cavilha que se ajusta á maquina". Recebendo um conjunto e equipa incomparável continua o modelo de Guttman com um ataque mortifero. Tem uma decisão polemica ao dar a titularidade ao nosso Torres, pondo Águas a reserva. Foi muito criticado por isso apesar de Torres nesse ano ganhar ao Bola de Prata. É campeão normalmente sem grandes dificuldades mas o que realmente interessava era a Champions (na altura ser campeão era banal sem interesse algum, era o verdadeiro Benfica). Sendo grandes favoritos a verdade é que não faz uma campanha de sonho apenas regular, com jogos pouco conseguidos como o 2-1 ao Dukla de Praga nos quartos- de-final e um 0 arrancado a ferros. Mas chegamos a mais uma final e como hiper-favoritos com o Milan. Dominamos e controlamos o jogo na sua maioria e com o golo de Eusebio tinhamos a taça na mão. No entanto uma lesão de Coluna (e não foi do Trapatonni como se chegou a dizer) acabou com a equipa (não havia substituições). A verdade é que Riera não tenta "fechar" a equipa recuando, mantem a sua filosofia atacante, logo sofrendo 2 golos em...contra-ataque (Altafini) quando na final da Champions estava a ganhar já na 2ª parte. Enfim uma final muito mal perdida que também é o seu bilhete de saída.
CONTINUA

O GLORIOSO disse...

CONTINUAÇÃO:

Regressa ao seu país mas 3 anos (66) depois está de volta. A vida é curiosa pois mais uma vez vem suceder a Guttman então a sair muito chamuscado. A situação era mais complicada pois não eramos campeões e com divisões no clube e equipa. Novamente volta a sua calma e inteligencia, voltando a arrumar a equipa e a ganhar facilmente o titulo com praticamente a equipa que tinha sido 3ª no Mundial. No ano seguinte estava também embalado para mais um titulo e o grande objectivo a Champions. Mas situações pouco claras no clube como salários em atraso fizeram que se volta-se contra a direcção. Como defensor integro dos seus jogadores não admitia atrasos nos pagamentos por isso o habitual aconteceu, foi o elo mais fraco e despedido muito injustamente. Essa epoca ainda fomos Campeões e Vice-campeões Europeus já com Otto Gloria. Uma injustiça mas a vida de treinador é assim.
Depois galgou o mundo trabalhando no seu país, em França, Mexico, Inglaterra, etc e até regressa aqui nos Lagartos e Andrades Corruptos mas obviamente sem resultados.
É um grande nome do clube e também do futebol Mundial (mitico no seu País) que será eternamente recordado como o sr. Riera uma VEDETA ETERNA.

P.S- Sempre foi considerado um dos grandes romanticos do Futebol. As suas equipas jogavam esse futebol romantico, belo, genuino na procura do golo. Sempre ao ataque, sempre leais, sem "truques" defensivos. A verdade que esse futebol fez-nos perder uma Champions mas preferia perder a enganar a sua filosofia de futebol.

P.S 2- Em Setembro deixou-nos e agora está lá em cima a sofrer por nós.

Glorioso11385 disse...

VEDETA. Um dos treinadores históricos do nosso clube.

Anónimo disse...

Sem dúvida, um dos grandes treinadores do nossso Glorioso e do seu país, o Chile.

VEDETA

sloml disse...

Obviamente vedeta.

Constantino disse...

Vedeta, claro. 3 titulos de campeao são marca indelevel na historia do SLB. Mas a maior marca que deixa no SLB acaba por ser o seu 1º despedimento porque... não foi campeão europeu. Esta é a maior prova da imensa ambição e dimensão do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - TODOS os votos
Marreta - 0 votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker