Nome Completo: António Manuel Tavares Fonseca
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Lisboa / Portugal
Data de Nascimento: 30 de Janeiro de 1965
Posição: Defesa-Esquerdo
Altura: 1,72m
Peso: 73Kg
.Clubes:
2007->2009 - Selecção Canadá
2002->2006 - Vancouver Whitecaps
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
2001 - Vancouver Whitecaps - 1 Jogo / 0 Golo
2000 - Vancouver Whitecaps - 2 Jogos / 0 Golos
1999 - Vancouver Whitecaps - ? Jogos / ? Golos
1998/99 - Est. Amadora - 4 Jogos / 0 Golos
1997/98 - Est. Amadora - 30 Jogos / 0 Golos
1996/97 - Est. Amadora - 26 Jogos / 0 Golos
1995/96 - Est. Amadora - 25 Jogos / 0 Golos
1994/95 - Est. Amadora - 22 Jogos / 0 Golos
1993/94 - Est. Amadora - 22 Jogos / 0 Golos
1992/93 - Est. Amadora - 32 Jogos / 1 Golo
1991/92 - Guimarães - 15 Jogos / 0 Golos
1990/91 - Guimarães - 17 Jogos / 0 Golos
1989/90 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1988/89 - S.L.Benfica - 27 Jogos / 1 Golo
1987/88 - S.L.Benfica - 4 Jogos / 0 Golos
1986/87 - Tirsense - ? Jogos / ? Golos
1985/86 - Tirsense - ? Jogos / ? Golos
1984/85 - Alcobaça - ? Jogos / ? Golos
1983/84 - Cova Piedade - ? Jogos / ? Golos
"Formação"
1982/83 - Torralta
1981/82 - Oriental
1980/81 - Sporting
1979/80 - Sporting
1978/79 - S.L.Olivais
.Totais no S.L.Benfica: 49 Jogos / 1 Golo
(Campeonato 39/1, Taça de Portugal 7/0, Supertaça Cândido de Oliveira /0 e Eurotaças 2/0)
.Estreia: 24 de Abril de 1988, no São Luís, em Faro
(Farense 1 - S.L.Benfica 0) - Com Toni
.
Último jogo: 20 de Maio de 1990, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Belenenses 0) - Com Sven-Göran Eriksson
.Primeiro golo: 4 de Março de 1989, na Luz
(S.L.Benfica 4 - AD Fafe 0) - Marcou o 1-0 aos 27' - Com Toni
.
Último golo: 4 de Março de 1989, na Luz
(S.L.Benfica 4 - AD Fafe 0) - Marcou o 1-0 aos 27' - Com Toni
.Competições Europeias: 2 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 16 de Setembro de 1987, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Partizani Tirana 0) - Com Ebbe Skovdahl
.
Último jogo: 27 de Setembro de 1989, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Derry City 0) - Com Sven-Göran Eriksson
.Selecção: 4 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 29 de Março de 1989, no Estádio José de Alvalade
(Portugal 6 - Angola 0) - Jogo Particular - Com Juca
.
Último jogo: 12 de Setembro de 1990, no Estádio Olímpico, em Helsínquia
(Finlândia 0 - Portugal 0) - Qualif. Campeonato Europa 1992 - Com Artur Jorge
.Palmarés:
1 Campeonato Nacional - 1988/89 (S.L.Benfica)
2x Vice-Campeão Europeu - 1987/88 e 1989/90 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- Tony Fonseca, como actualmente é conhecido, começou a jogar futebol desde tenra idade. Passou por diversos clubes de norte a sul do país e, em 1987, apresenta-se na Luz.
- De águia ao peito se fez campeão e ainda viu fugir-lhe (por 2 vezes) a possibilidade de concretizar o sonho da maioria dos jogadores: Em 1988 e em 1990 (com Toni em Estugarda e Eriksson em Viena), os encarnados atingem a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus mas acabariam por perder ambas para o PSV Eindhoven (de Ronald Koeman) e o AC Milan (de Rijkaard e Gullit).
- Em 1999, após cerca de 15 anos como sénior, termina a relação de 7 anos com o Estrela da Amadora e ruma ao Canadá. Cumpre assim a promessa feita à sua mulher e radica-se em Vancouver.
- Além de treinador principal, Fonseca tem também trabalhado ao nível da formação, não só a nível de clubes mas também na Selecção Canadiana.
.
14 comentários:
Amigos Benfiquistas antes de mais um reparo, o que se passa? Agora é que o clube precisa de nós, temos de nos unir em torno dos nosssos Campeões, do nosso Jesus, do Rui, de todos. Temos de mostrar o que ser Benfiquista. Aliás parece que se está a alastrar até ao magnifico Blog com poucos comentários e votações. Acordem, mostrem o orgulho de ser Benfiquista do maior clube do Mundo.
Temos aqui um representante dos famosos anos 80 (já nos finais), uma eterna esperança do nosso futebol, defesa esquerdo que teve meio cameonato de sonho mas depois... enfim deixa muitas duvidas mas sendo bonzinho uma Vedeta mas para o pequeno, o António Fonseca.
Alfacinha de gema começa creio no histórico Olivais onde dá nas vistas como promissor Defesa-esquerdo. Até passa pelos parvos submissos do WC mas não singra (o que se livrou de traumas e certamente nem sequer taçitas para recordação) e é no também mitico Oriental que finalmente arrebita até indo a selecções jovens.
Chega aos seniores no Cova da Piedade mas é no histórico Tirsence que começa a dar o ar da sua graça como um Defesa-esquerdo valente, bom tacticamente , que atacava com alguma capacidade e até não desajeitava nos cruzamentos.
Incrivelmente em 87 é contratado pelo Glorioso então campeão. Foi um surpresa mas era um jovem já a preparar a sucessão de Álvaro. Começa no banco jogando na famosa taça de Honra (a habitual alegria submissa que festajavam como se ganhassem a Champions) e pouco mais. Jogou ainda na Champions com o Partizana numa jogo vergonhoso onde acabaram com 7 jogadores e depois já com Toni sempre alinha em alguns jogos de campeonato beneficiando da poupança da equipa para a final de Estugarda.
CONTINUA
CONTINUAÇÃO:
No ano seguinte o cenário parecia ser praticamente igual com Álvrao a não dar hipotese. Mas um lesão dá-lhe a oportunidade unica que diga-se agarrou com tudo. Ganha sencionalmente o lugar com exibições de categoria e grande qualidade afastando o mitico Álvaro. Com Veloso, Ricardo e Mozer forma uma defesa de betão e faz um campeonato de sonho. Chega até á selecção e mostra-se como o defesa-esquerdo do futuro. É campeão e tinha tudo para ser o grande sucessor de Álvaro.
Vem Eriksson em 89 mas Fonseca mantem-se firme na equipa. Até que acontece um lance fatidio no Antro da Corrupção. Até esse jogo creio na 6º ou 7º jornada o Glorioso tinha o rolo compressor ligado bem á maneira no nosso Jesus. Era 7 ao Penafiel, 5 Portimonense, 4 ao Derry City, 7 ao Honved, enfim eram goleadas á maneira de Eriksson. No Antro do clube corrupto vem a 1º derrota (que acabou por ser decisiva no titulo) com um penalti ao quarto-de-hora cometido por Fonseca num lance ingenuo e ridiculo empurrando creio Kostadinov na area com a bola já a sair pela linha de fundo. Esse jogo marcou-o para sempre pois sai da equipa (entra o Zé Carlos para a direita e o Veloso vai para defesa-esquerdo) e nunca mais volta a entrar. Até a besta do Fernando Mendes fica á sua frente.
Obviamente no fim da epoca sai envolvido no negocio Willian para o Guimarães onde também começa bem mas depois volta a desaparecer até ao Estrela da Amadora onde fica muitos anos como figura de proa.
Fonseca tinha qualidades a até poderia ser o tal defesa-esquerdo de categoria mesmo Internacional mas passou despercebido por talvez não ter a tal estaleca de jogador grande para recuperar do tal jogo na Porto. Mesmo assim por ser Campeão e 2 vezes vice-campeão Europeu, uma Vedeta pequenina mas também com alguns nomes que lhe sucederam no clube serem até indignos de estarem com ele no balneário.
P.S- Quase não me lembro de golos apenas 1 em casa numa goleada (sinceramente não sei o adversário) mas em 88-89 tem grandes jogos. Por exemplo com submissos na Catedral mete no bolso o Silas, ou um grande jogo em Guimarães, entre muitos outros na sua epoca de ouro.
P.S 2- Pois é quando se fala de Olarápios e roubos que estamos a ser vitimas convem lembrar os famosos anos 90 e a equipa que referi com Eriksson. Equipa que chegou a vice-campeã da Europa com Ricardo, Aldair, Thern, Paneira, Valdo, Magnusson e muitos outros em Portugal "perdeu", ou melhor oferecem o titulo a uma equipa, com Kiki, Semedo, Jorge Couto, João Pinto, Bandeirinha. Percebem como o Polvo trabalha á mais de 20 anos, não é.
Só pela sua participação vale a pena o enorme esforço e dedicação a que este espaço obriga, caro O Glorioso.
Poucos mas bons! ;)
Muitos preferem passar por aqui, sacar aos informações, as fotos, etc e publicá-las nos seus próprios blog's. Comentar e participar dá um pouco mais de trabalho.
Um abraço.
Complementando aquilo que O GLORIOSO disse o penaltie já era o segundo essa época, o primeiro também estúpido e desnecessário foi na Irlanda contra o Derry City mas que o Silvino defendeu, à segunda o grande Sven Goran não perdoou e foi carta fora do baralho.
Curiosidade o arbitro do jogo que O GLORIOSO refere foi o Francisco Silva aquele que foi irradiado por ser corrupto coincidências.
marreta
O Glorioso, penso que esse golo do Fonseca a que se refere foi numa goleada 4-0 frente ao Fafe, mas não tenho a certeza.
MARRETA, mas como O Glorioso já falou, não posso acrescentar mais. =)
MARRETA! Lembro-me perfeitamente da sua carreira e desse maldito 'penalty' nas Antas. Fez bons jogos, mas não posso considerá-lo vedeta, apesar de ter prometido. O golo que o Fonseca marcou - um grande remate de fora da área - foi efectivamente frente ao Fafe, que, na época, estava na primeira divisão.
Concordo com o Glorioso... vedeta, mas das pequeninas...
Para ser coerente com os meus comentários habituais, votarei vedeta, mas muito pequenina (caramba, se aqui votaram o Abel Xavier e o Anders Andersson vedeta, o Fonseca também tem de o ser, claramente).
VEDETA. Pode não ser muito grande, mas defendeu sempre as nossas cores com honradez apesar da infantilidade dos erros já mencionados. De resto, teve uma carreira muito digna no nosso campeonato. Não foi enorme, mas de certa forma marcou. Só pode orgulhar-se daquilo que fez.
É tão vedeta como Fyssas, Dos Santos, Argel, Abel Xavier e Carlos Pereira.
Marreta.
Lembro-me bem dele, nunca mais foi o mesmo e não recuperou.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 5 votos
Marreta - 4 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Era um jogador esforçado mas pouco mais do que isso. Marreta
Enviar um comentário