quarta-feira, agosto 04, 2010

Nº190 - Bruno Caires

Nome Completo: Bruno Ricardo Mendonça de Caires
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Lisboa / Portugal
Data de Nascimento: 2 de Abril de 1976
Posição: Médio-Defensivo / Trinco
Altura: 1,84m
Peso: 80Kg
.
Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
2004/05 - Louletano - 34 Jogos / 1 Golo
2003/04 - Covilhã - 13 Jogos / 0 Golos
2003/04 - Sporting (B) - 14 Jogos / 0 Golos
2002/03 - Maia - 26 Jogos / 1 Golo
2001/02 - Sporting (B) - 28 Jogos / 3 Golos
2000/01 - Sporting - 0 Jogos / 0 Golos
1999/00 - Tenerife - 11 Jogos / 0 Golos
1999/00 - Celta de Vigo - 2 Jogos / 0 Golos
1998/99 - Celta de Vigo - 11 Jogos / 0 Golos
1997/98 - Celta de Vigo - 4 Jogos / 0 Golos
1997/98 - S.L.Benfica - 1 Jogo / 0 Golos
1996/97 - S.L.Benfica - 18 Jogos / 2 Golos
1995/96 - S.L.Benfica - 16 Jogos / 0 Golos
1994/95 - Belenenses - 15 Jogos / 0 Golos
"Formação"
1987/88 a 1994/95 - S.L.Benfica
.
Totais no S.L.Benfica: 51 Jogos / 2 Golos
(Campeonato 35/2, Taça de Portugal 7/0, Supertaça Cândido de Oliveira 2/0 e Eurotaças 7/0)
.Estreia: 26 de Setembro de 1995, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Lierse 1) - Substituíu Maniche aos 52' - Com Mário Wilson
.
Último jogo: 24 de Agosto de 1997, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Campomaiorense 0) - Com Manuel José
.

Primeiro golo: 15 de Setembro de 1996, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Setúbal 1) - Marcou o 1-0 aos 28'
.
Último golo: 25 de Janeiro de 1997, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Belenenses 2) - Marcou o 1-2 aos 49'
.
Competições Europeias: 7 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 26 de Setembro de 1995, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Lierse 1) - Substituíu Maniche aos 52' - Com Mário Wilson
.
Último jogo: 20 de Março de 1997, no Estádio Artemio Franchi / Florença
(Fiorentina 0 - S.L.Benfica 1) - Substituíu Jamir aos 76' - Com Manuel José
.
Selecção (Formação): 12 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: ?
.
Último jogo: ?
.
Primeiro golo: 26 de Maio de 1996, em Lorgues
(Portugal 3 - Bélgica 1) - Torneio Toulon - Marcou o 2º golo de Portugal
.
Último golo: 13 de Dezembro de 1996, em Leiria
(Portugal 1 - Alemanha 2) - Qualificação Campeonato Europa Sub-21 - Marcou o único golo de Portugal
.
Palmarés:
1 Taça de Portugal - 1995/96 (S.L.Benfica)
1 Campeonato Europeu Juniores A - Mérida/Espanha - 1994 (Selecção Portuguesa)
Medalha de Bronze Campeonato Mundo Sub-20 - Doha/Qatar - 1995 (Selecção Portuguesa)
.
Curiosidades:
- Oriundo das escolas de formação do clube da Luz, Bruno Caires cedo deu nas vistas pelo seu grande poderio físico.
- Estreou-se, oficialmente, de águia ao peito nas competições europeias. Tinha apenas 19 anos e 1 temporada de 1ª Divisão (Belenenses, por empréstimo em 1994/95).
- No ínício da temporada 1997/98, após uma época onde se havia destacado, surge uma oferta irrecusável na Luz: O Celta de Vigo oferece 700 mil contos pelo seu passe.
- Ruma à Galiza para alinhar ao lado de Michel Salgado, Claude Makelele, Valery Karpin, Alexander Mostovoi, Luboslav Penev, Jorge Cadete, entre outros. Não seria feliz e aí começa o cálvário de lesões que condicionaram uma carreira que se antevia de grande brilho mas que daria por concluída com apenas 29 anos.
.

Veredicto: MARRETA!

22 comentários:

JediVermelho disse...

Tinha grandes esperanças nele quando apareceu! Parecia destinado a ser o patrão do meio campo. Mas naquela altura o SLB navegava à deriva! Os treinadores sucediam-se e as lesões também... N teve sorte e se calhar o engenho de dar a volta ao texto! Por isso marreta!

pcssousa disse...

Acreditava piamente que iria dar grande jogador apesar de o achar um pouco lento. Relembro com saudade aquela grande exibição que fez na final da Taça de Portugal de 96, naquele que seria o único troféu oficial conquistado pelo grande Preud'homme com a nossa camisola...
Fiquei tristíssimo quando saiu para a Galiza, pois gostava mesmo do rapaz... Acabou por não triunfar em terras de "nuestros hermanos" nem no Celta, nem no Tenerife e voltou a Portugal para para um clube mediano, precisamente o SCP, onde voltou a não triunfar... Depois disso andou por divisão secundárias e nunca mais se levantou.
Tendo apenas em conta o que fez no Benfica naquelas duas épocas posteriores ao empréstimo ao Belém, para mim é vedeta pois o que fez ou deixou de fazer nos outros pouco me importa e penso que pouco importa para aqui.
Se bem me recordo fez parte da última selecção de sub-20 a ter uma participação de relevo num Mundial, precisamente a 95 no Qatar, que conseguiu se não me falah a memória, um 3º lugar no jogo contra a Espanha. Ainda participou nos JO de 96, desta vez com um 4º lugar.
O seu pai também jogou com a nossa camisola.

Constantino disse...

Epah o homem que deu outra dimensão às expressões "falso lento" e "eterna promessa". Parecia um touro a correr, mas em modo slow motion. Pesava mais ele do que o Joao Pinto o Mauro Airez e o Valdo juntos. Penso que mesmo hoje, apos ter abandonado o futebol continua a ser uma promessa do pé no esferico portugues. Terá tido tambem algum azar de ter pertencido a uma geração muito estranha do futebol portugues, de eternas esperanças tipo agostinho, peixe, mario silva, beto e o rei do "quase quase a explodir" Dani. Só se safaram Nuno Gomes e Quim. Vou ter que considerar marreta pah. O pouco que se destacou no SLB foi por pertencer a um plantel horrivel.

Anónimo disse...

Marreta. Lembro-me que no CM 97/98 era uma vedeta, mas foi só mesmo aí. Um jogador que prometia vir a ser vedeta, mas acabou por não confirmar as expectativas. Não foi um péssimo jogador, mas acho que não foi suficientemente bom para ser considerado vedeta.

sloml disse...

Mais um que me deixa muitas, muitas dúvidas. Acho que terei de o considerar marreta, se bem que tenha estado a bom nível enquanto cá esteve. O resto da carreira foi inexistente (pode mesmo dizer-se que a mesma acabou aí aos 21 anos). No Benfica, no entanto, o Bruno Caires esteve em bom plano.

O GLORIOSO disse...

Estamos numa de jovens promessas que passaram e fizeram desesperar muitos mas como vinham da "cantera" muito se esquecia.
Bem, Bruno Caires mais um MARRETA da nossa formação e mais um que passou a leste de alguma carreira decente pois nem destoava em relação a outros.
Lisboeta e filho de futebolista vem cedo para o clube onde passa pelas varias formações. Era um médio central, fisicamente poderoso, com alguma tecnica e tacticamente cumpridor, começa cedo a dar nas vistas até sendo o médio favorito da selecção, onde era estrela com o Dani e o Porfirio (estão a ver a qualidade dessa selecção não é).
Em 94 quando sobe a senior é logo emprestado ao Belem onde faz uma grande epoca na equipa do nosso Luvas Pretas impondo respeito no meio campo ao lado de um brasuca Mauro Soares. No ano seguinte regressa e passa pelo desatino do Rei Artur ficando a ser treinado pelo nosso Velho Capitão. Começa claro de fora, na bancada mas curiosamente joga na Europa por necessidade (ainda havia a velhinha regra dos 3 estrangeiros) e com boas exibições até conquista o lugar. Tem uma 2ª fase da epoca espectacular com Paulo Bento (esse mesmo) dando cartas a meio e ganhando a taça. Tem nessa epoca grandes jogos como com os Corruptos na Luz (queriam ganhar o campeonato sem derrotas mas isso é para clubes miticos), com o Guimarães para a taça e na final com uma assitencia ao João Pinto. Fica o menino bonito do 3º anel. Já com o famoso homem da tactica do Pirilau era um dos artifiçes tactico desse genio, mas aí com a diferença de ter um Jamir ao lado o que é de facto retemperador.
Com a vinda do Manel Zé pode-se dizer que começa a sua decadencia. Este vem com Tiago (o tal que tinha medo de aterrar na Madeira) e o Bruno perde o lugar jogando cada vez menos. Em 97 ainda faz a pré-epoca mas á 1ª proposta lá vai para Vigo, onde á semelhança do Glorioso começa razoavelmente até ser empurrado para fora. Regressa para o Submissos no ano em que compravam tudo mas o banco e o WC velhinho foram o sua companhia. Acaba no Maia, ou coisa parecida. Enfim como se vê uma carreira inclinada para baixo (foi sempre a descer de patamar) de um médio que até podia ter feito carreira mas como quase todos da sua geração (a famosa equipa de juniores que defendeu os titulos mundiais com um ultimo lugar), não sabendo capitalizar a grande epoca com o Velho Capitão, ficou pelo quase. Um MARRETA, mais um das nossas camadas jovens.

P.S- Lembro-me de facto de grandes jogos em 95-96, onde muitas vezes sozinho segurava o meio campo. Tem uma explusão historica e estupida no Bessa aos 20 minutos (acabamos por dar 3-1), mas a final da taça é talvez o seu grande jogo. Dos golos acho de 2 já em 96 com o Setúbal na Luz depois de uma jagada fantástica com toques de calcalhar a tudo e ao Belem num jogo que põe no banco o Amaral (coveiro) numa exentriçidade do nosso Velho Capitão.

P.S 2- Era de facto um craque no FM (estava na equipa B) juntamente com um tal de Bruno Aguiar, lembram-se, só faltava o Tó Madeira para ganhar tudo. Há 2 anos ainda dava uma perninha no campeonato do Inatel na equipa da TMN.

ANTIGAS GLÓRIAS ALGARVIAS E ALENTEJANAS disse...

MARRETA

pcssousa disse...

Era só para corrigir o Glorioso e dizer que efectivamente e ao contrário do que ele diz o Caires não disputou esse célebre Mundial sub-20 em que terminámos em último na Austrália em 1993, mas o seguinte, em que ficámos em terceiro no Qatar em 95 se bem me recordo à frente da Espanha de Raúl e Morientes. Mais, Dani, Nuno Gomes e Quim fizeram parte dessa selecção, mas Porfírio era da anterior, a tal que ficou no último lugar, apresentou aqueles penteados à moicanos e aquelas pinturas por baixo dos olhos... Aliás como já tinha escrito no meu post.

Anónimo disse...

MARRETA

rsa disse...

MARRETA

joão carlos disse...

Curiosamente estreia-se num jogo da taça Uefa na Bélgica a substituir Maniche que foi titular nesse jogo. No seu primeiro jogo a titular onde entra na equipa para o lugar do castigado Valdo na madeira contra o marítimo foi o melhor em campo.
De facto no primeiro ano jogou com Paulo Bento mas não fez dupla com ele já que Bruno Caíres jogava a médio defensivo (ao estilo de Javi Garcia) r Paulo bento jogava a médio direito (ao estilo de Ramirez) numa invencionice de Mário Wilson.

Corrigindo O GLORIOSO ele perde o lugar ainda com Autuori quando chega Amaral (o coveiro), politica continuada por Manel José que prefere Jamir e depois Tiago quando este foi contratado a Bruno Caíres.

O Benfica acaba por o vender por 400 mil contos num negócio bastante razoável para quem não era titular da equipa, já que por exemplo o valor de Amaral nessa altura era de 700 mil contos, dado que Manuel José tinha-o como quarto médio defensivo atrás nas suas preferência de Tiago, Jordão, Calado e Tahar.
Começo a dar nas vistas no Celta de Vigo mas uma lesão a meio da época afastou-o o resto do ano da equipa para nunca mais recuperar a titularidade.
Marreta

Dâmaso disse...

Há os jogadores lentos e os falsos-lentos. Este era o Verdadeiro Lento. Isto de ter dois bons pés (e dois braços!) não chega. Marreta!

JNF disse...

Marreta.

Zé da Luz disse...

Mais um dos muitos que passou ao lado de uma grande carreira. Marreta.

Anónimo disse...

Marretas são voces

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 1 votos
Marreta - 13 votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

joão carlos disse...

Só uma correcção ele foi vendido por 450 mil contos e não 700 mil como referes, fonte "A Bola" com dados fornecidos pela direcção.

Anónimo disse...

Pois é, o Bruno Caires, um médio razoável com uma carreira "do céu ao inferno". Joguei contra ele recentemente num torneio amigável do Pina Manique, onde jogava também o Pedro Henriques e mais uns sarrafeiros amigos deles e jogadores das distritais. Curiosamente, essa equipa foi expulsa do torneio por falta de fair-play. Julgavam que por terem sido profissionais ganhariam facilmente a todos...num torneio com 6 divisões, não foram além da 2a. MARRETA

Bruno disse...

Como bom português que é o rapaz, fez uma carreira de altos e baixos muito irregular...
O rapaz tinha um estouro cá do meio da rua, que a bola ou só parava no fundo da baliza ou no meio da bancada! :) Embora me parece que o "belo do estouro" não era ensaiado tão assiduamente quanto isso. No entanto, logo no jogo de estreia com o Celta de Vigo, facturou um golito e começou logo aí a compensar o relativamente alto (para a época)investimento feito pelos Galegos. Não sei se jogou para as competições Europeias em 1999/2000, visto que foi emprestado no decorrer da época...

Ansico disse...

Nao concordo com o veredito de marreta. O Pcssousa tem razao no que comentou. Penso que no Benfica nao o valorizaram e puxaram por ele. E fez bons jogos. E as lesoes tambem nao ajudaram nada. Sera que podia ter feito mais? Sim mas ou por azar ou por displicencia nao o fez. E como eles muitos. No computo geral nem vedeta nem marreta.

ansico disse...

Concordo com pcssousa no seu comentario. Para mim Bruno Caires nem pode ser considerado marreta ou vedeta. Enquanto esteve no Benfica, realizou bons jogos. O problema foi que as lesoes começaram a aparecer bem como uma má gestao do ponto vista psicologico da sua carreira. Junte-se a isto a falta de aposta nele. Ele foi mais um dos que sabiam jogar a bola mas nao foram devidamente aproveitados em favor dos estrangeiros. Para mim honrou a camisola do Benfica enquanto la jogou.

Anónimo disse...

Looool o curioso no meio disto tudo é o Bruno Caires ter sido vendido ao celta de Vigo que deu 7-0 a um clibe recreativo que veste de vermelho ahah mal sabia os porcos que estavam a vender o Caires aos galegos que iam comer o cu

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker