Nome Completo: Félix Assunção Antunes
Alcunha: Pantufas
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Barreiro / Portugal
Data de Nascimento: 14 de Dezembro de 1922 (Faleceu a 2 de Agosto de 1998)
Posição: Médio-Centro e Defesa-Central
Altura: ?
Peso: ?
.Clubes:
1954/55 - Torreense - ? Jogos / ? Golos
1953/54 - S.L.Benfica - 3 Jogos / 0 Golos
1952/53 - S.L.Benfica - 17 Jogos / 0 Golos
1951/52 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 0 Golos
1950/51 - S.L.Benfica - 20 Jogos / 0 Golos
1949/50 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 0 Golos
1948/49 - S.L.Benfica - 23 Jogos / 1 Golo
1947/48 - S.L.Benfica - 10 Jogos / 0 Golos
1946/47 - S.L.Benfica - 23 Jogos / 0 Golos
1945/46 - S.L.Benfica - 1 Jogo / 1 Golo
1944/45 - S.L.Benfica - 1 Jogo / 0 Golos
"Formação"
Unidos Futebol Clube
.
Outros Clubes:
CUF, Torreense e Luso do Barreiro
.Totais no S.L.Benfica: 188 Jogos / 3 Golos
(Campeonato 148/2, Campeonato de Lisboa 11/1, Taça de Portugal 26/0 e Taça Latina 3/0)
.
Estreia: 26 de Novembro de 1944, no Campo Grande
(S.L.Benfica 2 - Estoril 0) - Com János Biri
.
Último jogo: 18 de Ourubro de 1953, no Campo dos Arcos, em Setúbal
(Setúbal 5 - S.L.Benfica 3) - Com Ribeiro dos Reis
.Primeiro golo: 12 de Maio de 1946, no Campo Grande
(S.L.Benfica 4 - Boavista 2) - Marcou o 2-0 aos 50'
.
Último golo: 23 de Janeiro de 1949, no Campo Grande
(S.L.Benfica 6 - Covilhã 1) - Com Ted Smith
.Taça Latina: 3 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 10 de Junho de 1950, no Jamor
(S.L.Benfica 3 - Lázio 0) - Com Ted Smith
.
Último jogo: 18 de Junho de 1950, no Jamor
(S.L.Benfica 2 - Bordéus 1*) - Com Ted Smith
*Após prolongamento de 30 minutos + 2 partes de 10 minutos/cada
.Selecção: 15 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 20 de Março de 1949, no Jamor
(Portugal 1 - Espanha 1) - Com Armando Sampaio
.Último jogo: 27 de Setembro de 1953, no Estádio Prater, em Viena
(Áustria 9 - Portugal 1) - Com Salvador do Carmo
.Palmarés:
2 Campeonatos Nacionais - 1944/45 e 1949/50 (S.L.Benfica)
4 Taças de Portugal - 1948/49, 1950/51, 1951/52 e 1952/53 (S.L.Benfica)
1 Taça Latina - 1949/50 (S.L.Benfica)
1 Campeonato Nacional 2ª Divisão - 1954/55 (Torreense)
.Curiosidades:
- Félix Antunes foi o mais talentoso defesa do seu tempo, um jogador excepcional, que deixou marcas inesquecíveis no futebol português.
Possuía a classe que, naquele tempo (segunda metade dos anos 40, princípios de 50), era um exclusivo de médios e avançados - foi mesmo o primeiro a consegui-lo de forma clara. Começaria a médio-centro (1944/45 e 1945/46 - 1 jogo em cada uma das épocas) mas János Biri decide recuá-lo no terreno, com excelentes resultados nas 8 épocas seguintes.
- Chegou ao S.L.Benfica na temporada 1944/45, oriundo do Barreiro, e cresceu ao ponto de ainda hoje ser considerado uma figura de referência do futebol nacional.
- Transgrediu a tendência e resolveu dignificar uma posição que, até ao seu aparecimento ao mais alto nível, estava configurada para obedecer aos parâmetros da contundência, do bom jogo de cabeça e da simplicidade de processos.
Félix trouxe a dimensão que faltava: a técnica individual, um conceito estético mais apurado, a convicção de que era possível cumprir a tarefa sem transformar o adversário num inimigo.
Foi, por tudo isso, um inovador, alguém que viveu avançado no tempo, dando início à linha que teve seguimento com Germano e Humberto Coelho.
- A sua importância na equipa, a dada altura, era tal que havia mesmo quem apelidasse a equipa encarnada de "Sport Lisboa e Félix". Elucidativo.
- Félix foi também o protagonista do divórcio mais célebre no S.L.Benfica: A 18 de Outubro de 1953 foi apontado como responsável pela derrota em Setúbal (3-5). Em plena cabina, respondeu com a agressividade própria de quem se sentia escudado no seu estatuto superior.
Atirou a camisola ao chão e pisou-a, lançou as botas ao ar e manifestou revolta. O presidente Joaquim Bogalho viu tudo e entendeu que estava perante actos desrespeitosos para com o clube. De imediato lhe ditou a sentença: não mais voltaria a jogar pelo S.L.Benfica. Não voltou mesmo.
Antes, após humilhante derrota da Selecção Portuguesa com a Áustria (9-1 a 27 de Setembro de 1953), havia sido multado em um "conto de réis" pela Direcção encarnada por comportamento inadequado em representação da Selecção. Terá sido o rastilho para o que veio a culminar no seu afastamento.
Logo ele que cumprira uma etapa ímpar no clube, alinhara a titular na inauguração do Estádio da Luz, esteve na primeira vitória portuguesa numa prova internacional, e que acabou por revolucionar o conceito do jogador "Defesa-Central".
.
14 comentários:
VEDETA. segundo dizem, um dos melhores defesas de sempre.
VEDETA! também pelo que ouço dizer...
Aproveito para dizer, que está a decorrer uma votação no meu blog para eleger a equipa do ano de joagdores portugueses no estrangeiro. Solicito o vosso voto.
Obrigado,
Paulo Silva
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/
É favor colocar informação sobre este desconhecido de muita gente.
Obrigado
Vou tentar concluir o post ainda hoje, caro António. Entretanto pode ser que o nosso consócio "O Glorioso" dê a sua habitual e precisosa ajuda. ;)
Um abraço a todos e bons comentários.
Este não entra na categora "preto e branco é vedeta" porque alguem pintou a foto (´já naquela altura os adeptos eram mal tratados, ficaram na mesma a preto e branco. Deviam ser stewards). Apesar deste pormenor, foi vedetão, um dos maiores da historia, considerado por muitos o melhor central da historia do SLB e o melhor da peninsula iberica no seu tempo. O Pantufas fez parte da equipa que limpou a Taça Latina. Pena foi que a sua saida do clube se tenha feito de forma absolutamente tragica: apos uma derrota (setubal??) atirou o Manto Sagrado ao chão e pisou-o (já li a versao de que apenas estava com os pés descalços em cima da camisola por ter acabado de sair do banho e o chão estar frio). O Ti'Bogalho não achou grande piada à coisa e ... malas à porta e la foi o bom do (i)Felix à vidinha.
VEDETA. De um tempo em que só os avançados eram vedetas, restou esta lenda da defesa para a história.
Não conheço bem, mas do que já li sobre ele, grande vedeta.
Amigos benfiquistas vindo agora de uma brilhante festa do Bi-campeonato de Basket, mais um dos grandes nomes do maior clube do mundo, um dos grandes jogadores dos anos 40 e 50, uma das grandes figuras do clube e também um dos reais exemplos de como o Sport Lisboa e Benfica se fez em que interessa é o clube e ninguém está acima dele (já lá vamos). O Félix Antunes central do Glorioso, uma grande VEDETA do nosso Benfica.
Pode-se dizer que Felix foi um dos primeiros (senão o primeiro) centrais de uma categoria impar que começaram a existir no futebol mesmo a nivel Mundial. Creio que nasceu na margem sul (Barreiro ou perto) e trabahava na Cuf jogando obviamente pelo clube. Cedo deu nas vistas pela sua qualidade, de um central de categoria impar parecendo que jogava de pantuvas, logo ficando o "pantufas".
Vem para o Glorioso a meados de 40 logo para ser figura de uma equipa que tinha, o Rogério Pipi, o Arsenio, o Francisco Ferreira e o Julinho. Assim o Felix ficava o patrão defensivo dando liberdade a todas as outras figuras Imortais. Claro que viveu os anos dos violinos, Pides e outras coisas por isso nao ganhou os titulos que devia ter ganho (2 creio mas muitas taças seguidas). Em 50 essa famosa equipa ganha o grande titulo Europeu na altura a taça Latina (lá está fora de Portugal sem influencia do clube do regime fomos os melhores) onde Felix faz exibições incriveis sendo mesmo considerado um dos melhores centrais do futebol Europeu e isto praticamente sem TV, net, etc. Fica uma das figuras e icone do clube e equipa pela sua classe, inteligencia, qualidade enfim quase um central perfeito.
Na selecção a mesma coisa o defesa da equipa que comandava toda a linha defensiva. Ora foi precisamente na selecção que tem a origem da sua saida do Benfica. Esteve na tragica e humilhante derrota com a Austria 9-1 e a federação multou-o. O nosso Glorioso também o multa para aprender a representar sempre bem o clube inclusivé na selecção.
A represalia foi terrivel. No jogo seguinte em Setubal simplesmente passeia a camisola e oferece golos numa derrota dolorosa. Para consumar tudo no fim do jogo atira a camisola para o chão. Pois é o presidente o grande Joaquim Bogalho apenas o despede por não respeitar o clube até para dar exemplo a todos. É assim primeiro está o clube e apenas o clube por muito importante que seja qualquer jogador ou funcionario. Era o mesmo que hoje se despedir o David Luiz, o Saviola, ou o Cardozo por não respeitarem o clube. Dá que pensar mas foi assim que se ergueu o verdadeiro Benfica Europeu por isso pensem ou pouco, por exemplo antes votarem aqui alguns personagens que se portaram muito mal com o Glorioso mas por jogarem alguma coisita á bola são grandes craques.
A sua carreira acaba nesse momento mas ficará para sempre não só como um central de categoria Mundial que nos deu muito, como um exemplo do que um jogador do verdadeiro Benfica tem ue se comportr e respeitar o clube e adeptos. Foi uma lição que recebeu de Benfiquismo. No entanto Félix Antunes é de facto uma grande VEDETA por todas as razões.
P.S- Hoje se peguntarem aos grandes benfiquistas com mais anos de benfiquismo qual o melhor central que viram jogar, a resposta é mesmo o Félix mesmo havendo o Humberto, o Germano, o Ricardo, o Mozer, etc. Eu não vi mas é uma figura Imortal do nosso clube.
VEDETA.
Desconhecia por completo o episódio relatado pel' O GLORIOSO.
Duvido que fosse melhor que Germano de Figueiredo ou Humberto Coelho mas aceito que tenha sido craque. Vedeta seja.
Confesso que não conheço o jogador nem a tão falada história. Mas A SER VERDADE tem que ser MARRETA...
Vedeta. Apesar do que o nosso amigo O GLORIOSO disse acerca do incidente da camisola, não deixa de ser uma vedeta e um grande jogador.
Só para completar o que foi dito, o Félix fez parte da equipa que ganhou 4 Taças de Portugal seguidas, que é (mais) um record nacional que o nosso clube detem.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 9 votos
Marreta - 1 voto
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
MAIS UM BARREIRENSE,QUE CONTRIBUIU PARA QUE O GLORIOSO BENFICA,GANHASSE A TAÇA LATINA.
A HISTORIA DA CAMISOLA NO CHAO,TEM MUITO QUE SE LHE DIGA.
E O OSCAR CARDOSO A MANDAR CALAR OS ADEPTOS,QUE LHE PAGAM O ORDENADO AO FIM DO MÊS,CADA VEZ QUE FALHA UM GOLO DE BALIZA ABERTA.
E O VITOR BATISTA,A PARAR UM JOGO PARA PROCURAREM O BRINCO DO MENINO,QUAL FOI O CASTIGO.
E MAIS MARIQUICES E FALTAS DE RESPEITO DE ALGUNS JOGADORES DO BENFICA,PARA COM O CLUBE.
QUAL FOI O CASTIGO,PARA ESTES ANTIBENFIQUISTAS.
BENFICA E BARREIRENSE SEMPRE.
Enviar um comentário