Nome Completo: Yannick Daniel Quesnel
Alcunha: ?
Nacionalidade: Francesa
Local de Nascimento: Libourne / Aquitânia - França
Data de Nascimento: 24 de Outubro de 1973
Posição: Guarda-Redes
Altura: 1,83m
Peso: 82Kg
.Clubes:
2009/10 - Stade Bordelais - ? Jogos
2008/09 - ES Pennoise - ? Jogos
2007/08 - ES Pennoise - ? Jogos
2006/07 - AS Mónaco - ? Jogos
2005/06 - Marselha (B) - 9 Jogos
2004/05 - GD Estoril Praia - 8 Jogos
2004/05 - S.L.Benfica - 0 Jogos
2003/04 - FC Alverca - 34 Jogos
2002/03 - FC Alverca - 27 Jogos
2001/02 - FC Alverca - 33 Jogos
2000/01 - Naval 1º Maio - 16 Jogos
1999/00 - AS Cannes - 36 Jogos
1998/99 - AS Cannes - 13 Jogos
1997/98 - Bordéus (B) - 15 Jogos
1996/97 - Bordéus (B) - 22 Jogos
1995/96 - Bordéus (B) - 26 Jogos
1994/95 - Libourne AS - 34 Jogos
1993/94 - Libourne AS - 31 Jogos
1992/93 - Sochaux (B) - 8 Jogos
"Formação"
1991/92 - Sochaux
.Totais no S.L.Benfica: 1 Jogo / 0 Golos Sofridos
(Campeonato 0/0, Taça de Portugal 0/0, Supertaça Cândido de Oliveira 0/0 e Eurotaças 1/0)
.Estreia: 10 de Agosto de 2004, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Anderlecht 0) - Com Giovanni Trapattoni
.Último jogo: 10 de Agosto de 2004, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Anderlecht 0) - Com Giovanni Trapattoni
.Competições Europeias: 1 Jogo / 0 Golos Sofridos
.Estreia: 10 de Agosto de 2004, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Anderlecht 0) - Com Giovanni Trapattoni
.
Último jogo: 10 de Agosto de 2004, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Anderlecht 0) - Com Giovanni Trapattoni
.Palmarés:
2 Taças Intertoto - 1995 (Bordéus) e 2005 (Marselha)
Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional - 2001/02 (FC Alverca)
.Curiosidades:
- No início de 2002 chegou a ser apontado como sucessor de Robert Enke na baliza encarnada, a troco de 600 mil contos. Muito se falou mas apenas 2 anos depois assinou pelas águias. A custo zero.
- A chegada de Giovanni Trapattoni parecia ser o factor decisivo para a sua total afirmação no futebol português. O técnico italiano chegou mesmo a dizer que se chegasse à conclusão que os 3 guarda-redes à sua disposição apresentavam iguais valias, o mais velho seria o titular.
Assim não seria. Moreira acaba por se afirmar como titular na primeira metade da época e Quim terminaria dono da baliza nessa temporada 2004/05, de tão boa memória para os benfiquistas.
- Não vingou na Luz e foi sendo sucessivamente emprestado, primeiro ao Estoril Praia e depois aos franceses de Marselha.
- Em Agosto de 2006 rescinde com o clube da Luz e em Setembro assina pelo AS Mónaco de Bolöni.
- Após as aventuras mal sucedidas no Championat (Ligue 1), passa aos escalões inferiores . Representou o Étoile Sportive Pennoise durante 2 épocas e neste momento encontra-se ao serviço do Stade Bordelais.
.
26 comentários:
Yannick Quesnel, de seu nome, este guarda-redes francês, esteve muitos anos em França ao serviço do Bordéus e do Cannes e vem para Portugal no início do novo milénio para a Naval, onde passa uma época, ainda na II Liga. Depois ingressa no Alverca, na primeira divisão, mas desce. Sobe no ano a seguir, 2002/2003, num campeonato que ficou marcado pela polémica da possível subida da Naval, se bem se lembram. De regresso à primeira... volta a descer, naquela que seria a última época dos ribatejanos na 1ª divisão, que na altura contavam com um enorme conjunto de ex e futuros benfiquistas: Yannick, Amoreirinha, Veríssimo, Ramires, Ronald Garcia, Zé Rui, Bruno Aguiar, Artur Futre, Rodolfo Lima, Manu (meu Deus, tanto lixo...).
Era um "guarda-redes de engate", como se diz. Podia fazer uma excelente exibição se as coisas começassem a correr bem ou então lá vinha, de vez em quando, um frango.
Com a saída de Camacho e a chegada de Trapattoni, Yannick ingressa no Benfica, com a perspectiva de ser o 3º guarda-redes. Mas eis que numa conferência de imprensa, Trap surpreende tudo e todos ao dizer que se vir que os três GR's tiverem o mesmo nível, escolheria... Yannick, por ser o mais velho, em detrimento de Moreira e Quim.
No primeiro jogo da época, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica recebe os belgas do Anderlecht e o titular é precisamente Yannick, sendo que Quim se sentou no banco e Moreira ainda estava de férias ou tinha chegado poucos dias antes depois das participações no Euro sub-21, Euro 2004 e Jogos Olímpicos, tudo no mesmo verão. Como dizia, Yannick é titular nesse jogo que o Benfica vence por 1-0, golo de Zahovic, e lembro-me que nos ecrãs do Estádio aparecia sempre o seu nome quando tocava na bola.
Mas fez apenas este jogo. Em Bruxelas, Quim foi o titular e não voltou a jogar no SLB. Pode dizer-se que é dos poucos guarda-redes que efectivamente jogou no Benfica e nunca sofreu golos em jogos oficiais.
Foi para o Estoril a meio dessa época e depois seguiu carreira em França, primeiro emprestado ao Marselha e depois no Mónaco. Perdi-lhe o rasto.
Era bom, mas não servia para o Benfica, um guarda-redes tem de apresentar regularidade.
MARRETA
P.S. Não sei como O GLORIOSO tem paciência para escrever tanto :-S
concordo com o JNF...marreta
Marreta. Das bem grandes.
marreta.
Ora aí está um rival à altura de um tal de Zach Thornton (N.º 26 neste Blog), embora este até tenha tido um pouco de estilo...no Alverca. MARRETA, só pode!
Benfiquistas espero que tenha sido uma boa pascoa para todos e que dentro de 1 mês estaremos todos a festejar (amanhã é fundamental ganhar depois do grande Soares Dias).
Bem o JNF já disse tudo deste personagem Franciou que foi claro um MARRETA.
Assim vou escrever pouco apenas que foi mais 1 que inesplicavelmente vestiu o manto sagrado a camisola do maior clube do mundo. Como disse deu nas vistas no Naval ainda na 2ª divisão e depois entra no Alverca com...Vieira. Era um tipico GR de clube pequeno que precisa sempre de estar em acção, que alternava o frango monumental com a defesa impossivel, enfim sem a minima qualidade para defender as nossas redes.
Vem com Veiga nesse fantástico negocio com o Alverca com mais 7 ou 8 tarolas. Fica 3º GR atras do Moreira e Quim e joga com o Anderlecht por necessidade sendo que aí patetico a meio da 1ª parte perder tempo nas reposições de bola com 1-0, ou a afliçao de jogar com os pés. Depois acaba a sua brilhante participação é emprestado ao Estoril e ao Marselha, até no Monaco joga melhor aquece o banco.
Não é o pior GR do clube mas um invariável MARRETA.
P.S- Tinha a particularidade de aparecer nos jogos com os grandes então os queques coitados sofreram muito com ele.
Concordo em absoluto com tudo o que foi dito até aqui: era bem fraquinho, mas enquanto era 3º GR não chateava.
Ainda assim penso que não o podemos comparar com o americano... pois não há nada com que possamos comparar pois nunca vimos o outro de águia ao peito.
Também não o considero o pior guarda-redes que me lembro do Benfica (para mim foi o Bossio...), mas não passa de um valente MARRETA.
E como já alguém disse, este rótulo assenta-lhe que nem uma luva, mesmo tendo deixado as redes do Benfica invioláveis... (aliás, a única comparação com o Thorton)
Tenho a certeza que nunca mais na vida me lembraria deste sujeito, não fosse o T-Rex convocá-lo. Há gajos que se apagaram totalmente da minha memória.
Marreta, claro.
Marreta. Um típico guarda-redes de equipas pequenas que que não conseguiu vingar num grande. Era muito irregular e com a concorrência do Quim e Moreira, acabou por desaparecer da equipa.
Pelo que sei depois de ter passado pelo Marselha (emprestado) e Mónaco, foi para um clube da 3ª divisão francesa chamado Etoile Sportive Pennoise, onde jogou 2 anos. Esta época foi para o Stade Bordelais, um clube que joga no equivalente aos distritais.
Marreta!
Uma vergonha catalogar os jogadores do Benfica de marretas.
Uma vergonha alguns comentários que por aqui se lêem.
Marreta, se bem que não concordo com muitos dos comentários. O Yannick fez épocas muito positivas no Alverca e no Benfica só realizou esse jogo devido à boa época de Moreira, primeiro, e Quim, depois. Não se pode dizer que fosse um frangueiro e o pior guarda-redes da história do clube. Marreta apenas por ter jogado tão pouco no Benfica, mas era um bom guarda-redes.
De acordo com o slomi. Será um marretinha. Mas apenas isso...
o "BENFIQUISTA GENUÍNO" é marreta.... e o Yanick também.
marreta...
este aqui só com o reinaldo atrás! :)
Marreta. Não propriamente por ser mau, mas porque esteve muito longe de ser vedeta!
Deve ter sido o jogador mais assobiado da historia do clube se atendermos ao racio /minutos jogados/numero de assobios. Levou 90 minutos a perceber que no SLB quando se esta a ganhar 1-0 não se queima tempo nos pontapes de baliza e o público nao perdoou nenhum deles. Alias se ele imaginasse os nomes que lhe chamei de cada vez que demorava 2 minutos para pontapear a bola. E sim, é marreta porque era fraquissimo. Lá porque defendia bem no Alverca.... o Bossio era o maior no Estudiantes e ia à selecçao e isso não o impediu de ser o maior marreta das redes Gloriosas. E do setubal tambem.... depois admiramo-nos do setubal se dar bem com o fcp, quando nos pede ajuda é logo de bossios e zoros para cima. Desconfio que em janeiro não nos pediram nenhum emprestado porque tiveram medo que lhes mandassemos o luis filipe. Marretão no yannick, tal como todos os yannicks da vida, incluindo os floribelos.
Fez só um jogo (ainda bem) e isso diz tudo. É incrível como pôde alinhar em clubes como Benfica ou Marselha! Mais um que veio para o SLB por razões pouco claras. Lembro-me mesmo de uma campanha surpreendente do jornal A Bola que lhe via qualidades que provavelmente mais ninguém descortinava. Obviamente marreta.
Abraço,
Zé Amaral
São opiniões. Eu não o considerava mau guarda-redes. Nada mau mesmo. E essa de levar muito tempo a marcar pontapés de baliza, desculpem mas isso são indicações do treinador. Não é o jogador que toma essas decisões de espontânea vontade. Se ele o fez, é porque tinha indicações para isso.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 0 votos
Marreta - TODOS os votos
Veredicto: MARRETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Muito curioso o facto de ter ganho duas vezes a Intertoto. Haverá mais algum jogador nessa situação?
Francamente, não era tão mau como dizem. Nunca lhe deram grandes oportunidades. Tinha as suas qualidades. Podia perfeitamente ter ficado, e escusava de se ir buscar o Moretto. Era marreta, mas apenas e só porque não era vedeta.
Aquela foto do Veiga com o LFV, o Yannick, o Amoreirinha, o Bruno Aguiar, o Carlitos, o Everson (penso eu) e o Paulo Almeida é qualquer coisa de mítico.
Claramente, caro anónimo.
Uma foto para que alguns possam comprovar aos netos que (nem que tenha sido por um dia) também estiveram na Catedral e envergaram o Manto Sagrado.
Um abraço a todos.
Só uma correcção: não é o Everson, mas sim o Alcides
Enviar um comentário