Alcunha: O Garoupa
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Alcobaça / Portugal
Data de Nascimento: 27 de Março de 1950
Posição: Médio
Altura: 1,72m
Peso: 72Kg
.Clubes:
2009/10 - S.L.Benfica (Prospecção)
2008/09 - S.L.Benfica (Prospecção)
1978/79->2007/08 - S.L.Benfica (Olheiro)
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1977/78 - S.L.Benfica - 2 Jogos / 0 Golos
1976/77 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 6 Golos
1975/76 - S.L.Benfica - 23 Jogos / 3 Golos
1974/75 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 3 Golos
1973/74 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 6 Golos
1972/73 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 4 Golos
1971/72 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1970/71 - S.L.Benfica - 17 Jogos / 2 Golos
1969/70 - S.L.Benfica - 4 Jogos / 1 Golo
"Formação"
Nazarenos e S.L.Benfica
.Totais no S.L.Benfica: 192 Jogos / 28 Golos
(Campeonato 149/25, Taça de Portugal 23/3 e Eurotaças 20/0)
.
Estreia: 1 de Dezembro de 1969, na Luz
(S.L.Benfica 6 - U. Tomar 0) - Com Otto Glória
.
Último jogo: 13 de Novembro de 1977, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Chaves 0) - Com John Mortimore
.
Primeiro golo: 1 de Dezembro de 1969, na Luz
(S.L.Benfica 6 - U. Tomar 0) - Marcou o 6-0 aos 87'
.
Último golo: 30 de Maio de 1977, na Tapadinha
(Atlético 0 - S.L.Benfica 2) - Marcou o 0-1 aos 42'
.Competições Europeias: 20 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 26 de Novembro de 1969, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Celtic 0) - Com Otto Glória
.
Último jogo: 2 de Novembro de 1977, no Idrotspark em Copenhaga
(B 1903 Copenhaga 0 - S.L.Benfica 1) - Com John Mortimore
.Selecção: 3 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 13 de Novembro de 1974, no Estádio Wankdorf em Berna
(Suiça 3 - Portugal 0) - Particular - Com José Maria Pedroto
.
Último jogo: 9 de Março de 1975, em Goiânia
(Selecção de Goiás 2 - Portugal 1) - Particular - Com José Maria Pedroto
.Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.Palmarés:
1 Campeonato Nacional de Juniores - 1967/68 (S.L.Benfica)
6 Campeonatos Nacionais
- 1970/71, 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76 e 1976/77 (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1969/70 e 1971/72 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- Recrutado ao Nazarenos, Vítor Martins chegou à Luz para os escalões mais jovens. Esteve no gérmen das melhores castas de sempre do futebol juvenil do clube. Com Humberto Coelho, Nené, João Alves, Shéu, Jordão e Bastos Lopes, toda uma ínclita geração. Ganhou depressa o hábito da vitória, mas também o engenho para lá chegar. E a internacional, já com títulos nacionais no palmarés.
- Em Dezembro de 1969, fez a sua aparição na equipa principal. Um golo marcou, no triunfo esclarecedor (6-0) sobre o União de Tomar. Foi nessa tarde que o seu ídolo Eusébio recebeu as Bolas de Prata, referentes ao melhor marcador dos Nacionais de 66/67 e 67/68. Continuou a lutar por um lugar ao sol, com chamadas mais ou menos frequentes ao convívio dos craques. Assim atravessou o rico magistério de Jimmy Hagan, concorrendo, na zona intermediária, com Toni, Jaime Graça, Matine e Simões, nomes fortes da nomenclatura vermelha.
- A partir de 1972/73, firmou-se em definitivo. Era um jogador do gosto popular. Tinha carradas de talento. Se era bom discípulo da ordem e do rigor, não deixava de cultivar o espaço de liberdade, onde o seu génio limites parecia não ter. Assim foi durante cinco grandes temporadas, com mais de 150 jogos na equipa principal e golos, vários golos à mistura.
- Vítor Martins venceu por seis ocasiões o Campeonato Nacional e por duas vezes a Taça de Portugal. Foi três vezes internacional A, com destaque para a presença em Wembley, frente à Inglaterra, num surpreendente empate a zero. O Garoupa, como era conhecido, abateu, nesse dia, a grimpa aos ingleses.
- No apogeu da carreira, contava 27 anos apenas, Vítor Martins interrompeu de forma abrupta o melhor ciclo da sua vida. A 13 de Novembro de 1977, em jogo a contar para a Taça de Portugal, ante o Desportivo de Chaves, lesionou-se ao minuto 52. Operado mais tarde, tudo se complicou. Um cruel acidente vascular quase o inutilizava. Perdeu o Benfica um dos seus mais cotados futebolistas, com matriz de alto rendimento, portentoso na técnica, até parecia bailar em campo, de tão suave na execução. “Estava na melhor fase da minha vida”, confessa, de forma comovente.O Dínamo de Moscovo associar-se-ia à festa de homenagem, já o homem havia recuperado. O jogador, esse, morreu. No palco principal. Drasticamente. O futebol era passado. Ficou a mágoa dos benfiquistas. E a nostalgia.
.
21 comentários:
Atençao o senhor Vitor Martins foi um dos grandes jogadores do nosso clube por favor nem sequer pensem em outra situação
Vitor Martins?... grande médio, uma máquina a jogar à bola... do melhor que passou pela luz, fez a sua estreia a substituir Eusébio com 19 anos
VEDETA!
vedeta!
Nunca vi jogar, mas sempre me disseram que foi dos melhores médios de smepre do SLB "com olhinhos nos pés". Penso que terminou a carrera um pouco cedo, se não me engano por qualquer coisa com um acidente cardiovascular. Vedeta, caro
Grande Vedeta,sim senhor!
O inesquecível "Garoupa".
Terminou a carreira aos 28 anos,quando estava no auge.
Problema cardio-vascular após uma operação ao menisco.
a preto e branco, que queriam mais? Vedeta!
SUPERJOGADOR...PODERIA SER UM DOS MELHORES DE SEMPRE...NO MEU BLOG PUBLIQUEI OS 23 MELHORES DE SEMPRE PÓS IMORTAIS...E ELE LÁ ESTÁ...
O Garoupa era um verdadeiro craque. Vedeta.
VEDETA e com um VVVVVVVVVVV muito grande!
E não chegámos a ver tudo...!
Esta é uma VEDETA infelizmente um pouco ofuscada, talvez por culpa de ter terminado tão cedo!
A sua "perda" (para o futebol) foi trágica, muito talento havia ali e muito mais ainda havia para dar.
Nunca o vi jogar, mas só pode ter sido vedeta. Nem há que hesitar. Bem bom era se os nossos escalões jovens ainda debitassem talentos destes...
Abraço,
Zé Amaral
VEDETA!
Grande vedeta que teve muito azar. Mas os números e os relatos de quem o viu em campo dizem tudo.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - TODOS os votos
Marreta - 0 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Por mera curiosidade, este jogador em fim de contrato com o Benfica já tinha um pré acordo com os nossos rivais da segunda circular, por substancialmente mais do que estava a receber e mais que a proposta do Benfica para renovar, com o acidente os outros roeram a corda e o dirigente do Benfica (Romão Martins se não estou enganado) assumiu a proposta feita como sendo aceite e proporcionou mais 2 anos de contrato com o jogador.
Vítor Martins foi um grande ! Vi-o jogar várias vezes, e recordo um Benfica-Sporting na Luz em 76-77, em que tinha a braçadeira de capitão. Fez o 1-0, o sporting empatou e Chalana, entrado na primeira equipa nessa temporada, deu-nos a vitória no final.
Desconhecia esse episódio do assédio do sporting - mas não estranho: desde que foi fundado, o sporting não fez mais do que assediar jogadores do Benfica. "São todos maus, não jogam nada, é o Benfica", etc., etc., mas foram sempre buscar ao Benfica os melhores jogadores que alguma vez tiveram - e só lembro os das últimas décadas - : Artur, Paulo Sousa, Jordão, Eurico, João Pinto, e ainda quiseram Isaías, Rui Costa, Hélder e Paneira, naquele célebre ano de 1993, quando se tentaram aproveitar de um momento de fraqueza do Benfica. Tudo acabou - nesse ano - quando sousa cintra, a poucas horas de começar o Sporting-3 Benfica-6, afirmou: "Hoje vai ser um dia histórico para o sporting!" Mas outras investidas serão de esperar...
De qualquer modo: grande e nobre a decisão de Romão Martins, outro dos grandes do Benfica. Creio que Vítor Martins continua na prospecção do Benfica, e espero que continue. Se ele alguma vez ler isto: força Vítor Martins !!
Muito Obrigada pelas palavras amigas ao Vitor Martins. O meu Grande Pai e grande Senhor dentro e fora dos Relvados.
Um Bem Haja
Nós, benfiquistas, é que agradecemos ao seu Pai tudo o que ele nos deu. Vítor Martins é inesquecível, e um dos símbolos do Benfica. Espero que ele se encontre de boa saúde. Cumprimentos.
Enorme Vitor!!! Um dos muitos que foram grandes na história do Glorioso :)
Enviar um comentário