
Alcunha: Franguinho / Mestre Ademir / A-Dormir
Nacionalidade: Brasileira
Local de Nascimento: Mandaguaçu - Paraná / Brasil
Data de Nascimento: 17 de Dezembro de 1962
Posição: Médio-Ofensivo
Altura: 1,86m
Peso: 84Kg
.
1996 - Coritiba - 6 Jogos / 0 Golos
1995 - Coritiba - ? Jogos / ? Golos
1994 - Mogi Mirim - ? Jogos / ? Golos
1993/94 - Marítimo - 27 Jogos / 2 Golos
1992/93 - Marítimo - 30 Jogos / 7 Golos
1991/92 - Marítimo - 28 Jogos / 6 Golos
1990/91 - Boavista - 17 Jogos / 7 Golos
1989/90 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1988/89 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 4 Golos
1987/88 - Guimarães - 35 Jogos / 15 Golos
1986/87 - Guimarães - 29 Jogos / 5 Golos
1986 - Internacional- ? Jogos / ? Golos
1985 - Internacional - 12 Jogos / 1 Golo
1984 - Pelotas - ? Jogos / 21 Golos
1984 - Pinheiros - ? Jogos / ? Golos
1983 - Pinheiros - ? Jogos / ? Golos
1982 - Pinheiros - ? Jogos / ? Golos
1981 - Pinheiros - ? Jogos / ? Golos
1980 - Pinheiros - ? Jogos / ? Golos
1979 - Pinheiros - ? Jogos / ? Golos
1979 - Cianorte - ? Jogos / ? Golos
.

(Campeonato 30/4, Taça de Portugal 2/2 e Eurotaças 2/1)
.

(Espinho 2 - S.L.Benfica 2) - Com Toni
.
Último jogo: 20 de Maio de 1990, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Belenenses 0) - Com Sven-Göran Eriksson
.

(S.L.Benfica 2 - Penafiel 1) - Marcou o 1-0 aos 8'
.
Último golo: 30 de Abril de 1989, no Bonfim
(Vit.Setúbal 2 - S.L.Benfica 2) - Marcou o 0-1 aos 53'
.

.
Estreia: 5 de Outubro de 1988, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Montpellier 1) - Com Toni (Ver vídeo)
.
Último jogo: 9 de Novembro de 1988, na Luz
(S.L.Benfica 1 - FC Liége 1) - Com Toni
Primeiro golo:5 de Outubro de 1988, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Montpellier 1) - Marcou o 2-0 aos 57'
(S.L.Benfica 3 - Montpellier 1) - Marcou o 2-0 aos 57'
.

1 Campeonato Paranaense (2ª Divisão) - 1982 (Pinheiros)
Melhor Marcador do Campeonato Gaúcho - 1984 (Pelotas)
1 Campeonato Nacional 1988/89 (S.L.Benfica)
.

- Técnica apurada e boa visão de jogo eram as características principais de Ademir. O seu bom toque de bola trouxe-o do Internacional para a cidade-berço, onde deixou marcas.
- 2 temporadas ao serviço dos vitorianos com grandes exibições - quem não se lembra da dupla terrivelmente eficaz que fazia com Paulinho Cascavel? - originam acesa disputa entre S.L.Benfica e FC Porto. O clube da Luz leva a melhor, para grande satisfação de Toni mas, como "retaliação", os portistas resgatam Rui Águas e Dito. Era o fim de alguns anos de calma e do pacto de "não-agressão".
- Apesar da qualidade que todos lhe reconheciam não foi muito feliz na Luz onde não raras vezes o mítico 3º Anel o presenteava com alguns assobios. Os adeptos consideravam-no demasiado lento e queriam mais. Muito mais.
- Da Luz ruma ao Bessa onde permaneceu apenas durante 1 temporada. A fantástica ilha da Madeira e o Marítimo foram a sua nova casa no início da temporada 1991/92.
- Ademir ficou ligado à historia do Marítimo pelos 2 golos que marcou ao Boavista, nos Barreiros, na última jornada da época futebolística 1992/1993. A 4 minutos do final da partida apontou 2 golos soberbos, na reviravolta de 1-2 para 3-2, conduzindo o Maritimo pela primeira vez à Taça UEFA.
- Depois de novo fôlego na carreira ao serviço dos insulares regressou ao Brasil representando Mogi Mirim e Coritiba onde ainda hoje "Mestre Ademir" é recordado com saudade pelo adeptos do Coxa.
- Em 1997, com 35 anos, "pendurou as botas". Dedicou-se à formação de miúdos nas escolinhas de futebol do Malutrom e em 2007 ainda jogava pelos veteranos do Paraná Clube.
- Actualmente está ligado ao ramo da construção civil em Coritiba (Paraná) tendo como sócio, o também ex-vitoriano, Néné.
- Recentemente esteve numa festa do Brasil de Pelotas, onde foi homenageado, equipa onde também deixou saudades aos torcedores.
.

25 comentários:
o a dormir! ehehehehe!
bom jogador e vedeta.
"Ademir: jogador que até faz confusão aparecer na mesma foto que o Valdo." Para mim podia ser esta a definição. Naquele Benfica então não tinha o mínimo cabimento jogar com "Ademires".
Veio do guimarães (acho eu) e porque no plantel não havia muitos médios defensivos até pensei que pudesse ser útil. Puro engano, tal era a diferença de categoria entre ele o Elzo (acho que era quem jogava a trinco na altura). Na sua segunda época de águia ao peito (sim, demos-lhe uma segunda hipótese) até me lembro dum jogo (com o boavista??) em que, começando no banco, cometeu a proeza de entrar para sair alguns minutos depois (estava a jogar bem...). É verdade que até já lá tivemos pior, mas, para lembrar um exemplo mais recente, o Ademir e o Jamir são farinha do mesmo saco.
Marreta.
Marreta sem sombra de dúvidas...
Sem talento para o SLB.
Ademir jogou com vedetas mas nao foi vedeta...foi MARRETA.
Quem diz que este jogador é Marreta,ou nunca o viu jogar ou não percebe nada de futebol.
Grande vedeta.
Tou com o benfiquista do algarve: VEDETA
Grande jogador.
Muito mal aproveitado pelos técnicos do Benfica.
No Marítimo fez parte do trio maravilha... Ademir,Jorge Andrade e Edmilson.
Vedeta,sem dúvida.
Bem este é dos mais duvidas vai fazer o Ademir Alcantra um brazuca com algum jeito mas sejamos justos mostrou muito pouco no Glorioso até pelos grandes jogadores que estavam no seu lugar o Valdo e o Diamantino assim um MARRETA.
Veio para Guimarães em meados dos 80 e sendo um desconhecido rapidamente mostra grandes qualidades como um nº 10 numa equipa mitica do Vitoria com Cascavel e Roldão que chegou a lutar pelo titulo. Foram grandes epocas e como habito os grandes tiveram todos atrás dele. Esteve ao que se diz tudo acertado com os corruptos do Norte mas voltou atrás e assinou pelo glorioso em 88.
Num grande plantel e sem a sua muleta Cascavel (que foi no mesmo ano para o WC) a sua magia começa por apagar-se pois sendo medio atacante tinha só o Valdo como seu concorrente directo. Depois nas oportunidades que tinha sinceramente revelava uma lentidão exasperante e um querer muito fraco sendo sempre apupado pelo 3º anel. Nunca saiu disso, nunca se libertou enfim o tipico jogador que ao chegar a um gigante estremeçe e apaga-se. No 1º ano foi campeão com alguns jogos com 1 ou 2 golitos (lembro-me de 1 em Setubal). No 2º ano ja com Erikson o eclipe-se é completo e sem surpreza é dispensado creio que ao Maritimo, onde faz boas epocas.
Como disse o tipico jogador de clube medio com qualidade mas sem estofo para maiores andanças, enfim havendo bem piores um MARRETA.
na altura haviam muito melhores para o seu lugar, mas ainda assim, a escolher, escolho VEDETA...
peço desculpa.. mas tenho q partilhar com voces um forum q eu desobri :x eu custumo vir muito a este blog..
- resultados dos jogos super actualizados..
- ligas estrangeiras e muito mais..
http://futebol.kazulo.com
Vedeta
Caro Glorioso,
tenho ideia que o Ademir no Benfica nunca foi utilizado como nº10. No guimarães era mais ofensivo, mas creio que no Benfica acabou por se aproximar mais da posição de médio defensivo que ofensivo. De qualquer forma, numa coisa estamos de acordo, o homem era marreta.
Eu aceito que haja quem o considere vedeta (embora me cause estranheza), mas custa-me é ler que quem vota marreta é porque não percebe de futebol ou porque nunca viu o Ademir jogar. E começo logo a pensar que é bem possível que estejam a confundir o Ademir com alguém. Ou acham que os sócios o assobiavam porque ele era bom jogador?
Quantos bons jogadores no Benfica são assobiados pelos sócios?
Quase todos.
Este Ademir... Alcântara vedeta com certeza.
A sua vinda para o Benfica foi o pretexto utilizado pelo bandalho do Norte para ignorar o pacto de não-agressão que havia entre o Benfica e o clube corrupto e vir buscar o Rui Águas e o Dito. Apesar de ter uma forma de jogar que chegava a ser exasperante (daí a alcunha "A Dormir"), era bom jogador. Sem ter feito uma carreira brilhante no Benfica, considero-o Vedeta. E, sim, vi-o jogar muitas vezes.
O Ademir era de facto de uma lentidão exasperante. Mas custa-me muito considerá-lo como um marreta, porque não é menos verdade que tinha uma técnica exemplar. Se calhar, as pessoas na altura estavam mal habituadas ;), porque nos tempos que correm quanto não valeria este moço...
Sendo assim, voto VEDETA, embora das pequeninas...
Era algo lento mas jogava como poucos brasileiros de cabeça levantada.
Tinha técnica e visão de jogo mas não convenceu todos os benfiquistas pois jogou como extremo, como 10, como médio, enfim este capricho de Toni foi pau para toda a obra.
Veredito: Vedeta
Chegou ao SLB para ser vedeta mas raramente saiu da mediania. Penso que chegou a etr tudo acertado com o fcp mas decidiu-se pleo Glórias, o que só abona a seu favor.
Possivelmente nos tempos que correm seria vedeta, mas por muito que me custe a sua passagem pelo SLB foi fraquinha, apesar de ter amealhado 1 campeonato. ~Mas como os padrões do SLB têm que ser altos, voto marreta.
Bom jogador, mas sem se conseguir evidenciar por aí além no Benfica... Se calhar merecia ser votado vedeta, mas não o posso fazer em consciência por não ter demonstrado no Benfica todo o seu futebol, mas uma coisa é certa marreta também não era... Voto em branco!
Saudações Benfiquistas
MARRETA
Do que me lembro veio rotulado de craque mas no Glorioso nunca conseguiu passar da mediania e não foi por falta de oportunidades ou mesmo da qualidade dos seus companheiros por isso marreta!
VIva o BENFICA!
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 10 votos
Marreta - 8 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Como é possível considerar um jogador que nada fez no Benfica, que só esteve 2 épocas, uma delas com apenas 8 jogos, que apenas conquistou um campeonato, e pela acção dele não foi de certeza, como vedeta? Foi mais um jogador mediano que nada acrescentou ao Benfica. Que tenha sido vedeta no Vitória e no Marítimo. No Benfica não mostrou nada. Marreta.
O Ademir vedeta... AH AH AH!!!
A dormir andam muitos de vocês pah!!! :)
Podia ser vedeta, mas a sua lentidão não o fez chegar lá... Logo MARRETA!!!
Grande jogador!Habilidade só ao alcance dos predestinados!Mal aproveitado no Benfica pois assobiavam os tecnicistas(até o Valdo)e apoiavam os caceteiros...
VEDETA...VEDETA...VEDETA...
Enviar um comentário