terça-feira, janeiro 06, 2009

Nº139 - Vítor Manuel Ferreira Baptista

Nome Completo: Vítor Manuel Ferreira Baptista
Alcunha: O Maior / O Rapaz do Brinco / O Gargantas / O Rapaz dos Pés de Ouro / Meu Deus
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: São Julião / Setúbal - Portugal
Data de Nascimento: 18 de Outubro de 1948 (Faleceu a 1 de Janeiro de 1999)
Posição: Avançado
Altura: 1,78m
Peso: 76Kg
.Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1985/86 - Estrelas Faralhão - ? Jogos / ? Golos
1984/85 - Estrelas Faralhão - ? Jogos / ? Golos
1983/84 - Monte da Caparica - ? Jogos / ? Golos
1982/83 - U. Tomar - ? Jogos / ? Golos
1981/82 - Montijo (Jogador-Treinador) - ? Jogos / ? Golos
1980/81 - Amora - 4 Jogos / 0 Golos
1980 - San Jose Earthquakes - 2 Jogos / ? Golos
1979/80 - Boavista - 15 Jogos / 8 Golos
1978/79 - Vit. Setúbal - 19 Jogos / 7 Golos
1977/78 - S.L.Benfica - 15 Jogos / 8 Golos
1976/77 - S.L.Benfica - 6 Jogos / 6 Golos
1975/76 - S.L.Benfica - 16 Jogos / 9 Golos
1974/75 - S.L.Benfica - 23 Jogos / 3 Golos
1973/74 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 9 Golos
1972/73 - S.L.Benfica - 14 Jogos / 6 Golos
1971/72 - S.L.Benfica - 17 Jogos / 9 Golos
1970/71 - Vit. Setúbal - 26 Jogos / 22 Golos
1969/70 - Vit. Setúbal - 22 Jogos / 11 Golos
1968/69 - Vit. Setúbal - 17 Jogos / 0 Golos
1967/68 - Vit. Setúbal - 15 Jogos / 0 Golos
1966/67 - Vit. Setúbal - 0 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Vit. Setúbal (1963/64 a 1965/66)
.Totais no S.L.Benfica: 150 Jogos / 62 Golos
(Campeonato 112/50, Taça de Portugal 17/10 e Eurotaças 21/2)
.
Estreia: 26 de Setembro de 1971, no Bonfim
(Vit. Setúbal 0 - S.L.Benfica 3) - Com Jimmy Hagan
.Último jogo: 25 de Fevereiro de 1978, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Guimarães 0) - Com John Mortimore
.
Primeiro golo: 26 de Setembro de 1971, no Bonfim
(Vit. Setúbal 0 - S.L.Benfica 3) - Marcou o 0-1 aos 29'
.
Último golo: 12 de Fevereiro de 1978, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Sporting 0) - Marcou o 1-0 aos 54'
.Competições Europeias: 21 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: 29 de Setembro de 1971, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Wacker Innsbruck 1) - Com Jimmy Hagan
.
Último jogo: 2 de Novembro de 1977, no Idrotspark em Copenhaga
(B 1903 Copenhaga 0 - S.L.Benfica 1) - Com John Mortimore
.
Primeiro golo: 22 de Outubro de 1975, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Ujpest 2) - Marcou o 2-1 aos 31'
.
Último golo: 22 de Outubro de 1975, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Ujpest 2) - Marcou o 5-2 aos 89'
.Selecção: 11 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: 17 de Fevereiro de 1971, no Parc Astrid em Bruxelas
(Bélgica 3 - Portugal 0) - Com José Gomes da Silva
.
Último jogo: 17 de Novembro de 1976, na Luz
(Portugal 1 - Dinamarca 0) - Com José Maria Pedroto
.
Primeiro golo: 12 de Maio de 1971, nas Antas
(Portugal 5 - Dinamarca 0) - Marcou o 3-0 aos 48'
.
Último golo: 12 de Maior de 1971, nas Antas
(Portugal 5 - Dinamarca 0) - Marcou o 4-0 aos 52'
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.Palmarés:
5 Campeonatos Nacionais; 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76 e 1976/77 (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1966/67 (Vit. Setúbal) e 1971/72 (S.L.Benfica)
1 Campeonato Distrital 2ª Divisão A.F.Setúbal - 1984/85 (Estrelas Faralhão)
.Curiosidades:
- Despontou nas margens do seu Sado, em torneios de futebol de salão. Aos 16 anos logo o Vitória de Setúbal tratou de o assegurar: 500 escudos por mês e pensão, eram a vida nova do aprendiz de electricista.
- Em Setúbal brilha, estreando-se nas primeiras categorias com apenas 17 anos. O Sport Lisboa e Benfica levaria a melhor sobre o Sporting na disputa pela maior promessa do futebol português da altura.
- Pela libertação da sua carta o Vitória de Setúbal arrecadou 3.000 contos e ainda recebeu, a título definitivo, José Torres, Praia e Matine. Era a maior transferência de sempre do futebol português.
- Na Luz alternou momentos de rara qualidade com outros que haveriam de o levar à decadência: Múltiplos foram os episódios envolvendo Dinheiro, Carros, Álcool, Mulheres e Drogas, enfim um cocktail verdadeiramente explosivo e pouco condizente com a vida de um profissional de futebol.
- Em 1978 queria um Porsche Carrera e 650 contos mensais para permanecer na Luz. O clube encarnado anuiu em relação à viatura mas não satisfez as pretensões salariais, limitadas a 550 contos. Não aceitou e regressou a Setúbal. Iria ganhar 100 contos por mês...
- Rumaria de seguida ao Bessa, onde também arranjaria desentendimentos salariais com Valentim Loureiro e dava sequência a alguns episódios absolutamente inesquecíveis: Certo dia, O Maior abandona o campo porque... não jogava em pelados!
- Em 1980, a convite de António Simões, jogou com George Best, o seu "irmão-gémeo" do futebol, no San Jose Earthquakes. Nessa mesma equipa alinhavam também Guus Hiddink, Milan Mandaric, Bill Foulkes, entre outros. Apesar do contrato de 2,5 milhões de dólares e do raro Corvette descapotável exigido, não o conseguiram manter nos States por muito tempo: 2 jogos e regresso a Lisboa.
- Regressa a Portugal e jogaria ainda no Amora, no Montijo, no União de Tomar, no Monte da Caparica e acabaria nos regionais, em representação do Estrelas do Faralhão.
- Foi sempre um rebelde, um "Génio Louco", incompatibilizando-se facilmente com os seus treinadores. Alguns exemplos: Mário Wilson em 1975, John Mortimore e José Maria Pedroto em 1976 e Juca em 1977 (Com Juca, via mesmo chegar ao fim a sua participação na equipa das quinas: Chegou atrasado ao treino, insultou Juca e chamou "malucos" aos colegas).
- Era assim Vítor Baptista. O Rapaz do Brinco, O Maior. Excelentemente recordado por Vitorino e por Ângelo Ochoa. Aqui e aqui.
.
Veredicto: VEDETA!

39 comentários:

JDF disse...

Vítor Baptista foi A VEDETA... no verdadeiro sentido da palavra, para o bem e para o mal.

Tão ou mais célebres que os golos que marcava ficaram as frases (hoje dir-se-iam soundbytes) bombásticas como "Ó meu Deus, porque me fizeste tão belo? "Há muito bons jogadores em portugal mas eu sou o MAIOR!" e os actos espampanantes que protagonizava como vir treinar à Luz desde Setúbal conduzido no seu jaguar por um motorista "dos de chapéu" ou por as equipas do Benfica e do sporting à procura do brinco de ouro que tinha perdido em campo ou ainda aquela vez que na primeira parte do jogo marcou dois golos e abandonou o campo dizendo "aqui o Maior já ganhou o jogo e agora vai para casa".

A VEDETA que infelizmente acabou como muitos dos grandes acabam, semi-esquecido e na miséria, mas que será sempre o MAIOR.

Anónimo disse...

Vedeta, fónix! O Maior!!
Alem das excentricidades ele era mesmo um grande jogador, metia a cabeça onde poucos metiam o pé, era um duro e um puro.Um verdadeiro bravo!!

Anónimo disse...

Ora cá está ele - O MAIOR!

Pode considerar-se como tendo sido uma espécie de Jim Morrison do futebol português. Do céu ao inferno, das luzes da ribalta ao esquecimento e ao sofrimento.

Grande Victor foste mesmo o Maior! Foste a Vedeta.

Anónimo disse...

Vedeta. Pois claro.

Anónimo disse...

V E D E T A... em todas as dimensões semânticas que esta palavra comporta! É um dos responsáveis por amar este clube, pois desde miudo que conheço as histórias excênctricas sobre este jogador, relatadas pelo meu pai. Destaco uma em particular, em que Victor Batista é expulso num jogo em Portimão, por cuspir para cima de um adversário, num jogo que, ainda que reduzido a 10, o Benfica acabaria por vencer a muito custo. (Enfim, jogadores e jogos que hoje em dia o nosso clube já não consegue alcançar :| )

Anónimo disse...

Mais do que Vedeta, um mito do SLB. Quem foi seu contemporaneo tem sempre alguma historia a contar acerca dele. Um grande jogador que teve vida de rocker, o verdadeiro louco do futebol portugues. Cum catano, Vedeta com V Maior!!

falsolento disse...

Não me lembro de vê-lo jogar mas sei que todo ele foi uma autêntica VEDETA.

Demasiado Vedeta, infelizmente.

Anónimo disse...

Bem numa semana dificil (é outra conversa mas só digo veremos quem ri no fim) um dos grandes nomes do nosso clube, o mitico Vitor Baptista, O Maior como era conhecido uma grande VEDETA do clube e do futebol Português.
Pode-se dizer que foi o primeiro e verdadeira vedeta tipo Playboy como hoje são os Ronaldos, Beckham´s, Figos e compª, sempre noticia, sempre com mulheres e carros e vejam nos anos 70.
Formado em Setúbal cedo deu nas vistas por ser um avançado diferente rápido, poderoso, tecnica fabulosa, frieza, remate, enfim de grande qualidade. Marca golos e golos todos fabulosos ainda mais inserido nuna grande equipa do Setúbal por exemplo com o JJ.
Nos inicios de 70 o Benfica renovava a sua equipa Bicampeã da Europa e vai busca-lo pagando na altura uma pequena fortuna e ainda dispensando 4 jogadores entre eles o Bom Gigante. Com Néne, Jordão, Artur Jorge ainda o King Eusébio e Simões dá vida a uma equipa quase invencivel a que só faltou um titulo Europeu (Crujff e o Ajax não deixaram 2 vezes). Mas com a fama, golos e sucesso também vem a desgraça. Infelizmente nessa altura mete-se na Droga que no fundo foi a sua perdição. Começa a ter cada vez mais problemas disciplinares quer na selecção onde o Andrade Pedroto 1 vez o recambiou de volta, quer no Glorioso como em Moscovo contra o Torpedo onde se recusa a jogar. O Benfica e companheiros tentam tudo para o ajudar, mas ficava sempre com recaídas até que obviamente sai e volta a Setúbal onde também não está muito tempo, vai aos States e é corrido e depois joga em muitos clubes até no Distrital o que é incrivel um jogador desta craveira.
É um pouco também uma lição de vida para todos como ele mais tarde se lamentou quando era coveiro no cemiterio de Setúbal, mas independentemente de tudo será sempre uma grande VEDETA um jogador enorme, também um simbolo do nosso clube, sempre "o Maior" como se autodenominava quando a meados de 70 não queria renovar (treinava e ia embora) pois se considerava o maior jogador Português e queria ser mais bem pago, o que diga-se acabou por conseguir.

P.S- Claro que não o vi jogar e tem histórias incriveis como a do Brinco num derby na Luz onde depois de marcar um golo espectacular que deu a vitoria a festejar perde o brinco e põe todos os jogadores e até os arbitros de "cú pro ar" há procura do mesmo vindo com uma frase mitica: "Perdi dinheiro a trabalhar pois ganhei 10 contos de premio de vitória mas o brinco valia o dobro portanto..."; ou outra no Boavista onde ia jogar para a taça a um campo pelado e vira-se para o Major e diz "O Maior não joga aqui, isto não é campo para O Maior" pega no equipamento e vai-se embora. De facto só O Maior.

António Gouveia disse...

Vedeta. Maradona seria colocado a um canto perto dele.

Mas teve todos os vícios de vedeta que o levaram à cova... Infelizmente!

Graças a ele sou sportinguista. Quando tinha cinco anos ouvi dizer que um jogador do Benfica procurava um brinco SEU no relvado.

Homens de brinco em 1978? Coisa estranha!

Um jogo para para alguém procurar um brinco? Era o Sistema da época.

O meu pai não foi de modas e, se dúvidas existiam, fiquei sportinguista até hoje.

Glorioso11385 disse...

O meu primeiro ídolo! Na época, o grande Eusébio ainda jogava, mas, quando os meus pais me ofereceram a primeira camisola do Benfica, fiz questão de nela colocar o n.º 11, que era aquele com que normalmente o Vítor Baptista jogava. Acompanhei o seu declínio até morrer, com apenas 50 anos de idade. Para mim, será sempre aquele que escolhi como primeira VEDETA.

JNF disse...

VEDETA, se bem que ele se ache (ou se achava...) mais vedeta do que qualquer um de nós o achava. Aquele ego comparado ao do Mourinho...

Anónimo disse...

A musica do Vitorino retrata na perfeição o que foi a vida do Vitor Baptista.

Não vi jogar mas pelo que me diz o meu avô era um jogador fantástico e absolutamente imprevisível.

Vedeta em todos os aspectos

Anónimo disse...

Vedeta claro

É pena que a cabeça não lhe tenha permitido ir mais longe.

Que descanse em paz

Anónimo disse...

Marreta, sempre com os interesses individuais acima dos interesses colectivos, ou seja, acima dos interesses do Benfica. Marreta!

Miguel S

Anónimo disse...

Mítico, VEDETA!

Legion disse...

O Maior.

O George Best português.

Triste lição de vida, mas não deixou de ser uma autêntica VEDETA em campo.

Como disse Maradona, "El balón no se mancha"...

Anónimo disse...

Pelo que foi dito aqui, é o que normalmente apelido de marreta no meu dia-a-dia, mas como aqui o assunto é futebol, voto VEDETA, diz o meu pai que a seguir ao Eusébio foi o gajo com mais talento que viu jogar pelo BENFICA!

Alguém sabe o que se passa com o blogdabola e como posso aceder?

Constantino disse...

Depois de vos massacrar com os meus comentarios aos vossos posts decidi-me a criar o meu próprio blog sobre o Sport Lisboa e Benfica. Ja adicionei o Vedeta ou Marreta aos links, se quiserem adicionem ai o meu tambem, senão apareçam e vinguem-se dos meus comentarios. A única coisa que prometo é parcialidade, porque para mim a favor do SLB tudo vale, até a Mão de Vata:

www.a-mao-de-vata.blogspot.com

Unknown disse...

Devido à minha tenra idade nunca o vi jogar, mas pelo que sei dele e pelo que li sobre ele foi um dos jogadores mais espectaculares que o futebol português já teve. Voto VEDETA

Anónimo disse...

E Isso mesmo!... Foi o George Best Portugues. VEDETA. R.I.P.

Anónimo disse...

Saudaçoes Benfiquistas

Infelizmente a imagem que tenho do Vitor Batista, ate por ele ser da minha Setubal é a de uma fase final da sua vida, mas pelo que me dizem foi uma vedeta... quando aparecem aqui jogadores que nao vi jogar, costumo perguntar ao meu avo cm e que eles eram e pergunto tambem um jogador actual que tenha um estilo parecido... quando falei do Vitor Batista ao meu avô ele respondeu: " Epa... o mais parecido actualmente talvez seja o Ibrahimovic..( o meu avo disse o sueco do Mourinho..LOL).. mas o Vitor era ainda melhor.." se assim fosse era um grande jogador...

So posso mesmo votar Vedeta

arrebumbas disse...

VEDETA, vedetérrimo!

Anónimo disse...

VEDETA!!

Deusébio disse...

Mas ainda ha duvidas? VEDETA!

www.angeloochoa.net disse...

caso queiram ler minha última versão do poema que disse «vitor batista» e o mesmo, com fundo da 6ª, em vídeo na youtube, se lhes der na gana, vão a

http://informaticahb.blogspot.com/2008/04/vitor-batista-o-gnio-louco.html

uma só coisa digo: um humano é um humano, com o valor que nenhum humano mede!

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Marreta - 1 voto
Vedeta - MUITOS votos

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Anónimo disse...

Não tenho muito mais a acrescentar...hoje com juizo valeria milhões...
Bola7...

Blogger disse...

Vedeta no Futebol

Marreta (infelizmente) na Vida

Anónimo disse...

Nunca o vi jogar, mas por todas as historia que li sobre ele e pela sua qualidade como jogador e como pela sua excentricidade tenho que considerar claro vedeta.
A historia do brinco e fantastica e partir segundo se diz e que o MAIOR começou a ter azar ja que aquele era o seu brinco da sorte.

Um abraço para todos

Anónimo disse...

O meu pai desde sempre me diz que foi o melhor jogador que viu jogar no Benfica. Era fabuloso... mas quando queria. Um jogador assim actualmente seria visto como um vilão a dispensar rapidamente da equipa. Mas foi mesmo O Maior. Vedeta, claro. Nas curiosidades faltam aí algumas destas histórias, T-Rex...

Anónimo disse...

Post muito atrasado, desculpem, mas não posso deixar de votar - VEDETA, claro ! Tive a sorte de ver jogar o Vítor Baptista várias vezes e, sobretudo, nessa inesquecível tarde de Fevereiro de 1978, na Catedral, contra o sporting. Caraças, o que faz o Tempo... eu tinha 12 anos, devo ter chegado à Luz 3 horas antes do do início, para assegurar lugar sentado... entre conversas com os sócios mais velhos e sandes de queijo com sumol, muito aprendi... e que golo inesquecível !! O Maior parou no peito e mandou bomba para a baliza do Botelho, à entrada da área !! Procurou o brinco, metade do Estádio a festejar, metade sem perceber o que se passava... eu não percebi bem ! Só no dia seguinte, em A Bola, vi o que se tinha passado, com aquela foto do Vítor Batista de mãos na cabeça, a olhar para o chão, e o Toni e o Humberto a aproximarem-se dele, meio a rir e a festejar... Foi o último golo que marcou ao serviço do Benfica ?! Não sabia... parece então que essa história do brinco da sorte foi mesmo do caraças... Era um grande jogador, força, técnica, irreverência... tenho muita pena que o Vítor Baptista tenha acabado como acabou... Como alguém aqui disse e bem, fez parte de uma equipa do Benfica renovada para conquistar a Taça dos Campeões nos anos 70 (a inesquecível equipa da minha infância...), e que só o grande Ajax de Cruijff não deixou... jogos empolgantes contra o Ajax de Cruiff, Neeskens, Kaiser, Stuy... oh, porra, que recordações maravilhosas !!!

Viva o Benfica e o Maior, Vítor Baptista, sempre !! A última imagem que guardo dele é uma foto que tirou junto à estátua do Eusébio... mas a imagem que sempre me fica é aquele petardo contra o sporting, na baliza sul do Estádio da Luz !!

Anónimo disse...

Só mais uma pequena história do Maior: sai do treino e mete-se no carro, no parque de estacionamento que então ficava perto da estátua da Águia, na antiga Catedral. Começa aos piões com o carro, metendo a cabeça de fora de janela. O guarda do parque aproxima-se, estranhando, e pergunta-lhe: "Vítor, o que é que estás a fazer?!" "Estou a secar o cabelo..."

Anónimo disse...

A foto que está neste post é precisamente desse jogo em Fevereiro de 1978 !! Eu estou ali, no segundo anel !!!

Saudações Benfiquistas !!

Anónimo disse...

Tambem eu lá estava,tambem eu idolatrei o rapaz do brinco,tambem eu choro o génio perdido,tambem eu lhe apertei a mão numa tarde de um domingo qualquer,não me recordo o jogo,foi o dia em que apertei a mão do VITOR BATISTA!!!!

BARRAGON disse...

MARRETA,DAS GRANDES E DE TODOS OS TAMANHOS.
GASTOU E ESTURROU O DINHEIRO QUE GANHOU,A JOGAR A BOLA.
ERA BEBEDO,DROGADO,DESLEIXADO,SUJO,PORCO.
ACABOU A ROUBAR,PRESO,ANDAVA NA MERDA.
TEVE O MUNDO A SEUS PÉS,E DEIXOU-SE CORROMPER.
NÃO TEVE CABEÇA,E PAGOU POR ISSO.
ACABOU A ABRIR COVAS NO CEMITÉRIO DE SETÚBAL.
ACABOU A VIVER NUMA BARRACA DA TIA NO FARALHÃO.
OS HUMILDES E POBRES,É QUE FORAM AO SEU FUNERAL.
OS CHULOS QUE BEBERAM E COMERAM A CONTA DELE ABANDONARAM-NO.
OS CHULOS QUE SE DIVERTIRAM,NAS BOITES,E PAPARAM MENINAS,ABANDONARAM-NO.
BARREIRENSE SEMPRE.

Unknown disse...

Vítor Baptista ( O Maior )
VEDETA sera sempre para mim meu PAI.
Esquecido como muitos falam, jamais esquecido por mim, mas eu sempre fui para todos um desconhecido e
mais ainda falando portugues, filho sem PAI esquecido tambem acho que ja e problema de familia essa parte.

Eu Raul Alexandre Batista nascido em 1976, ate hoje nao se menciona o meu nascimento, nunca nunca.
COMO SE SENTE UM FILHO SEM PAI??????????
Ninguem imagina o quanto eu estou perturbado com esta triste historia
como se pode ver tenho 34 anos ja com um filha linda que e a neta do MAIOR jogador ja ouvido falar na historia portuguesa do futebol.


Eu tentei fazer tudo por tudo que ninguem imagina para ajudar o meu pai e agora vivemos assim nesta mentira dentro de mim e nao sei como ultrapassar isso, minha filha me da muito vontade de viver uma das razoes

Ok eu ca estarei com meu PAI VEDETA ou NÃO, nao me importa
muitos blas blas sem saberem de nada!!!!

Raul Alexandre Batista

P.S.: desejo tudo de bom para todas as famílias e todo o mundo e parem para pensar antes de agir.

Peço desculpas pela ausência de pontuações pois estou a escrever num mac com teclado em inglês.


http://www.facebook.com/pages/V%C3%ADtor-Baptista-O-Maior-Benfica/205998282758243?sk=wall

T-Rex disse...

Obrigado pelo testemunho, caro Raul Alexandre Batista.

Tudo de bom e um abraço.

Anónimo disse...

VEDETA, sem dúvida, pelo que fez como jogador. Fora dele era uma grande criança, tinha uma mania das grandezas, numa palavra, era muito imaturo.

Anónimo disse...

Eu via o victor a jogar tinha EU 15 anos de idade e um super vedeta

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker