quarta-feira, outubro 01, 2008

Nº130 - Ednilson Pedro Rocha Andrade Mendes

Nome Completo: Ednilson Pedro Rocha Andrade Mendes
Alcunha: ?
Nacionalidade: Guineense e Portuguesa
Local de Nascimento: Bissau / Guiné-Bissau
Data de Nascimento: 25 de Setembro de 1982
Posição: Trinco
Altura: 1,61m
Peso: 64Kg
.Clubes:
2008/09 - AEK Larnaca - ? Jogos / ? Golos
2007/08 - Partizan Belgrado - 19 Jogos / 0 Golos
2006/07 - OFI Creta - 13 Jogos / 0 Golos
2005/06 - OFI Creta - 4 Jogos / 0 Golos
2005/06 - Ergotelis - ? Jogos / ? Golos
2004/05 - Gil Vicente - 20 Jogos / 0 Golos
2003/04 - Guimarães - 8 Jogos / 0 Golos
2002/03 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
2001/02 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 0 Golos
2000/01 - S.L.Benfica - 13 Jogos / 0 Golos (Entrou en Janeiro de 2001 - Ex-Roma)
1999/00 - A.S. Roma - 2 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Boavista
.Totais no S.L.Benfica: 44 Jogos / 0 Golos
(Campeonato 43/0 e Taça de Portugal 1/0)
.Estreia: 21 de Janeiro de 2001, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Porto 1) - Com Toni
.Último jogo: 18 de Maio de 2003, no Jamor
(S.L.Benfica 1 - Boavista 1) - Com José António Camacho
.Selecção: ? Jogos / ? Golos
.
Estreia: ?
.
Último jogo: ?
.
Primeiro golo:
.
Último golo:
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.Palmarés:
1 Torneio Europeu de Juniores "B" - 1996 (Selecção Nacional)
1 Campeonato da Sérvia - 2007/08 (Partizan Belgrado)
1 Taça da Sérvia - 2007/08 (Partizan Belgrado)
.Curiosidades:
- Oriundo da cantera do Bessa, rapidamente se fez notar pela qualidade e maturidade que evidenciava. Num processo bastante polémico, transfere-se para Itália. Foi aposta pessoal de Fabio Capello na A.S. Roma, pese embora os poucos minutos que lhe foram concedidos no Calcio.
- Iniciou de seguida um valoroso percurso nas camadas jovens da Selecção Nacional Portuguesa. Ao serviço dos Sub-17, Sub-19 e Sub-21 contabilizou cerca de uma centena de partidas, tendo marcado 2 golos.
- Estreou-se no escalão maior do futebol português aos 18 anos, com as cores do S.L. Benfica, num jogo contra o Porto. O jogo ditou um triunfo por 2-1 para os encarnados, sendo que na altura foi bastante elogiado pela comunicação social.
- Luís Filipe Vieira, presidente do F.C. Alverca na altura, foi o responsável pela sua contratação à Roma. Os ribatejanos detinham um quarto do valor do passe, em caso de futura transferência para outro emblema.
- Dispensado por José António Camacho, não mais conseguiu impôr-se no Campeonato Nacional. Primeiro em Guimarães, no ano seguinte no Gil Vicente.
- Ednilson manteve sempre uma relação muito próxima com Simão Sabrosa. Nos diversos escalões das selecções nacionais chegaram inclusivé a ser companheiros de quarto, razão pela qual alguém um dia o apelidou como sendo "O Irmão Negro do Simão".
- Nunca esquecendo as suas origens, Ednilson é também alguém que gosta de ajudar. Não raras vezes lhe são conhecidas diversas iniciativas, como sendo a doação de equipamentos desportivos à selecção nacional da Guiné-Bissau, a oferta de medicamentos à Pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau e de materiais didácticos à aldeia infantil SOS Hermann Gmeiner.
.
Veredicto: MARRETA!

30 comentários:

Anónimo disse...

marreta!

Glorioso11385 disse...

O Ednilson é marreta. Prometeu nos primeiros jogos, mas nada confirmou depois. O resto da sua carreira demonstra que não tinha categoria para jogar no Benfica.

Legion disse...

O "irmão negro" do Simão Sabrosa, como este último lhe chamava...

Nunca mostrou ser alguma coisa de especial, não era jogador para o Benfica.

Marreta e ponto final.

António C. Pereira disse...

Será que vou ser o único a discurdar!!!

Para mim o Ednilson no Benfica foi VEDETA. Enquanto físicamente esteve apto fez boas exibições, sendo inclusivé chamado à Selecção Nacional principal (não chegou a jogar).

Quando o Camacho chegou ao Benfica o Ednilson estava a recuperar de uma lesão, recuperação esta bastante morosa.

Não voltou a ter grandes oportunidades e acabou dispensado.

Para mim era um bom jogador que cabia perfeitamente no Benfica, mas de facto a carreira dele acabou por dacair um pouco.

Anónimo disse...

Estamos numa de Portugas de Africa.
Ednilson por muito que digam um MARRETA no Glorioso claro sem ser um jogador perneta.
Até se pode dizer que passou ao lado de uma boa carreira, quer por azar das lesões, quer por uma mentalidade pouco dada ao trabalho e competição.
Formado nos Corruptos do Bessa ainda junior tem uma polémica que o leva incrivelmente para a Roma. Não joga mas nas selecções jovens é das grandes figuras. Entretanto o nosso Benfica passava pela sua maior crise e com "Lo Speciale" a treinador que pede ao António Simões um trinco com alguma qualidade perante as alternativas Chano ou Calado. Este lá arranja o pequeno craque de Italia precisamente no dia em que Mourinho faz a chantagem com Vilarinho.
Começa logo como titular (também não era dificil) já com Toni e ainda é dos melhores desse ano negro. Na epoca seguinte na tal da equipa Maravilha já tem mais dificuldade com Meira e o sueco Anderson em ser titular e mesmo com o Tiago em Dezembro pese na altura as lesões que teve.
Em 2002 mantem-se quase sempre lesionado jogando muito pouco principalmente com Camacho ainda para mais com os seus concorrentes Petit e Tiago sem falar do Sueco. Obviamente é dispensado a varios clubes Guimarães e outros mas nem aí se consegue reerguer desaparecendo do mapa.
Enfim um MARRETA com alguma qualidade mas que fez e jogou pouco no clube.

P.S- Teve alguns bons jogos principalmente um no WC onde abafou um toino chamado Paulo (faz 4 dias que perde sempre na Luz) Bento num show de Mantorras empatado no fim por uma infantilidade do Armando Sá.

Anónimo disse...

Ednilson, o Conguito (lembram-se do boneco daqueles amendoins cobertos com chocolate?). Este é daqueles que me deixa com dúvidas. Vindo da Roma, onde jogou pelo menos uma vez para o campeonato, sob o comando de Fabio Cappelo, via-se que era um trinco que tinha aprendido qualquer coisa com a escola italiana. Inteligente tacticamente, bom recuperador de bola e boa capacidade técnica. Creio que se estreou contra os tripeiros (2-1,???)e que rubricou uma boa exibição que levou os adeptos a entusiasmarem-se com a nova aquisição. Até aqui, tudo parece um mar de rosas, mas aparecem as lesões e os boatos de que gosta muito de sair à noite. Deixa de jogar e passa de esperança a dispensado.
E agora, vedeta ou marreta? Porque lhe reconheci categoria para figurar noutros planteis que não aquele plantel fraquito que integrou... vedeta.

PS: a última vez que ouvi falar dele, jogava no Chipre. Na volta ainda por lá anda.

JNF disse...

Um daqueles que chegou muito novo ao Benfica. Percebia-se que tinha algum futebol nos pés, mas, estando presente na fase mais conturbada do clube não conseguiu impor-se. Foi dispensado após uma de muitas lesões.

MARRETA, mas com alguma sorte na carreira podia ter sido vedeta.

Unknown disse...

Gostava bastante deste menino... Embora esta minha empatia pouco pôde mostrar no Glorioso. MARRETA

Tiagojcs disse...

Um pequeno grande jogador que se tivesse tido mais cabeça teria sido um grande nome do futebol nacional . Sempre apreciei as suas capacidades . Infelizmente via-o mais vezes nas docas e na noite da expo do que com a camisola do benfica vestida . E ainda jogou bastantes vezes ...

Anónimo disse...

Estreou-se em grande (tambem acho que foi com o fcp) mas depois foi sempre a cair. Eu penso que o problema dele não foram tanto as lesões, teve mais a ver com a idade. Se não me engano ainda andou pelo Partizan Belgrado com o Moreira na epoca passada. Pertence aquela estirpe que estrebucha por todo o lado quando é dispensado do SLB, que tinha lugar e que não lhe deram oportunidades, mas no fim é suplente nos Gil Vicentes e Guimarães desta vida. O Helio Roque é o maior exemplo desta raça, especialemnte agora que é suplente no Chipre. Marreta (o Ednilson e o Roque caso o venham a postar). Para quando a postagem do Isaias? Ou fui eu que não o encontrei aqui?

T-Rex disse...

A postagem de Izaías está para breve, constantino.
Para muito breve. ;)

Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Grande Benfica!!!!

Ednilson pouco mostrou na Luz tenha tido ou não muitas lesões.
Vedeta e ... Proximo!

Anónimo disse...

Perdão. Marreta, claro.

Abrenúncio disse...

MARRETA AO CUBO!
Saudações do Marreta.

Anónimo disse...

Jà nem me lembrava do nome dele. Ednilson...Agora sim ja me lembro deste jogador.Foi MARRETA.

Anónimo disse...

Voto vedeta!

Esteve bem longe de ser um fora de série, no entanto era um jogador que mostrava serviço no meio-campo, tapou muitas vezes lugar ao Andersson (que se não me engano já aqui foi, e quanto a mim bem, considerado vedeta), foi útil naquelas épocas e não era crise nenhuma quando tinha de ser chamado ao serviço, ao contrário de muitos jogadores que até arrepiam quando entram em campo.

Anónimo disse...

Marreta!! nao era efectivamente mau jogador e sem dúvida bem melhor que alguns no seu tempo.. mas nao conseguiu impor-se nem no benfica nem por onde tem andado....

PS - quem é o jogador que na foto da equipa (capitaneada pelo Andrade? LOLOL.. está entre o Ednilson e o Toni.. é que nao me estou memo a lembrar apesar de ser bem recente)

T-Rex disse...

Boas, red-falcon.

O jogador em questão é Hélder Ramos.

Actualmente parece que está no Atromitos.

2007/08 - Satão
2005/06 - Thyella Patras
2005/06 - O Elvas
2004/05 - Oriental
2003/04 - Felgueiras
2002/03 - S.L.Benfica B
2001/02 - S.L.Benfica B
2000/01 - S.L.Benfica B
1999/00 - S.L.Benfica

Dogus disse...

Tinha um grande futuro mas é impossível ser vedeta... Terá mesmo que ser marreta, pois pouco mostrou.

Com todo o respeiro, olhar para a todo desta equipa dói!!!

Começando por cima, o Porfírio mostra logo do que é feito... O Júlio César era imperador vá-se lá saber do quê; os dois seguintes deixam saudade para mim (um pela garra o outro pelo que mostrou, apesar de agora estar do lado de lá da 2ª circular); o Moreira é o NOSSO Moreira.

Da fila de baixo safa-se o Anderson. Os que estão à esquerda dele (na foto) ui... (esse Hélder Ramos nunca me lembraria dele). Ter o Andrade como capitão diz o resto...

Dogus disse...

Isto foi um jogo de final de época? De taça? Amigável? O que vale é que o blog é bom, que ver uma foto destas assusta... :)

T-Rex disse...

Taça da Amizade,amigo dogus.

A mítica Taça da Amizade...

Um abraço a todos, e até mais logo, quando publicarei mais um dos também míticos Bi-Campeões Europeus.

Do "viveiro" da CUF, um dos grandes nomes do clube, um dos polivalentes à séria! ;)

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - 3 votos
Marreta - 11 votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Anónimo disse...

Marreta. Prometeu muito, mas deu muito pouco. No resto da carreira mostrou que se tinha qualidade (e tinha) ela pouco se revelou. Já agora, T-Rex, por acaso não consegues descobrir por onde anda aquele miúdo que foi com ele para a Roma, o em tempos Petit, e que depois adoptou o nome de Issuf Djaló? Também era uma grande promessa, mas nunca confirmada. Um aparte: não fazia ideia que Andrade tinha chegado a capitanear o Benfica. Que desgraça! E esse Hélder Ramos, nem nunca tinha ouvido falar nele...

fredalex disse...

Este menino foi bastante queimado.. Eu gostava das suas caracteristicas e tinha bastantes qualidades

wild disse...

vedeta. Pra quem não sabe, o ednilson teve o azar de ser atingido pelo lado obscuro do futebol. Sei pk sou amigo pessoal dele "a guerra dos empresários", é claro k ele também foi um bocado fraco psicológicamente e não conseguiu dar a volta por cima. Ele era representado por Veiga, teve o azar de romper com este dignissimo senhor na pior altura, e foi brutalmente prejudicado por isso.Se ficasse em Portugal era o fim dele, aliás, mesmo no estrangeiro continua a ser perseguido por este senhor. Se não fosse bom não chegaria a ser inscrito no Roma muito menos representar o Benfica. Não é de estranhar k um jogador k já vestiu as camisolas do Roma, k foi peça fundamental no Benfica, embora por pouco tempo, k já chegou a ser chamado à selecção nacional, embora não tenha jogado,k foi internacional e imprescindível em todas as camadas jovens, não conseguir um lugar no Guimarães e no Gil Vicente? Não acham estranho este facto? pensem bem. Não é por ser amigo dele. No Guimarães o Augusto Inácio apostava muito no rapaz, provou nos treinos e durante a pré-época k era o melhor k lá havia, mas podia utiliza-lo por razões k muitos desconhecem. O Augusto Inácio chegou ao ponto de convidar o rapaz pra ir jantar à casa dele e informou-lhe pessoalmente de k tinha instruções pra não o meter o jogar, por mais k goste dele, gosta do seu bolso. Aconselhou-o a arranjar um bom empresário e caso seja possível,relançar a carreira no estrangeiro. Por infelicidade dele, este senhor não dá cartas só em Portugal. É claro k ele também foi fraco e deixou-se prejudicar por isso. 90% dos jogadores k rescendira com o veiga nessa altura nunca mais foram ninguém no futebol, só se safaram os foras de série, os figos e companhia, o resto nunca mais. O rapaz com as capacidades k tinha,e com o curriculum k tinha, jogava tanto no Guimarães como no Gil Vicente com uma perna atada às costas. Pensem nisso.
Um abraço a todos.

Ramiro Lopes disse...

Este anda perdido. E é uma pena.

Anónimo disse...

Recordo o Ednilson com saudade. Dos poucos jogos que o vi jogar à bola fez-me lembrar o Valdo.

Vedeta desperdiçada pelo Benfica.

Anónimo disse...

Hello foi a 3ª vez que li a tua página e reflecti tanto!Bom Projecto!
Cumps

Anónimo disse...

Rezam as más linguas que quando chegou ao Benfica já tinha 25 anos e não 19. Não duvido, olhando a sua carreira de futebolista.

Raúl Paiva disse...

Internacional A por Guiné-Bissau, pelo menos por duas vezes.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker