
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Carcavelos / Portugal
Data de Nascimento: 26 de Maio de 1973
Posição: Defesa-Central
Altura: 1,88m
Peso: 82Kg
.

2008/09 - Sion (Treinador Sub-21)
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
2007/08 - Sion - 3 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Sion - 19 Jogos / 1 Golo
2005/06 - Sion - 29 Jogos / 1 Golo
2004/05 - Sion - 33 Jogos / 2 Golos
2003/04 - Ciudad Murcia - 11 Jogos / 1 Golo
2002/03 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 2 Golos
2001/02 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 2 Golos
2000/01 - FC Porto - 0 Jogos / 0 Golos
1999/00 - FC Porto - 3 Jogos / 0 Golos
1998/99 - FC Porto - 16 Jogos / 2 Golos
1997/98 - FC Porto - 22 Jogos / 1 Golo
1996/97 - FC Porto - 17 Jogos / 3 Golos
1995/96 - FC Porto - 16 Jogos / 3 Golos
1994/95 - Belenenses - 27 Jogos / 4 Golos
1993/94 - Belenenses - 24 Jogos / 1 Golo
1992/93 - Belenenses - 17 Jogos / 2 Golos
1991/92 - Campomaiorense - ? Jogos / ? Golos
1990/91 - Oriental - 18 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Belenenses
.

(Campeonato 48/4 e Taça de Portugal 4/0)
.
Estreia: 13 de Outubro de 2001, em Leiria
(U.Leiria 1 - S.L.Benfica 1) - Com Toni
.
Último jogo: 3 de Maio de 2003, no Jamor
(S.L.Benfica 1 - Sporting 2) - Com José António Camacho
.
(Paços de Ferreira 2 - S.L.Benfica 1) - Marcou o 1-1 aos 13'
.
Último golo: 15 de Março de 2003, na Figueira da Foz
(Académica 1 - S.L.Benfica 4) - Marcou o 1-4 aos 88'
.

* O S.L.Benfica não participou em provas europeias nas temporadas 2001/02 e 2002/03.
.

.
Estreia: 7 de Setembro de 2002, no Villa Park em Birmingham
(Inglaterra 1 - Portugal 1) - Particular - Com Agostinho Oliveira
.

.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.

4 Campeonatos Nacionais - 1996, 1997, 1998 e 1999 (FC Porto)
2 Supertaças Cândido de Oliveira - 1995/96 e 1997/98 (FC Porto)
2 Taças de Portugal - 1998 e 2000 (FC Porto)
1 Taça da Suiça - 2005/06 (Sion)
.

- Foi internacional Sub-21 em 3 ocasiões (duas em 1993 quando alinhava no Belenenses e uma em 1996 já quando estava no FC Porto).
- No FC Porto foi utilizado diversas vezes como "arma secreta": sempre que a equipa das Antas estava em desvantagem lá ia João Manuel Pinto para a frente de ataque, muitas vezes com bons resultados.
- Em 2000/01 tem uma temporada para esquecer e ruma a Lisboa. Chegado à Luz logo assume o seu benfiquismo:
.
"Estou num grande clube, no maior de Portugal. Embora nunca o tenha afirmado anteriormente, sou benfiquista e sei bem o que representa vestir esta camisola."
"Sem ter culpa de nada, acabei envolvido numa guerra que não era minha e, como sempre sucede quando as relações entre dirigentes e empresários não são as melhores, é o jogador quem paga. Depois de ter conseguido ser opção, acabei por ser colocado à parte e por passar praticamente um ano e meio terrível, sem poder fazer aquilo que mais gosto: jogar futebol. O que passei no Porto não se deseja a ninguém."
"Foi um período complicado. Felizmente, tive o apoio da família, amigos e do meu empresário, José Veiga. Faltaria à verdade se dissesse que não saí magoado. É evidente que deixei o FC Porto com mágoa, pois sempre fui um profissional exemplar e dei tudo por aquela casa. Ao invés, o comportamento dos dirigentes deixou a desejar. Não foram dignos. Merecia outro tratamento, até porque sempre cumpri com todas as obrigações."
"Estou disponível, caso seja necessário, para um frente a frente com o presidente Pinto da Costa, mas, agora, sou atleta do Benfica e é por este clube que me esforçarei todos os dias. No entanto, com o FC Porto ainda há algumas questões por resolver... Tenho determinada quantia para receber e espero, sinceramente, que os responsáveis do FC Porto entrem em contacto comigo para fecharmos as contas. Não quero mais problemas e espero resolver tudo a bem. Através dos jornais vejo falar-se em muitos milhões da SAD, mas sei que há vários jogadores com dinheiro para receber."
.- Em 2003/04, com o dedo de José Antonio Camacho e do ex-jogador Paulo Futre, assinou pelo Ciudad Murcia.
- Após a incursão no futebol espanhol, João Manuel Pinto emigrou novamente. O Sion foi o seu novo destino. Realizou mais 4 temporadas de bom nível e, sendo um dos indiscutíveis, chegaria mesmo a capitão de equipa.
- Terá pendurado as chuteiras no final da temporada passada e por terras helvéticas ficou, agora como técnico nos Sub-21 da equipa do Sion.
.
.jpg)
35 comentários:
Definitivamente marreta...
...e ainda por cima foi capitão...apre!
Ainda o estou a ver a correr com aquelas barbatanas que tem no lugar dos pés...
Marreta.
Marreta (aposto que por unanimidade)
O João Manuel Pinto era muito fraquinho. Sem dúvida dos piores jogadores que alguma vez chegou a capitão do Benfica.
Marreta.
recuso-me a cometer qualquer tipo de avaliaçao sobre este flop...NEXT!
um jogador com grande fair-play... foi nosso capitão, mas a qualidade não abundava naqueles 'pes'... não deixa saudade!!!
MARRETA
Mal chegou ao SLB disse logo que era benfiquista desde pequenino. Normalmente todos os marretas começam assim e este não foi excepção. O mais incrivel é que chegou à selecção...
MARRETA...até no fcporto foi marreta!
O Capitão Marreta!
Olhem quem é ele o João Manuel Pinto, o central trapalhão um pouco desengonçado de pontapé para a frente, um MARRETA da pior especie ainda mais vindo do antro da corrupção dos Bimbos.
Sempre foi o mesmo trapalhão de do costume mas o mais incrivel é que foi considerado até um bom central pelos Gabriel Alves dos 90. Deu nas vistas no Belem e vai para o tal clube currupto. É sempre o 3º ou 4º central mas vai ficando até como arma secreta atacante de Sir Bobby Robson. Em 2001 Veiga ofereceu á Luz um pouco no pacote Drulovic depois de 1 ano a treinar sozinho.
Bem imaginem os centrais desse ano: esta perola, com o Argel, o Julio Cesar (o imperador ah, ah, ah) e até o Paulinho Madeira de muletas (só faltava o Edcarlos para ser fantástico). Começou no banco mas até vejam bem ganhou o lugar ao dito imperador. Continuou na mesma enterrado o seu habitual não admirando o 4º lugar. No ano seguinte até chega a capitão pese quase (felizmente) não jogar, sendo no fim da epoca despachado por Camacho indo para o Sion onde ainda é figura de proa e ... capitão.
Enfim um MARRETA do pior (era mesmo muito fraquinho) pese ainda haver bastante pior e ao que parece de facto ser benfiquista.
P.S- Lembro-me de 1 golo nos celebres 8-0 ao Paços de resalto num canto.
Inesquecivel e bem dada foi a cuspidela ao pseudo Artista no WC (já sei que vão criticar), aí sim deixou a Marretiçe de lado
O Benfica teve ouma altura em que ia buscar os jogadores que o FCP não queria... nunca percebi bem o porquê!! Os andrades até agradeciam!!
Marreta
marretoide! mais um sem espinhas.
era da época em que parecia moda chamar-se joão pinto.
Capitão Marreta.
M A R R E T A !
Quanto muito poderia ser um suplente útil, infelizmente a nossa defesa era tão podre que este fulano tinha lugar no 11. No dia em que soube que este sujeito iria ser o capitão quase me deu uma coisinha má.
O episódio de João Manuel Pinto a capitão, mais a dispensa de João Pinto (o original), e ainda ver Sabry considerado como vedeta e melhor jogador da equipa, foram três dos momentos mais inglórios e tristes da nossa história e ocorreram todos num espaço de tempo muito próximo.
Despachem o Edcarlos o mais rapidamente possível senão ainda corremos o risco de o ver com a braçadeira, cruzes, credo, canhoto, bate na madeira!
Central do pontapé para a frente, o facto de ter chegado a capitão e mesmo a titular revela a mediocridade daquele plantel.
Marreta
Super Marreta.
É incrível a quantidade de marretas que têm jogado no Benfica desde os anos 90.
Rex, neste momento como é que está a distribuição entre marretas e vedetas no conjunto dos 124 cromos já colados? É que pela amostra deste (brilhante) blog parece que tivemos mais marretas que vedetas, será assim?
Simplesmente era pior que o Edcarlos a sair a jogar. Chega? :p Marreta
Caro falsolento, assim de memória não consigo responder mas julgo que as contas não deverão estar muito desiquilibradas.
Hoje já não mas amanhã, em casa e com a "base de dados" à minha frente, poderei apresentar um balanço oficial.
Fica prometido! ;)
Um abraço a todos.
MA-RRE-TA
Bota Marreta nisso!!!
MARRETA sem grandes comentários e pensar que envergou a braçadeira de capitão!!!!
Este blog está na Gloriosasfera.
Diga não aos pasquins e leia as opiniões de verdadeiros Benfiquistas.
Navegue na Gloriosasfera em http://gloriosasfera.blogspot.com
MARRETA
aquela defesa nessa epoca foi uma mediocridade cabral argel joao pinto pesaresi...
MARRETA sem duvida
Apesar de chegar a capitão e demonstrar ser benfiquista também não passou de marreta.
Parece-me que o ponto alto da carreira foi no Belenenses e depois no Sion. No Porto era mais um e na Luz... bem... era mais outro! :)
Apesar de benfiquista, foi MARRETA.
Já há muito que não vinha dar o meu voto aqui ao blog e agora que arranjei um tempinho para dedicar a este espaço é proposto que se vote no pior jogador que teve o privilégio de utilizar a braçadeira de capitão do nosso Benfica. Pois bem, para além de pior capitão este rapazinho foi também dos mais toscos futebolistas do Benfica. Quando o via com a braçadeira lembrava-me sempre dum verso do Álvaro de Campos: "Que mal fiz eu aos deuses todos?".
Quanto a episódios caricatos com este marreta, lembro-me dum que é reflexo da falta de inteligência que aliava à sua falta de habilidade. Num jogo com o Farense, em que o Hassan já tinha levado um amarelo, o árbitro assinala um fora de jogo ao marroquino que começa a barafustar. Perante a iminência do 2º amarelo, tal era a indignação do Hassan relativamente ao offside, o benemérito J.M. Pinto resolve segurar o adversário impedindo-o de protestar e ser expulso. E pelo que me lembro, tenho ideia de que nem sequer estávamos a ganhar. Acho que não fui o único a repetir a pergunta do Álvaro de Campos neste episódio.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 0 votos
Marreta - TODOS os votos
Veredicto: MARRETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
FINEST MOMENT IN THE RED SHIRT: cuspidela no seu homónimo do SCP, na SEGUNDA passagem desse pelo clube diferente. Sim, porque não me esqueço que o Jorge de Brito é que foi resgatá-lo a torremolinos. Ele foi pra lá com o Paulo Sousa e o Pacheco.
Sou o único a discordar. Gostava de João Manuel Pinto. Era um central de pontapé para a frente, não complicava, despachava sempre que possível e não foi assim tão mau como todos pintam. É incrível como consideram JM Pinto marreta por unanimidade e outros bem piores tiveram votos de vedeta e alguns até foram considerados vedetas... como é possível? Para mim, JM Pinto terá sido uma pequena vedeta. Não é por acaso que jogou no Belenenses, Porto, Benfica e chegou à Selecção.
Olha que ele é de Chelas nao carcavelos ele morava ao lado do Isel, quando se acham grandes cospem para baixo
E pronto, é ao J.M. Pinto que vou dedicar a minha primeira apreciação neste excelente blogue que descobri há dias e graças ao qual, com exames à porta, me tenho deitado sistematicamente às 8 da manhã.
Sendo eu um benfiquista jovem lembro-me de assistir a um SLB-SCP na companhia de um amigo mais velho (e com memória de grandes capitães do SLB) que gritava com a televisão como nunca o ouvi gritar "como é que este cepo é capitão?? Antigamente o capitão do Benfica era sempre o melhor jogador da equipa!". O JMP era muito fraquinho mas o seu benfiquismo, o seu voluntarismo, até (em retrospectiva, claro) a sua falta de jeito fazem com que não consiga reprimir um sorriso ao recordá-lo. Ainda hoje, quando assisto a jogos com um outro amigo lagarto, sempre que um central despacha a bola para a bancada olhamos um para o outro e interrogamo-nos em coro "JMP, aqui??" (tal como sempre que alguém cruza para trás da baliza exclamamos "César Prates!")
alguém sabe que é feito deste man?
Evaporou-se, foi?
Não sou torcedor do Benfica. Sou brasileiro e acompanho o futebol português. Causou surpresa a avaliação sobre o central João Manuel Pinto que aqui no Brasil goza de prestígio. Foi um central que fazia o que deve ser feito por um central: defender sua equipa a todo custo. Recebemos hoje tantas críticas pelo futebol brasileiro ser "de circo" e nada mais ganhar e vejo aqui os portugueses a desfazer de um central que foi considerado pelos atacantes brasileiros da Seleção do Brasil e de outras equipas que se confrontaram com ele como um zagueiro dos mais duros de se vencer. Chutar para a arquibancada ou estourar para a frente é o que se pede hoje tanto no Brasil e na Argentina onde os zagueiros tentam ser avançados ou ponta-de-lança quando central é para impedir avanços e não para criar jogadas. A criação é função dos meias, dos avançados, dos extremos. Mas que fique aqui apenas a opinião de quem acompanha o seu futebol e vê com estranheza um atleta que jogou no Benfica, no Porto e na Seleção de Portugal ter tamanho desmerecimento. Se ele jogou em equipas respeitadas em todo mundo como é o Benfica, o Porto e a gloriosa Seleção de Portugal, e é assim tão mal avaliado então Portugal dessa época deveria ter um futebol não dos melhores. Se tivéssemos um João Manuel Pinto hoje na Seleção Brasileira não estaríamos a ver centrais dando dribles e entregando o jogo ao invés de fazer o que o central deve fazer: conter o ataque adversário. Parabéns pelo blog. Obrigado pela oportunidade de expressar-me.
Enviar um comentário