Alcunha: Souey, The Beast / Ulubatli Souness / Sornas
Nacionalidade: Escocesa
Local de Nascimento: Edimburgo / Escócia
Data de Nascimento: 6 de Maio de 1953
Posição: Treinador
Altura: 1,80m
Peso: 82Kg
.Clubes:
2007/08 - Sem Clube
2006/07 - Sem Clube
2005/06 - Newcastle
2004/05 - Newcastle
2004/05 - Blackburn Rovers
2003/04 - Blackburn Rovers
2002/03 - Blackburn Rovers
2001/02 - Blackburn Rovers
2000/01 - Blackburn Rovers
1999/00 - Blackburn Rovers
1998/99 - S.L.Benfica
1997/98 - S.L.Benfica
1997/98 - Torino
1996/97 - Southampton
1995/96 - Galatasaray
1994/95 - Sem Clube
1993/94 - Liverpool
1992/93 - Liverpool
1991/92 - Liverpool
1990/91 - Liverpool
1990/91 - Glasgow Rangers
1989/90 - Glasgow Rangers
1988/89 - Glasgow Rangers
1987/88 - Glasgow Rangers
1986/87 - Glasgow Rangers
1985/86 - Glasgow Rangers
.Totais no S.L.Benfica: 70 Jogos (41 Vitórias / 14 Empates e 15 Derrotas)
132 Golos Marcados - 44 Golos Sofridos
.Estreia: 10 de Novembro de 1997, na Luz (S.L.Benfica 1 - Vit. Guimarães 0)
.
Último jogo: 2 de Maio de 1999, na Luz (S.L.Benfica 1 - Campomaiorense 1)
.Competições Europeias: 8 Jogos (3 Vitórias, 2 Empates e 3 Derrotas)
.
Estreia: 12 de Agosto de 1998, na Luz (S.L.Benfica 6 - Beitar 0)
.
Último jogo: 9 de Dezembro de 1998, em Eindhoven (PSV 2 - S.L.Benfica 2)
.Palmarés:
4 Campeonatos da Escócia;
1986/87, 1988/89, 1989/90 e 1990/91 (Glasgow Rangers)
4 Taças da Liga Escocesa;
1986/87, 1987/88, 1988/89 e 1990/91 (Glasgow Rangers)
1 FA Cup - 1992 (Liverpool)
1 Taça da Turquia - 1995/96 (Galatasaray)
1 Supertaça da Turquia - 1996 (Galatasaray)
1 Worthington Cup (Carling Cup) - 2002 (Blackburn Rovers)
.
Curiosidades:
- Em 1985 escreveu a sua autobiografia intitulada "No Half Measures" e em 1999 lança "Souness: The Management Years". Em finais dos anos 80 dedicaram-lhe um jogo de futebol para o Atari, Commodore Amiga e também para o saudoso Spectrum.
- Enquanto jogador foi um centro-campista de reconhecidos méritos, tendo actuado no Tottenham, Montreal Olympique, Middlesbrough, Liverpool, Sampdoria e Glasgow Rangers. Foi capitão do Liverpool durante alguns, coleccionando inúmeros troféus de entre os quais se destacam as 3 Taças dos Clubes Campeões Europeus. Em Inglaterra está incluído na lista dos 100 melhores de sempre. Podem ver o vídeo "Souness - A Lenda" aqui.
- Representou a Selecção Escocesa em 54 ocasiões (marcou 4 golos) e esteve presente nos Mundiais de 1978 (Argentina) e 1982 (Espanha). Era também o capitão de equipa.
- Ao serviço do Galatasaray tem um episódio caricato (e arriscadíssimo) que deixou os adeptos de Fenerbahçe absolutamente furiosos: Dean Saunders marca o golo da vitória do Gala, garantindo a conquista da Taça da Turquia. O jogo termina e Souness corre com uma enorme bandeira do Galatasaray, cravando-a no centro do terreno. Foi a vingança pelas "bocas" dos dirigentes do Fenerbahçe que haviam dito que o Galatasaray havia dado emprego a um doente. Pouco tempo antes, Souness havia sido operado ao coração. Ver vídeo aqui.
- Pegou na equipa do S.L.Benfica à 9ª jornada da Época 1997/98 e até final da temporada futebolística contabilizou (em todas as competições) 20 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, garantindo o 2ª lugar, à frente do Vit. de Guimarães (3ºclassificado) e Sporting (4ºclassificado), e a presença na Liga dos Campeões da temporada seguinte. Pelo meio ainda teve tempo para golear o Sporting em Alvalade (4-1), e Varzim (4-0), Porto (3-0) e Leça (7-1) na Luz. 48 golos marcados e 19 sofridos em todas as competições.
- Abandonou o S.L.Benfica à 30ª jornada da Época 1998/99 após o empate 1-1 na Luz frente ao Campomaiorense. Contabilizava 21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas. Neste ano as vítimas das goleadas foram Campomaiorense (5-0 em Campo Maior), Desp. Chaves (4-0 em Chaves e 4-1 na Luz), Farense e Salgueiros (5-0 na Luz) e ainda a Académica (4-1 na Luz) e o Beitar de Jerusalém (6-0 na Luz). 84 golos marcados e 25 sofridos em todas as competições.
- Foi o responsável pela contratação da famosa "Armada Britânica", composta pelos jogadores Brian Deane, Mark Pembridge, Steve Harkness, Gary Charles, Michael THomas e Deane Saunders. Lançou Bruno Basto e Pepa na equipa principal e, com o aval de João Vale e Azevedo, rejeitou... Deco!!!
- Certo dia, treinava na altura o Southampton, contratou aquele que terá sido provavelmente o maior barrete da história do futebol: Ali Dia. Os pormenores desta deliciosa história podem ser lidos aqui ou aqui.
- Acusado pelos seus detractores de ser teimoso, arrogante e de pulso demasiado firme, mesmo assim não se tem livrado de diversos problemas disciplinares nas equipas que orientou. Célebres são os casos da "rebelião dos portugueses" e as cenas de pancadaria, entre Michael Thomas e Kandaurov, no S.L.Benfica, e de Kieron Dyer e Lee Bowyer, no Newcastle.
- Está sem clube desde que abandonou o Newcastle, a 2 de Fevereiro de 2006. Apesar do avultado investimento no plantel (mais de 52 milhões de euros!!!) com as aquisições de Michael Owen (23 milhões de euros), Scott Parker (9,8 milhões), Albert Luque (14 milhões) e Emre Belozoglu (6 milhões). o Newcastle tardava a mostrar bom futebol e resultados, ocupando os últimos lugares da Premier League.
- Recentemente foi apontado pela comunicação social inglesa como possível manager do Wigan.
35 comentários:
MARRETAÇO
amcslb
Treinou a pior defesa que me lembro de ver no Benfica, com Paulo Madeira titularissimo. As contratações dessa altura, vinham de Inglaterra e penso que a seu pedido, sendo que desses jogadores houve praí um ou dois que ainda se aproveitavam, como o Saunders, apesar da sua idade.
MARRETA!
Pedro
Já faltava o mister Souness o escocês, o MARRETA.
Poucos se esqueceram das suas autenticas reliquias que nos deixou com o seu ar rafeiro, mal educado, tipico daqueles Boxers dos pub´s ingleses. Quem se esquece das caricatas conferências de imprensa a comer maçâs, de facto um mimo.
Bem depois de uma carreira fantástica como jogador fazendo parte da mitica equipa do Liverpool como tecnico fica a léguas do que foi como jogador. Treina varios clubes ingleses até chegar ao clube ao "seu" Liverpool. Como é habito a sua categoria é evidenciada falha e é despedido. Tenta outros países como a Turquia e até Italia sempre com os mesmos resultados.
Entretanto nas eleições Vale Tudo tem uma carta na manga, precisamente este escoçês. Entra em Outubro de 97 e com 3 treinos ganha ao Guimarães com um golo do João Pinto nos descontos. Começa logo a evidenciar o seu mau feitio, queixa-se muito do plantel apesar de equipa recuperar alguma coisa. Em Dezembro recebe o Poborsky, o Kandaurov e o Luis Carlos, sem treinos jogam logo nas Antas onde como sempre somos roubados (o tal golo do Kandaurov) pese a boa exibição, pouco depois o Brian Deane e parte para uma 2ª volta de grande nível, com um futebol alegre, atacante recuperando muitos pontos, dando por exemplo dimensão de jogador (talvez o seu grande mérito) ao Calado e Tiago culminando com a goleadas no WC (4-1) e 3-0 aos Andrades nas Luz. Por outro lado revela o seu fundamentalismo arcaico de disciplina e o seu feitio proprio dos arruceiros tendo problemas com os melhores jogadores, João Pinto, Nuno Gomes e até Poborsky.
No ano seguinte a expectativa era muita mas á boa maneira dos pseudo-ditadores com uma equipa já feita (não sai ninguém titular) baralha e volta a dar. Vai buscar a legião de britanicos como o Thomas, o Pembrige, mais tarde o Harqueness, o Gary Charles, o Saunders. O meio campo que era a força da equipa perde-se com o Big Balls (que ele defendeu até quase á morte), prefere o Saunders ao Deane, incompatibliza-se como sempre com o Poborsky e João Pinto (que até jogou a extremo direito) a epoca é igual ás outras má.
Eliminado da Champions por perder na Filandia com o Gigante HJK, a verdade é que no campeonato mantem-se na luta até Março. Tem o jogo do ano na Luz com o Boavista a 1 ponto e 2 dos Andrades. A história infelismente é conhecida e a partir daí foi o declinio. Passado 1 mês é despedido por num jogo com o Campomaiorense em vez de fazer o seu papel gozar com o jogadores rindo-se á fartazana.
Mais 1 dos tempos negros do clube, que nos atormentaram muitos anos um bom exemplar de Treinador MARRETA.
P.S- O engraçado foi durante as tramoias e falsidades que o grande Vale Tudo ia fazendo Souness sempre o defendeu, sempre acreditou em tudo. Pois é quando foi despedido veio com a reliquia "este homem mente-nos nos Olhos". Quem te avisa...
Curiosamente tinha a sina de ganhar no WC até o Beto lhe deu alegrias
Como jogador VEDETA
Como treinador MARRETA
marreta..apesar do golorioso, salientar aspectos positivos..ate nem teve assim tao mal..
Responsável pela vinda para o Benfica de uma catrefada de Marretas e Reformados de luxo da Liga Inglesa.
Tinha Big Balls, mas a verdade é que, tirando os 3-0 na Luz ao porto e o belo pontapé para as couves mesmo na cara de paulinho santos que desencadeou um sururu dos antigos, e a vitória sem espinhas em Alvalade 4-1, não fez mais nada de especial.
Um Grande Marreta!!
http://flopsdobenfica.blogspot.com/
A atenuante que pode servir para desculpar alguns treinadores de não ter um plantel competitivo, no caso do Souness não pode ser aplicada. Não que o plantel fosse de luxo (até havia jogadores de lixo)), mas quando se trocam os que lá estão por outros piores... é difícil. Marreta (como jogador é que ele era bom)
Epah que marreta...mas kmarreta, pessoal eu sou novinho nme lembro disto, mas como e k se pode dizer que o porto n fazia corrupcao kd vejo uma coisa escandalosa como esta
http://www.youtube.com/watch?v=QXu7kU-BHFY&eurl=http://memoriagloriosa.blogspot.com/
é incrivel ate que ponto isto pode acontecer
M A R R E T A
http://benfica-fc.com/slbenfica/
MARRETA! Ninguém me convence de que ele não ganhava dinheiro com as carradas de britânicos que trazia e depois preferia-os aos portugueses ou aos jogadores de outras nacionalidades. Era um ordinário e pior do que ele só o presidente de então. Muito lixo havia no nosso clube! Desperdiçava o talento de jogadores como João Pinto e Nuno Gomes em favor de marretas como o Thomas, o Harkness ou o Gary Charles. Não foi por acaso que perdemos por 0-3 com o Boavista no jogo que o glorioso refere. Nesse dia, estreou um lateral e colocou a jogar outro depois de estar lesionado várias semenanas. Brilhante!
Marreta e Bêbado!
Marreta é pouco.
Estou de acordo com a Hermione:
Como jogador VEDETA
Como treinador MARRETA!
Eu quase q me arriscava a dizer q se o souness se tem ido embora no final da 1ª época, seria lembrado como vedeta.
Mas infelizmente tivemos q gramar com um péssimo 2ºano, com a vinda de mtos "muppets" e com opçoes tecnicas incriveis: quem n se lembra de souness ter apostado na titularidade de harkness e charles no ultra-decisivo jogo com o boavista, qdo eles alem de serem horriveis tinham chegado dias antes...
MARRETA. Se não estou em erro, pegou no Benfica quando estávamos no 6º luga, a meio de uma época e acabámos em 2º... Na 2ª época é que foi pior. Um autêntio flop... e além de mau treinador é também má pessoa, que o diga o Dwight Yorke...
Marreta e COMISSIONISTA!
Não me admira nada que com o Zé Veiga de regresso esta encomenda ainda vá treinar o Leiria.
Como jogador, grande vedeta. Como Coach - Vedeta. Como Manager - Marreta.
E porquê? Quando levou com os jogadores que lhe deram, fez um bom trabalho, quando o meteram a contratar, apenas foi buscar os "amigos" e só fez merda. No computo das 2, dá um saldo de marreta pois não conseguiu ser campeão e foi o treinador de uma das mais copiosas derrotas na Luz (perder para o boavista por 3 em casa, não é para qualquer um...)!
Marreta, tachista e gozão. Tem todos os atributos para ser como é: um desastre.
MARRETA, na pior fase de sempre do Benfica. Sempre me pareceu um vigarista conivente com o Vale.
Não gosto de lembrar-se desses tempos.
Marreta!
Pela segunda época, MARRETA. Foram casos a mais. Jogadores descontentes, opções tácticas absurdas - Pringle começou essa época a titular, fazendo dupla com Deane e relegando JVP e Nuno Gomes para o banco; estreou a tácticas de três defesas no Dragão, contra uma equipa que jogava com e avançados; foi buscar Saunders, um ponta de lança, que depois punha a colocar nas costas de JPJ; ando so on... -, transferências ridídculas - autorizou a saída de Minto para ir buscar Harkness e deu aval à não contratação de Deco - e um feitio irascível.
Mas numa coisa dou-lhe algum mérito. Enquanto fez dupla com Vingada, o Benfica jogava muito bem à bola. Continuo a achar que foi nesse período que o Benfica apresentou o melhor futebol dos últimos 15 anos. Muita velocidade, ocasiões de golo em catadupa, uma defesa estranhamente estável para os jogadores que a compunham e um miolo fantástico, com Tiago e Calado a jogarem como nunca mais o voltariam a fazer.
No entanto, MARRETA!
Tinha uma estranha obsessão por determinados jogadores. Dean Saunders, Brad Friedel e Hakan Sukur são apenas alguns.
Começou bem e a prometer muito mas acabou sendo um marreta como muitos outros que passaram pelo clube.
Dispensou o Deco pá lolol MARRETA do tamanho de um camião cisterna.
Ora então um grande bem haja
um britânico que jogava em 3-5-2.. fez pouca mossa! Marreta
SUPER HIPER MEGA MARRETAAAAAAAAAA
Vou repetir o meu post para corrigir alguns erros:
Pela segunda época, MARRETA. Foram casos a mais. Jogadores descontentes, opções tácticas absurdas - Pringle começou essa época a titular, fazendo dupla com Deane e relegando JVP e Nuno Gomes para o banco; estreou a táctica de três defesas nas Antas, contra uma equipa que jogava precisamente com três avançados; foi buscar Dean Saunders, um ponta de lança nato que o escocês depois insistia em colocar nas costas do JVP -, transferências ridídculas - autorizou a saída de Minto para ir buscar Harkness e deu aval à não contratação de Deco - e um feitio incontrolável.
Mas numa coisa dou-lhe algum mérito. Enquanto fez dupla com Nelo Vingada, o Benfica jogava muito bem à bola. Continuo a achar que foi nesse período que o Benfica apresentou o melhor futebol dos últimos 15 anos. Muita velocidade, ocasiões de golo constantes, uma defesa estranhamente estável para os jogadores que a compunham e um miolo fantástico, com Tiago e Calado a jogarem como nunca mais o voltariam a fazer.
Ponto a favor: a forma como deu o peito a Lula, Paulinho Santos e afins. Não socou e fugiu como Socolari. Disse: estou aqui e agora que vão fazer? Se o Tiago não o tem puxado, acho que dava conta de meia equipa do Porto na boa. E pelo meio ainda parava para um shot de scotch. :D
No entanto, MARRETA!
Já foi tudo dito sobre este senhor. Grande desilusão a 2ª época... para a história, 2 frases: os "fuck you" aos adeptos e as "big balls" de Michael Thomas... porque é que em Nov. 97 não veio o Bobby Robson....
Ah... e claro que é Marreta!
Foi um bom jogador mas como treinador, além de teimoso que nem um asno, é mais um. Apenas fez um trabalho digno de registo no Rangers e no Blackburn. Nos clubes com dimensão, ambição e exigências de topo nunca esteve à altura. Ao contrário do que está escrito no post acho que pulso firme é coisa que nunca teve e é um dos seus grandes problemas.
O futebol dos 70 e 80 não mais existe e por isso: Marreta!
sherlock holmes
Como treinador: MARRETA
Como bêbado: VEDETA!
Marreta em todos os sentidos.
Excelente negociante. Nesse sentido, fez uma boa dupla com o vale... pena não ser em proveito do Benfica...
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 0 votos
Marreta - TODOS os votos
Veredicto: MARRETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
O link para o video "Souness, The Legend" tem uma bronca. Já viste, Rex?
A 1ª época foi muito boa mas depois a pinga estragou tudo. Como é óbvio, não passa de Marreta.
Está reparado, Pedro.
Obrigado! ;)
Vou por um comentário que li aqui em cima: se se tivesse ido embora depois do 2º lugar de 97/98, seria vedeta com um registo muito semelhante ao da 1ª época de Camacho. Assim, para azar dele e nosso, percebemos claramente que foi um grande marreta.
Enviar um comentário