Alcunha: O Ruço
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Rua dos Mouros / Bairro Alto - Portugal
Data de Nascimento: 18 de Abril de 1950
Posição: Defesa-Direito
Altura: 1,70m
Peso: ?
.Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1980 - New England Tea Men - 30 Jogos / 0 Golos
1979/80 - Sporting - 14 Jogos / 0 Golos
1979 - New England Tea Men - 23 Jogos / 0 Golos
1978/79 - Sporting - 23 Jogos / 0 Golos
1977/78 - Sporting - 27 Jogos / 0 Golos
1976/77 - S.L.Benfica - 13 Jogos / 0 Golos
1975/76 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 0 Golos
1974/75 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 1 Golo
1973/74 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 1 Golo
1972/73 - S.L.Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1971/72 - S.L.Benfica - 27 Jogos / 1 Golo
1970/71 - Académica - 26 Jogos / 1 Golo
1969/70 - Académica - 21 Jogos / 1 Golo
1968/69 - Académica - ? Jogos / ? Golos
"Formação"
1967/68 - S.L.Benfica (Juniores)
1966/67 - Futebol Benfica (Juniores)
. Totais no S.L.Benfica: 161 Jogos / 3 Golos
(Campeonato 124/3, Taça de Portugal 16/0 e Eurotaças 21/0)
.
Estreia: 12 de Setembro de 1971, nas Antas
(F.C.Porto 1 - S.L.Benfica 3) com Jimmy Hagan
.
Último jogo: 30 de Maio de 1977, na Tapadinha
(Atlético 0 - S.L.Benfica 2) com John Mortimore
.
Primeiro golo: 28 de Maio de 1972, em Faro
(Farense 2 - S.L.Benfica 5) - Marcou o 0-2 aos '
.
Último golo: 26 de Janeiro de 1975, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Leixões 1) - Marcou o 3-0 aos '
. Competições Europeias: 21 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 15 de Setembro de 1971, em Innsbruck
(Wacker Innsbruck 0 - S.L.Benfica 4)
.
Último jogo: 29 de Setembro de 1976, na Luz
(S.L.Benfica 0 - Dínamo Dresden 0)
.Selecção: 35 Jogos / 1 Golo
.
Estreia: 10 de Maio de 1972, em Nicosia
(Chipre 0 - Portugal 1) com José Augusto
.
Último jogo: 21 de Novembro de 1979, na Luz
(Portugal 1 - Áustria 2) com Mário Wilson
.
Primeiro golo: 1 de Novembro de 1979, no Jamor (Portugal 3 - Noruega 1)
.
Último golo: 1 de Novembro de 1979, no Jamor (Portugal 3 - Noruega 1)
.Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.Palmarés:
1 Campeonato Nacional de Juniores - 1967/68 (S.L.Benfica)
6 Campeonatos Nacionais -
1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76 e 1976/77 (S.L.Benfica) e 1979/80 (Sporting)
2 Campeonatos de Reservas - ? e ? (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1971/72 (S.L.Benfica) e 1977/78 (Sporting)
2 Taças de Honra da A.F.L. - 1974/75 e ? (S.L.Benfica)
1 Torneio Ramon Carranza - 1971/72 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- Após completar o percurso de formação, Artur Correia decide, apesar de ser um dos eleitos de Otto Glória para integrar o plantel principal, rumar a Coimbra. Perseguia o sonho de um dia vir a ser médico, mas o apelo do futebol foi mais forte. 3 temporadas ao serviço de uma "Super-Briosa" comprovariam o inevitável: Perdera-se certamente um bom médico mas encontrara-se um magnífico executante de outra entusiasmante ciência - o futebol. Talvez mesmo "o melhor lateral-direito da Europa", segundo Stefan Kovacs.
- No triénio 1978-80 foi um dos 4 vogais da Direcção do SJFP.
- Ao longo da sua carreira, demasiado curta em virtude de uma pleurisia e de um acidente cardio-vascular, Artur Correia esteve envolvido em diversos episódios caricatos. Num deles, ao serviço do Sporting e revoltado com a arbitragem supostamente tendenciosa de Graça Oliva (entretanto desaparecido num estranhíssimo, e não totalmente explicado, acidente), soltou: "Você é um lampião!" - ao que o juíz da partida terá ripostado: "E tu, não és?". Artur replicou: "Sou, mas pelo menos tento disfarçar!". Esta e muitas outras histórias imperdíveis podem ser lidas numa entrevista do blog O Cromo dos Cromos.
- Depois de ter acabado a carreira de futebolista, Artur treinou por exemplo o Sesimbra e o CDUL (1996/97 e 1997/98), tendo ficado, até à actualidade, sempre ligado à área desportiva da Câmara Municipal de Lisboa.
- Esteve, juntamente com outras grandes figuras do clube, na cerimónia de oficialização da candidatura de Luís Filipe Vieira, actual presidente dos encarnados, em Outubro de 2003.
- É presença habitual em inaugurações e/ou festas nas diversas Casas do Benfica.
. ..Veredicto: VEDETA!
30 comentários:
Vedeta.
Um soberbo lateral direito oriundo duma super equipa da Académica, que chegado a um gigante do futebol mundial confirmou ser uma grande VEDETA!
Artur o Ruço. Uma grande Vedeta do nosso Glorioso, um grandissimo jogador, um grande homem, um fabuloso Benfiquista, uma enorme VEDETA.
Era um Lateral Direito já nos anos finais de 60 inicios dos 70 como hoje os melhores são. Raçudo e forte a defender, inteligente e rapido a atacar. Fazia praticamente todo o corredor com uma categoria e velocidade incriveis, sendo na altura mesmo considerado dos melhores laterais da Europa.
Veio da Académica novo para o clube ainda com a mitica equipa dos campeoes da Europa. Havia o Adolfo titularissimo mas pela sua categoria ganha rapidamente o lugar e obriga este a derivar para a esquerda. A partir daí torna-se expoente da equipa e socios principalmente pela sua raça e estilo (era o prototipo de jogador á Benfica). Faz parte de equipas históricas como aquela que em 73 só empata 2 jogos no campeonato, ganhando titulos e mais titulos. Infelismente não consegui-o o titulo Europeu (esteve perto em 71 perdendo nas meias finais com o Ajax depois de cilindrar o Feyenoord) e na selecção está no famoso Mundialito no Brasil perdido na final no Maracaná com os da casa numa equipa no 11 inicial com 10 jogadores do Glorioso.
Depois a desgraça tem uma doença grave fica quase 1 ano sem jogar e com muita tristeza o clube não lhe renova o contrato. Joga nas Americas e com o coração em lagrimas vai para os Lagartos onde volta a mostrar a sua categoria pese o normal não ter ganho nenhum titulo. Naquela caricatura de clube era o unico como ele dizia jogador á Benfica.
Hoje é presença assidua nas casas do Glorioso, um fantástico benfiquista, para sempre uma grande VEDETA.
P.S - Tem histórias deliciosas como aquela de no WC antigo no intervalo perguntar sempre ao policia de serviço qual o resultado do Benfica, ou numa das suas raras visitas á Luz de verde chamar tudo e "malandro benfiquista" ao arbitro que marcou 1 penalti sobre o Chalana e este responder "não sou mais do que tu", e ele " é verdade mas eu ao menos tento disfarçar". Bem sejas Arur o Ruço.
Grande VEDETA....este sim, era um lateral a sério, ao contrário daquele banana do Fernando Mendes
O Sr. Artur foi uma VEDETA no nosso clube.
Um bem-haja!
Benfica Sempre, mesmo depois da morte!
Morte aos Andrades!
Um craque e um grande benfiquista pese embora tenha jogado nos queques do Lumiar. Pelo menos nunca o ouvimos dizer mal dos lagartos como outros artolas que fizeram o percursso inverso. Até nisso é um senhor.
Grande vedeta.
Há uma bela entrevista ao Artur no blog O Cromo dos Cromos (http://cromodoscromos.com) do Pedro F.F. Só pelas histórias que conta e pela forma como sente o Benfica merece ser Vedeta.
De resto, vi-o jogar muito pouco, está presente nas minhas primeiras memórias futebolísticas mas julgo que nessa altura já ao serviço dos lagartos. Lembro-me do problema de saúde que o afectou e de uma série de homenagens que lhe prestaram desde então.
Merece o voto como VEDETA.
Espero que saibas muitas das histórias do Ruço, e que contes algumas, Rex. Principalmente aquelas entre o Ruço, já no Sporting, e o seu amigo Chalana.
Vedeta, obviamente. O protótipo do jogador à Benfica. Essa entrevista d'O Cromo dos Cromos é imperdível.
A história mais famosa dele é aquela em que belisca um árbitro gordo num Benfica - Sporting, quando já era jogador dos verdes, e depois o que lhe diz. E também há aquela entrada "assassina" para proteger o Eusébio...
Grande jogador, grande VEDETA
Reconheci-o mas não me lembro de o ver jogar. Nas minhas primeiras recordações o Artur estava na Agremiação de Queques de Camisolas Engraçadas, mas pelo que disseram aqui dele e pelo currículo que acabei de consultar na minha Enciclopédia do Benfica o Artur é VEDETA!!!! à Benfica:)
Deve haver poucos ex-jogadores do nosso clube que amem tanto o Benfica como o nosso Artur.
Pena é que que não lhe façam uma justa homenagem enquanto ainda está vivo. A ele e a muitos outros esquecidos por estes dirigentes do futebol moderno.
GRANDE VEDETA!
VEDETA
Publicamente nunca disse, mas em privado admite que o maior arrependimento da sua carreira, foi ter ido jogar para o Sporting...
Um daquela geração de 70 que o melhor que fez foi a final no Mundialito,mas que tinha grandes jogadores,um deles era o ARTUR.
VEDETA,claro
VEDETAÇO...ora aqui está a antítese entre um grande lateral( que foi dos melhores da Europa da sua geração) e uma promessa a melhor lateral da Europa como o F. Mendes...
Também creio que as homenagens devem ser feitas em vida e seria justo que homenageassem o grande Artur, o Ruço
PS: Os brasileiros costumam ter uma expressão engraçada quando se comparam jogadores ou equipas de qualidade oposta...tipo comparação entre marretas e vedetas...a expressão é a seguinte:
" Os dois (tanto vedeta como marreta) têm tudo, só não têm é comparação"
VEDETA, é claro.
O seu percurso foi o seguinte: Benfica (júnior) (->1968), Académica (1968->1971), Benfica (1971->1977), Sporting (1977->1980). Fez duas épocas de verão na NASL, com os Tea Men, em 1979 e 1980. Em Setembro de 1980, teve infelizmente a trombose que o forçou a abandonar o futebol.
Ele tem uma história muito curiosa ainda dos tempos da Académica; o prolongamento da eliminatória da Taça UEFA com o Manchester City estava a ser uma coisa pachorrenta, quando de repente se vê o Artur a correr que nem uma seta pela linha lateral. Está tudo embasbacado quando se repara porquê: estava a fugir do Francis Lee, um dos mais rudes avançados do futebol inglês da altura, que lhe ameaçava soco (!). lol
Este acabou por ser o único lance de registo de um jogo que a Académica perdeu 1-0.
RF
Ainda vi jogar o Artur.
Indiscutivelmente uma vedeta e um jogador de enorme classe.
http://benfica-fc.com/slbenfica
Grande jogador. Tal como já foi dito é um daqueles que se enquadra perfeitamente no padrão de "Jogador à Benfica". Jogou na equipa lagarta, é verdade, mas era daqueles que nem assim apetecia dizer mal dele. Sempre profissional, sempre abnegado e, acima de tudo, sempre um grande benfiquista.
VEDETA
VEDETA, apesar da traiçãozinha de ter ido jogar para o Sporting.
vedeta
é mm lampião, tem um coração tão grande que quis ir ajudar os verdes LOL
enorme!!
Grande, enorme benfiquista, e grande vedeta. Provavelmente o melhor lateral da história do Benfica.
O Artur não fugiu para os lagartos como querem dar a entender. Artur teve um problema pulmonar e os responsáveis do Benfica tiveram receio que fosse o fim da linha para ele e não lhe renovaram o contrato.
O homem fez-se à vida e aceitou um convite dos tipos do Lumiar que se devem ter lembrado de Germano que padeceu de problema semelhante e por isso não equipou à calimero e ainda bem.
Grande jogador e grande benfiquista! Vedeta!
Vedeta, sem espinhas. Tem lugar junto dos melhores de sempre.
Como Artur não existiu mais nenhum. Veloso é igualmente mítico mas um jogador muito diferente
Parecido com Artur só vimos alguns anos depois o Miguel que é também um lateral moderno mas Artur também o foi..... 35 anos antes!
VEDETA!
Vedeta.
Um dos melhores de sempre na sua posição a actuar na Luz ao qual nem o facto de ter jogado de verde ranho tira o brilho. Vedeta obviamente
"Contagem" encerrada!
Vedeta - TODOS os votos
Marreta - 0 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Já venho tarde e teria votado Vedeta. Conheci-o e conheço o filho. Sempre foi presença assídua no camarote presidencial.
É a prova de que o Benfica é grande!
Mesmo com a traiçãozinha de ir para o sportem, foi o Benfica que cuidou dele após o acidente.
Grande vedeta. Faz parte do historial das maiores de sempre do Benfica. Um jogador à Benfica, que hoje seria à Porto, que é como se chama agora aos jogadores com raça e garra e vontade de vencer. É pena, porque era assim que gostava que os do Benfica fossem sempre, mas cada vez isso é mais raro...
Tenho a felicidade de ter visto toda a carreira dele e uma felicidade maior, por ser seu amigo pessoal. Como ele diz: -Se o atleta acabou, com o infortunío da doença, o Homem ficou.
Acrescento eu, um Homem à séria. Amigo do amigo, nobre de sentimentos, intenso e vertiginoso nos afectos, como o foi dentro e fora do campo quando deixou marcada uma certeza, que as imagens registadas da RTP podem e deveriam comprovar:Foi de longe o melhor lateral-direito português e um dos melhores do Mundo.
Não foi ele que traiu o nosso querido SLB, foi Romão Martins que o fez, porque infelizmente Borges Coutinho já tinha falecido.
António Melo
Enviar um comentário