Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Bissau / Guiné-Bissau
Data de Nascimento: 22 de Agosto de 1956
Posição: Defesa-Esquerdo
Altura: ?
Peso: ?
.Clubes:
1987/88 -> ?
1986/87 - Belenenses - 16 Jogos / 1 Golo
1985/86 - Sem Clube
1984/85 - Sem Clube
1983/84 - Sem Clube
1982/83 - Boavista - 4 Jogos / 0 Golos
1981/82 - Sem Clube
1980/81 - Sem Clube
1979/80 - S.L.Benfica - 29 Jogos / 1 Golo
1978/79 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 0 Golos
1977/78 - S.L.Benfica - 29 Jogos / 0 Golos
1976/77 - S.L.Benfica - 10 Jogos / 0 Golos
"Formação"
1975/76 - S.L.Benfica - ? Jogos / ? Golos
1974/75 - S.L.Benfica - ? Jogos / ? Golos
1973/74 - S.L.Benfica - ? Jogos / ? Golos
.Totais no S.L.Benfica: 122 Jogos / 1 Golo
(Campeonato 92/1, Taça de Portugal 18/0 e Eurotaças 12/0)
.
Estreia:
27 de Novembro de 1976, na Luz (S.L.Benfica 3 - Riopele 0), com John Mortimore
.
Último jogo:
7 de Junho de 1980, no Jamor (S.L.Benfica 1 - Porto 0), com Mário Wilson
.Primeiro golo:
4 de Novembro de 1979, na Luz (S.L.Benfica 3 - Sporting 2) - Marcou o 2-0 aos 43'
.
Último golo:
4 de Novembro de 1979, na Luz (S.L.Benfica 3 - Sporting 2) - Marcou o 2-0 aos 43'
.Competições Europeias: 12 Jogos / 0 Golos
.
Estreia: 14 de Setembro de 1977, na Luz (S.L.Benfica 0 - Torpedo Moscovo 0)
.
Último jogo: 3 de Outubro de 1979, na Luz (S.L.Benfica 2 - Aris Salónica 1)
.Selecção: 9 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: ?
.
Último jogo: ?
.
Primeiro golo: 15 de Novembro de 1978, em Viena (Áustria 1 - Portugal 2)
.
Último golo: 29 de Novembro de 1978, em Lisboa (Portugal 1 - Escócia 0)
.Palmarés:
2 Campeonatos Nacionais (Juniores) - 1974/75 e 1975/76 (S.L.Benfica)
1 Campeonato Nacional - 1976/77 (S.L.Benfica)
1 Taça de Portugal - 1979/80 (S.L.Benfica)
.Curiosidades:
- No S.L.Benfica fez parte da equipa que registou 56 jogos - 56!!! - sem perder para o Campeonato Nacional. Apenas Celtic (62 jogos), Saint-Gilloise (60 jogos) e A.C.Milan (58 jogos) superaram essse feito nos respectivos campeonatos nacionais.
- A 12 de Fevereiro de 1978, na época 1977/78, no célebre "Jogo do brinco de Vítor Batista" interceptou aos 26' de jogo de forma violenta Rui Jordão, entretanto regressado de uma época para esquecer em Saragoça e reforço do Sporting. Resultado: Tíbia partida ao "Gazela Negra".
- No dia 7 de Junho de 1980, na final da Taça de Portugal que o S.L.Benfica acabaria por "roubar" ao Porto com um tento solitário do brasileiro César aos 36', é a sua vez de ir parar ao "estaleiro": Num lance com Frasco, logo aos 10' de jogo, o portista "vingou" o sportinguista e Alberto foi forçado a abandonar o rectângulo de jogo com o peróneo partido. Foi o princípio do fim de uma carreira que se antevia brilhante...
- Após longo suplício na tentativa de recuperar totalmente ainda jogou no Boavista ao lado de outros 2 ex-benfiquistas: Jorge Silva e Reinaldo. Sem sucesso. Averbou apenas 4 jogos com a camisola axadrezada sem marcar qualquer golo.
- Anos mais tarde, na época 1986/87, ainda representou o Belenenses tendo disputado 16 partidas, marcando 1 golo. Aos 30 anos seria esta a última época que se lhe conheceu entre os maiores do pontapé na bola. E logo ele, que segundo palavras da Vedeta Mário Wilson era "um puro sangue, uma força da natureza".
"O Alberto pode jogar, mantendo os mesmos padrões exibicionais, dia sim, dia não; ou até dia sim, dia sim!", soltou um dia o "Velho Capitão".
. Veredicto: VEDETA!
38 comentários:
Nome apagado, hem? :)
Este é VEDETA. Acabou cedo a carreira mas era dos bons.
É o Alberto? Se for é Vedeta, grande craque!
GRANDE CACETEIRO E GRANDE VEDETA.
Não me lembro de vê-lo jogar, vou esperar pela estatística.
Shéu já foi e Pietra não era assim tão escurinho. Só pode ser Alberto.
Defesa viril e rápido que veio da formação com Chalana.
Estará referenciado para todo o sempre como caceteiro por causa da perna partida do Jordão no célebre jogo do brinco de Vítor Batista. O próprio Rui Jordão admitiu na altura que o Alberto era duro mas não tinha intenção de lhe partir a perna.
Já agora para quando o aparecimento desse craque por estas bandas malta?
Diga-se o que disser o facto é que era bom jogador e também uma perna partida lhe arruinou a carreira. Mas foi vedeta enquanto durou.
Alberto é Vedeta!
Este é dos difíceis. Acho que só foi campeão uma vez e logo na época de estreia no Benfica (em que até não jogou muitos jogos). Depois afirmou-se, mas nunca mais conseguiu ser campeão.
Por ter jogado numa altura em que o conceito de mística ainda não tinha sido desvirtuado, leva com a classificação de vedeta, mas acho que não era um jogador por aí além.
Teve a vantagem de jogar ao lado do Humberto Coelho e assim também eu (he he)
Abstenho-me. Não me recordo dele.
Puro sangue não sei, mas gostava de fazer sangue, disso lembro-me bem. Marreta!
como nao me recordo deste... o meu voto é nulo
Não conheço o suficiente para me pronunciar
Não sei quem é ! Logo abstenho-me..
Mas quem é? Tem aspecto de ser viril e mandão...resta saber se sabia jogar.
Eu acho que ou é vedeta ou é marreta ;)
Alberto Junior. Excelente nos juniores com Chalana e vingou de imediato nos seniores mas uma perna partida acabou com o sonho. Era duro mas a história de Jordão é usada apenas para o denegrir e para branquear o que mais tarde lhe viria a acontecer. Se dizem que partiu a perna de propósito ao Jordão porque não fazem um interrogatório ao Frasco? De preferência em Guantánamo!
Poucas recordações...
Agressivo mas bom. Vedeta.
Ainda há uns dias deu um Suiça-Portugal, na RTP Memória, onde ele foi titular. A perna partida, a dele, terminou-lhe a carreira.
Voto vedeta. Apesar dos inúmeros relatos que já ouvi sobre a quantidade de sarrafada que costumava distribuir.
Mais um atraiçoado pelas lesões... já foram tantos.
VEDETA, coitado, nem era má pessoa, pois distribuir sarrafada pelos outros é serviço público
O curriculo não impressiona e o futebol não é para caceteiros - Marreta!
Vedeta, obviamente! Quem vota marreta é porque está de má fé (como ali o anjinho) nunca o viu jogar ou não percebe um peido de futebol...lembro-me perfeitamente do golo contra as osgas e dos golos que nos deram vitórias pela selecção, um deles soberbo, não me recordo contra quem...
Dino, parece-me que nas curiosidades falta a informação de que a equipa há mais tempo sem derrotas é o Chelsea de Mourinho...64! ;)
Caro 4º duke, Rui Jordão será relembrado por aqui no post Nº126.
Workin'on it, visconde.
Thanks! ;)
Sinceramente nem me lembro dele. Mas pelos vistos é daqueles que fica no limbo.
O recorde do Chelsea corresponde aos jogos em casa, invencivel há 64 jogos, bem como o do Liverpool enquanto o nosso corresponde 56 jogos seguidos para o campeonato sem perder (76-77,77-78 onde fomos vice com 0 derrotas, e 78-79).Os outros não sei.
É isso, paneira, esqueci-me desse pormaior...;)
Andei com os filhos dele no infantário... só por isso, vedeta!
A título de curiosidade, o Alberto é o proprietário de um dos melhores bares de São Vicente.
Nunca o vi jogar. Mas, pelo que me contam, era VEDETA!
O meu pai disse que ele era uma máquina um dos melhroes defesas esquerdos que viu jogar, e tinha só pédireito.Ele contou-m duas coisa um golo à Austria em que fintou quase a equipa toda e num jogo com o Nacional de montevideu em que no fim do jogo de uita porrada ele pegou num dos placares das susbtituições e a cada uruguaio que ia a passar para o tunel... Pimba :).
Cepo e caceteiro. Quinze dias de fama balizados por dois golos pela selecção. Quanto ao resto, karma is a bitch. Marreta.
"Contagem" encerrada!
Vedeta - 13 votos
Marreta - 3 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
Boas...excelente jogador lançado por Mortimore...poderia ter sido um dos melhores de sempre se não fosse as lesões...ainda regressou ao futebol para surpresa de todos para a excelente equipa do Bellneses nos anos 80...com a estória dos magriços regressou à selecção e jogou no meio campo...por falar em selecção recordo os dois golos marcados de seguida..um em Viena de Austria que nso deu a vitória por 2-1 e o outro no jogo a seguir no estádio da Luz contra a Escócia de Sounesse e Dauglish...grande jogador..forte e tecnico...
Bola7
Perdão...quando referi magriços estava a referir-me sim a Saltillo...com a sida da maioria dos jogadores ele teve lugar cativo na selcção..ainda há pouco passou um jogo dessa selcção na RTPmm e ele lá estava...
Bola7
Para o Antão até Eusébio é Marreta. É doença, não liguem...
Já (quase) todos perceberam o que o move, caro Pedro Neto. Aqui ou em qualquer outro blog ou fórum de futebol.
No fim, e na maioria dos posts, a opinião da maioria normalmente desmascara absolutamente quem (como ele) está de má fé. ;)
Um abraço.
Não o conheço, sinceramente poucas vezes tinha ouvido falar dele. Vou acreditar nos relatos de quem o viu jogar. Vedeta.
Claramente vedeta.Formado nas escolas do Benfica,sobe aos seniores em 1976,e é um dos muitos jovens a quem Mortimore dá a opurtunidade de se afirmar,numa fornada que incluía o Pequeno Genial e José Luis.Faz 4 grandes épocas, mas na final da taça de 1980 sai lesionado com uma fratura da tíbia e do perónio devido a uma entrada assassina do cabrão do Frasco.Neste tempo em que andamos a minguar por um lateral esquerdo,tr um jogador como o Alberto era ouro sobre azul.Era rijo e não virava a cara á luta.Só a titulo de curiosidade,era um dos elementos da defesa menos batida da historia do Benfica nos campeonatos nacionais,com 11 golos sofridos em 30 jogos na época de 77-78,actuando ao lado de Manuel Bento,Antonio Bastos Lopes,Humberto Coelho e Eurico Gomes.
Apercebi-me que todos falaram de quem e como era, eu ainda não tinha idade para saber, mas hoje tenho para dizer como é, gentil, suave a falar, educado, simpático conquista logo com poucas palavras, amável .....
Quem quiser conhecer o Sr. Alberto, ele está em São Vicente, Cabo Verde com um Café de outo mundo na Avenida Lisboa, Café Lisboa. È um prazer conhecer pessoas assim, faz bem a ALMA.
Arlindo Silva - Pombal Portugal
Enviar um comentário