Alcunha: Toni / O Craque Saloio (por Mário Wilson)
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Mogofores / Anadia
Data de Nascimento: 14 de Outubro de 1946
Posição: Treinador
.Clubes:
2007/08 - Al-Ettifaq - Treinador
2006/07 - ?
2005/06 - ?
2004/05 - ?
2003/04 - Al-Ahly - Treinador
2002/03 - Shenyang Jinde - Treinador
2001/02 - S.L.Benfica - Treinador (1ª à 16ª Jornada)
2000/01 - S.L.Benfica - Treinador (14ª à 34ª Jornada)
1999/00 - ?
1999 - Emirados Árabes Unidos (Treinador-Adjunto)
1998/99 - ?
1997/98 - ?
1996/97 - S.L.Benfica - Director Desportivo
1995/96 - Sevilha - Treinador
1994/95 - Bordéus - Treinador
1993/94 - S.L.Benfica - Treinador (1ª à 34ª Jornada)
1992/93 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto + Treinador (10ª à 34ª Jornada)
1991/92 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1990/91 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1989/90 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1988/89 - S.L.Benfica - Treinador (1ª à 38ª Jornada)
1987/88 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto + Treinador (13ª à 38ª Jornada)
1986/87 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1985/86 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1984/85 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1984 - Selecção Nacional - Treinador *
1983/84 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1982/83 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
1981/82 - S.L.Benfica - Treinador Adjunto
.Totais no S.L.Benfica: 215 Jogos (127 vitórias, 58 empates e 30 derrotas)
.Estreia: 6 de Dezembro de 1987, na Luz (S.L.Benfica 0 - Sporting 3)
.
Último jogo: 23 de Dezembro de 2001, no Bessa (Boavista 1 - S.L.Benfica 0)
.Competições Europeias: 22 Jogos (11 vitórias, 7 empates e 4 derrotas)
.Estreia: 2 de Março de 1988, na Luz (S.L.Benfica 2 - Anderlecht 0)
.
Último jogo:
13 de Abril de 1994, no Ennio Tardini em Parma (Parma 1 - S.L.Benfica 0)
.Palmarés:
2 Campeonatos Nacionais - 1988/89, 1993/94 (S.L.Benfica)
1 Taça de Portugal - 1992/93 (S.L.Benfica)
Vice-Campeão Europeu - 1987/88 (S.L.Benfica)
1 Supertaça do Egipto - 2003/04 (Al-Ahly)
Meias-Finais no Europeu de França - 1984 (Selecção Nacional)
.Curiosidades:
- * Em 1984 fez parte do "Comité de Selecção" (com Fernando Cabrita, José Augusto, e António Morais) que conduziu Portugal a uma brilhante prestação no Europeu de França.
- Toni foi, até aos dias de hoje, o único a sagrar-se campeão pelo S.L.Benfica nessas duas funções tão distintas como são a de jogador e a de treinador. Como jogador já aqui foi apresentado, sendo considerado Vedeta. Uma das mais unânimes de sempre.
- Após a conquista do Campeonato em 1993/94 foi corrido para fora da Luz por Manuel Damásio (Cartoon acima). Foi seu sucessor o Marreta Artur Jorge que deu início a um periodo negro da história do clube. Em 13 anos, de 1994/95 até à temporada passada (2006/07), foram conquistados apenas 4 troféus: 2 Taças de Portugal - em 1995/96 pela Vedeta Mário Wilson e depois em 2003/04 pela Vedeta José António Camacho, 1 Campeonato Nacional por Giovanni Trapattoni em 2004/05 e 1 Supertaça Cândido de Oliveira em 2005/06 por Ronald Koeman. Manifestamente pouco para um clube habituado a vencer...
- O seu único título conquistado fora de Portugal, uma Supertaça, foi conquistado ao serviço do Al-Ahly, logo no primeiro confronto com Nelo Vingada que orientava o Zamalek.
- Toni tem sido convidado para treinar diversos clubes e selecções de diversos países mas tem declinado os convites. Ainda recentemente foi apontado como possível seleccionador de Moçambique mas tal não se viria a confirmar para desgosto do seu amigo Mário Coluna - O Monstro Sagrado. Notícias recentes asseguram que irá orientar o Al-Ettifaq da Arábia Saudita.
- É considerado uma das 100 figuras do futebol português pelo jornal A Bola.
.
Veredicto: VEDETA!
58 comentários:
Mesmo com bagaço, VEDETA.
Se tivesse um pouco mais de "pulso" nos balneários por onde passou, seria, a meu ver, um treinador de Top. O Toni já deu muito ao Benfica, tanto como jogador e como treinador.
VEDETA!
Benfica Sempre, mesmo depois da morte!
na ultima passagem teve um presente envenenado, o plantel nao era assim tao bom.
no ano do sexto lugar tinha que ter feito melhor, mesmo com aquele plantel. foi o primeiro que nos meteu em losango e cedeu a tentaçao de desistir dele por causa de um empate com o boavista que nos tirou o primeiro lugar.
mas por tudo, pela vitoria milagrosa de 94, e pelas anteriores, vedeta
Só me lembro da última passagem pelo Benfica, mas pelas outras, pelo que fez pelo clube tem de ser claramente VEDETA
Este, se forem só benfiquistas a votar, vai ser vedeta com 100% dos votos. Pelo benfiquismo, pelo que conquistou como jogador e como treinador e pela sua dedicação tornou-se um símbolo do clube. Se dúvidas houvesse, a entrevista que deu a "A Bola" e que vem no jornal deste sábado mostra bem que o Toni só pode ser uma VEDETA.
VEDETA, como jogador, treinador, ou simplesmente grande benfiquista que é!
VEDETA, por tudo pelo jogador que foi pelo treinador e adjunto que foi podia ter ido mais longe mas...por ser do Benfica e não ter vergonha do assumir como se viu pela grande entrevista na Bola deste fim de semana.
Ai agora vota-se Toni treinador... bom, vedeta
VEDETA!!!
Injustiçado por Manuel Damásio... ainda recordo a emoção k demonstrou na hora na saída. Na última passagem fez o que pode, mas se tivesse mairo capacidade de motivação, talvez não tivesse-mos sido 6 classificados
Vedetaço!
Já deram os parabéns ao zbórdem pelos seus provectos 101 anos...!? :)
fossem todos como ele
VEDETA
Costuma-se a dizer que a ultima imagem é a que conta e neste caso esta é muito e muito feia o que não condiz com o grande sr. António Oliveira um dos maiores bastiões do nosso clube a quem muito devemos o nosso grande Toni uma figura Imortal do clube, não é Vedeta faz parte da história do clube é o Benfica na sua expressão mais popular e digna o eterno nosso Toni.
Ja se falou do que foi como jogador e como treinador quer queiram ou não está nos melhores de sempre do clube. Sempre o eterno nº 2 na 1ª oportunidade que teve só levou a equipa á final da Taça dos Campeões e perdida nos penaltis, isto com jogadores como o Chiquinho, Wando, Hadjry e sem o patrão da equipa Diamantino. No ano seguinte foi Campeão com Valdo, Ricardo, Mozer e Magnunsson e vejam que por benfiquismo aceitou voltar a nº 2 para o regresso do Ericksson (que saudades). Depois em 92 voltou a pegar na equipa (estava desgovernada e aos papeis pelo caricato Ivic) ganhou a taça e o titulo foi roubado (sim uma das maiores fraudes do Apito lembram-se da mala de dinheiro de Aveiro recebida por o GR do Beira-Mar Acacio) pelos Andrades isto perante a equipa de sonho com P.Sousa, Rui Costa, Paneira, J. Pinto, Mozer, Rui Aguas, Isaias, Yuran, Schwarz, etc.
Depois a história é conhecida o Verão Quente em que é quase despedido (na vespera da apresentação a rescisão chegou a ser redigida) que sem salários (disse que pagassem aos jogadores que ele ficava bem) leva ao titulo mais saboroso de sempre e é sumáriamente despedido (e aqui não tenhamos paninhos quentes os sócios têm muita culpa ou não se lembram dos insultos depois do jogo com o Amadora vespera dos gloriosos 6-3 em que nessa mesma semana o Damásio chega a acordo com o Rei sem coroa Artur) e em lágrimas. O mesmo que o despedi-o dá-lhe um presente envenenado em 96 e corre o mundo para contratar o Bermudez, Pringle, Jamir, etc. A seguir é o treinador do Vilarinho que faz sair o Special One talvez mudando a história do clube (já imaginaram se Mourinho tem continuado fazendo ele a equipa, eu faço uma pequena ideia). Fica ligado ao vergonhoso 6º Lugar e no ano a seguir pouco muda e acaba quase a sua carreira em Dezembro de 2001.
O carinho será eterno e lugar também no clube por muito que se diga Toni será sempre um dos nossos uma Vedta eterna ao nivel dos Imortais, Coluna, O KING, Auguas, Gernamo, etc.
P.S- Já falei aqui da "Historia" mas é uma amostra do seu grande coração e também alguma falta de pulso. Na final de 88 com o PSV no prolongamento (antes da entrada do Hadrjy) pensou em pôr o eterno Bento precisamente para os penaltis. Este não quis por respeito ao seu companheiro Silvino, pois é de certeza hoje seriamos tri campeões europeus Bento atrás da baliza advinhou 4 dos 6 penaltis.
Vedeta.
Porque já dei o meu veredicto fica só um aparte: na época em que substituiu o Mourinho, o Toni fez, no mesmo nº de jogos, mais pontos que o "Special One".
Depois de vários anos como adjunto dos vários treinadores que passaram pelo Benfica após se ter retirado como jogador - Baroti,Eriksson,Csernai,Mortimore e Skhovdal, após o despedimento deste último no final de 1987, Toni assumiu o cargo sendo visto como o "bombeiro" nessa época de 1987/88: foi a tempo de chegar ao 2º lugar, a muitos pontos do campeão Porto e levou a equipa á final da Taça dos Campeões Europeus, em Estugarda, na qual o Benfica seria derrotado na lotaria das grandes penalidades, com um plantel limitadíssimo em termos de opções. Como tal, ficaria para a época seguinte, onde foi campeão com uma defesa fortíssima mas perderia a final da Taça contra o Belenenses.
Acontece então a 1ª "facada": Toni é chutado para adjunto do regressado Eriksson - a meu ver, o seu primeiro erro - depois, em 92, aceita novamente ser o adjunto de Ivic, mas em Outubro de 92, volta a ser o técnico do "desenrasca", e com o último grande plantel do Benfica, faz uma espectacular recuperação e fica á beira do título - o Porto venceria o título, no apogeu da "fruta". Porém, a Taça não escaparia numa belíssima final contra o Boavista (5-2). Na época seguinte, o título nacional num ano tremendamente agitado, com 2 presidentes, salários em atraso, etc. Notável. Mas seria novamente "empurrado" para fora do clube, por um Damásio ingrato, e substituido pelo Poeta Artur. Acredito que Toni foi um dos responsáveis pelo Benfica não ter entrado em crise mais cedo...
6 anos depois, os mesmos problemas no Benfica, e Toni, com o seu benfiquismo aceita regressar para tentar "colar os cacos" do horror da gestão de Vale e Azevedo. Apesar de ter dado esperança com 6 vitórias seguidas, não foi capaz de aguentar o barco, e de derrota em derrota, fez a pior classificação de sempre, o 6º lugar. Ainda fez meia época de 2001/02, mas não resistiu a muitos empates e a uma derrota no Bessa, depois de um empate contra o Sporting com a "assinatura" de Duarte Gomes. Creio que Toni foi vítima do seu próprio benfiquismo, como ele próprio assumiu, em várias entrevistas. Em suma, só pode ser VEDETA. Peço desculpa pelo longo texto, mas julgo que é merecido. Afinal Toni confunde-se com Benfica... Obrigado Toni!
Vedeta... este homem ama o benfica!
Como escreveu Mega Ferreira:
"Foi com homens como Toni que se fez o Glorioso".
Vedeta, apesar de mal-amado por muitos e maltratado por muitos mais.
Vedeta!
Deve-mos muito a esta VEDETA...
Só pode ser Vedeta. É muito injusta a imagem que a sua última passagem pelo clube deixou. Não corresponde à importância do seu papel na história do Benfica.
ULTRA MARRETA.
Pelo menos é passa uma imagem realista do "Gorduroso" - Alcoólico inveterado.
Tem o 6º lugar com ele, mas só pode ser considerado uma grande vedeta!
Vedeta
"Estreia: 6 de Dezembro de 1987, na Luz (S.L.Benfica 0 - Sporting 3)"
Está correcto? É q pela foto parece bem mais antigo.
Está correcto, pedro.
Neste caso a foto não está directamente relacionada com esse momento. Nessa foto Toni era treinador-adjunto de Baroti.
Peço desculpa aos visitantes mas nem sempre se consigue arranjar fotos para "casar" com os dados. (:
Concordo com o dito aqui . mais pulso e menos alcool ! lol
http://catedraldapalavra.blogspot.com
No campo como no banco
lutou com a mesma paixão,
para ser sempre primeiro
esta VEDETA de imenso coração!
Gosto muito do Toni, quero lá saber se ele gosta da pinga, eu também gosto lol...
Vedeta e não só, um verdadeiro icone do Benfica.
pelo amor e pela dedicação ao clube, este homem só pode ser VEDETA!
O homem até a comentar jogos tem graça, não é como os intelectualóides de 2ª que por aí andam.
VEDETA!
Muito deve o nosso clube a este senhor. Benfiquista como poucos, e grande VEDETA da nossa história
VEDETA! Como jogador, como treinador-adjunto e como treinador principal, apesar da pior classificação da nossa história. Nem sempre foi bem tratado pelos benfiquistas.
Vedeta!
VEDETA, claro.
Claro que é vedeta. Toni é também ele o Benfica. Um jogador e um treinador que fica na história do clube.
Vedeta, mas também teve as suas fases de marretice. Creio que, sobretudo, o Toni não se soube actualizar tecnicamente. Pelo seu benfiquismo, pelo campeonato em 94 e pela forma como foi despachado da Luz nessa altura: VEDETA!
Entrevistei-o quando fiz a minha tese final de curso, sobre o Chalana, e só posso dizer que é de uma simpatia e de um benfiquismo louvável. Força, Toni!
É uma valente Vedeta. Acho que é o treinador português que mais títulos ganhou pelo Benfica. Por isso, se ele não é vedeta... quem será!
Tem um problema: Não se soube actualizar ao nível de treinador em metodologia de treinos.
Vedeta se ficasse em 94-95 ganhavamos tudo e nunca teria havido a travessai do deserto que foi 11 anos sem ganharmos o ´titulo.
Vedeta!
Vedeta Benfiquista, de alma e coração
Vedeta, por dois motivos principais:
* Deu muito a ganhar ao Benfica
* Não virou a cara sempre que foi preciso.
Não é qualquer um que ganha campeonatos, é "despromovido" mas continua de alma e coração...
Mesmo com o 6º lugar sendo da responsabilidade dele não pode ser considerado marreta...
E gostar da pinga então não pode ser motivo para isso :)
vedeta. um grande benfiquista, nao acompanhou a evoluçao do futebol, mas nos anos 90 foi um grande treinador.
http://futeboldoburgo.blogspot.com/
Zé da Pinga, uma vedeta de sempre.
Bem, já sabia que ia ser Vedeta, não pensei que o fosse ser por unanimidade ou quase!
Para mim só pode ser Marreta. Fora do Benfica foi o que se viu. No Benfica foi campeão ou com um plantel superior ou a jogar um futebol deplorável a fazer lembrar o de Mortimore. E quando tentaram ressuscitar o seu cadáver, mesmo com a ressalva de nesse caso ter tido plantéis inferiores, mostrou que tinha uns bons 20 anos de atraso.
Apesar de todos os votos para Vedeta até agora, estou certo que 90 e tal por cento dos votantes não o queriam para treinador do Benfica hoje, apesar de não estar sequer perto da reforma.
Um ícone do Benfica... Um homem que se confunde com o Benfica, pois até sair do Benfica em 1994 trabalho, ininterruptamente, 25 anos ao serviço do clube.
Apesar das 2 falhas que teve à posteriori é uma enorme VEDETA.
El Angel, eu também já não queria o Ericksson como treinador do Benfica e para mim é vedeta!
"Está uma lua linda na Madeira..."
LOL
Vedeta, obviamente. Uma vida dedicada ao Benfica, é mais que suficiente para ser unânime. E o currículo é muito bom. Menor do que poderia ter sido, caso não tem havido a "Frutinha" e o "Café".
PS: O que mete nojo é o Juju de fato-de-treino e bigode. Gostava de saber o que o Tóni acha, actualmente, do seu amigo de mais de 30 anos.
Vedeta.
Se o benfiquismo se medisse em bronze e em centímetros talvez tivessem que lhe fazer uma estátua maior que a do sr. Eusebio.
Toni tem alma e coração dos verdadeiros benfiquistas e será sempre um dos nossos. Vedeta!
Já comentei lá atrás no post do Valdir.
Só agora conheci o blog mas tenho que te dar os parabéns.
Toni? Uma das maiores figuras de sempre do Benfica. Nos bons e nos maus momentos estava lá! ;)
Grande VEDETA!
É dos nossos! VEDETA!
"Contagem" encerrada!
Vedeta - MUITOS votos
Marreta - 2 votos
Veredicto: VEDETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
t-rex: Escreves-te "Após a conquista do Campeonato em 1993/94 foi corrido para fora da Luz por Manuel Damásio (Cartoon acima). Foi seu sucessor o Marreta Artur Jorge tendo aí começado o jejum de títulos quebrado apenas em 2003/04 pela Vedeta José António Camacho."
Mas o Benfica em 1996 ganhou a Taça de Portugal...Portanto, o "jejum" começou um bocadito mais tarde.
Eh!Eh! Apanhado!
Vou ter de corrigir isso.
Obrigado, madne0 ;)
Ola. Sou filho do senhor Antonio amigo do falesido Cardoso seo sogro a onde ele ia buscar grelos para a consuada.
Chamo - me Nuno Veiros Sou iniciado No Ovarense Posisão guarda redes Gustava de ter o seu contácto.
Desde já os meus cumprimentos
È uma grande honrra em ter o meu amigo Tony.
O Benfica teve a maior fera de Portugal, assim como o Eusèbio o Pantera.
Sempre foi o grande de Lisboa, por onde passa tem amigos.
Ele trabalha com coração cabeça sempre se dedicou ao seu Pais, nòs Emigrantes no Brasil temos ele como o nosso idolo.
A Colònia Portuguesa do Rio de Janeiro, deveria ter ele como o Presidente do Vasco da Gama e não e tal Eurico Miranda, que nem Portuguès è.
O Ex- Presidente Antònio Soares Calçada, deveria mudar de chapa em vèz de apoirem Roberto Dinamite ex- jogador do Vasco.
A Colònia Portuguesa do Brasil deveria chamar Tony.
Desde jà desejo fiquem certos que o Vasco nào teria mais problemas.
Abraços João Josè Lopes.
RJ= BRASIL.
Por tudo o que deu ao Benfica, só pode ser vedeta. Esteve mal na última passagem, nota-se que lhe falta pulso (quem não se lembra de ter virado costas ao jogo na 1ª jornada de 01/02 ao substituir Simão para justificar perante o jogador a sua decisão) e que talvez não se tenha actualizado tecnicamente ao longo dos anos. Mas deu 2 campeonatos ao Benfica, outros títulos mais e reputação na Europa. Já aqui disseram tudo. Grande vedeta.
Enviar um comentário