Nome Completo: João Manuel Pinto Tomé dos SantosAlcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Carcavelos / Portugal
Data de Nascimento: 26 de Maio de 1973
Posição: Defesa-Central
Altura: 1,88m
Peso: 82Kg
.
Clubes:2008/09 - Sion (Treinador Sub-21)
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
2007/08 - Sion - 3 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Sion - 19 Jogos / 1 Golo
2005/06 - Sion - 29 Jogos / 1 Golo
2004/05 - Sion - 33 Jogos / 2 Golos
2003/04 - Ciudad Murcia - 11 Jogos / 1 Golo
2002/03 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 2 Golos
2001/02 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 2 Golos
2000/01 - FC Porto - 0 Jogos / 0 Golos
1999/00 - FC Porto - 3 Jogos / 0 Golos
1998/99 - FC Porto - 16 Jogos / 2 Golos
1997/98 - FC Porto - 22 Jogos / 1 Golo
1996/97 - FC Porto - 17 Jogos / 3 Golos
1995/96 - FC Porto - 16 Jogos / 3 Golos
1994/95 - Belenenses - 27 Jogos / 4 Golos
1993/94 - Belenenses - 24 Jogos / 1 Golo
1992/93 - Belenenses - 17 Jogos / 2 Golos
1991/92 - Campomaiorense - ? Jogos / ? Golos
1990/91 - Oriental - 18 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Belenenses
.
Totais no S.L.Benfica: 52 Jogos / 4 Golos(Campeonato 48/4 e Taça de Portugal 4/0)
.
Estreia: 13 de Outubro de 2001, em Leiria
(U.Leiria 1 - S.L.Benfica 1) - Com Toni
.
Último jogo: 3 de Maio de 2003, no Jamor
(S.L.Benfica 1 - Sporting 2) - Com José António Camacho
.
(Paços de Ferreira 2 - S.L.Benfica 1) - Marcou o 1-1 aos 13'
.
Último golo: 15 de Março de 2003, na Figueira da Foz
(Académica 1 - S.L.Benfica 4) - Marcou o 1-4 aos 88'
.
Competições Europeias: 0 Jogos** O S.L.Benfica não participou em provas europeias nas temporadas 2001/02 e 2002/03.
.
Selecção: 1 Jogo / 0 Golos.
Estreia: 7 de Setembro de 2002, no Villa Park em Birmingham
(Inglaterra 1 - Portugal 1) - Particular - Com Agostinho Oliveira
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.
Palmarés:4 Campeonatos Nacionais - 1996, 1997, 1998 e 1999 (FC Porto)
2 Supertaças Cândido de Oliveira - 1995/96 e 1997/98 (FC Porto)
2 Taças de Portugal - 1998 e 2000 (FC Porto)
1 Taça da Suiça - 2005/06 (Sion)
.
Curiosidades:- Foi internacional Sub-21 em 3 ocasiões (duas em 1993 quando alinhava no Belenenses e uma em 1996 já quando estava no FC Porto).
- No FC Porto foi utilizado diversas vezes como "arma secreta": sempre que a equipa das Antas estava em desvantagem lá ia João Manuel Pinto para a frente de ataque, muitas vezes com bons resultados.
- Em 2000/01 tem uma temporada para esquecer e ruma a Lisboa. Chegado à Luz logo assume o seu benfiquismo:
.
"Estou num grande clube, no maior de Portugal. Embora nunca o tenha afirmado anteriormente, sou benfiquista e sei bem o que representa vestir esta camisola."
"Sem ter culpa de nada, acabei envolvido numa guerra que não era minha e, como sempre sucede quando as relações entre dirigentes e empresários não são as melhores, é o jogador quem paga. Depois de ter conseguido ser opção, acabei por ser colocado à parte e por passar praticamente um ano e meio terrível, sem poder fazer aquilo que mais gosto: jogar futebol. O que passei no Porto não se deseja a ninguém."
"Foi um período complicado. Felizmente, tive o apoio da família, amigos e do meu empresário, José Veiga. Faltaria à verdade se dissesse que não saí magoado. É evidente que deixei o FC Porto com mágoa, pois sempre fui um profissional exemplar e dei tudo por aquela casa. Ao invés, o comportamento dos dirigentes deixou a desejar. Não foram dignos. Merecia outro tratamento, até porque sempre cumpri com todas as obrigações."
"Estou disponível, caso seja necessário, para um frente a frente com o presidente Pinto da Costa, mas, agora, sou atleta do Benfica e é por este clube que me esforçarei todos os dias. No entanto, com o FC Porto ainda há algumas questões por resolver... Tenho determinada quantia para receber e espero, sinceramente, que os responsáveis do FC Porto entrem em contacto comigo para fecharmos as contas. Não quero mais problemas e espero resolver tudo a bem. Através dos jornais vejo falar-se em muitos milhões da SAD, mas sei que há vários jogadores com dinheiro para receber."
.- Em 2003/04, com o dedo de José Antonio Camacho e do ex-jogador Paulo Futre, assinou pelo Ciudad Murcia.
- Após a incursão no futebol espanhol, João Manuel Pinto emigrou novamente. O Sion foi o seu novo destino. Realizou mais 4 temporadas de bom nível e, sendo um dos indiscutíveis, chegaria mesmo a capitão de equipa.
- Terá pendurado as chuteiras no final da temporada passada e por terras helvéticas ficou, agora como técnico nos Sub-21 da equipa do Sion.
.
Veredicto: MARRETA!
Definitivamente marreta...
ResponderEliminar...e ainda por cima foi capitão...apre!
ResponderEliminarAinda o estou a ver a correr com aquelas barbatanas que tem no lugar dos pés...
Marreta.
Marreta (aposto que por unanimidade)
ResponderEliminarO João Manuel Pinto era muito fraquinho. Sem dúvida dos piores jogadores que alguma vez chegou a capitão do Benfica.
ResponderEliminarMarreta.
recuso-me a cometer qualquer tipo de avaliaçao sobre este flop...NEXT!
ResponderEliminarum jogador com grande fair-play... foi nosso capitão, mas a qualidade não abundava naqueles 'pes'... não deixa saudade!!!
ResponderEliminarMARRETA
Mal chegou ao SLB disse logo que era benfiquista desde pequenino. Normalmente todos os marretas começam assim e este não foi excepção. O mais incrivel é que chegou à selecção...
ResponderEliminarMARRETA...até no fcporto foi marreta!
ResponderEliminarO Capitão Marreta!
ResponderEliminarOlhem quem é ele o João Manuel Pinto, o central trapalhão um pouco desengonçado de pontapé para a frente, um MARRETA da pior especie ainda mais vindo do antro da corrupção dos Bimbos.
ResponderEliminarSempre foi o mesmo trapalhão de do costume mas o mais incrivel é que foi considerado até um bom central pelos Gabriel Alves dos 90. Deu nas vistas no Belem e vai para o tal clube currupto. É sempre o 3º ou 4º central mas vai ficando até como arma secreta atacante de Sir Bobby Robson. Em 2001 Veiga ofereceu á Luz um pouco no pacote Drulovic depois de 1 ano a treinar sozinho.
Bem imaginem os centrais desse ano: esta perola, com o Argel, o Julio Cesar (o imperador ah, ah, ah) e até o Paulinho Madeira de muletas (só faltava o Edcarlos para ser fantástico). Começou no banco mas até vejam bem ganhou o lugar ao dito imperador. Continuou na mesma enterrado o seu habitual não admirando o 4º lugar. No ano seguinte até chega a capitão pese quase (felizmente) não jogar, sendo no fim da epoca despachado por Camacho indo para o Sion onde ainda é figura de proa e ... capitão.
Enfim um MARRETA do pior (era mesmo muito fraquinho) pese ainda haver bastante pior e ao que parece de facto ser benfiquista.
P.S- Lembro-me de 1 golo nos celebres 8-0 ao Paços de resalto num canto.
Inesquecivel e bem dada foi a cuspidela ao pseudo Artista no WC (já sei que vão criticar), aí sim deixou a Marretiçe de lado
O Benfica teve ouma altura em que ia buscar os jogadores que o FCP não queria... nunca percebi bem o porquê!! Os andrades até agradeciam!!
ResponderEliminarMarreta
marretoide! mais um sem espinhas.
ResponderEliminarera da época em que parecia moda chamar-se joão pinto.
Capitão Marreta.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarM A R R E T A !
ResponderEliminarQuanto muito poderia ser um suplente útil, infelizmente a nossa defesa era tão podre que este fulano tinha lugar no 11. No dia em que soube que este sujeito iria ser o capitão quase me deu uma coisinha má.
O episódio de João Manuel Pinto a capitão, mais a dispensa de João Pinto (o original), e ainda ver Sabry considerado como vedeta e melhor jogador da equipa, foram três dos momentos mais inglórios e tristes da nossa história e ocorreram todos num espaço de tempo muito próximo.
Despachem o Edcarlos o mais rapidamente possível senão ainda corremos o risco de o ver com a braçadeira, cruzes, credo, canhoto, bate na madeira!
Central do pontapé para a frente, o facto de ter chegado a capitão e mesmo a titular revela a mediocridade daquele plantel.
ResponderEliminarMarreta
Super Marreta.
ResponderEliminarÉ incrível a quantidade de marretas que têm jogado no Benfica desde os anos 90.
Rex, neste momento como é que está a distribuição entre marretas e vedetas no conjunto dos 124 cromos já colados? É que pela amostra deste (brilhante) blog parece que tivemos mais marretas que vedetas, será assim?
Simplesmente era pior que o Edcarlos a sair a jogar. Chega? :p Marreta
ResponderEliminarCaro falsolento, assim de memória não consigo responder mas julgo que as contas não deverão estar muito desiquilibradas.
ResponderEliminarHoje já não mas amanhã, em casa e com a "base de dados" à minha frente, poderei apresentar um balanço oficial.
Fica prometido! ;)
Um abraço a todos.
MA-RRE-TA
ResponderEliminarBota Marreta nisso!!!
ResponderEliminarMARRETA sem grandes comentários e pensar que envergou a braçadeira de capitão!!!!
ResponderEliminarEste blog está na Gloriosasfera.
ResponderEliminarDiga não aos pasquins e leia as opiniões de verdadeiros Benfiquistas.
Navegue na Gloriosasfera em http://gloriosasfera.blogspot.com
MARRETA
ResponderEliminaraquela defesa nessa epoca foi uma mediocridade cabral argel joao pinto pesaresi...
ResponderEliminarMARRETA sem duvida
Apesar de chegar a capitão e demonstrar ser benfiquista também não passou de marreta.
ResponderEliminarParece-me que o ponto alto da carreira foi no Belenenses e depois no Sion. No Porto era mais um e na Luz... bem... era mais outro! :)
Apesar de benfiquista, foi MARRETA.
ResponderEliminarJá há muito que não vinha dar o meu voto aqui ao blog e agora que arranjei um tempinho para dedicar a este espaço é proposto que se vote no pior jogador que teve o privilégio de utilizar a braçadeira de capitão do nosso Benfica. Pois bem, para além de pior capitão este rapazinho foi também dos mais toscos futebolistas do Benfica. Quando o via com a braçadeira lembrava-me sempre dum verso do Álvaro de Campos: "Que mal fiz eu aos deuses todos?".
ResponderEliminarQuanto a episódios caricatos com este marreta, lembro-me dum que é reflexo da falta de inteligência que aliava à sua falta de habilidade. Num jogo com o Farense, em que o Hassan já tinha levado um amarelo, o árbitro assinala um fora de jogo ao marroquino que começa a barafustar. Perante a iminência do 2º amarelo, tal era a indignação do Hassan relativamente ao offside, o benemérito J.M. Pinto resolve segurar o adversário impedindo-o de protestar e ser expulso. E pelo que me lembro, tenho ideia de que nem sequer estávamos a ganhar. Acho que não fui o único a repetir a pergunta do Álvaro de Campos neste episódio.
"Contagem" encerrada!
ResponderEliminarVedeta - 0 votos
Marreta - TODOS os votos
Veredicto: MARRETA!
PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)
FINEST MOMENT IN THE RED SHIRT: cuspidela no seu homónimo do SCP, na SEGUNDA passagem desse pelo clube diferente. Sim, porque não me esqueço que o Jorge de Brito é que foi resgatá-lo a torremolinos. Ele foi pra lá com o Paulo Sousa e o Pacheco.
ResponderEliminarSou o único a discordar. Gostava de João Manuel Pinto. Era um central de pontapé para a frente, não complicava, despachava sempre que possível e não foi assim tão mau como todos pintam. É incrível como consideram JM Pinto marreta por unanimidade e outros bem piores tiveram votos de vedeta e alguns até foram considerados vedetas... como é possível? Para mim, JM Pinto terá sido uma pequena vedeta. Não é por acaso que jogou no Belenenses, Porto, Benfica e chegou à Selecção.
ResponderEliminarOlha que ele é de Chelas nao carcavelos ele morava ao lado do Isel, quando se acham grandes cospem para baixo
ResponderEliminarE pronto, é ao J.M. Pinto que vou dedicar a minha primeira apreciação neste excelente blogue que descobri há dias e graças ao qual, com exames à porta, me tenho deitado sistematicamente às 8 da manhã.
ResponderEliminarSendo eu um benfiquista jovem lembro-me de assistir a um SLB-SCP na companhia de um amigo mais velho (e com memória de grandes capitães do SLB) que gritava com a televisão como nunca o ouvi gritar "como é que este cepo é capitão?? Antigamente o capitão do Benfica era sempre o melhor jogador da equipa!". O JMP era muito fraquinho mas o seu benfiquismo, o seu voluntarismo, até (em retrospectiva, claro) a sua falta de jeito fazem com que não consiga reprimir um sorriso ao recordá-lo. Ainda hoje, quando assisto a jogos com um outro amigo lagarto, sempre que um central despacha a bola para a bancada olhamos um para o outro e interrogamo-nos em coro "JMP, aqui??" (tal como sempre que alguém cruza para trás da baliza exclamamos "César Prates!")
alguém sabe que é feito deste man?
ResponderEliminarEvaporou-se, foi?
Não sou torcedor do Benfica. Sou brasileiro e acompanho o futebol português. Causou surpresa a avaliação sobre o central João Manuel Pinto que aqui no Brasil goza de prestígio. Foi um central que fazia o que deve ser feito por um central: defender sua equipa a todo custo. Recebemos hoje tantas críticas pelo futebol brasileiro ser "de circo" e nada mais ganhar e vejo aqui os portugueses a desfazer de um central que foi considerado pelos atacantes brasileiros da Seleção do Brasil e de outras equipas que se confrontaram com ele como um zagueiro dos mais duros de se vencer. Chutar para a arquibancada ou estourar para a frente é o que se pede hoje tanto no Brasil e na Argentina onde os zagueiros tentam ser avançados ou ponta-de-lança quando central é para impedir avanços e não para criar jogadas. A criação é função dos meias, dos avançados, dos extremos. Mas que fique aqui apenas a opinião de quem acompanha o seu futebol e vê com estranheza um atleta que jogou no Benfica, no Porto e na Seleção de Portugal ter tamanho desmerecimento. Se ele jogou em equipas respeitadas em todo mundo como é o Benfica, o Porto e a gloriosa Seleção de Portugal, e é assim tão mal avaliado então Portugal dessa época deveria ter um futebol não dos melhores. Se tivéssemos um João Manuel Pinto hoje na Seleção Brasileira não estaríamos a ver centrais dando dribles e entregando o jogo ao invés de fazer o que o central deve fazer: conter o ataque adversário. Parabéns pelo blog. Obrigado pela oportunidade de expressar-me.
ResponderEliminar